Papa: sacerdote é pastor, não inspetor do rebanho

Papa durante celebração eucarística no Jubileu dos Sacerdotes / Foto: Reprodução CTV


O Papa Francisco presidiu nesta sexta-feira, 3, a Santa Missa por ocasião do Jubileu dos Sacerdotes, realizado em Roma deste a última quarta-feira, 1º. No dia em que a Igreja celebra o Sagrado Coração de Jesus, Francisco fez uma reflexão sobre o coração do Bom Pastor e o coração dos pastores.

“O Coração do Bom Pastor é a própria misericórdia, revela que o seu amor não tem limites… É um Coração que está inclinado para nós, concentrado especialmente sobre quem está mais distante”, disse o Papa, convidando os padres a se
perguntarem para onde está orientado seus corações, o tesouro que procuram.

O Pontífice explicou que os tesouros insubstituíveis do Coração de Jesus são dois: o Pai e os homens. Do mesmo modo, o coração do sacerdote não olha para si mesmo, mas está fixo em Deus e nos irmãos.
“Já não é ‘um coração dançarino’, que se deixa atrair pela sugestão do momento ou que corre daqui para ali à procura de consensos e pequenas satisfações; ao contrário, é um coração firme no Senhor, conquistado pelo Espírito Santo, aberto e disponível aos irmãos”.
Procurar, incluir e se alegrar

Outra proposta do Papa aos sacerdotes foi a de treinar as três ações contidas nas Leituras de hoje: procurar, incluir e alegrar-se.

Francisco ressaltou que assim como Deus em pessoa procura as suas ovelhas, sem se deixar atemorizar pelos riscos, o coração do padre, depois que as encontra, se esquece do cansaço e as carrega aos ombros, cheio de alegria. Não vive fazendo a contabilidade do que tem e das horas de serviço: não é um contabilista do espírito; é um pastor, não um inspetor do rebanho; dedica-se à missão, não a cinquenta ou sessenta por cento, mas com todo o seu ser. É obstinado no bem e como todo o bom cristão, está sempre em saída de si mesmo.

Fonte: cançãonova.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOMEAÇÕES NA DIOCESE DE PETROLINA / PE:

Paróquia Nossa Senhora do Rosário inicia a festa de sua padroeira com uma belissima carreata/motocada e a Santa Missa de abertura!