Jovens e Movimentos



 JOVENS

Abertura para incentivar a presença e a atuação dos jovens cristãos. A juventude mora no coração da Igreja (CNBB Doc 85, 1). Encontrar formas adequadas para anunciar o Amor de Jesus Cristo a todos os jovens. Opção efetiva e afetiva pelos jovens. Garantir espaços adequados para eles nas paróquias, com atividades, metodologias e linguagens próprias (221-224).


 MOVIMENTOS



 São sinais da Providência de Deus para a Igreja. Em muitas paróquias, conta-se com a presença de movimentos de leigos que se envolvem na Pastoral paroquial. Muitos são engajados em comunidades. Outros que fazem um caminho mais autônomo.

O grande desafio consiste na vivência da comunhão e na Pastoral de Conjunto da Diocese. Os Movimentos e Associações de fiéis, por terem organização supradiocesana, muitas vezes, recebem orientações independentes da Diocese, e não raras vezes surgem desconfortos nas relações com as paróquias e as comunidades. Alguns têm receio de que oplano de Pastoral lhes prive do carisma específico.

tarefa é encontrar caminhos de diálogo, renúncias e opções que possibilitem a comunhão. Isso supõe abertura dos Movimentos e Associações para se integrarem nas comunidades e igualmente abertura e acolhimento das paróquias para valorizar pessoas e carismas diferenciados.

Critérios de eclesialidade definido na Exortação Apostólica Christi fideles Laici: A vocação universal à santidade; a fidelidade à sã doutrina; a participação na vida e missão da paróquia, a comunhão com o Plano pastoral diocesano; a colaboração na transformação social à luz da doutrina social.

Os movimentos e associações não podem colocar-se no mesmo plano das comunidades paroquiais como possíveis alternativas. Ao contrário, têm o dever de serviço na paróquia e na Igreja particular (Diocese). “É muito salutar que os movimentos não percam o contato com esta realidade muito rica da Paróquia local e que integrem de bom grado na pastoral orgânica da Igreja particular. Esta integração evitará que fiquem só com uma parte do Evangelho e da Igreja, ou que se transformem em nômades sem raízes” (EG 132).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOMEAÇÕES NA DIOCESE DE PETROLINA / PE:

Paróquia Nossa Senhora do Rosário inicia a festa de sua padroeira com uma belissima carreata/motocada e a Santa Missa de abertura!