CARTA DA ASSEMBLÉIA PAROQUIAL 2016


Pe. José Humberto Ferreira- ADM
Caro paroquianos saúdo a todos com as palavras do Apostolo da missão. A graça do Senhor esteja convosco no itinerário da missão Evangelizadora.
Agradeço ao Senhor o ano que passamos juntos, renovo o compromisso de viver  hoje a paixão missionária e esperar o futuro feliz  com o Senhor, o  dono da messe e único pastor do Rebanho. Não quero falar muito, mas o necessário para introduzir a todos na motivação essencial da assembléia paroquial: avaliar e planejar a ação evangelizadora pastoral da paróquia. A nossa assembléia terá a marca mais penitencial e introspectiva. Um olhar para o nosso interior ( coração) e outro para o exterior ( a paróquia) para agir como discípulo missionário de Jesus. Que ninguém tenha a atitude do primeiro Adão que depois de comer do fruto da árvore proibida culpou Eva. Não assumindo a sua responsabilidade no ato pessoal. Que ninguém culpe e condene ninguém pela situação na qual se encontra a paróquia, mas que todos tenham uma única atitude: EU PRECISO ME CONVERTER. NÓS PRECISAMOS NOS CONVERTER. Mas, converter de que? Não falo apenas de conversão de pecados, também. Mas falo de uma conversão de pastoral de conservação (as mesmas prática com os mesmos personagens) para uma pastoral missionária. “a conversão pastoral de nossas comunidades exige que se vá além de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária (DA 370).  
Amados e amadas no Senhor Jesus a conversão de uma
pastoral de conservação para uma pastoral decididamente missionária é tão essencial quanto o alimento de cada dia. A nossa conversão, a minha conversão, (padres, bispo e leigos) somente acontece com o encontro com Jesus vivo, (ou reencontrando-me numa experiência de retiro querigmatica) basta fazer memória dos grandes encontros de Jesus com os personagens bíblicos. Foi sempre no encontro com Jesus que a vida de cada foi transformada radicalmente. O apostolo Paulo depois do encontro com a Luz de Cristo converte-se em missionário apaixonado incansável. AI DE ME SE NÃO EVANGELIZAR. Evangelizar é urgente. O papa Francisco testemunha que  A Alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontra com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria” (EG, 1).
No entanto, se cada pessoa tem o direito de ouvir O Evangelho da salvação, todos têm o dever de anunciar o querigma (primeiro anuncio da pessoa de Jesus Salvador). O querigmatica é o alicerce e a porta da vida cristã. E a prioridade de toda a tarefa da Igreja (1Cor 15,3-5).  Para tanto, precisamos recuperar o método Evangelizador  de Jesus – ir ás pessoas, mas priorizar a formação de pequenas comunidades, ele chamou  os doze para ficar com Ele e os mesmos que chamou , forma-os  em discípulos missionários (Mc 3,14)) e resgatar o método  da comunidade apostólica (formação de pequenas comunidades).  A nossa paróquia em comunhão com a Diocese assume o Projeto da Missão Pastoral Integral com a metodologia do SINE (Sistema Integral da nova Evangelização) sem deixar nada de fora no processo da Evangelização (Querigma – anuncio da pessoa de Jesus A TODOS, catequese permanente A TODOS, formação de pequenas, pastoral de setorizaçao, ministérios, ação social para todos). Como o bom pastor nossa missão é IR A TODOS, A TODOS ENVOLVER E DAR TUDO A TODOS.
    Durante estes dias de assembléia paroquial ninguém se feche, nem fique apenas lamentando a realidade da paróquia, mas deixemos que ela nos interpele. Ninguém confie apenas em sua força, mas na força do Espírito do Ressuscitado (At 1,8).  Convido-vos a cada um com toda sinceridade, a olhar e para a paróquia com misericórdia. As misérias do meu pecado com a miséria do pecado do irmão geram um bando de miseráveis em busca de misericórdia. Se vos quereis a misericórdia de Deus e dos irmãos sede também misericordioso como o Pai do Céu. « Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia » (Mt 5, 7) é a bem-aventurança a que devemos inspirar-nos, com particular empenho, neste Ano Santo.
Vamos Evangelizar juntos, nunca separados pois Vós, todos juntos, sois o Corpo de Cristo e, individualmente, sois membros deste Corpo. E juntos, como Comunidade, como membros da Igreja, que somos o Corpo vivo do Cristo; Corpo vivificado pelo Espírito Santo!  Qualquer um que queira colocar-se a serviço do Senhor, deve preparar-se para tal contradição: a incompreensão de algum membro da comunidade ou até mesmo de alguém da família. “Meu filho, se te ofereceres para servir o Senhor, prepara-te para a prova. Endireita teu coração e sê constante... Tudo o que te acontecer, aceita-o, e nas vicissitudes que te humilharem, sê paciente" (Eclo 2,1.4). Como Jesus e os profetas que vieram antes dele, o serviço e a fidelidade ao Evangelho nos colocam em dificuldades e provações! É a dor do Reino de Deus! E o sucessor de Pedro (Francisco) diz: não deixemos que nos roubem a alegria da Evangelização, a alegria da comunidade.

    Pense com mais intensidade nestes questionamentos que nos acompanharão nestes dias: Nossa ação na liturgia favorece o encontro com Jesus? É ação querigmatica? Nossa catequese favorece o encontro das crianças, dos jovens e dos adultos com Jesus? Mas se favorece, porque eles não permanecem na comunidade? (90% deixam a comunidade após a comunhão eucarística). Em que pontos precisamos melhorar na catequese? Nossos Conselhos pastorais cumprem o seu verdadeiro papel de articuladores das ações missionárias e pastorais? Com o que mais se ocupam e se preocupam? Nossa ação social tem respondido as necessidades da paróquia?  Como organizar espírito de comunhão eclesial em nível de paróquia e de comunidade? As festas dos padroeiros como realizamos hoje Evangelizam as pessoas?  Como melhorar a preparação e a sua realização? Como rearticular os setores verdadeiras pontes entre a missão pastoral da paróquia e das comunidades? A formação oferecida pela paróquia você esteve presente ou ausente, mas por quê? Sobretudo, a FORMAÇÃO DO PROJETO MISSÃO PASTORAL INTEGRAL? POR QUE NÃO HOUVE A SUA INTEGRAÇAO? SEJA SINCERO. Não minta a sua consciência.  Amém

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOMEAÇÕES NA DIOCESE DE PETROLINA / PE:

Paróquia Nossa Senhora do Rosário inicia a festa de sua padroeira com uma belissima carreata/motocada e a Santa Missa de abertura!