4. Sim às relações novas geradas por Jesus Cristo



4.1.   Sentimos o desafio de descobrir e transmitir a «mística» de viver juntos, misturar-nos, encontrar-nos, dar o braço, apoiar–nos, participar nesta maré um pouco caótica que pode transformar-se numa verdadeira experiên­cia de fraternidade, numa caravana solidária, numa peregrinação sagrada. Sair de si mesmo para se unir aos outros faz bem. Fechar-se em si mesmo é provar o veneno amargo da imanência, e a humanidade perderá com cada opção egoísta que fizermos.

4.2.   Muitos tentam es­capar dos outros fechando-se na sua privacidade confortável ouno círculo reduzido dos mais ínti­mos, e renunciam ao realismo da dimensão social do Evangelho. Na sua encarnação, o Filho de Deus convidou-nos à re­volução da
ternura.

4.3.   O isolamento, que é uma concretização do imanentismo, pode exprimir-se numa falsa auto­nomia que exclui Deus, mas pode também en­contrar na religião uma forma de consumismo espiritual à medida do próprio individualismo doentio.
4.4.   Noutros setores da nossa sociedade, cresce o apreço por várias formas de «espiritualidade do bem-estar» sem comunidade, por uma «teologia da prosperi­dade» sem compromissos fraternos ou por expe­riências subjetivas sem rostos, que se reduzem a uma busca interior imanentista.

4.5.   Um desafio importante é mostrar que a so­lução nunca consistirá em escapar de uma rela­ção pessoal e comprometida com Deus, que ao mesmo tempo nos comprometa com os outros.

4.6.   Nisto está a verdadeira cura: de fato, o modo de nos relacionarmos com os outros que, em vez de nos adoecer, nos cura é uma frater­nidade mística, contemplativa, que sabe ver a grandeza sagrada do próximo, que sabe desco­brir Deus em cada ser humano, que sabe tole­rar as moléstias da convivência agarrando-se ao amor de Deus, que sabe abrir o coração ao amor divino para procurar a felicidade dos ou­tros como a procura o seu Pai bom.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOMEAÇÕES NA DIOCESE DE PETROLINA / PE:

Paróquia Nossa Senhora do Rosário inicia a festa de sua padroeira com uma belissima carreata/motocada e a Santa Missa de abertura!