SABADO 18/03: TERCEIRA SEMANA DA QUARESMA
Amados retirantes e internautas estamos na terceira
semana da quaresma. É tempo forte de conversão para o Senhor. Vamos concentrar
hoje nossa meditação na liturgia do domingo, pois são textos magníficos que nos
preparam bem para a santa páscoa do Senhor. O Evangelho de Jesus segundo João é
quem nos guia nesta peregrinação, apresentando uma excelente catequese sobre o
sacramento do batismo, onde realiza a nossa páscoa. Cristo, água para nossa
sede, Cristo luz para nossas trevas no domingo seguinte, e Cristo ressurreição
para nossa vida no último domingo da quaresma. Vamos acompanhar a nossa leitura
orante. É necessário ler os textos da liturgia e somente depois meditar a
homilia.
Passo
a passo com os textos:
(Cardeal
Verdier).
Ó Espírito
Santo,
Amor do Pai e
do Filho!
Inspirai-me sempre aquilo que
devo pensar, aquilo que devo dizer, como eu devo dizê-lo, aquilo
que devo calar, aquilo que devo escrever, como eu devo agir,
aquilo que devo fazer, para procurar a Vossa glória, o bem das almas e
minha própria santificação.
Ó Jesus, toda a
minha confiança está em Vós.
Ó Maria, Templo
do Espírito Santo, ensinai-nos a sermos fiéis àquele que habita em nosso
coração.
Amém!
Passo
a passo com os textos
a.Leia
primeiro o texto: Ex 17,3-7:
( atentos ao ambiente, personagens, imagem) O trecho apresenta um dos fatos
mais comuns do deserto: o povo de Deus,
sedento de água, necessidade básica de todo ser. Mas a sede material é sinal de
outra sede, “sede de Deus”. Agostinho
sedento da verdade procurava saciar a sede em muitas águas até encontrar a sede
da verdade em Deus. “Tu nos fizestes para ti Senhor”.
Atitude do povo de Israel no deserto cansa da liberdade e reclama ao servo de Deus: Por que
nos fizestes sair do Egito? O Servo intercede pelo povo imagem como mais tarde
Jesus, qual novo Moisés intercede pela humanidade. Jesus tem sede que o povo
tenha “sede Dele” (1Tm 25). A tua sede
onde buscas saciar? Caso busques nas obras da carne, continuarás sedento.
Deus intervém,
escuta a súplica de Moisés e se revela
com a imagem ao afirmar : Sou o teu rochedo (Sl 17,3.32; 95,1; Is 30,29; 44,8)
“Fazendo brotar água da rocha, Deus se manifesta Salvador de seu povo e o põe em condições de prosseguir a
viagem a terra prometida. Água abundante da rocha sinal da abundancia da
salvação de Deus em Cristo, rocha viva.
Pecado de
Israel , pecado nosso, não reconhecer o amor providente de Deus. “Pus
maná no teu deserto, teu ódio me flagelou; fiz da pedra correr a´gua, o teu fel
me saturou” (Lamento do Senhor). Somos filhos ingratos que precisamos
voltar a rocha firma da Salvação!
“No Novo
Testamento a água exprime
simbolicamente o dom do Espirito Santo para geração de uma humanidade
nova. Cristo, sobre quem desceu e permaneceu o Espirito no momento do Batismo,
anuncia um renascimento na água e no
Espirito (Jo 3,5), promete abundancia de água-Espirito para os que creem”
(Missal Dominical p.160).
b.Leia
agora o Santo Evangelho, Cristo água para nossa sede eterna (Jo 4,4-42).
É uma rica
catequese sobre o sacramento do Batismo. È importande identificar o ambiente,
os personagens, os símbolos, as ações e a palavra que mais se repete “água”
símbolo do Espirito Santo, Dom da Páscoa. O QUE O TEXTO DIZ?
Entre o povo
Judeu e o povo samaritano existia hostilidade (lembra a parábola do samaritano a
aa atitude de um deste povo é elogiada por Jesus, “vai e faze o mesmo”.
Jesus, água para nossa sede, pede e
oferece água à samaritana.
Jesus rompe com toda a situação de preconceito “raça, sexo, religião”...toma a
iniciativa. “Dá-me de Beber” “tem sede de nós” “tenho sede expressão agonizando
na cruz”.
Dialogo entre
a sede de Jesus e a sede da samaritana: nasce um novo modo de ser e agir: da samaritana
o reconhecimento de Jesus como Salvador, rompe com a situação de pecado
“velho balde” e parte para o anuncio. Deixar o pecado, voltar a Deus e
partir....até a páscoa plena do Reino.
O Caminho da Samaritana e o nosso caminho
quaresmal: Dialogo mostra a pedagogia de Jesus, que se
revela aos poucos: A mulher pensa no inicio na água material, vai abrindo a
inteligência e o coração para outra água que sacia a sede, o Espirito Santo
“ah! Se conhecesse quem é que te pede água”.
Ela vê em Jesus primeiro um Judeu viajante (v. 9), depois o chama o
Senhor (15) (titulo pascal- porque é um
profeta (19) e, por fim O Messias esperado pelo povo (v. 24).
A descoberta e a partida para o anuncio: Rompe com o pecado, parte para
anunciar a vida nova que brotou do encontro com o Senhor. Antes elea ouviu” foi
discípulo do Senhor, agora é missionaria de Cristo, antes dos apóstolos.
Papa Francisco “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles
encontram com Jesus. Quantos de deixam salvar por Ele são libertados do pecado,
da tristeza, do vazio interior, do isolamento (EG, 1).
A água do poço: é símbolo de todas as satisfações humanas, não satisfaz plenamente, por
isso sempre se volta. O verbo “ter” nos fascina,
mas quanto mais “temos” mais queremos. “Além da sede fisiológica há um a sede
mais profunda em todo pessoa, em toda sociedade, em toda comunidade, do nosso
tempo: buscamos cada vez mais “coisas” para sacia-la; nada nos basta, nada nos
satisfaz. Nossa civilização só nos oferece bens de consumo, não VALORES
ESPIRITUAIS. (Missal Dominical, p. 161).
A água de Jesus é o espírito de Deus, que enche os corações. “Vinde, Espirito Santo enchei os corações dos
vossos fieis e acendei neles o fogo do vosso amor”. Só Cristo sacia plenamente
a sede do coração humano e a busca plena de felicidade (Mat 5,1).
O nosso caminho: No passado, o poço
foi um lugar de encontro. Hoje muitos são os lugares de encontro, de busca para saciar a sede profunda de vida,
um bar, uma boate, shop,
Buscam cada vez mais
"coisas" para saciá-la e nada os satisfaz. Bens de consumo!
Mas apenas o Senhor faz
um convite que enche o coração e a vida inteira de quem se deixa encontrar com
Ele
"Quem tiver sede...
venha a mim... e beba..." (cf. também Mar 11).
Antes e depois do encontro
com Jesus: Antes de encontrar
certamente e a preocupação e ocupação primeira era buscar o reino deste mundo,
o verbo ter em abundancia, prazer sem medida, mas certo dia num encontro com o
Senhor mudou a minha mentalidade e minhas atitudes. Que este retiro favoreça a
este encontro com o Senhor na liturgia e nos acontecimentos da vids. “com Jesus
renasce sem cessar a alegria”.
PEDIDO DE
JESUS: DÁ-ME DE BEBER (V. 10).
Dá-me dessa
água – responde a mulher. )V.
c.Leia
agora o texto Ro 5,1-2.5-8 : O
amor do coração Jesus Cristo crucificado
e ressuscitado derramado em nosso coração.
Para o Apostolo Paulo, a rocha é Cristo, e já no tempo do
êxodo aqueles que estavam voltados para a sua vinda bebiam dele (cf. 1Cor
10,3-4). A água que brota da água, de Cristo, é precisamente á agua do batismo
que nos sacia com o mesmo Espirito ) cf. 1Cor 12,13).
João vê o cumprimento do sinal na Hora da
morte-glorificação de Jesus, quando ele “entrega o espirito ‘ e do seu lado
traspassado correm sangue e água.
“pela união da Palavra (da fé) com o elemento )água)
realiza-se o sacramento, Dom de Deus e livre resposta do homem”. (Santo
Agostinho).
Termine a meditação com salmo 94 Hoje não fecheis o vosso
corção, mas ouvi a voz do Senhor. Agora sim medite a homilia de Dom Henrique.
Ex 17,3-7
Sl 94
Rm 5,1-2.5-8
Jo 4,5-42
Sl 94
Rm 5,1-2.5-8
Jo 4,5-42
A Quaresma é tempo de
caminho para a santa Páscoa, Páscoa de Cristo e nossa. Ora, é pelo
Batismo e a Eucaristia que entramos misteriosamente na Páscoa do Senhor,
no seu mistério de morte e ressurreição. Por isso celebramos a Noite Santa de
Páscoa com o Batismo e a Eucaristia! Pois bem, o Evangelho de hoje é uma
belíssima catequese batismal!
Acompanhemos passo a passo este texto belíssimo. “Chegou
uma mulher da Samaria para buscar água”. Essa mulher, essa samaritana, essa
pagã, representa os povos não-judeus, os que ainda não conheciam o Deus
verdadeiro. Eles vêm, sedentos, procurando uma água que não sacia
definitivamente; eles têm de voltar sempre ao poço, buscam saciar a sede de
tantos modos, e continuam sempre com sede: “Todo aquele que bebe desta
água terá sede de novo”. Consumismo, sexo, liberdade desenfreada, droga,
poder, dinheiro, ciência sem ética nem limites, facilidades... nada disso sacia
de modo definitivo o nosso coração! Jesus provoca a mulher: “Se
conhecêsseis o dom de Deus e quem é que te pede ‘Dá-me de beber’, tu mesma lhe
pedirias a ele, e ele te daria água viva”. Frase estupenda! O Dom de Deus é o Espírito Santo; é ele
á água que jorra para a vida eterna. Em Jo 7,37, Jesus convidou: “Se
alguém tem sede, venha a mim, e beba aquele que crê em mim”. E o
Evangelista recorda que do seio do Messias sairão rios de água viva, o Espírito
Santo (cf. Jo 7,38). E quem é que
pede de beber? O Messias, isto é, o Ungido com o Espírito, o doador do
Espírito, da água que nos sacia de vida eterna!
Diante disso, a Samaritana – e nós também – suplica: “Senhor,
dá-me dessa água!” Esta água só pode ser recebida no sacramento do
Batismo! Como aquele outro pedido: “Senhor, dá-nos deste pão” (Jo
6,34). Eis o Batismo; eis a Eucaristia! É assim que a vida de Jesus nos chega!
Mas, não se pode receber o Batismo sem
primeiro se reconhecer pecador, sem primeiro confessar seu pecado e buscar a
remissão no Espírito Santo que Jesus dá! Quem não se humilha diante do
Senhor, quem não se reconhece pecador, não beberá dessa água! Por isso, Jesus
revela o pecado da mulher, toca seu ponto fraco, fá-la reconhecer-se indigna,
não para envergonhá-la, mas para libertá-la com a verdade: “Vai chamar
teu marido!” A mulher era adúltera, com vários maridos, como os
pagãos, com seus vários deuses! Jesus, então, revela que os pagãos adoram o que
não conhecem, porque “a salvação vem dos judeus!” Interessante
o ecumenismo de Jesus: não mascara a verdade, não nega a verdadeira fé, em nome
de um falso diálogo! A salvação vem dos judeus, porque é dos judeus que Cristo
vem – ele, o único verdadeiro Salvador, fora do qual não há nem pode haver
salvação alguma! Há tanto teólogo sabido esquecendo isso! Por outro lado, o
judaísmo vai ser superado: “Está chegando a hora em que os verdadeiros
adoradores adorarão o Pai em Espírito e Verdade” e não mais em
Jerusalém! Eis: quando Cristo der o seu Espírito, é nesse Espírito de Verdade,
Espírito de Cristo, recebido nas águas do Batismo, que a humanidade encontrará
a Deus! Esses são os adoradores que o Pai procura, pois a salvação definitiva
vem de Cristo, presente nos sacramentos da sua Igreja católica, sobretudo no
Batismo e na Eucaristia! É nele que judeus e pagãos são chamados a formar um só
povo de verdadeiros adoradores!
Finalmente, o misterioso diálogo de Jesus com os apóstolos: “Tenho um alimento que não conheceis: o
meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra”.
O alimento de Jesus é levar o Reino do Pai a todos os povos, judeus e pagãos! É
o que Jesus acabara de fazer com a Samaritana... e ela está chamando outros até
Jesus. Por isso, Jesus diz: "Levantai os olhos e vede os campos:
eles estão dourados para a colheita! O ceifeiro já está recebendo o salário e
recolhe fruto para a vida eterna! Um é o que semeia, outro o que colhe!" O
Senhor está semeando para que os Apóstolos colham depois da Páscoa! Mas, a
conversão daqueles samaritanos é já um sinal e uma antecipação da colheita, da
conversão dos pagãos.
Que dizer mais? Somos a colheita de Cristo! “Estamos em
paz com Deus por Jesus Cristo”. Porque fomos batizados nele, vivemos na
esperança, pois já experimentamos em nós a vida eterna, pois “o amor de
Deus foi derramado como água em nossos corações pelo Espírito que nos foi
dado!” E tudo isso, graças ao que Cristo semeou com sua morte, tornando-se
grão que dá fruto para a vida eterna! Eis que prova de amor tão grande o Pai
nos deu! Eis em que consiste o Reino que Jesus veio anunciar e trazer! Eis a
obra do Pai, que é o alimento de Jesus!
Eis! Na sede do nosso caminho de vida e de Quaresma, olhemos para
Jesus, aproximemo-nos dele, o Rochedo que, ferido na cruz, de lado aberto, faz
jorrar a água do Espírito para o seu povo peregrino e sedento. O mundo, tão
sedento, procura matar a sede em tantas águas sujas, envenenadas, águas que matam!
Que nós matemos nossa sede no Cristo, novo Rochedo, que jorra a água do
Espírito, que dura para a vida eterna! Que ele alimente nosso caminho quaresmal
até a Páscoa da glória! Amém
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