7. Outros desafios eclesiais



7.1.   Excessivo clericalismo que os mantêm à margem das decisões. Apesar de se no­tar uma maior participação de muitos nos minis­térios laicais, este compromisso não se reflete na penetração dos valores cristãos no mundo social, político e econômico; limita-se muitas vezes às tarefas no seio da Igreja, sem um empenhamento real pela aplicação do Evangelho na transforma­ção da sociedade.

7.2.   É preciso ampliar os espaços para uma presença feminina mais incisi­va na Igreja. Porque «o gênio feminino é neces­sário em todas as expressões da vida social; por isso deve ser garantida a presença das mulheres também no âmbito do trabalho» e nos vários lugares onde se tomam as decisões importan­tes, tanto na Igreja como nas estruturas sociais.

7.3.   Na Igreja, as funções «não dão justificação à superioridade de uns sobre os outros».

7.4.   Valorizar mais a participação dos
jovens na Igreja.

7.5.   Promover as vocações por meio do testemunho.

7.6.   Os idosos fornecem a memória e a sabedoria da experiência, que convida a não repetir tontamente os mesmos erros do passado. É preciso valorizá-los.

Os desafios existem para ser superados. Sejamos realistas, mas sem perder a alegria, a au­dácia e a dedicação cheia de esperança. Não dei­xemos que nos roubem a força missionária!
Papa Francisco




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOMEAÇÕES NA DIOCESE DE PETROLINA / PE:

Paróquia Nossa Senhora do Rosário inicia a festa de sua padroeira com uma belissima carreata/motocada e a Santa Missa de abertura!