Vigília Paroquial em Preparação do Natal do Senhor

VIGÍLIA PAROQUIAL EM PREPARAÇÃO AO NATAL DO SENHOR NO ALTO DA BOA VISTA
Dia 23 de dezembro
 
1.  Ambientaçãotudo conforme o tempo e o sentido da vigília) destaque:coroa com velas, Círio Pascal,água para aspersão,pegadas lembrando o  Cristo “ Nosso caminho”,o cristão  que caminha na estrada Jesus com pedras,espinhos e flores.

Perfume do insenso outros símbolos.
Nota importante:

Devemos envolver toda a paróquia.
Coral Animação dos cânticos litúrgicos.
Liturgia da palavra quatro leitores.
Liturgia eucarística todos os ministros
Cuidar bem da Ambientação.
Crianças para ofertar flores a Jesus
Equipe cafezinho e água
Confio a vocês, em vocês e conte comigo. Amém.


2.  Equipe na porta distribui: “O Emanuel caminha conosco”.

Mantra de Vigília cantada (por conta do coral)

ACENDIMENTO DO CIRIO PASCAL: (Rito por conta do Padre) enquanto acontece a procissão do Círio canto: o Senhor é minha luz e salvação ou outro a escolher)..


Comento: A Igreja em vigília cumpre o mandato do senhor “ esperar o senhor vigilantes e no louvor” em razão do grande acontecimento de nossa fé. A Encarnação do Filho de Deus no seio da Virgem Maria e no seio da Igreja, início e abertura do caminho da salvação. Mas para receber o Filho de Deus toda a igreja reconhece pecadora e implora o perdão divino. Considera que seus caminhos nem sempre estive em sintonia com os de Jesus caminho para o Pai


Considere-se, nesse sentido, a espiritualidade do Advento inspirada no símbolo do “caminho”. Isaías profetiza um tempo novo com novos caminhos, João Batista pede que os caminhos sejam aplainados e nivelados, a Igreja caminha rumo à parusia e Maria caminha ao encontro de Deus e ao encontro do próximo, na visita à Isabel. Por quais caminhos andamos nós? Andamos no mesmo caminho de Deus, que vem ao nosso encontro?

3 – A celebração, portanto, é convite para se colocar no caminho que conduz ao presépio, onde contemplamos de modo adorante o Menino Deus, na manjedoura, proposta evidente dos últimos dois Domingos do Advento.

3. MEMORIA DO CAMINHO DO ADVENTO

Motivação: “A vinda do Filho de Deus à terra é um acontecimento tão grandioso, que Deus quis prepará-lo durante séculos. Ritos e sacrifícios, figuras e símbolos da «primeira Aliança» (210), tudo Deus faz convergir para Cristo. Anuncia-O pela boca dos profetas que se sucedem em Israel. E, por outro lado, desperta no coração dos pagãos a obscura expectativa desta vinda. Ao celebrar em cada ano a Liturgia do Advento, a Igreja actualiza esta expectativa do Messias. Comungando na longa preparação da primeira vinda do Salvador, os fiéis renovam o ardente desejo da sua segunda vinda (218). Pela celebração do nascimento e martírio do Precursor, a Igreja une-se ao seu desejo: «Ele deve crescer e eu diminuir» (Jo 3, 30). CIC 522ss. Vamos fazer memória dos quatros domingos do advento.
a)    No Primeiro Domingo o senhor convidou a toda a Igreja a vigiar e orar, pois o Senhor vem como redentor. (canta uma vela se acende por conta do coral cf. hinário Litúrgico).
b)   No segundo domingo o senhor chamou a conversão. Deus vem para que voltemos a Ele. (Canto da segunda vela iem)
c)    No terceiro domingo o senhor convidou a Alegria. Deus vem para a alegria dos pobres (canto idem. Hinário Lit. 3 vela)
d)   No quarto domingo a promessa de Deus realizada com o sim de Maria e de São José. (canto da quarta vela Hin. Lit).
e)    Mantra...
Mantra...

LOUVAÇAO DO ADVENTO ( por conta do coral)

Canto processional ou do oficio divino das comunidades...
É bom cantar um bendito,
Um canto novo, um louvor (bis)

1.  Ao Deus dos tempos de outrora,
suprema força da história.
Que merece toda glória, Por Jesus, Nosso Senhor. (bis)

2.  Por Jesus, o Prometido,
pelos profetas predito.
Pela Virgem concebido e esperado com amor! (bis)

3.  Jesus, por João anunciado,
Presente entre nós mostrado,
Por Ele o prazer é dado de esperá-lo com ardor! (bis)

4.  Ao preparar seu Natal, querer sua vinda final,
Quando finda todo o mal E se acaba toda a dor (bis)

5.  Que na prece vigiemos,
De esperar não nos cansemos à sua vinda nos achemos Celebrando seu louvor. (bis)

6.  E agora, ó Desejado, o teu povo congregado
Aos Céus e a Terra, irmanado Louva e bendiz ao Senhor! (bis)

P – Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo!
T – Amém!

Padre – O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz pelo perdão que hoje nos concede, esteja convosco.
T – Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Padre – Estamos reunidos para participarmos juntos do perdão misericordioso de nosso Deus, preparando-nos assim para celebrar de modo digno e cristão o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo.

PADRE. Iniciemos nossa celebração proclamando a alegria da proximidade do Natal.

MOMENTO PENITENCIAL–RECONHECIMENTOS DOS PECADOS - por conta do padre).
 Exame de consciência
P – Façamos silêncio dentro de nós, para que o Espírito Santo de Deus ajude-nos a reconhecer nossas faltas e pecados, suplicando o perdão e a paz que se encontram em Deus.

M1 – Todos os dias, ouvimos a publicidade incentivando-nos a fazer da vida um tempo de compras e de comércio. E dizem que isso é Natal!
P – Onde eu coloco o centro de sua vida: em Deus ou no consumo de compras?
Onde está o objetivo de minha existência: em Deus ou em possuir muitos bens?
Como eu vivo e celebro o Natal: como encontro com Jesus ou como momento de festas e gastanças?

M2 – A mensagem de vida, nesse tempo de Natal, conduz para o essencial, para a simplicidade do coração, para o encontro com aquilo que é realmente importante.
P – O que é vida para mim? O que significa viver? Eu cuido da minha vida?
O modo como eu vivo proporciona felicidade ou angustias?
Eu busco o segredo da vida e do viver na simplicidade ou em aventuras existenciais?

M1 – No Natal, os pobres revelam a alegre notícia da predileção divina por eles: Deus nasce pobre e se faz pobre, ensinando-nos que pobreza não é castigo, e que pobreza evangélica é libertação interior para encontrar-se consigo mesmo.
P – Como eu trato os meus irmãos e irmãs menos favorecidos?
Sou respeitoso e solidário com as necessidades dos outros?
Estou presente quando alguém vive na pobreza de valores existenciais?

M2 – No Natal, ouvimos a mensagem de amor divino visitando nossa terra. O Natal proclama que o amor de Deus habita entre nós e quer morar em nossas vidas.
P – Como eu cultivo o amor de Deus em minha vida?
Eu procuro crescer na proposta de amar, como ensina o Evangelho?
O amor, para mim, é um modo de viver ou é apenas um sentimento?

M1 – No Natal, Deus demonstra que sua obra criadora, no mundo e na vida humana, ganha uma nova dimensão em Cristo Jesus.
P – Eu sou capaz de ler os traços de Deus na criação?
Eu é capaz de ver em cada ser humano a imagem de semelhança de Deus?
Eu me preocupo com a preservação da criação, obra das mãos de Deus?

M2 – No Natal, Deus manifestou o valor da família, ao nascer em uma família humana. A família foi a porta para Deus entrar e viver entre nós, no mundo. O Natal é a festa da família.
P – Como eu convivo com minha família?
O que eu faço para que minha família seja um local de paz e comunhão?
Quem sou eu na minha família?

M1 – O tempo de repouso, no final do ano, não raro torna-se tempo de fadiga, cansaço e impedimento para descanso e para uma avaliação pessoal.
P – Como eu emprego o tempo livre: descansando ou ocupado em festas, bebidas e comilanças?
Eu dedico um tempo de descanso para rezar mais, ler a Bíblia e outro livro que o ajuda a ser mais cristão e cristã?
Eu entendo que o tempo livre é tempo para avaliar meu modo de viver?

M2 – Natal é tempo propício para silenciar e fazer do silêncio momentos de oração e meditação. Momentos para entrar em contato com Deus, a exemplo de Maria, através da oração silenciosa.
P – Eu cultivo a vida de oração? Dedico tempo para rezar?
Eu dedico tempo para ler e meditar o Evangelho e a Bíblia?
Eu costumo ler algum livro de espiritualidade?
Eu busco orientação para crescer na como discípulo e discípula de Jesus?

M1 – Natal é tempo de solidariedade fraterna, tempo no qual nos tornamos mais próximos uns dos outros e dos necessitados.
P – Eu cultivo a solidariedade na minha vida?
A fraternidade, na minha vida, dura o ano inteiro ou somente em algum tempo especial, como no Natal?

Canto: Ó Deus bondade ou Água santa (por conta do coral)

LITURGIA DA PALAVRA (Missa da Vigília)
 SEGUE AS LEITURAS AS DO DIA

Comentário: “Nos Livros sagrados o Pai que está nos céus vem cariosamente ao encontro de seus Filhos e com eles fala”. Escutando o Filho, saberemos como caminhar.

Primeira leitura: Isaias 62,1-5 e salmo 88
Oração (por conta do padre)
Segunda leitura Atos dos apóstolos 13,16-17.22-25 e salmo do dia 23
Oração (por conta do padre)
ACLAMAÇAO AO EVANGELHO  - Aleluia e antífona do Evangelho da  Missa Vigília

 BEVE HOMILIA

LITURGIA EUCARISTICA IV SEGUE COMO DE COSTUME
  
Ofertório: crianças ofertas flores (animado pela comunidade)
PROLONGANDO A AÇAO DE GRAÇAS

Oração C – É momento para agradecer o dom do perdão e a alegria de podermos celebrar o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Unamo-nos, pois à Mãe de Jesus e cantemos o Magnificat (por conta do coral.

COMUNICADO, BENÇAO, ENVIA


CONVITE PARA O CAFEZINHO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOMEAÇÕES NA DIOCESE DE PETROLINA / PE:

Paróquia Nossa Senhora do Rosário inicia a festa de sua padroeira com uma belissima carreata/motocada e a Santa Missa de abertura!