NOVA FORMAÇÃO



Tudo deve está em sintonia com o processo de Conversão e Renovação da Paróquia e da Pastoral. Todos os agentes deverão buscar essa sintonia, essa sincronização, em termos teológicos, essa comunhão. Portanto, a prática catequética, a liturgia, a descentralização e setorizaçao não acontecerão se não contarmos com uma formação e espiritualidade que despertem, motive e alimente o processo de conversão pessoal e pastoral.

A Conversão da Paróquia exige um
novo ESTILO DE FORMAÇÃO. Não basta ocupar-se de CONTEÚDOS E TEMAS. É preciso METODOLOGIAS  e  PROCESSOS que permitam desencadear uma CONVERSÃO nas PESSOAS  e uma MUDANÇA na COMUNIDADE.
Devemos utilizar e incentivar Métodos, Pedagogias INTERATIVAS PARTICIPATIVAS. Esses métodos devem considerar ESPECIALMENTE a PRÁTICA das comunidades, das pastorais e as experiências de vida das pessoas, formando a consciência sobre o valor da VIDA COMUNITÁRIA para a VIDA  CRISTÃ.
O Papa Francisco insiste em que a REVISÃO DA FORMAÇÃO inclua todos: MINISTROS ORDENADOS, SEMINARISTAS e LEIGOS.

“É preciso ter a coragem de levar a fundo uma revisão das estruturas de formação e preparação do clero e do laicato da Igreja que está no Brasil.

Há de se ter sabedoria prática de levantar estruturas duradouras de preparação em âmbito local, regional e nacional, sem poupar forças, solicitude e assistência. A situação atual exige uma formação qualificada em todos os níveis.

Para que a CONVERSÃO PASTORAL e da PARÓQUIA se realize é fundamental a preparação dos PRESBÍTEROS, especialmente dos PÁROCOS ou responsáveis pelas Paróquias para essa NOVA MENTALIDADE DE MISSÃO.

Programa de Renovação Teológico-Pastoral para o Clero, focando na Conversão Paroquial. Não bastam palestras e cursos, mas um autêntico processo que forme uma nova consciência pastoral e missionária para o clero que atua nas Paróquias.

Esse processo deve partir de uma ADESÃO profunda e crescente à Pessoa de Jesus Cristo.
É preciso promover um processo metodológico capaz de envolver as pessoas no SABER, no FAZER e no SER CRISTÃO.

Só Informação não forma DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS.

ESCOLA DIOCESANA, PAROQUIAL OU DE FORANIA de Formação de Discípulos Missionários: destinada a todos, especialmente catequistas, Ministros e Coordenadores de Pastorais e Movimentos.

Não se trata de cursinhos, mas, de um ESPAÇO SISTEMÁTICO, ORGÂNICO E PERMANENTE de formação: TEOLÓGICA, LITURGICA, BÍBLICA, METODOLOGICA E PSICOLOGICA para todos os agentes de pastoral.
Sem esse passo, pouca chance teremos no Processo de Conversão e Renovação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOMEAÇÕES NA DIOCESE DE PETROLINA / PE:

Paróquia Nossa Senhora do Rosário inicia a festa de sua padroeira com uma belissima carreata/motocada e a Santa Missa de abertura!