13/03 (Segunda-Feira) A LEI E OS PROFETAS ANUNCIAM A VINDA DE CRISTO
Reze antes do texto:Santo Agostinho passou pelo seu Exílio
espiritual e físico, mas ao voltar para si voltou para Deus de todo coração.
Caíram-me lágrimas ao meditar esta magnífica oração que partilho com você antes
dos textos! Medite mesmo!
“procurais
o que procurais, mas não está onde procurais. Procurai a vida na região da
morte. Como poderá haver vida feliz onde nem se quer existe vida feliz!
Desceu até nós a nossa vida, a vida verdadeira;
tomou sobre si a nossa morte para matá-la com a superabundância de sua própria
vida.
E com voz de
trovão chamou para que voltássemos a ele, ao lugar inacessível de
onde veio até nós, entrando primeiro no seio da Virgem Maria para unir-se á
natureza humana, á carne mortal, para torná-la imortal; e de lá, como o esposo
que sai da câmara nupcial, exulta, como um herói, para percorrer o caminho. Não
de deteve , mas correu, clamando com palavras, com obras, com a própria morte,
com a vida, com a descida aos infernos, com a ascensão, para que retornássemos
a ele, para isso havia decido, e para isso tornou a subir e desapareceu da
nossa vista para que entremos no coração e ai o encontremos. Partiu, de fato,
mas ei-lo aqui. Não quis estar conosco muito tempo, mas não nos abandonou.
Partiu par ao lugar de onde nunca se retirou, porque o mundo foi feito por ele,
e ele estava no mundo, e veio a este mundo para salvar os pecadores’. É a ele
que se confessa a minha alma. “É ele quem lhe dar a cura, porque foi contra ele
que ela pecou” (Santo Agostinho, Confecções, p. 100)
Meus caros irmãos retirantes e
internautas, nós meditaremos o que Deus falou pelos profetas. “Ele que falou pelos profetas (Hb 1,1). Não
vou tecer detalhes do contexto dos exilados, deixo isto para os cursos de
Bíblia, mas não desconsidero a sua relevância para uma compreensão do texto no
contexto em que a obra nasceu. Remeto você consultar a excelente introdução dos
profetas na Bíblia de Jerusalém.
Basta um principio fundamental:
o exílio físico (real, verdadeiro) é imagem de outro exílio ( o exílio
espiritual): o exílio da vida eterna e do Deus da vida. A possibilidade de
perder o Reino de Deus, a promessa da salvação. É voltar à escravidão do
pecado. Os exilados são tentados nesta neste terrível sofrimento pensar e
conceber no coração: parece que a promessa de Deus fracassou igual atitude foi
a situação dos discípulos de Emaús após o e a morte de cristo. Mas na realidade
vai resplandecer como outrora no êxodo a fidelidade do senhor “eterno é seu
amor” (Salmo 136).
O catecismo da Igreja católica
referindo a exílio assim nos ajuda a compreender o fundamental; “o esquecimento
a Lei a infidelidade a aliança desembocam na morte: é o Exílio, aparentemente
fracasso das promessas, mas na realidade fidelidade misteriosa de Deus Salvador
e inicio de uma restauração prometida,
mas segundo o Espírito. Era preciso que o Povo de Deus sofresse essa purificação, o Exílio já traz a sombra a cruz , no Projeto de Deus, e o Reino
dos Pobres que volta de lá e é uma das figuras mais transparentes da Igreja “
(CIC, 710)O exílio como a cruz traz um problema de fé: É mesmo o Senhor o Deus
Salvador! Ele ainda se mantém fiel ás suas promessas! Por que estas leituras
são proclamadas na vigília pascal. É o que meditaremos.
Agora o texto Bíblico (Is 54, 5-14)
1.
O livro do profeta Isaias compõe de três partes, o presente texto faz parte do
chamado “segundo Isaias” que pode ser considerado uma síntese da história do
povo eleito nas suas relações com Deus. O povo eleito de Deus é apresentado com
uma imagem de Esposa. O nome esposo é um dos que Deus se dá (is 54,5) e que exprime o seu amor
pelas criaturas. Imagem muito bela que exprime a intimidade da relação de Deus com o seu povo. Povo
que ele ama tanto que depois enviará o seu filho que esposará a humanidade na
santa páscoa. O amor que os une tem uma história; as amabilidades gratuitas de
Deus e o triunfo da sua misericórdia sobre a infidelidade do seu povo (esposa
infiel). O livro do profeta Oséias retrata bem a experiência do amor esponsal
de Deus pelo povo sempre fiel de um lado, mas de outro a tração do povo (esposa
infiel) a Deus.
2.
Isaias profeta de é o instrumento e a voz que consola o seu povo de Deus no Exílio. Como é importante ouvir uma
palavra de alento numa situação de desalento. Coloque-se em atitude de escuta: “Não
te envergonhes! Não terás mais que enrubescer... pois o teu esposo é o tu
criador... repudia-se acaso a mulher desposada na Juventude! Por um momento eu
te havia abandonado... mas no meu amor eu tenho piedade de ti... (Is 54,4-8).
Este amor de Deus é tão grande, tão profundo, tão renovador que transformará a
infiel esposa (povo eleito em uma esposa virginal.
3.
Tal imagem de Deus esposo é encarnada por Jesus Cristo que vem esposara a sua
igreja no Mistério pascal doando a sua vida. É no Mistério da cruz, loucura de
Deus, que ele acaba de revelar o amor de Deus pos sua esposa infiel, que ele
salva e santifica a esposa da qual ele é a cabeça (Ef 5,23-27). Agora antes a
união simbolizada (esposa Deus com esposa Israel) é rela e verdadeira. É
possível numa linguagem mais próxima de nós, o casamento entre deus e a
humanidade consumada sem divórcio entre cristo e a Igreja, novo Israel
purificada pelo sangue do cordeiro pascal. É no seu sangue que é selada a nova
aliança (1Cor 2,25). É por isso que o Ap não chama Jerusalém esposa de Deus ,
mas esposa do cordeiro (Ap 21,9).
A
igreja, esposa da Nova aliança: passou o antigo povo, mas chegou o Novo Povo de
Deus. Que Jerusalém é esta, chamada a aliança como Filho de Deus! Não é mais o
povo da antiga aliança, antes escravo, mas a mulher livre, a Jerusalém lá do
alto (Gl 4,22-27). Ora, desde a vinda do Esposo (o Filho de Deus), o qual João
batista deu testemunho (Jo 329), a humanidade é representada por duas mulheres,
símbolos de duas cidades espirituais: de um lado Babilônia Idolatra (cf. Ap
17,-1-7; is 47), de outro a esposa do cordeiro que vem do céu junto (Ap 20,9),
é do esposo (Cristo que ela tem a santidade – Ap 21,2.9ss).
Esta
mulher é a Mãe dos filhos de Deus, dos que o cordeiro livra do dragão pela
virtude do seu sangue (12, 1s.11-17). Nascemos nela, somos santificado nela
pela graça de Cristo (tt 3,5ss) e se tornaram seres virgens, dignos de Cristo
seu esposo (2Cor 11,20, unidos para sempre ao cordeiro (Ap 14,4).
As
núpcias eternas: Nossa meta é participar das núpcias eternas. Estamos a caminho,
pois a igreja é Mães dos filos de Deus, educadora da fé, na esperança e na
caridade rumo a páscoa eterna. Já vivemos a união com Cristo esposo da Igreja,
mas a sua plena união é na gloria com o senhor da gloria. Para participar das
núpcias precisa preparação; a primeira etapa das núpcias, o tempo da vinda de
Cristo (Mt 9,15s)que culmina na Hora em que sobre a cruz de Cristo, Novo Adão,
santifica a Nova Eva, esta sai do seu lado, simbolizada pela água e pelo sangue,
os sacramentos do batismo (novo nascimento) e Eucaristia (alimento eterno) Jo
19,34; Jo 5,6). Modelo das núpcias cristãs (Ef 5,25-32). A essas núpcias cristo
convida todos os homens, antes de tudo o seu povo (Mat 22,1-10); para delas
participar, mas se faz necessárias vestes núpcias (santidade de vida) (22,11s).
Esse convite ressoa na Igreja em todos os tempos, é incerto o dia da vinda do
esposo, a igreja exorta a vigilância (25,1-13).
Enfim,
ao termo da história, será concluído o vestido nupcial da esposa, vestido d
elinho de uma brancura resplandecente, tecido das obras dos fies. Este as
aguardam como o vigia aguarda a autora este dia sem ocaso (Ap 19,7ss). O esposo
julgara a esposa, responderá o apelo que o espírito inspira a Esposa, saciará a
sede de todos desta Plena união de amor nupcial (Ap22,17).
Meditando com a Palavra de Deus:
a)
O Povo no exílio é
apresentado sob a imagem típica de uma esposa repudiada pelo esposo. “teu
esposo é aquele que te criou, seu nome “Senhor dos exércitos, teu redentor, O
santo de Israel,chama-se Deus de toda a
terra”(5). Mas esposa infiel que rompe com o amor do seu esposo! o Deus que te
criou e cercou-te de tanto carinho te salvou em cristo! Esposo fiel.
b)
O motivo do exílio foi
um excesso de cólera de Deus “Deus oculta a sua face”, o pecado da esposa rompe
com o esposo, mas com misericórdia eterna compadeci de ti...mas a sua
misericórdia permanece fiel. Medite sobre
seu pecado o exila de Deus, mas creia no
seu amor redentor. (*v. 7-8).
c)
Cristo esposou a
Igreja na páscoa: o Senhor mesmo designou-se como o “o esposo’ (Mc 2,9). O
apostolo apresenta a Igreja e cada fiel, membro de seu corpo, como uma esposa
“desposada” com Cristo senhor para ser com um só espírito. Sou membro do novo
Povo de Deus, membro do corpo de cristo, santuário do Espírito. Como anda minha
fidelidade ao Senhor na missão de cada. Sou chamado a renovar a minha aliança
com o senhor.
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