Padre Martín Lasarte está entre os mais de 250 participantes do Sínodo da Amazônia, que acontece no Vaticano de 6 a 27 de outubro


O coordenador do departamento de Missões Salesianas, o padre uruguaio Martín Lasarte, disse em entrevista ao site Europa Press que a proposta de ordenar sacerdotes casados para atender áreas remotas da Amazônia é ilusão.
O padre afirma que a medida não resolve o verdadeiro problema do local e não é uma solução para a evangelização. Lasarte está entre os mais de 250 participantes do Sínodo da Amazônia, que acontece no Vaticano de 6 a 27 de outubro.
Entre as principais críticas do Instrumentum Laboris (documento de trabalho para o Sínodo), está a possibilidade de discutir a ordenação sacerdotal de homens casados. O objetivo seria facilitar o atendimento de áreas periféricas da  Região Amazônica.
“Tenho escutado o argumento de que é necessária a ordenação de sacerdotes entre os leigos das comunidades mais distantes, pois os ministros podem não chegar. Na minha opinião, a imposição do problema nesses termos, peca de um enorme clericalismo”, opinou.
Ainda de acordo com ele, o problema na Amazônia é muito mais profundo. O padre explica que criou-se uma “Igreja” onde, se o padre não estiver, ela não funciona. “Isso é uma aberração eclesiológica e pastoral. Nossa fé, como cristã, está enraizada no batismo, não na ordenação sacerdotal”, aponta Lasarte.
Na visão dele, é necessário desenvolver processos de fé que sejam “capazes de gerar uma igreja ministerial com um rosto amazônico”: “Por que existem tantas vocações na África ou na Índia, onde só há um sacerdote por mil habitantes? Ou no país mais muçulmano do mundo, a Indonésia ou em países comunistas, como o Vietnã? A Amazônia tem elementos culturais muito semelhantes aos nossos, como o senso de comunidade, a comunhão com a natureza, o sentido de transcendência, mas a falta de vocações se deve ao fato de haver imposições pastorais bastante precárias”, afirma.
Por isso, ele acredita que a Igreja deve apostar nas vocações indígenas para a vida consagrada. “É uma questão muito delicada. Nos salesianos, atualmente, temos 18 vocações indígenas da Amazônia de várias etnias. Sem dúvida, a população local é a mais apta a encontrar os melhores e mais autênticos caminhos que dêem à Igreja um rosco mais amazônico”, observa.
Para o padre, o Sínodo deve priorizar os jovens amazônicos que migram para as cidades da Amazônia, já que 90% da população vive nas grandes cidades. “Até agora, está muito focado na parte rural, na selva. Mas na Amazônia, 92% da população vive nas grandes cidades. Às vezes, se pensa bucolicamente nos rios e florestas, mas a verdade é que a maioria dos jovens indígenas migra para as grandes cidades. E você temos acompanhá-los e treiná-los “, diz ele.
Assim, padre Martín Lasarte explica que existem muitos perigos que ameaçam essa população que, se for “abandonada”, corre o risco de cair “nas mãos do tráfico, drogas ou alcoolismo”.
A proposta de ordenar idosos casados devido à ausência de vocações, tem levantado inúmeras discussões e alertas de importantes representantes da Igreja Católica para um eminente problema.
O prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, cardeal africano Robert Sarah, considera “desdenhoso e humilhante” ordenar padres casados.
Na Espanha, o arcebispo de Mérida-Badajoz, Celso Morga, desencorajou essa possibilidade, mesmo que se comprometam com a continência. “Não parece conveniente restaurar uma prática obsoleta nas circunstâncias atuais”, diz o arcebispo espanhol em um artigo publicado na revista Palabra.

A ordem salesiana

Os salesianos são uma das congregações religiosas com maior presença na Amazônia, onde estão há mais de 125 anos. Atualmente, eles trabalham com 63 etnias diferentes. O primeiro ponto de chegada foi o Vicariato Apostólico de Méndez, no Equador, com os indígenas Shuar.
A experiência deles é fundamental para o desenvolvimento do Sínodo, do qual participarão numerosos especialistas e convidados especiais que, embora não tenham direito a voto no documento final, contribuirão com seus conhecimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOMEAÇÕES NA DIOCESE DE PETROLINA / PE:

Paróquia Nossa Senhora do Rosário inicia a festa de sua padroeira com uma belissima carreata/motocada e a Santa Missa de abertura!