16/03 (Quinta-Feira): PÁSCOA DE CRISTO NASCE NO HOMEM CORAÇÃO NOVO E UM ESPIRITO NOVO





Reze esta oração: Salmo 50
Criai em mim um coração que seja puro!
Criai e mim um coração que seja puro,
Daí-me de novo um espírito decidido.
Ó Senhor, não me afasteis de vossa face,
Nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

Daí-me de novo a alegria de ser salvo
E confirmai-me com espírito generoso!
Ensinarei vosso caminho aos pecadores,
E para vós se voltarão os transviados.

Pois não são de vosso agrado os sacrifícios,
E, se oferto um holocausto, o rejeitais.
Meu sacrifício é minha alma penitente,
Não desprezeis um coração arrependido!

Caros retirantes e internautas, esta leitura do profeta Ezequiel é a última do Antigo testamento na vigília pascal. Ele convida cada homem à renovação interior. Esta renovação é obra de Deus em Cristo por meio do batismo, novo nascimento (Jo 3,5). Agora o modo de ver e agir é orientado não pela carne, mas pelo espírito que dar vida. O coração do homem apresenta-se pesado e endurecido. É preciso que Deus de ao homem um coração novo. A conversão é antes de tudo uma obra da graça de Deus que reconduz nossos corações a ele: “converte-nos a ti, Senhor, e nos converteremos” (Lm 5,21).

A nova aliança em Cristo é justamente caracterizada pelo perdão dos pecados, por uma radical mudança do coração do homem, pela inabilitação do espírito Santo. É o dom, fruto da páscoa.” pelo fato de estamos mortos, ou, pelo mesmo, ferido pelo pecado, o primeiro efeito do dom do amor a remissão dos nosso pecados (CIC, 734).
Quando se perde o sentido de Deus, diz o Papa, também o sentido do homem fica ameaçado e contaminado... A criatura sem o Criador desaparece... Mais ainda, pelo esquecimento de Deus, a própria criatura fica obscurecida». E mais adiante: «Uma vez excluída a referência de Deus, não surpreende que o sentido de todas as coisas resulte profundamente deformado... Em realidade, vivendo, “como se Deus não existisse”, o homem perde não somente o mistério de Deus, senão também o do mundo e o de seu próprio ser». Isto acontece verdadeiramente com a entrada do pecado no coração do homem.
Em cristo, nova e eterna aliança (Jo 1,17) O mistério da encarnação direciona-se inteiramente para o mistério da morte e ressurreição, que constitui o mistério fundamental da salvação, adquirida definitivamente por toda a humanidade. Institui a nova aliança no seu sacrifício de salvação (Lc 22,20; 1Cor 11,25; também Mc 14,24; Mt 26,28). “Celebra-se a páscoa segundo o uso, comemora-se os acontecimentos do êxodo e do Sinai, renova-se a afirmação da própria fé  no Deus de Israel. Mas esta é a última , porque algo  novo e decisivo  está se realizando: é chegada enfim a páscoa autentica, da qual os acontecimentos  do êxodo e suas celebrações litúrgicas anuais não eram nada mais do a que a imagem e a antecipação,Jesus está por dar-se ao Pai por todos os homens. E O pai acolhe esse dom perfeito.  Desse modo será selada a nova aliança. Sobre o Sinai, Moisés havia imolada vitimas e derramado o seu sangue sobre o altar e sobre o povo fiel, simbolizando assim a união que se operava. Agora é com o sangue de Cristo imolado em sacrifício de expiação que a paz e selada. E é tal a perfeição desse sacrifício de expiação que a paz é selada. E tal a perfeição desse sacrifício que ele é o bastante para estabelecer para sempre a mais maravilhosa aliança.” (CARLOS ROCHETTA P. 111, apud GILBERTO, P. 38). O cristo morto e ressuscitado é a nossa Páscoa (Ef 2,14).
Meditando com a Palavra:
a)           Quaresma tempo de renovação interior. É exatamente o apelo do profeta Ez que anuncia uma nova e definitiva purificação. O que mais tenho cultiva no coração as obras da carne ou as obras do espírito!
b)           Examine como vai a sua conversão quotidiana: “a conversão se realiza  por meio de gestos  de reconciliação, do cuidado com os pobres, do exercício e da defesa da justiça e do direito, pela confissão dos fatos aos irmãos, pela correção fraterna, pela revisão de vida, pelo exame de consciência, pela direção espiritual, pela aceitação s dos sofrimentos...Tomar a sua cruz cada dia, e seguir a Jesus é o caminho mais seguro da penitencia” (CIC 1435).
c)            Na cruz , Jesus consuma seu sacrifício. Medite sobre o tomara a cruz de cada dia e seguir Jesus até participar da sua plena glória.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOMEAÇÕES NA DIOCESE DE PETROLINA / PE:

Paróquia Nossa Senhora do Rosário inicia a festa de sua padroeira com uma belissima carreata/motocada e a Santa Missa de abertura!