05-04 Quarta “Ó FELIZ CULPA” a páscoa como renovação do mundo
05-04 Quarta “Ó FELIZ CULPA” a páscoa como renovação do
mundo
Meu caro continue a
mediação sobre o Exultet. É verdadeiramente uma catequese sobre o verdadeiro
sentido da páscoa. É fonte de renovação na Igreja, no mundo em cada um de nós.
Bendito seja Deus porque até agora perseveramos com a sua graça nesta jornada
quaresmal.
É
de tradição que criação e páscoa
têm vínculos que não se separam. , pois o Deus que nos criou nos salvou em seu
amor para sempre. A Noite da páscoa faz memória de outras noites importantes na
história da salvação, como a noite da criação,
a noite da Imolação do Isaac, a noite do êxodo do Egito , a noite final,
quando o mundo será transformado. (Ex 12,42). Se houve uma criação em Cristo,
também há uma nova criação na páscoa de Cristo. Paulo fala da páscoa de Cristo
e do batismo como nova criação (cf. 2 Cor 5,17; Gl 6,15). É tão expressiva uma
homilia pascal do ano 387 d. C. que tomo um fragmento. Eis: “Querendo a
ressurreição para o homem decaído...” É significativa na Vigília pascal a
leitura de Genesis 1 (já meditamos ) ela proclamada na Vigília pascal quer
significar que a páscoa é uma nova criação.
No exultet ressoa o tema
da páscoa como renovação: “Alegre-e também a terra amiga, que em meio a tantas
luzes resplandece; e , vendo dissipar-se
a treva antiga, ao sol do eterno rei brilha e se aquece” E ainda: “pois
esta noite lava todo crime, liberta o pecado dos grilhões; dissipa o ódio e
dobra os poderosos, enche de luz e paz os corações”.
O Exultet avança e fala de
uma renovação para frente: ‘ó Pecado de Adão indispensável, pois o cristo o
disslve em seu maor, ó culpa tão feliz que há merecido a graça de um tão grande salvador”.
Caro irmão a razão da
ênfase na expressão “Ó feliz’ culpa. Que autoridade é essa que proclamou? É
autoridade de um padre da Igreja. Parece que o exultet foi escrito na Gália, no
decorrer do século V. É de Santo Ambrosio a sua inspiração. Falando da culpa de
Adão exclama: “ feliz ruína que foi reparada para melhor”. Por sua vê, Ambrosio
inspira na sagrada Escritura “onde abundou
o pecado, superabundou a graça” ( Rom 5,9). ´O feliz culpa “é um grito
de esperança de otimismo, que não
encontra no seu cojunto sua justificação em nenhum texto da escritura tomado
isoladamente, mas quanto muot no seu conjunto,na convicção de que o poder de
Deus é tal que sabe tirar o bem de tudo,
‘também do mal’ como dizia Santo Agostinho (CATALAMESSA, p 105).
COMO
TRANSMITIR A HERANÇA AOS FILHOS
Tempo passado que a páscoa
era o centro na celebração, fonte e ápice de todo o ano litúrgico. Única
celebração bem preparada com uma catequese mistagogica, mas como tempo
fragmentou-se em celebrações o seu conteúdo. “Na páscoa revivia, uma síntese
poderosa toda a história sagrada, de seus inícios até o seu cumprimento em
cristo, e toda a vida do próprio Cristo, do seu nascimento a sua volta final”.
A liturgia deseja resgatar orientada pelas reforma do concilio vaticano II, mas
perdeu muito do seu ardor pascal e mistagogico. Não tem muito êxito ,mas por
que razão?
Sempre me preocupei em
celebrar o mistério pascal como exige a sua natureza, em preparar os fies com
uma jornada quaresmal, em dar formação, mas agora tenho a disposição a
metodologia do SINE – hoje a melhor forma a longo prazo para formar verdadeiros
discípulos missionário do senhor na sua integralidade. Que pena não ainda é eco em toda a diocese! Mas vamos
fazer a nossa parte como se deve.
Deixe ecoar esta pergunta
em seu coração: como fazer reviver esse patrimônio e como apresentá-lo vivo e
sempre novo a nossa geração?
Como reencontrar o
entusiasmo que fazia um padre da Igreja exclamar: “Ó grande e santa páscoa, eu
falo contigo como a um ser vivente” (S. Greegório Nazianzeno).
Que fazer para que a
páscoa seja momento esperado, em que a Igreja como dizia Astério: “é
introduzida na herança” e por sua vez nele introduz os seus filhos? A fonte que
tudo renova é a liturgia professada, celebrada, vivida e orada conforme a
tradição da igreja orienta. Pouco a pouco é o que queremos e estamos
apresentando os meios.
Que fazer para que a
páscoa não passe em vão, um rito sem alma, sem a passagem de uma situação do
(velho homem) para o homem novo? Que sinais de páscoa agora eu devo manifestar?
Reze com a Igreja
Esta parte do Precônio que
anuncia a Páscoa, na Noite Santa:
Esta é, Senhor, a noite em que do Egito
retirastes os filhos de Israel.
Transpondo o Mar Vermelho a pé enxuto,
rumo à terra onde corre leite e mel.
retirastes os filhos de Israel.
Transpondo o Mar Vermelho a pé enxuto,
rumo à terra onde corre leite e mel.
Ó noite em que a coluna luminosa
as trevas do pecado dissipou
e aos que creem no Cristo em toda a terra,
em novo Povo eleito congregou!
as trevas do pecado dissipou
e aos que creem no Cristo em toda a terra,
em novo Povo eleito congregou!
Ó noite em que Jesus rompeu o Inferno
ao ressurgir da morte, vencedor.
De que nos valeria ter nascido,
se não nos resgatasse Seu amor?
ao ressurgir da morte, vencedor.
De que nos valeria ter nascido,
se não nos resgatasse Seu amor?
Ó Deus, quão estupenda caridade,
vemos no Vosso gesto fulgurar.
Não hesitais em dar o próprio Filho
para a culpa dos servos resgatar.
vemos no Vosso gesto fulgurar.
Não hesitais em dar o próprio Filho
para a culpa dos servos resgatar.
Pois esta noite lava todo o crime,
liberta o pecador dos seus grilhões.
Dissipa o ódio e dobra os poderosos,
enche de luz e paz os corações.
liberta o pecador dos seus grilhões.
Dissipa o ódio e dobra os poderosos,
enche de luz e paz os corações.
Ó noite de alegria verdadeira
que prostra o faraó, e ergue os hebreus,
que une de novo o Céu e a terra inteira,
pondo, na treva humana, a luz de Deus” (Precônio Pascal).
que prostra o faraó, e ergue os hebreus,
que une de novo o Céu e a terra inteira,
pondo, na treva humana, a luz de Deus” (Precônio Pascal).
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