11/03 (Sábado): SEGUNDA SEMANA DA QUARESMA:DOMINGO DA TRANSFIGURAÇÃO




Caros retirantes a liturgia do segundo domingo da quaresma volta-se toda para o esplendor da Gloria de Cristo Ressuscitado. Ele revela aos seus discípulos João, Pedro, Tiago, João a sua Glória como outrora Deus revelava a sua Glória a Moisés e a Elias (símbolo da lei e dos profetas que anunciavam a vinda do Messias servo sofredor). A história da salvação começa com o Pai Abrão que em obediência parte na fé até chegar para nós, a plenitude da promessa e sua realização em Jesus Cristo autor e consumador de nossa fé  que leva á perfeição (Hb 11,40; 12,2). Mas para chegar à glória de cristo toda a humanidade passa pela provação da fé. A liturgia exemplifica com a prisão do apóstolo a sua fé provada. É exigência do senhor Jesus a cruz do sofrimento para chegar a glória da ressurreição.
O patriarca Abrão: A epistolo aos Hebreus foca acerca do Dom da Fé, particularmente a fé do patriarca. Deus toma a iniciativa e vem ao encontro
A FÉ DO PATRIARCA ABRÃO

Foi pela fé que foi chamado por Deus, que obedeceu ao seu chamado e partiu, partiu sem saber para onde ia (Hb 11,8). Sou chamado a seguir Jesus e testemunhar a minha fé. A sair de “si’, de “casa”, da ‘diocese’ “da paróquia” para missão.
Foi pela fé que viveu como estrangeiro e como Peregrino na Terra prometida (Hb 11). Estou no mundo, mas não sou do mundo. Tudo é vosso o presente, o futuro, mas vós sois de Cristo e cristo é de Deus.
Foi pela fé que Sara concebeu o Filho da promessa; concebo cristo no coração na fé e professo a fé na sagrada eucaristia, mistério de fé.
Foi pela fé que Abrão ofereceu o seu Filho Único em sacrifício, na fé ofereço o meu amor, o meu tempo, o meu dizimo, a minha vida. O que tenho de melhor
Abrão creu em Deus e isto lhe foi levado em conta de Justiça (Rom 4,20).
Abraão tornou-se o pai de todos os que haveriam de crer (Rm 4,11.18). Torno-me irmão, pai, mãe de Jesus quando facão escuto e faço a vontade do Pai.
SEI EM QUEM PUS A MINHA FÉ ( 2Tm 1,12)
Paulo antes perseguidor dos cristãos, depois do encontro com Jesus Cristo perseguido e preso por causa da no Senhor Cristo. O seu colaborador Timóteo fica abatido, mas é ocasião para a exortação do apostolo dizer que todo cristão é chamado a ser provado na fé.
TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR
Este acontecimento traz duas marcas, de um lado a Luz da ressurreição que ilumina as trevas dos discípulos, de outro a sombra da cruz que ofusca a glória do Senhor. Quem não ama a cruz de cristo não terá a Glória de cristo (São João da Cruz). Com que disposição acolho o mistério da cruz! Sou solidário ao irmão que sofre!
A profissão de fé de Pedro em nome dos doze sobre a identidade de Jesus: “Jesus é o Cristo, o  filho do Deus vivo” (16,22-23). Quem é Jesus para mim!
Jesus revela aos discípulos o caminho para chegar a Glória da páscoa meta da vida cristã. Caminha a Jerusalém vai passar pelo sofrimento, ser morto, e ressurgir ao terceiro dia (Mt 16,21).
Pedro é pedra de tropeço no caminho de Jesus. Não pensa como o Pai, mas pensa como os homens. Deseja a Glória da páscoa sem a sexta feira santa. Sou Pedra de tropeço na vida do irmão!
Os autores sublinham que Jesus diz literalmente a Pedro: “vai de retro satanás”. Esse é o teu lugar. Coloca-te como seguidor fiel atrás de mim. Não pretenda perverter minha vida orientando meu projeto para o poder e o triunfo.
Jesus, Novo Moises, no monte se transfigura e transfigura no poder  Espírito santo as três testemunhas (Pedro, Tiago e João) o rosto que revela o Pai e as vestes são plena de luz
Moisés e Elias aparecem (a lei e os profetas)parecem falavam de sua partida que se consumava em Jerusalém ( Lc 9,31).
Uma Nuvem (símbolo do Espírito Santo) os cobre e a voz do céu diz : este é o meu Filho,  o eleito, escutai-o (Lc 9,35).
Por um instante que durou para a eternidade JESUS MOSTRA A SUA GLORIA divina (Jo 1,18)) O Pai confirma a confissão de Pedro. Jesus Mostra também que para entrar na sua Glória  era preciso assumir a cruz da sexta feira santa. Elias e Moises tinha visto a gloria de Deus, tinha anunciado o sofrimento do messias.
Já participamos da Glória da ressurreição de Jesus pela espírito santo que nos é dado nos sacramentos. É o espírito Santo quem nos transfigura! Vamos sempre invocá-lo. A transfiguração dar-nos um antegozo da vinda gloriosa de Cristo. Transformará o nosso corpo humilhado em corpo de gloria (Fil 3,21). Mas nos lembra também as tribulações antes de entrar no Reino de Deus (At 14,22).
 VAMOS PROFESSAR A NOSSA FÉ MEDITANDO creio Niceno-constantinopolitano...pai...
Medite agora a belíssima homilia de Dom Henrique segundo domingo da quaresma....ano A...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOMEAÇÕES NA DIOCESE DE PETROLINA / PE:

Paróquia Nossa Senhora do Rosário inicia a festa de sua padroeira com uma belissima carreata/motocada e a Santa Missa de abertura!