5. Não ao mundanismo espiritual



5.1.      O mundanismo espiritual, que se esconde por detrás de aparências de religiosidade e até um instrumento musical e amor à Igreja

5.2.   Este mundanismo pode alimentar-se, so­bretudo, de duas maneiras profundamente rela­cionadas. Uma delas é o fascínio do gnosticismo [...] A outra é o neopelagianismo autorreferen­cial de quem, no fundo, só confia nas suas próprias forças e se sente superior aos outros por cumprir determinadas normas ou por ser irredutivelmente fiel a certo
estilo católi­co próprio do passado.

5.3.   Em alguns, há um cuidado exibicionista da liturgia, da doutrina e do prestígio da Igreja, mas não se preocupam que o Evangelho adqui­ra uma real inserção no povo fiel de Deus e nas necessidades concretas da história.

5.4.   Em outros, o próprio mundanismo espiritual esconde-se por detrás do fascínio de poder mostrar conquistas sociais e políticas, ou numa vanglória ligada à gestão de assuntos práticos, ou numa atração pelas dinâ­micas de auto-estima e de realização autorreferencial. Também se pode traduzir em várias formas de se apresentar a si mesmo envolvido numa densa vida social cheia de viagens, reuniões, jantares, recepções.

5.5.   Quantas vezes sonhamos planos apostólicos expansionistas, meticulosos e bem traçados, típicos de generais derrotados!

5.6.   Quem caiu neste mundanismo olha de cima e de longe, rejeita a profecia dos irmãos, desqua­lifica quem o questiona, faz ressaltar constante­mente os erros alheios e vive obcecado pela apa­rência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOMEAÇÕES NA DIOCESE DE PETROLINA / PE:

Paróquia Nossa Senhora do Rosário inicia a festa de sua padroeira com uma belissima carreata/motocada e a Santa Missa de abertura!