17/03 (Sexta-Feira) A PASCOA PAIXÃO




Texto O Desígnio Salvador em Cristo
O Senhor havia ordenado de antemão seus próprios padecimentos nos patriarcas, nos profetas e em todo o povo, pondo como seu selo a Lei e os profetas. Pois o que devia realizar-se de modo inaudito e grandioso estava preparado desde muito, a fim de que ao suceder fosse crido, depois de tão vaticinado (...)
Ele, o cordeiro emudecido,
o cordeiro imolado,
nascido de Maria, a ovelha bela,
o cordeiro levado do rebanho ao matadouro,
sacrificado à tarde, sepultado à noite.
Não lhe quebraram os ossos no madeiro,
na terra não sofreu a corrupção,
mas ressurgiu dentre os mortos, 
ressuscitou o homem das profundezas do sepulcro.
Ele, entregue à morte. 
Onde? 

No meio de Jerusalém. 
Por que?
Porque curou os coxos,
purificou os leprosos,
trouxe a luz aos cegos,
despertou os mortos.
Por isto padeceu...

Por que cometeste, ó Israel, tão grande injustiça, 
entregando teu Senhor a tais sofrimentos,
ele, teu amo,
ele, que te plasmou,
te criou,
te honrou,
te chamou Israel?
Não te mostraste" Israel" pois não viste a Deus,
não reconheceste o Senhor,
não soubeste ser ele o primogênito de Deus,
aquele que foi gerado antes da estrela matutina,
aquele que fez brotar a luz,
fez brilhar o dia,
separou as trevas,
firmou o primeiro fundamento,
suspendeu a terra,
secou o abismo,
estendeu o céu,
organizou o mundo,
dispôs no alto os astros,
fez resplandecer as estrelas,
fez os anjos celestiais,
fixou nas alturas os tronos,
modelou na terra o homem!
Ele, o que te escolheu e te guiou de Adão a Noé,
de Noé a Abraão,
de Abraão a Isaac, a Jacó e aos patriarcas;
aquele que te conduziu ao Egito e te protegeu e sustentou, 
que iluminou teu caminho com a coluna de fogo,
te ocultou sob a nuvem,
e dividiu o mar Vermelho para atravessares suas águas.
Que dispersou teu inimigo,
te deu o maná do alto,
e a água da pedra.
Que te deu a Lei em Horeb,
e te fez herdar a terra,
que te enviou os profetas (Melitão de sardes)
Na meditação anterior as duas faces da páscoa, a páscoa de Deus para libertar Israel e a páscoa do homem para sair da situação de escravidão do pecado com a ajuda da graça de Deus. Agora na presente mediação o enfoque é sobre o sentido da páscoa: páscoa paixão, páscoa passagem. Caros retirantes três perguntas são fundamentais para o sentido da páscoa. O que significa a páscoa para os judeus! O significa a páscoa para Cristo! O que significa a páscoa para o cristão! Significa um rito e uma passagem. Vamos pouco a pouco meditar o seu profundo sentido. Coragem! O caminho é longo!
Os cristãos tomam a pergunta, mas o conteúdo da resposta é novo. Que significa este Rito!  As respostas são apresentadas por duas tradições pascais da Igreja antiga. No inicio, até o III século, do ponto de vista dos conteúdos teológicos, existe uma tradição pascal profundamente UNITÁRIA. É a tradição que, devido ao lugar de origem e de maior florescimento, a Ásia menor, é chamada “asiática”. Trata-se de uma páscoa cristologica., pelo conteúdo histórico-comemorativo e escatológico. Cristo é o protagonista da páscoa. A páscoa comemora  toda a história da salvação, cume é a páscoa de Cristo e se prolonga na Igreja até a sua volta gloriosa. A páscoa é Cristo (Justino e Melitão).
De cristo, porém, a páscoa comemora sobretudo “ a grande imolação’ (Apolinário de Gerápolis). Não quero entrar em detalhes sobre o dia da páscoa celebrada pela duas tradições (as Igreja  da Asia Menor: Inspira páscoa hebraica e são João (14 de Nisan em qualquer dia que caísse da semana) refere-se a páscoa hebraica e a ai  a imolação de Jesus na cruz o evento pascal por excelência) O resto da humanidade com Roma a frente celebrava a festa no domingo – dia fixo da semana. A da data dar-se maior enfoque ao mistério da imolação ou ao mistério da ressurreição. É certo que na opção de de um enfoque (páscoa-paixão) ofusca o outro aspecto (páscoa ressurreição) , não se separam. A Páscoa paixão dos seguidores assemelham-se ao mestre na existência rela das tribuações que passavam. “O mártir faz aqui a sua sexta feira santa e celebra o seu domingo de ressurreição.
A morte gloriosa de Cristo é morte da morte, não morte como nós concebemos de algo horrível, destruidor. A vida triunfa da morte. O “aniquilmaneto da morte na vitória’ (1Cor 15,54). “A paixão de Jesus foi a nossa ressurreição” (Santo Inácio de Antioquia). Verdadeiro homem Jesus é também verdadeiro Deus ‘ graças ao seu espírito que não podeis morrer, matou a morte  que matava o homem”. (Melitão de sardes).
PASCOA –PASSAGEM
A segunda tradição grande tradição pascal nasce em Alexandria no inicio do III século, com Clemente e Origines. Eles retomam e cristianizam a concepção moral e espiritual – que tem por centro o homem como sujeito e protagonista da Páscoa que floresceu no judaísmo helenístico. O Êxodo acontece não somente fisicamente, mas espiritualmente. Toda a vida é um Êxodo do nascimento até a a sua plenitude.
O enfoque não no passado pascal, mas no presente. O fato histórico do Êxodo  como o fato da ressurreição do senhor tem repercussão no interior do homem. Cristo , nossa páscoa torna-se real na minha alma.
 a síntese agostiniana: A páscoa, passagem através da Paixão:
Nota: Estamos no fim do IV século as discussões ainda sobre páscoa Paixão de Cristo, páscoa passagem do homem a vida nova. Mas agora a discussão gira em torno ao significado da páscoa. Os Latinos , que tinham tomado  emprestado da Ásia Menor a sua primeira teologia pascal, continuavam a explicar  a páscoa como “paixão’.Centrada em Jesus Cristo. “Está escrito: é a páscoa do Senhor’...Páscoa do Senhor, porque  não foi o povo, mas o Senhor que na páscoa foi imolado em figura do cordeiro” (Gregório  Illiberitano). Páscoa “o dia em que Cristo foi imolado”. Outra enfoque com Santo Ambrosio que conhecia o grego é faz chegar ao Ocidente as idéias de Filon e de Origines, páscoa a passagem do homem dos vícios para a virtude, da culpa para a graça (santo Ambrosio). Vem Santo Jerônimo, que traduzindo a Bíblia dos textos originais, descobriu e revelou aos latinos que páscoa significa, sim, passagem, mas passagem de Deus, não passagem do homem. Outros contrapõe a questão como Ambrosi´ster que viveu em Roma no tempo do papa Damaso: “páscoa, escreve, significa imolação...’. Pois Cristo é a causa da salvação e o efeito passagem do homem para vida nova. Muita dificuldade sentida pelos autores acerca do significado da páscoa, ainda não clara para eles, e tal dificuldade consiste na diferença entre o nome e o conteúdo da páscoa.
Ainda faz bem perguntar: por que chamar a paixão de Cristo “pascoa’, se páscoa significa passagem!...

Autor do Texto: Padre Jose Humberto Ferreira


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