05-04 Quarta “Ó FELIZ CULPA” a páscoa como renovação do mundo




05-04 Quarta  “Ó FELIZ CULPA” a páscoa como renovação do mundo
Resultado de imagem para pascoa jesus
Meu caro continue a mediação sobre o Exultet. É verdadeiramente uma catequese sobre o verdadeiro sentido da páscoa. É fonte de renovação na Igreja, no mundo em cada um de nós. Bendito seja Deus porque até agora perseveramos com a sua graça nesta jornada quaresmal.
É de tradição que criação e páscoa
têm vínculos que não se separam. , pois o Deus que nos criou nos salvou em seu amor para sempre. A Noite da páscoa faz memória de outras noites importantes na história da salvação, como a noite da criação,  a noite da Imolação do Isaac, a noite do êxodo do Egito , a noite final, quando o mundo será transformado. (Ex 12,42). Se houve uma criação em Cristo, também há uma nova criação na páscoa de Cristo. Paulo fala da páscoa de Cristo e do batismo como nova criação (cf. 2 Cor 5,17; Gl 6,15). É tão expressiva uma homilia pascal do ano 387 d. C. que tomo um fragmento. Eis: “Querendo a ressurreição para o homem decaído...” É significativa na Vigília pascal a leitura de Genesis 1 (já meditamos ) ela proclamada na Vigília pascal quer significar que a páscoa é uma nova criação.
No exultet ressoa o tema da páscoa como renovação: “Alegre-e também a terra amiga, que em meio a tantas luzes resplandece; e , vendo dissipar-se  a treva antiga, ao sol do eterno rei brilha e se aquece” E ainda: “pois esta noite lava todo crime, liberta o pecado dos grilhões; dissipa o ódio e dobra os poderosos, enche de luz e paz os corações”.
O Exultet avança e fala de uma renovação para frente: ‘ó Pecado de Adão indispensável, pois o cristo o disslve em seu maor, ó culpa tão feliz que há merecido  a graça de um tão grande salvador”.
Caro irmão a razão da ênfase na expressão “Ó feliz’ culpa. Que autoridade é essa que proclamou? É autoridade de um padre da Igreja. Parece que o exultet foi escrito na Gália, no decorrer do século V. É de Santo Ambrosio a sua inspiração. Falando da culpa de Adão exclama: “ feliz ruína que foi reparada para melhor”. Por sua vê, Ambrosio inspira na sagrada Escritura “onde abundou  o pecado, superabundou a graça” ( Rom 5,9). ´O feliz culpa “é um grito de esperança   de otimismo, que não encontra no seu cojunto sua justificação em nenhum texto da escritura tomado isoladamente, mas quanto muot no seu conjunto,na convicção de que o poder de Deus é tal que sabe tirar  o bem de tudo, ‘também do mal’ como dizia Santo Agostinho (CATALAMESSA, p 105).

COMO TRANSMITIR A HERANÇA AOS FILHOS
Tempo passado que a páscoa era o centro na celebração, fonte e ápice de todo o ano litúrgico. Única celebração bem preparada com uma catequese mistagogica, mas como tempo fragmentou-se em celebrações o seu conteúdo. “Na páscoa revivia, uma síntese poderosa toda a história sagrada, de seus inícios até o seu cumprimento em cristo, e toda a vida do próprio Cristo, do seu nascimento a sua volta final”. A liturgia deseja resgatar orientada pelas reforma do concilio vaticano II, mas perdeu muito do seu ardor pascal e mistagogico. Não tem muito êxito ,mas por que razão?
Sempre me preocupei em celebrar o mistério pascal como exige a sua natureza, em preparar os fies com uma jornada quaresmal, em dar formação, mas agora tenho a disposição a metodologia do SINE – hoje a melhor forma a longo prazo para formar verdadeiros discípulos missionário do senhor na sua integralidade. Que pena  não ainda é eco em toda a diocese! Mas vamos fazer a nossa parte como se deve.
Deixe ecoar esta pergunta em seu coração: como fazer reviver esse patrimônio e como apresentá-lo vivo e sempre novo a nossa geração?
Como reencontrar o entusiasmo que fazia um padre da Igreja exclamar: “Ó grande e santa páscoa, eu falo contigo como a um ser vivente” (S. Greegório Nazianzeno).
Que fazer para que a páscoa seja momento esperado, em que a Igreja como dizia Astério: “é introduzida na herança” e por sua vez nele introduz os seus filhos? A fonte que tudo renova é a liturgia professada, celebrada, vivida e orada conforme a tradição da igreja orienta. Pouco a pouco é o que queremos e estamos apresentando os meios.
Que fazer para que a páscoa não passe em vão, um rito sem alma, sem a passagem de uma situação do (velho homem) para o homem novo? Que sinais de páscoa agora  eu devo manifestar?

Reze com a Igreja

Esta parte do Precônio que anuncia a Páscoa, na Noite Santa:
Esta é, Senhor, a noite em que do Egito
retirastes os filhos de Israel.
Transpondo o Mar Vermelho a pé enxuto,
rumo à terra onde corre leite e mel.
Ó noite em que a coluna luminosa
as trevas do pecado dissipou
e aos que creem no Cristo em toda a terra,
em novo Povo eleito congregou!
Ó noite em que Jesus rompeu o Inferno
ao ressurgir da morte, vencedor.
De que nos valeria ter nascido,
se não nos resgatasse Seu amor?
Ó Deus, quão estupenda caridade,
vemos no Vosso gesto fulgurar.
Não hesitais em dar o próprio Filho
para a culpa dos servos resgatar.
Pois esta noite lava todo o crime,
liberta o pecador dos seus grilhões.
Dissipa o ódio e dobra os poderosos,
enche de luz e paz os corações.
Ó noite de alegria verdadeira
que prostra o faraó, e ergue os hebreus,
que une de novo o Céu e a terra inteira,
pondo, na treva humana, a luz de Deus” (Precônio Pascal).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOMEAÇÕES NA DIOCESE DE PETROLINA / PE:

Paróquia Nossa Senhora do Rosário inicia a festa de sua padroeira com uma belissima carreata/motocada e a Santa Missa de abertura!