01 de Marco - da QUARTA-FEIRA DE CINZAS


Imagem relacionada
1 de março - DA QUARTA FEIRA DE CINZAS A SÁBADO DEPOIS DE CINZAS
Nota: Esta semana introdutória ao nosso retiro queremos nos dedicar a leitura orante dos textos que a liturgia nos apresenta. Vamos seguir o método da leitura orante que consiste na leitura, meditação, oração, contemplação e ação. A partir de segunda feira da primeira semana da quaresma em diante nos dedicarmos ao tema proposto: Cristo, nossa páscoa (1Cor 5,7).


I.       CONVERTEI-VOS:  CHAMADO DE CRISTO A TODOS
(Ambiente e símbolos: terra, cinzas, palavra, cruz)
Bíblia nas mãos: Coloque-se em atitude de Filho que escuta o Pai e responda como Filho amado que és, deixe-se guiar pelo sopro do Divino Espírito como Jesus, o Filho amado do pai.
Reze esta prece antes da leitura do texto bíblico.
“Meu Deus, meu Pai, aqui estou na tua presença. Tua grandeza não me esmaga porque sei que o teu poder criador é o poder de amar, por isso me acolhes nesse momento, como sou, no teu coração de Pai, e assim posso ficar tranqüilo e pacificado, confiante como criança no colo da mãe. Tu és a força da vida que me penetra e me faz existir. Envolve-me na tua paz. Dá-me um ouvido de discípulo para que eu possa ouvir a Palavra de Vida e verdade que hoje queres dirigir-me e faz que minha liberdade, meus pensamentos e sentimentos sejam orientados para o teu serviço e louvor, meu Pai, Fonte da Vida. Assim seja” (Do Livro retiro quaresmal 2014, CEI - Jesuítas, p. 18).
TEXTO DO PROFETA JOEL 2,12-18:
A Leitura da Profecia de Joel: leia com esta pergunta fundamental: o que diz o texto em si. Leia outra vez cada versículo (leia duas vezes).
12. Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos;
13. Rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo".
14. Quem sabe, se ele se volta para vós e vos perdoa, e deixa atrás de si a bênção, oblação e libação para o Senhor, vosso Deus?
15. Tocai trombeta em Sião, prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembléia;
16. Congregai o povo, realizai cerimônias de culto, reuni anciãos, ajuntai crianças e lactentes; deixe o esposo seu aposento, e a esposa, seu leito.
17. Chorem, postos entre o vestíbulo e o altar, os ministros sagrados do Senhor, e digam: "Perdoa, Senhor, a teu povo, e não deixes que esta tua herança sofra infâmia e que as nações a dominem".
Por que se haveria de dizer entre os povos: "Onde está o Deus deles?"
18. Então o Senhor encheu-se de zelo por sua terra e perdoou ao seu povo.

A) O QUE DIZ O TEXTO: Volte para o Senhor com o coração”.

VERSÍCULO DOZE - Deus fala pela voz do seu profeta Joel. Fala hoje. A sua voz deve ser ouvida por cada discípulo ao amanhecer. Oxalá ouvisse hoje a sua voz! Não endureçais vossos corações como em Meriba (Sal 96,9 (95). O hoje do senhor é permanente. É urgente a resposta do discípulo como foi a resposta de Maria na escuta e prática da santa Palavra.  Deus fala “agora”, meu filho, VOLTA (v.12,13,14) para mim com o coração, pois o coração do Pai é cheio de misericórdia. Depois que o Filho pródigo se voltou para si decidiu voltar-se para Deus. “Vou-me embora, procurar o meu Pai e dizer-lhe: Pai, pequei contra o céu e contra ti, já não sou digno de ser chamado teu Filho...”. (Lucas 15,18s)

O senhor diz: “Rasgai o coração”
VERSICULO TREZE – Com que disposição e atitude os discípulos devem VOLTAR para o Senhor? Com o “coração, jejum e lágrimas” (v.12. 17). Como não pensar na atitude de cada seguidor do Senhor como Pedro, Paulo, Maria Madalena, Zaque que voltou para o Senhor com o coração, com as lagrimas, com o jejum e o propósito de reorientar radicalmente a vida. Como não pensar no próprio Jesus que chorou sobre Jerusalém o seu fechamento ao rei da paz e do amor. Como não pesar no meu pecado, vergonha para a Igreja, para a família, para o mundo. Senhor, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.

VERSÍCULO QUINZE – A volta a Deus enche de alegria o coração e a vida inteira. Meu filho era necessário se alegrar, “teu irmão estava morto”. Agora porque voltou, vive. (Lc 15,32).  Deus convida ao jubilo, a festa. Alegria que os anjos cantaram na noite santa que nasce o Salvador (Lc 2,11) Alegria que vem da páscoa de Cristo. Alegria plena na noite plena da páscoa. Naquela noite da santa vigília em forma estupenda canta a liturgia a alegria da páscoa de Cristo. “Ó noite de alegria verdadeira é a noite, em que a coluna de fogo dissipou as trevas do pecado. Esta é a noite, que liberta das trevas do pecado e da corrupção do mundo aqueles que hoje por toda a terra crêem em Cristo, noite que os restitui à graça e os reúne na comunhão dos Santos. Esta é a noite, em que Cristo, quebrando as cadeias da morte, Se levanta vitorioso do túmulo. De nada nos serviria ter nascido, se não tivéssemos sido resgatados (Preconio Pascal)

B) MEDITAÇAO
A pergunta fundamental é: o que diz o texto para mim? Diz que devo voltar para Deus que é rico em Misericórdia. Voltar com o CORAÇAO. Que sentido tem o coração na Bíblia? Falar do coração na Bíblia é falar da nossa interioridade. É o que se tem de mais profundo e sagrado no nosso ser. É no coração onde mora o nosso afeto, as nossas paixões, onde se enraíza a inteligência e vontade. Onde tem lugar o pecado e a conversão a Deus. É com olhar fixo no coração trespassado de Jesus que jorra continuamente a água do batismo que me purifica e o sangue que nos redime que o nosso coração se converte a Deus. *contemple o sinal do amor por alguns momentos - a gloriosa cruz de Nosso senhor Jesus Cristo. O coração humano converte-se, ao olhar para Aquele a quem os nossos pecados trespassaram (CIC, n. 1432). Tenhamos os olhos fixos no sangue de Cristo e compreendamos quanto Ele é precioso para o seu Pai, pois que, derramado para nossa salvação, proporcionou ao mundo inteiro a graça do arrependimento. (Sao Clemente de Roma).
 “Como já acontecia com os profetas, o apelo de Jesus à conversão e à penitência não visa primariamente as obras exteriores, “o saco e a cinza”, os jejuns e as mortificações, mas a conversão do coração, a penitência interior: Sem ela, as obras de penitência são estéreis e enganadoras; pelo contrário, a conversão interior impele à expressão dessa atitude cm sinais visíveis, gestos e obras de penitência” (CIC 1430).

 C) ORAÇÃO RESPOSTA AO DEUS QUE FALA:  O HOMEM DE FÉ QUE ORA
A pergunta fundamental é esta: o que o texto me faz dizer a Deus? 
Este é o momento para dizer a Jesus Cristo: «Senhor, deixei-me enganar, de mil maneiras fugi do vosso amor, mas aqui estou novamente para renovar a minha aliança convosco. Preciso de Vós. Resgatai-me de novo, Senhor; aceitai-me mais uma vez nos vossos braços redentores». Como nos faz bem voltar para Ele, quando nos perdemos! Insisto uma vez mais: Deus nunca se cansa de perdoar, somos nós que nos cansamos de pedir a sua misericórdia. Aquele que nos convidou a perdoar «setenta vezes sete» (Mt 18, 22) dá-nos o exemplo: Ele perdoa setenta vezes sete. Volta uma vez e outra a carregar-nos aos seus ombros. Ninguém nos pode tirar a dignidade que este amor infinito e inabalável nos confere. Ele permite-nos levantar a cabeça e recomeçar, com uma ternura que nunca nos defrauda e sempre nos pode restituir a alegria. Não fujamos da ressurreição de Jesus; nunca nos demos por mortos, suceda o que suceder. Que nada possa mais do que a sua vida que nos impele para diante! (Eg, 3)

D) A CONTEMPLAÇAO – Diz o senhor “Sede Misericordioso como eu SOU Misericordioso.  Uma vez feito a experiência do perdão a minha atitude é olhar o mundo, a humanidade, a Igreja e eu não condenando, mas salvando com a pratica da misericórdia. Somos salvos para sempre no amor (Jo 3,16). “Eterno é o amor de Deus”, assim canta o salmista.


SALMO 50: “Criam em mim um coração puro, meus Deus, Poe em mim um espírito decidido... na vossa imensa bondade apaga a minha iniqüidade... Concede-me a alegria de SER SALVO. Abre meus lábios e minha boca anunciará vosso louvor’.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOMEAÇÕES NA DIOCESE DE PETROLINA / PE:

Paróquia Nossa Senhora do Rosário inicia a festa de sua padroeira com uma belissima carreata/motocada e a Santa Missa de abertura!