08 de Marco: A NOITE DA LIBERTACAO OU NOITE DA ESPERANCA EM CRISTO
Estamos peregrinando. Coragem! Não desanime. O caminho espiritual é combate no poder do
Espírito Santo. Exige vontade, disposição e disciplina. N meditação anterior O
patriarca Abrão nos ajudou a entregar tudo a Deus, porque antes Ele nos
entregou tudo, nos amou por primeiro. Agora outro colaborador de Deus nos ajuda
a mergulhar no mais profundo texto pré-pascal, a liberação do povo leito. Foi
longo o processo. Meditaremos o cume da conquista. E preá - anuncio da páscoa
de cristo, o nosso novo Moises que torna presente a nova lei- o amor
libertador.
Texto para leitura: Êxodo 14,15-31; 15,1; Ex
15,1-6.17-18
Este texto é o coração da antiga revelação. Em toda
a sagrada Escritura o memorial da maravilha da libertação é recordada. Olhando
a miséria do povo de Israel, Deus revela-se libertador e Israel vai conhecê-lo
a partir desta maravilha. Os verbos Eu vi, ouviu, senti,
desci, para libertá-los (Ex 3,7s). são todos de ação. A
liberdade é Dom do Alto, mas é também conquista do homem. IHWH deseja um povo
livre de todas as cadeias. E o instrumento da sua ação libertadora é
Moisés, ele é a antecipação do Messias, o libertador do seu povo escravo do
pecado. Outras opressões
A vocação de Moisés: Nascido duma raça de oprimido
(Ex 1,8-21). A filha do opresso Faraó o “salva das águas” (2,1-10)e
lhe concede uma esmerada educação que o prepara para ser chefe (At 7,21s). No
entanto, a sabedora, o poder, a reputação obtida não foram
suficiente para ser o libertadoro (Ex 11,3). Foge para o deserto e neste
ambiente, ele recebe a vocação. Javé lhe aparece, lhe revela ao mesmo tempo o
seu nome e desígnio de salvação, da-lhe a conhecer a sua missão e lhe
proporciona a força para cumpri-la (Ex 3,1-13). Ante a sua extrema humildade a
fortaleza do Senhor o acompanha.
É na experiência da Sarça ardente (At 7,30-31; Ex
3,,1-5; Ex 6,6,2-13 e 6,-28-7,7), em que se sucedem a maravilha , o chamado de
Deus e a resposta na fé. E “Moisés, Moisés”, Deus chama pelo nome como Jesus
chama os discípulos para si pelo nome (Mc 3,14). Cada um de nós é “tu”
absolutamente único, objeto de um amor eterno de Deus. Confia no Senhor.
Peregrina na fé. “Moisés não deixou de ser um peregrino do desejo,
um buscador d amado escondido; apesar de se ter adaptado ao exílio, o seu
coração continua a arder da sede de uma beleza que ainda não encontrou” (BRUNO
FORTE, P. 41)
O Deus vivo se revela: o seu nome é uma promessa. É
o Deus da vida e da gloria sem fim. EU
SOU AQUELE QUE SOU, EU ESTAREI CONTIGO, o Deus fiel (Ex 3,14). Moisés pediu
que o Senhor estivesse com ele na batalha contra o faraó , que o fortalecesse
na sua fraqueza, que o animasse no deserto. E preciso uma mudança de atitude de
protagonista da ação, humildes servos de Deus. É ele quem salva, deixemos nos
ser salvos. “Até que não ocorra conosco essa reviravolta, pela qual de
protagonista nos tornamos servos obediente do Altíssimo, não conhecemos Deus.
Ele é o deus que nos envolve, que pede tudo e a quem devemos dar tudo’ (BRUNO
FORTE, P. 43).
Prova de fogo: Moisés experimenta a prova de fogo
como o patriarca Abrão, a hora da esperança que liberta a
pessoa e a torna libertadora dos homens, a passagem do Mar vermelho
(Ex 14,5-15,20. Cf. 1Cor 10,1-2; Hb 11,20). De um lado, Omar como seu perigo,
de outro o Faraó e o povo no meio. E Agora! Como crer no impossível! Parece ser
a alternativa morte no mar ou a rendição a faraó (Ex 14,10-14).
Confiar em Deus ou buscar estratégicas humanas. Embora sentimento medo ante o
feito, encoraja o povo (cf. v.13). Esta é a noite de Moisés, mas iluminada pela
chama da fé. A sua solidão é acalentada pela presença do Senhor. “Por
que clamas a mim por Socorro” (v. 15). Embora seja a sua prova de fogo,
continua fiel ao Senhor *v.14). A sua fé já é madura, pois confia e se entrega
o Senhor.
Ele se abre para o horizonte da fé, crer em Deus
apesar da aparente, da possível derrota de Deus. Ato mais elevado de uma alma
que peregrina; confia a em Deus, espera contra toda esperança. Cumpre o que a
carta aos hebreus diz: o justo vive da fé, por isso obedece ao Senhor (vv15ss).
O mar obedece a Moises porque antes ele obedeceu a Deus como mais tarde os
apóstolos vão exclamar: Quem é este que até o mar obedece!
“Se a água de nascente simboliza vida, , a água é
símbolo de morte. Por isso é que podia prefigurar o mistério da cruz. E por
este simbolismo, o batismo significa a comunhão com a morte de Cristo. (CIC,
1220). Continua “É sobretudo a travessia do mar vermelho, verdadeira libertação
de Israel da escravidão do Egito, que anuncia a libertação operada pelo
batismo” (CIC, 1221)
O povo, então, passa incólume por entre as águas,
enquanto os egipicios que o seguem são arrastados. Simbolismo profundo e duro:
as águas da vida para uns são ás águas da morte para outros. Moises
é salvo das águas como filhos de Israel, como mais tarde Jesus salvará todos
mergulhados no seu mistério pascal. Reconhecimento o prodígio de Deus canta
jubilosamente a libertação (Cr. Ex 15 – será a prece conclusiva desta
meditação).
Bendita conclusão da vida do servo de Deus:
Seguindo o livro do Deuteronômio, ele morre sozinho, em obediência a Deus, sem
entrar na terra prometida (Dt 32,49s ). É comovente esse caminhar para morrer
sozinho, em obediência a Deus, antecipação de Jesus, o novo Moisés que morrer
sobre o monte (cf.).
A morte de Moisés – como a do cristão, salvo da
águas e, por isso,, guarda da esperança do ressuscitado...- não é simples
ocaso,mas aurora da vida, dies natalis, dia do nascimento, e não dia do fim,
para onde o Outro divino chama para o último êxodo e acolhe na páscoa eterna”
(BRUNO FORTE, 46).
Texto único para meditação: Êxodo 15
Meditação:
Superamos o tempo da utopia, que para a humanidade, da qual somos parte, foi o
tempo das ideologias e dos sonhos da modernidade emancipada!
Atravessamos o desencanto ou ainda estamos nele,
companheiros de caminhos das inquietações das mulheres e dos homens da nossa
época pós-moderna!
Entramos na noite luminosa da esperança e da fé!
Atravessamos com Jesus, o novo Moisés, o nosso Mar
vermelho!
Como anda a minha caminhada para a o céu !
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