13/03 (Segunda-Feira) A LEI E OS PROFETAS ANUNCIAM A VINDA DE CRISTO




Reze antes do texto:Santo Agostinho passou pelo seu Exílio espiritual e físico, mas ao voltar para si voltou para Deus de todo coração. Caíram-me lágrimas ao meditar esta magnífica oração que partilho com você antes dos textos! Medite mesmo!
 procurais o que procurais, mas não está onde procurais. Procurai a vida na região da morte. Como poderá haver vida feliz onde nem se quer existe vida feliz!
Desceu até nós a nossa vida, a vida verdadeira; tomou sobre si a nossa morte para matá-la com a superabundância de sua própria vida. E com voz de
trovão chamou para que voltássemos a ele, ao lugar inacessível de onde veio até nós, entrando primeiro no seio da Virgem Maria para unir-se á natureza humana, á carne mortal, para torná-la imortal; e de lá, como o esposo que sai da câmara nupcial, exulta, como um herói, para percorrer o caminho. Não de deteve , mas correu, clamando com palavras, com obras, com a própria morte, com a vida, com a descida aos infernos, com a ascensão, para que retornássemos a ele, para isso havia decido, e para isso tornou a subir e desapareceu da nossa vista para que entremos no coração e ai o encontremos. Partiu, de fato, mas ei-lo aqui. Não quis estar conosco muito tempo, mas não nos abandonou. Partiu par ao lugar de onde nunca se retirou, porque o mundo foi feito por ele, e ele estava no mundo, e veio a este mundo para salvar os pecadores’. É a ele que se confessa a minha alma. “É ele quem lhe dar a cura, porque foi contra ele que ela pecou” (Santo Agostinho, Confecções, p. 100)
Meus caros irmãos retirantes e internautas, nós meditaremos o que Deus falou pelos profetas.  “Ele que falou pelos profetas (Hb 1,1). Não vou tecer detalhes do contexto dos exilados, deixo isto para os cursos de Bíblia, mas não desconsidero a sua relevância para uma compreensão do texto no contexto em que a obra nasceu. Remeto você consultar a excelente introdução dos profetas na Bíblia de Jerusalém.
Basta um principio fundamental: o exílio físico (real, verdadeiro) é imagem de outro exílio ( o exílio espiritual): o exílio da vida eterna e do Deus da vida. A possibilidade de perder o Reino de Deus, a promessa da salvação. É voltar à escravidão do pecado. Os exilados são tentados nesta neste terrível sofrimento pensar e conceber no coração: parece que a promessa de Deus fracassou igual atitude foi a situação dos discípulos de Emaús após o e a morte de cristo. Mas na realidade vai resplandecer como outrora no êxodo a fidelidade do senhor “eterno é seu amor” (Salmo 136).
O catecismo da Igreja católica referindo a exílio assim nos ajuda a compreender o fundamental; “o esquecimento a Lei a infidelidade a aliança desembocam na morte: é o Exílio, aparentemente fracasso das promessas, mas na realidade fidelidade misteriosa de Deus Salvador e inicio de uma restauração prometida, mas segundo o Espírito. Era preciso que o Povo de Deus sofresse essa purificação, o Exílio já traz a sombra a cruz , no Projeto de Deus, e o Reino dos Pobres que volta de lá e é uma das figuras mais transparentes da Igreja “ (CIC, 710)O exílio como a cruz traz um problema de fé: É mesmo o Senhor o Deus Salvador! Ele ainda se mantém fiel ás suas promessas! Por que estas leituras são proclamadas na vigília pascal. É o que meditaremos.

Agora o texto Bíblico (Is 54, 5-14)
1. O livro do profeta Isaias compõe de três partes, o presente texto faz parte do chamado “segundo Isaias” que pode ser considerado uma síntese da história do povo eleito nas suas relações com Deus. O povo eleito de Deus é apresentado com uma imagem de Esposa. O nome esposo é um dos que Deus  se dá (is 54,5) e que exprime o seu amor pelas criaturas. Imagem muito bela que exprime a intimidade da relação de Deus com o seu povo. Povo que ele ama tanto que depois enviará o seu filho que esposará a humanidade na santa páscoa. O amor que os une tem uma história; as amabilidades gratuitas de Deus e o triunfo da sua misericórdia sobre a infidelidade do seu povo (esposa infiel). O livro do profeta Oséias retrata bem a experiência do amor esponsal de Deus pelo povo sempre fiel de um lado, mas de outro a tração do povo (esposa infiel) a Deus.
2. Isaias profeta de é o instrumento e a voz que consola o seu povo de Deus  no Exílio. Como é importante ouvir uma palavra de alento numa situação de desalento. Coloque-se em atitude de escuta: “Não te envergonhes! Não terás mais que enrubescer... pois o teu esposo é o tu criador... repudia-se acaso a mulher desposada na Juventude! Por um momento eu te havia abandonado... mas no meu amor eu tenho piedade de ti... (Is 54,4-8). Este amor de Deus é tão grande, tão profundo, tão renovador que transformará a infiel esposa (povo eleito em uma esposa virginal.
3. Tal imagem de Deus esposo é encarnada por Jesus Cristo que vem esposara a sua igreja no Mistério pascal doando a sua vida. É no Mistério da cruz, loucura de Deus, que ele acaba de revelar o amor de Deus pos sua esposa infiel, que ele salva e santifica a esposa da qual ele é a cabeça (Ef 5,23-27). Agora antes a união simbolizada (esposa Deus com esposa Israel) é rela e verdadeira. É possível numa linguagem mais próxima de nós, o casamento entre deus e a humanidade consumada sem divórcio entre cristo e a Igreja, novo Israel purificada pelo sangue do cordeiro pascal. É no seu sangue que é selada a nova aliança (1Cor 2,25). É por isso que o Ap não chama Jerusalém esposa de Deus , mas esposa do cordeiro (Ap 21,9).
A igreja, esposa da Nova aliança: passou o antigo povo, mas chegou o Novo Povo de Deus. Que Jerusalém é esta, chamada a aliança como Filho de Deus! Não é mais o povo da antiga aliança, antes escravo, mas a mulher livre, a Jerusalém lá do alto (Gl 4,22-27). Ora, desde a vinda do Esposo (o Filho de Deus), o qual João batista deu testemunho (Jo 329), a humanidade é representada por duas mulheres, símbolos de duas cidades espirituais: de um lado Babilônia Idolatra (cf. Ap 17,-1-7; is 47), de outro a esposa do cordeiro que vem do céu junto (Ap 20,9), é do esposo (Cristo que ela tem a santidade – Ap 21,2.9ss).
Esta mulher é a Mãe dos filhos de Deus, dos que o cordeiro livra do dragão pela virtude do seu sangue (12, 1s.11-17). Nascemos nela, somos santificado nela pela graça de Cristo (tt 3,5ss) e se tornaram seres virgens, dignos de Cristo seu esposo (2Cor 11,20, unidos para sempre ao cordeiro (Ap 14,4).
As núpcias eternas: Nossa meta é participar das núpcias eternas. Estamos a caminho, pois a igreja é Mães dos filos de Deus, educadora da fé, na esperança e na caridade rumo a páscoa eterna. Já vivemos a união com Cristo esposo da Igreja, mas a sua plena união é na gloria com o senhor da gloria. Para participar das núpcias precisa preparação; a primeira etapa das núpcias, o tempo da vinda de Cristo (Mt 9,15s)que culmina na Hora em que sobre a cruz de Cristo, Novo Adão, santifica a Nova Eva, esta sai do seu lado, simbolizada pela água e pelo sangue, os sacramentos do batismo (novo nascimento) e Eucaristia (alimento eterno) Jo 19,34; Jo 5,6). Modelo das núpcias cristãs (Ef 5,25-32). A essas núpcias cristo convida todos os homens, antes de tudo o seu povo (Mat 22,1-10); para delas participar, mas se faz necessárias vestes núpcias (santidade de vida) (22,11s). Esse convite ressoa na Igreja em todos os tempos, é incerto o dia da vinda do esposo, a igreja exorta a vigilância (25,1-13).
Enfim, ao termo da história, será concluído o vestido nupcial da esposa, vestido d elinho de uma brancura resplandecente, tecido das obras dos fies. Este as aguardam como o vigia aguarda a autora este dia sem ocaso (Ap 19,7ss). O esposo julgara a esposa, responderá o apelo que o espírito inspira a Esposa, saciará a sede de todos desta Plena união de amor nupcial (Ap22,17).
Meditando com a Palavra de Deus:
a)     O Povo no exílio é apresentado sob a imagem típica de uma esposa repudiada pelo esposo. “teu esposo é aquele que te criou, seu nome “Senhor dos exércitos, teu redentor, O santo de Israel,chama-se  Deus de toda a terra”(5). Mas esposa infiel que rompe com o amor do seu esposo! o Deus que te criou e cercou-te de tanto carinho te salvou em cristo! Esposo fiel.
b)     O motivo do exílio foi um excesso de cólera de Deus “Deus oculta a sua face”, o pecado da esposa rompe com o esposo, mas com misericórdia eterna compadeci de ti...mas a sua misericórdia  permanece fiel. Medite sobre seu pecado  o exila de Deus, mas creia no seu amor redentor. (*v. 7-8).
c)     Cristo esposou a Igreja na páscoa: o Senhor mesmo designou-se como o “o esposo’ (Mc 2,9). O apostolo apresenta a Igreja e cada fiel, membro de seu corpo, como uma esposa “desposada” com Cristo senhor para ser com um só espírito. Sou membro do novo Povo de Deus, membro do corpo de cristo, santuário do Espírito. Como anda minha fidelidade ao Senhor na missão de cada. Sou chamado a renovar a minha aliança com o senhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOMEAÇÕES NA DIOCESE DE PETROLINA / PE:

Paróquia Nossa Senhora do Rosário inicia a festa de sua padroeira com uma belissima carreata/motocada e a Santa Missa de abertura!