SABADO 18/03: TERCEIRA SEMANA DA QUARESMA



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Amados retirantes e internautas estamos na terceira semana da quaresma. É tempo forte de conversão para o Senhor. Vamos concentrar hoje nossa meditação na liturgia do domingo, pois são textos magníficos que nos preparam bem para a santa páscoa do Senhor. O Evangelho de Jesus segundo João é quem nos guia nesta peregrinação, apresentando uma excelente catequese sobre o sacramento do batismo, onde realiza a nossa páscoa. Cristo, água para nossa sede, Cristo luz para nossas trevas no domingo seguinte, e Cristo ressurreição para nossa vida no último domingo da quaresma. Vamos acompanhar a nossa leitura orante. É necessário ler os textos da liturgia e somente depois meditar a homilia.
Passo a passo com os textos:
(Cardeal Verdier).
Ó Espírito Santo,

Amor do Pai e do Filho!
Inspirai-me sempre aquilo que devo pensar, aquilo que devo dizer, como eu devo dizê-lo, aquilo que devo calar, aquilo que devo escrever, como eu devo agir, aquilo que devo fazer, para procurar a Vossa glória, o bem das almas e minha própria santificação.
Ó Jesus, toda a minha confiança está em Vós.
Ó Maria, Templo do Espírito Santo, ensinai-nos a sermos fiéis àquele que habita em nosso coração.
Amém!
Passo a passo com os textos
a.Leia primeiro o texto: Ex 17,3-7: ( atentos ao ambiente, personagens, imagem) O trecho apresenta um dos fatos mais comuns do deserto:  o povo de Deus, sedento de água, necessidade básica de todo ser. Mas a sede material é sinal de outra sede, “sede de Deus”. Agostinho sedento da verdade procurava saciar a sede em muitas águas até encontrar a sede da verdade em Deus. “Tu nos fizestes para ti Senhor”.
Atitude do povo  de Israel no deserto cansa da liberdade e reclama ao servo de Deus: Por que nos fizestes sair do Egito? O Servo intercede pelo povo imagem como mais tarde Jesus, qual novo Moisés intercede pela humanidade. Jesus tem sede que o povo tenha “sede Dele” (1Tm 25).  A tua sede onde buscas saciar? Caso busques nas obras da carne, continuarás sedento.
Deus intervém, escuta a súplica  de Moisés e se revela com a imagem ao afirmar : Sou o teu rochedo (Sl 17,3.32; 95,1; Is 30,29; 44,8) “Fazendo brotar água da rocha, Deus se manifesta Salvador de seu povo e o põe em condições de prosseguir a viagem a terra prometida. Água abundante da rocha sinal da abundancia da salvação de Deus em Cristo, rocha viva.
Pecado de Israel , pecado nosso, não reconhecer o amor providente de Deus.  Pus maná no teu deserto, teu ódio me flagelou; fiz da pedra correr a´gua, o teu fel me saturou” (Lamento do Senhor). Somos filhos ingratos que precisamos voltar a rocha firma da Salvação!
“No Novo Testamento a água exprime simbolicamente o dom do Espirito Santo para geração de uma humanidade nova. Cristo, sobre quem desceu e permaneceu o Espirito no momento do Batismo, anuncia um renascimento na água e no Espirito (Jo 3,5), promete abundancia de água-Espirito para os que creem” (Missal Dominical p.160).
b.Leia agora o Santo Evangelho, Cristo água para nossa sede eterna (Jo 4,4-42).
É uma rica catequese sobre o sacramento do Batismo. È importande identificar o ambiente, os personagens, os símbolos, as ações e a palavra que mais se repete “água” símbolo do Espirito Santo, Dom da Páscoa. O QUE O TEXTO DIZ?
Entre o povo Judeu e o povo samaritano existia hostilidade (lembra a parábola do samaritano a aa atitude de um deste povo é elogiada por Jesus, “vai e faze o mesmo”.
Jesus, água para nossa sede, pede e oferece água à samaritana. Jesus rompe com toda a situação de preconceito “raça, sexo, religião”...toma a iniciativa. “Dá-me de Beber” “tem sede de nós” “tenho sede expressão agonizando na cruz”.
Dialogo entre a sede de Jesus e a sede da samaritana: nasce um novo modo de ser e agir:  da samaritana  o reconhecimento de Jesus como Salvador, rompe com a situação de pecado “velho balde” e parte para o anuncio. Deixar o pecado, voltar a Deus e partir....até a páscoa plena do Reino.
O Caminho da Samaritana e o nosso caminho quaresmal: Dialogo mostra a pedagogia de Jesus, que se revela aos poucos: A mulher pensa no inicio na água material, vai abrindo a inteligência e o coração para outra água que sacia a sede, o Espirito Santo “ah! Se conhecesse quem é que te pede água”.
                                                                      
Ela vê em Jesus primeiro um Judeu viajante (v. 9), depois o chama o Senhor  (15) (titulo pascal- porque é um profeta (19) e, por fim O Messias esperado pelo povo  (v. 24).

A descoberta e a partida para o anuncio: Rompe com o pecado, parte para anunciar a vida nova que brotou do encontro com o Senhor. Antes elea ouviu” foi discípulo do Senhor, agora é missionaria de Cristo, antes dos apóstolos.

Papa Francisco “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles encontram com Jesus. Quantos de deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento (EG, 1). 

A água do poço: é símbolo de todas as satisfações humanas, não satisfaz plenamente, por isso sempre se volta.  O verbo “ter” nos fascina, mas quanto mais “temos” mais queremos. “Além da sede fisiológica há um a sede mais profunda em todo pessoa, em toda sociedade, em toda comunidade, do nosso tempo: buscamos cada vez mais “coisas” para sacia-la; nada nos basta, nada nos satisfaz. Nossa civilização só nos oferece bens de consumo, não VALORES ESPIRITUAIS. (Missal Dominical, p. 161).

A água de Jesus é o espírito de Deus, que enche os corações.  “Vinde, Espirito Santo enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo do vosso amor”. Só Cristo sacia plenamente a sede do coração humano e a busca plena de felicidade (Mat 5,1).
 
O nosso caminho: No passado, o poço foi um lugar de encontro. Hoje muitos são os lugares de encontro,  de busca para saciar a sede profunda de vida, um bar, uma boate, shop,

Buscam cada vez mais "coisas" para saciá-la e nada os satisfaz. Bens de consumo!

Mas apenas o Senhor faz um convite que enche o coração e a vida inteira de quem se deixa encontrar com Ele

"Quem tiver sede... venha a mim... e beba..." (cf. também Mar 11).

Antes e depois do encontro com Jesus: Antes de encontrar certamente e a preocupação e ocupação primeira era buscar o reino deste mundo, o verbo ter em abundancia, prazer sem medida, mas certo dia num encontro com o Senhor mudou a minha mentalidade e minhas atitudes. Que este retiro favoreça a este encontro com o Senhor na liturgia e nos acontecimentos da vids. “com Jesus renasce sem cessar a alegria”.

PEDIDO DE JESUS: DÁ-ME DE BEBER (V. 10).
Dá-me dessa água – responde a mulher. )V.
c.Leia agora o texto Ro 5,1-2.5-8 : O amor  do coração Jesus Cristo crucificado e ressuscitado derramado em nosso coração.
Para o Apostolo Paulo, a rocha é Cristo, e já no tempo do êxodo aqueles que estavam voltados para a sua vinda bebiam dele (cf. 1Cor 10,3-4). A água que brota da água, de Cristo, é precisamente á agua do batismo que nos sacia com o mesmo Espirito ) cf. 1Cor 12,13).
João vê o cumprimento do sinal na Hora da morte-glorificação de Jesus, quando ele “entrega o espirito ‘ e do seu lado traspassado correm sangue e água.
“pela união da Palavra (da fé) com o elemento )água) realiza-se o sacramento, Dom de Deus e livre resposta do homem”. (Santo Agostinho).
Termine a meditação com salmo 94 Hoje não fecheis o vosso corção, mas ouvi a voz do Senhor. Agora sim medite a homilia de Dom Henrique.
Ex 17,3-7
Sl 94
Rm 5,1-2.5-8
Jo 4,5-42
                A Quaresma é tempo de caminho para a santa Páscoa, Páscoa de Cristo e nossa. Ora, é pelo Batismo e a Eucaristia que entramos misteriosamente na Páscoa do Senhor, no seu mistério de morte e ressurreição. Por isso celebramos a Noite Santa de Páscoa com o Batismo e a Eucaristia! Pois bem, o Evangelho de hoje é uma belíssima catequese batismal! 
                Acompanhemos passo a passo este texto belíssimo. “Chegou uma mulher da Samaria para buscar água”. Essa mulher, essa samaritana, essa pagã, representa os povos não-judeus, os que ainda não conheciam o Deus verdadeiro. Eles vêm, sedentos, procurando uma água que não sacia definitivamente; eles têm de voltar sempre ao poço, buscam saciar a sede de tantos modos, e continuam sempre com sede: “Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo”. Consumismo, sexo, liberdade desenfreada, droga, poder, dinheiro, ciência sem ética nem limites, facilidades... nada disso sacia de modo definitivo o nosso coração! Jesus provoca a mulher: “Se conhecêsseis o dom de Deus e quem é que te pede ‘Dá-me de beber’, tu mesma lhe pedirias a ele, e ele te daria água viva”. Frase estupenda! O Dom de Deus é o Espírito Santo; é ele á água que jorra para a vida eterna. Em Jo 7,37, Jesus convidou: “Se alguém tem sede, venha a mim, e beba aquele que crê em mim”. E o Evangelista recorda que do seio do Messias sairão rios de água viva, o Espírito Santo (cf. Jo 7,38). E quem é que pede de beber? O Messias, isto é, o Ungido com o Espírito, o doador do Espírito, da água que nos sacia de vida eterna!
                Diante disso, a Samaritana – e nós também – suplica: “Senhor, dá-me dessa água!” Esta água só pode ser recebida no sacramento do Batismo! Como aquele outro pedido: “Senhor, dá-nos deste pão” (Jo 6,34). Eis o Batismo; eis a Eucaristia! É assim que a vida de Jesus nos chega! Mas, não se pode receber o Batismo sem primeiro se reconhecer pecador, sem primeiro confessar seu pecado e buscar a remissão no Espírito Santo que Jesus dá! Quem não se humilha diante do Senhor, quem não se reconhece pecador, não beberá dessa água! Por isso, Jesus revela o pecado da mulher, toca seu ponto fraco, fá-la reconhecer-se indigna, não para envergonhá-la, mas para libertá-la com a verdade: “Vai chamar teu marido!” A mulher era adúltera, com vários maridos, como os pagãos, com seus vários deuses! Jesus, então, revela que os pagãos adoram o que não conhecem, porque “a salvação vem dos judeus!” Interessante o ecumenismo de Jesus: não mascara a verdade, não nega a verdadeira fé, em nome de um falso diálogo! A salvação vem dos judeus, porque é dos judeus que Cristo vem – ele, o único verdadeiro Salvador, fora do qual não há nem pode haver salvação alguma! Há tanto teólogo sabido esquecendo isso! Por outro lado, o judaísmo vai ser superado: “Está chegando a hora em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em Espírito e Verdade” e não mais em Jerusalém! Eis: quando Cristo der o seu Espírito, é nesse Espírito de Verdade, Espírito de Cristo, recebido nas águas do Batismo, que a humanidade encontrará a Deus! Esses são os adoradores que o Pai procura, pois a salvação definitiva vem de Cristo, presente nos sacramentos da sua Igreja católica, sobretudo no Batismo e na Eucaristia! É nele que judeus e pagãos são chamados a formar um só povo de verdadeiros adoradores!
                Finalmente, o misterioso diálogo de Jesus com os apóstolos: Tenho um alimento que não conheceis: o meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra. O alimento de Jesus é levar o Reino do Pai a todos os povos, judeus e pagãos! É o que Jesus acabara de fazer com a Samaritana... e ela está chamando outros até Jesus. Por isso, Jesus diz: "Levantai os olhos e vede os campos: eles estão dourados para a colheita! O ceifeiro já está recebendo o salário e recolhe fruto para a vida eterna! Um é o que semeia, outro o que colhe!" O Senhor está semeando para que os Apóstolos colham depois da Páscoa! Mas, a conversão daqueles samaritanos é já um sinal e uma antecipação da colheita, da conversão dos pagãos.
                Que dizer mais? Somos a colheita de Cristo! “Estamos em paz com Deus por Jesus Cristo”. Porque fomos batizados nele, vivemos na esperança, pois já experimentamos em nós a vida eterna, pois “o amor de Deus foi derramado como água em nossos corações pelo Espírito que nos foi dado!” E tudo isso, graças ao que Cristo semeou com sua morte, tornando-se grão que dá fruto para a vida eterna! Eis que prova de amor tão grande o Pai nos deu! Eis em que consiste o Reino que Jesus veio anunciar e trazer! Eis a obra do Pai, que é o alimento de Jesus!
                Eis! Na sede do nosso caminho de vida e de Quaresma, olhemos para Jesus, aproximemo-nos dele, o Rochedo que, ferido na cruz, de lado aberto, faz jorrar a água do Espírito para o seu povo peregrino e sedento. O mundo, tão sedento, procura matar a sede em tantas águas sujas, envenenadas, águas que matam! Que nós matemos nossa sede no Cristo, novo Rochedo, que jorra a água do Espírito, que dura para a vida eterna! Que ele alimente nosso caminho quaresmal até a Páscoa da glória! Amém

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