Curso Cristologia
MODULO I
1. NOTA INTRODUTÓRIA *objetivo, Método e Títulos cristológicos. Nosso
objetivo é apresentar o mistério de Cristo tal como é crido e anunciado pela
Igreja; verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, Senhor da história e Salvador da
humanidade. Conforme o Documento de Aparecida texto base da V Conferencia Geral
do Episcopado latino Americano e do Caribe, n. 29. Conhecer Jesus é o melhor
presente que qualquer pessoa pode receber, tê-lo encontrado foi o melhor que
ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa
alegria. Encontrar Jesus, conhecer no sentido bíblico e torná-lo conhecido pelo
nosso testemunho é a nossa meta no hoje de nossa vida e neste curso de
cristologia a que nos propomos. O santo padre Bento XVI faz eco a tal idéia
dizendo que o ser cristão não depende de uma ideia filosófica, mas de um
acontecimento. Não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande
idéia, mas pelo encontro com um acontecimento, com uma pessoa, que da um novo
horizonte a vida e, com isso, uma orientação decisiva. Minha vida é um grande
acontecimento que possibilita o encontro com o Senhor na peregrinação de minha
vida. Ainda citando o nosso pastor, que por sua vez, cita João Paulo II, quando
proclama: não tenham medo de Cristo! Ele não tira nada e dá tudo. Quem se dar a
Ele, recebe cem por um. Sim, abram, abram de par em par as portas a Cristo e
encontrarão a verdadeira vida.
2. Nosso Método
– O nosso método de aprofundamento sobre o Mistério de cristos é o método
histórico-genético, ou seja, seguindo as etapas da revelação desde o AT (Antigo
Testamento) até o cumprimento em Cristo plenitude da revelação e o seu
prolongamento na Igreja. Vamos contemplar como Deus se revelou e prometeu um
Salvador, como Israel o seu Povo Eleito esperou e conheceu o seu Deus e, também
como nos, novo Povo de Deus, novo Israel, descobrimos em Jesus Cristo, a
realização da promessa de Deus e a Palavra definitiva do Pai para a humanidade.
Todo o Mistério de Deus que se recapitula em Jesus é prolongado no Mistério da
igreja, instrumento Universal de salvação e continuadora da missão de Jesus. O
catecismo da Igreja católica n. 101 afirma que Cristo é Palavra Única da
sagrada Escritura. Através de todas as palavras da sagrada escritura, Deus
pronuncia uma só Palavra, seu verbo único, no qual se Expressa por inteiro cf.
Hb 1,1-3. Santo Agostinho faz eco a tal idéia e fala lembrando sempre.
Lembre-vos que é a mesma Palavra de Deus que se ouve em todas as Escrituras, é
o mesmo o Verbo que ressoa na boca de todos os escritores sagrados, ele que,
seno no inicio Deus junto de Deus, não tem necessidade de silabas, por não
estar submetido ao tempo.
3. Antes de prosseguir nosso estudo vamos conhecer os
títulos mais expressivos do Salvador seguindo o catecismo da Igreja católica
(cf. CIC 430-451): O nome de Jesus significa “Deus que salva”. A criança
nascida da Virgem Maria é chamada “Jesus”, “pois Ele salvará seu povo dos seus
pecados” (cf. Mt 1,21; At 4,12). Este nome significa primeiramente aquilo que
normalmente o nome designa na linguagem humana e me particular no pensamento
bíblico: ser na sua singularidade concreta e pessoal: ele e não outro, ele e
tudo que ele é, este Jesus como mencionam diversos textos cf. At 1,11, 2,36,
5,30, 9,17. A fé cristã afirma que existe uma continuidade entre o personagem
histórico Jesus de Nazaré e o ser divino confessado pela tradição da fé. Cf.
2,36, 1,11, At 9,5, 22,8, 26,15. Jesus o nazareno, ser de carne Gl 4,4 surge no
mundo numa data determinada Lc 2,2,numa família humana Lc 1,26, recebe um nome
Jesus MT 1,21.25, O seu nome significa Emanuel, o cumprimento de Deus cf. MT
1,23. Sua origem comum como é comum a origem humana. Os relatos bíblicos sempre
fazem referência a sua pátria. As genealogias de Mt e Luc sublinham a
ascendência régia de Jesus. Jesus é o nome ordinariamente nos evangelhos para
designar Cristo e relatar sua atividade. Entretanto, é comum, chamá-lo de
Mestre Mc 4,38, 5,35, 10,17 e depois do ciclo pascal chamado Senhor. Não nos
esqueçamos que os evangelhos não se preocupam em ser um livro de historia, mas
seguem a dinâmica da fé, que consiste sempre em aplicar a este Jesus , ao
personagem concreto, os títulos salvíficos e divinos, os de Senhor cf. At 1,21,
2,36, 937, de cristo , 2,36, de salvador, 5,31, 13, 23, de servo de Deus. O
Evangelho de João quem mais sublinha a divindade de Cristo, não perde a ocasião
de pronunciar o nome Jesus Jô 4, 6-21, 11,32-41. Confessar que Jesus veio da
carne cf. 1Jo 4,2. Jesus é o nome que está acima de todo nome. Agora, o nome de
Jesus não pode ser separado da igreja e nem do cristão e de tudo que esse nome
implica em humilhação e humanidade concreta. Isto porque esse nome já não pode
ser separado do que esta acima de qualquer outro nome cf. Fl 2,9ss. Jesus é o mesmo
Senhor da Glória, mas transfigurado na sua humanidade. Ele única salvação da
humanidade cf. At 4,12, requer da Igreja cf. 3,16, único poder que a igreja
dispõe cf. 9,34. Toda missão da igreja é falar em nome de Jesus, cf. 5,40.
Paulo prega Jesus cf. 9,20. Toda vida cristã tem fundamento no nome de Jesus
cf. At 15,26 e alegria do discípulo ser de Jesus discípulo e missionário.
4.O Nome “Cristo” significa “Ungido”, “Messias”. Jesus é
o Cristo, pois “Deus o Ungiu com o Espírito Santo e com poder” (cf. At 10,38;
Lc 7,19; At 28,20)..Ao reunir essas duas palavras – Jesus é um nome de função –
Cristo, - a igreja primitiva MT 1,1.18, 16,21, Mc 1,1 , Jô 1,17, 17,3 não
somente está dando o título de messias como ela o faz com outras designações:
cordeiro de Deus, Filho de Deus...dizendo Jesus cristo, a Igreja acopla numa
estreita relação o título proclamado pelos crentes e a pessoa histórica que
viveu na terra, a interpretação e o fato originário. A Boa Nova vem do céu e
quem a traz. Jesus cristo. O Reino de Deus se inaugura com a sua palavra e com
a sua pessoa cf. Mt. 13,16s. Mas conforme este texto o que foi que viram e
ouviram. Todos os sinais libertadores, ou seja, exorcismos que são
interpretados por Jesus cf. Luc 11, 20, depois, o inimigo vencido, cf. 10,18 ,
os milagres que atestam a novidade cf. MT 11,5. falando e agindo assim Jesus
cumpre as profecias cf. is 29,18,SS, 35, 5ss, 61,1. Jesus cumpre o que deus
prometeu no AT e traz os valores do Reino do pai para a terra de tal maneira
que a sua vinda tudo é novo cf. Mt 11,11s.
5.O nome “Filho de Deus” significa a relação única e
eterna de Jesus Cristo com Deus Pai; Ele é o Filho do Pai e o próprio Deus.
Crer que Jesus é o Filho de Deus é necessário para ser cristão. (cf. J0 1,18).
Em hebraico a palavra filho exprime não só as relações de parentesco em linha
direta. Significa a pertença a um grupo, exemplo Filhos de Israel, filhos de
babilônia Ez 23,17, cf. profeta 2rs 2,5, bem como a posse de uma qualidade cf.
exemplo, filho da paz Luc 10,6. Expressa as relações entre os homens e Deus. No
AT Filhos de Deus designa os anjos que formam a corte divina e participam na
vida celeste de Deus cf. Dt 2,8, Sl29,1 Jo 1,6. O titulo filho de Deus se
aplica também a Israel para exprimir as relações de parentesco entre javé e seu
povo, particularmente no acontecimento do êxodo cf. Ex 4,22, Os 11,1 Jr 3,19,
Sb 18,13. Jeremias lembra a experiência quando a anuncia como novo êxodo a
libertação que deus prometera jr 31, 9-20. A partir desta experiência o título
Filho pode ser atribuída a todos os membros do Povo de Deus, seja para insistir
na sua consagração, seja para insistir na sua infidelidade cf. Dt 14, 1s, Sl
73,15 e ainda Os 2,1, Is 1,2, 30 1.9, Jr 3,14. tal consciência da filiação
divina se torna um dos elementos essenciais da piedade judaica, fundamento das
renovações sempre necessárias nas relações com o Senhor cf. is 63, 8 63,16,
64,7 bem como na herança eterna cf. Sb 5,5 também no AT Filho de Deus , era o
rei cf. 2Sm 7,14 Sl 89,27s.o título de Filho de Javé um título real, que mui
naturalmente se tornara um titulo messiânico.
6.No Novo testamento, a ênfase a Jesus filho único de
Deus. Nos sinóticos, o título Filho de Deus, facilmente associado ao de cristo
Mt. 16,16 e Mc 14,61 aparece como titulo messiânico. Sendo assim, é possível a
engano. Desde a tentação acusa a oposição entre duas interpretações. Para
satanás, ser Filho de Deus garantir-se um poder prodigioso e uma proteção
invulnerável cf. Mt. 4,3.6. Para Jesus, é não encontrar alimento e apoio senão
na vontade de Deus cf. Mt. 4,4.7. Jesus rejeita radicalmente a primeira
interpretação messiânica. Cf. Mc 3,11. A profissão de fé de Pedro cf. MT 16,16
tem o sentido cristão, mas Jesus o previne esse mostra logo na linha do messias
servo sofredor cf. 16,21. Quando Caifás coloca solenemente a questão essencial
Es tu o Cristo, o Filho do bendito cf. Mt. 26,63, Mc 14,61, Jesus sente que a
expressão podia ser ainda entendida no sentido dum messianismo terrestre, abre
outra perspectiva cf. Lc 22,7...a profissão do centurião confirma cf. mc 15,39
os evangelistas sublinham que a cruz esta na origem da fé cristã. Aqui a
revelação toma plena Luz. Frente a Deus ele é o Filho cf. Mt 11,27, 2,37, cf.
24,36, formula familiar, que consente dirigir-se a Deus chamando-o Abba pai cf.
mc 14,36. Entre Deus e ele reina aquela profunda intimidade que supõe um
perfeito conhecimento mútuo e uma comunicação de tudo Mt 11, 25. Assim, da a
Jesus todo seu sentido as proclamações divinas Tu Es o meu Filho.
7.É pela ressurreição de Jesus que os apóstolos compreenderam
finalmente o mistério da sua filiação divina: a ressurreição realizava o sl 2,7
cf. At 13,33, ela trazia a confirmação de Deus as reivindicações de Jesus
diante de Caifás e sobre a cruz.Todo testemunho da fé crista é a confissão em
Jesus Filho de Deus cf. At 8,37, 9,20. Mateus e Lucas apresentando a infância
sublinham discretamente este tema cf. 2,15 e 1,35. Em Paulo Apóstolo aprofunda
teologicamente ainda mais cf. Gl 4,4, Rm 8,3 a fim de que sejamos reconciliados
pela sua morte Rm 5,10. A vida cristã é uma vida de fé no Filho de deus cf. Gl
2,20 e uma espera cf. 1 Ts 1,10. Em são João, a teologia da filiação divina se
torna um tema dominante. Algumas profissões de fé dos personagens do Evangelho
podem ainda comportar um sentido restrito cf. 1,34, 1,51 sobretudo 11,27. Mas
Jesus fala em termos claros das relações entre o Filho e o Pai: há entre as
unidades operação e de gloria. Jô 5,19.23 cf. 1jo 2,22.
8.Os homens, Filhos adotivos de Deus. Nos sinóticos, a
filiação adotiva de que já falava o AT esta afirmada repetidas vezes cf. Mt 6,9
ensina e dar o título de Filho de Deus. O fundamento deste titulo é
especificado na teologia paulina. A adoção filial era já um dos privilégios de
Israel cf. Rm 9,4 , mas agora num sentido muito mais próprio que todos os
cristãos são agora Filho de Deus pela fé em Jesus cf. cf. Gl 3,26, Ef 1,5.
temos em si o espírito cf. Gl 4,5 Rm 8,14;17, somos predestinados a reproduzir
a imagem do Filho único cf. Rm 8,29, somos co-herdeiros com Ele cf. Tt 3,5, 1Pd
1,3 que só faz participar da vida do Filho.
9.O nome Senhor designa a soberania divina. Confessar ou
invocar Jesus como Senhor é crer na sua divindade (cf. 1Cor 12,3). O senhorio
de Javé não se limita ao povo que ele escolheu e do qual é Rei cf. 1sm 8,7s,
12,12, javé é o Senhor dos Senhores cf. Dt 10,17, Sl 136,2s
10.AT: Javé é o “Senhor dos Senhores” {Dt 10, 17}, não
uma divindade canaanita. Senhor universal, Deus exerce seu domínio em toda
parte em favor do seu povo {Dt 10, 14-18}. Dois nomes representam sua
autoridade: mélek [Rei] e adon [Deus é o Senhor de toda a terra.Invoca-se a
Deus chamando-o “Senhor meu”, trata-se de um título régio [adonai]. O título
adonai, freqüentemente empregado, acaba aliás tornando-se um nome próprio de
Deus.
11.NT: transfere a Cristo o título Kyrios. A partir do
termo que se encontra no Sl 110, 1, Jesus intencionara dar a entender que,
embora sendo filho de Davi, era-lhe superior e anterior {Mt 22, 43ss}. Em sua
oração ele conversava por muito tempo a oração primitiva aramaica: matana tha, “Nosso
Senhor, vem!” {1Cor 16, 22}. Jesus merece o título de Marana e de Kyrios,
enquanto messias entronizado no céu, que inaugura seu Reino pelo dom do
Espírito [At 2, 33]. Paulo transmite a Corinto o Marana tha do cristianismo
palestinense, mostrando com isso que deve a esse último a sua concepção de
Jesus Senhor, e não ao helenismo que dava esse título aos deuses e ao imperador
[cf. At 25, 26]. Rei, Jesus é o senhor de todos os homens [Rm 14, 9], de todos
seus inimigos, das Potestades, [Cl 2, 10.15] ou da Morte [1Co 15, 24ss]. Senhor
enfim, da Igreja, seu próprio corpo que ele domina e nutre [Cl 1, 18; Ef 1,
20ss]. A partir do valor, régio e divino, a fórmula de fé “Jesus é Senhor”
assume uma nuança de protesto contra as pretensões imperiais à divindade: há
Kyrioi entre os pretensos deuses, mas Jesus é o único Kyrios absoluto [1Co 8,
5ss], ao qual os outros estão sujeitos.
Exercitando:
a) Dialogar sobre os diversos títulos dados a Jesus na Bíblia, destacando a importância de cada um ou o sentido de identidade e missão de Jesus segundo as Escrituras.
b) Que importância tem para nós na América latina os títulos mais simples que Jesus se dá, como por exemplo: Filho do Homem (Mt 28, 20; Mc 2,10..); Bom pastor ( J0 10), Caminho, verdade e Vida (J0 14,6); porta, cordeiro de Deus, sumo sacerdote.....
C.Fazer um levantamento de títulos que a comunidade dá a Jesus e confrontá-los com o sentido de identidade e missão de Jesus. Que riquezas, e também debilidades, há nestes títulos populares?
D. pesquisar o sentido do titulo Filho do Homem
c. Contar a história de seu nome! E também pesquisar o significado do nome cristão, discípulo e missionário.
a) Dialogar sobre os diversos títulos dados a Jesus na Bíblia, destacando a importância de cada um ou o sentido de identidade e missão de Jesus segundo as Escrituras.
b) Que importância tem para nós na América latina os títulos mais simples que Jesus se dá, como por exemplo: Filho do Homem (Mt 28, 20; Mc 2,10..); Bom pastor ( J0 10), Caminho, verdade e Vida (J0 14,6); porta, cordeiro de Deus, sumo sacerdote.....
C.Fazer um levantamento de títulos que a comunidade dá a Jesus e confrontá-los com o sentido de identidade e missão de Jesus. Que riquezas, e também debilidades, há nestes títulos populares?
D. pesquisar o sentido do titulo Filho do Homem
c. Contar a história de seu nome! E também pesquisar o significado do nome cristão, discípulo e missionário.
Legenda:
AT (Antigo Testamento)
NT (Novo Testamento)
Escrito por Padre Humberto
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