15/03 (Quarta-Feira) A SABEDORIA DE DEUS: GUARDAR OS MANDAMENTOS




Reze este salmo..18
Senhor, tens palavras de vida eterna.

A lei do Senhor Deus é perfeita,
Conforto para a alma!
O testemunho do senhor é fiel,
Sabedoria dos humildes.

Os preceitos do senhor são precisos,
Alegria ao coração.
O mandamento do Senhor é brilhante,
Para os olhos é uma luz.

É puro o temos do Senhor,
Imutável para sempre.
Os julgamentos do Senhor são coretos
E justos igualmente.

Mais desejáveis do que o ouro são eles,
Do que o ouro refinado.
Suas palavras são mais doces que o mel,
Que o mel que sai dos favos.

Texto: Baruc
 
Caros retirantes e internautas mais uma vez o eco é do profeta. O profeta sempre tem a missão de anunciar a vinda do messias e denunciar tudo que fere a aliança de Deus com o seu povo. O livro relata um elogia a sabedoria, identificando - a com a lei de Moises. (cf. 4,1; Eclo 24,22-23 e, sobretudo Dt 4,-5-8). O fundamento da sabedoria é a Lei divina, que faz de Israel o único povo sábio e inteligente. (dt 4,6). Sãos muitas as nuanças da sabedoria. Os detalhes do texto será deixado para um bom curso de bíblia. É minha missão ajudá-los a orar com o texto bíblico. O homem sábio se preocupa sempre com a arte de bem viver. Ele lança sobre o seu mundo circunstante um olhar lúcido e sem ilusões, conhece o lado negativo, o que não significa que os aprove.
A sabedoria vem de Deus, ela é uma realidade divina que existe desde sempre e para sempre (Pr 8,22-26). Ela é o sopro do poder divino, uma efusão de gloria do onipotente, um reflexo da luz eterna um espelho da atividade de Deus, uma imagem de sua excelência (Sb 7,2s). A sabedoria não é um principio inerte. Está associada a tudo que Deus faz no mundo. Presente está na criação e na sua sustentação. Deus a enviou em missão a terra. Ela se instalou em Israel, em Jerusalém como uma árvore da vida (Si 24,7-29)
A palavra de Baruc é dirigida aos hebreus no Exílio ou na diáspora e os convida a procurar a sabedoria outra vez, que se encontra na revelação de Deus, contida na lei (cf. Pr 2,1ss; 3,1; 4,20-22; Eclo 24,1-3.23-29).
Em sentido cristão, encontramos a aplicação deste texto em Mateus (Mt 11,25-30), onde Jesus é revelado com aquele que revela a sabedoria e onde aparece a imagem do jugo para indicar a lei. “Vinde a mim quem vem a mim não terá mais fome, quem crê em mim não terá mais sede” (Jo 6,35). Mas Jesus não apenas comunica a sabedoria, ele próprio é a sabedoria de Deus (1Cor 124-30). O Filho é a sabedoria do pai como é a Palavra (Jo 1,SS). Esta sabedoria pessoal estava a outrora oculta em deus embora governasse o universo,dirigisse a história, se manifestasse  indiretamente na lei e nos ensinamento dos sábios agora ela está revelada em Jesus Cristo.
A sabedoria deste mundo atingiu o cúmulo de sua loucura quando os homens crucificaram o senhor da Glória (1cor 2,8). Por isso, Deus condenou  esta sabedoria dos sábios (1,19s; 3,19ss), que é terrestre, animal,diabólica ( tg 3,15); para confundi-la, ele decidiu salvar o mundo pela loucura da cruz (1cor 1,17-18). Ela é concedida aos pobres (Mat 11,) Ela é adquirida por revelação do Pai. É comunicada pelo dom do espírito Santo fruto da páscoa de Cristo.
Meditando com a palavra de Deus
a)    O livro relata um elogio a sabedoria, identificando - a com a lei de Moises. A lei do senhor é um caminho de vida. É escola para adquirir a  a verdadeira sabedoria. “se amares o teu Deus, andares em teus caminhos,  e observares os teus mandamentos,  suas leis e sua normas, viveráse te multiplicarás” *Dt 3016). Conheço com inteligência os mandamentos do senhor! Tenho horado o senhor na obediência aos seus mandamentos!
b)   Jesus é revelado com aquele que revela a sabedoria e onde aparece a imagem do jugo para indicar a lei. “Vinde a mim quem vem a mim não terá mais fome, quem crê em mim não terá mais sede” (Jo 6,35). Tudo que facão faça a partir de Jesus cristo! que sentido Jesus tem nas minhas atitudes, palavras, escolhas, vontade! Pergunto a ele o que devo fazer em cada decisão que tenho que tomar o que diz a sua nova
A sabedoria deste mundo atingiu o cúmulo de sua loucura quando os homens crucificaram o Senhor da Glória (1cor 2,8). salvar o mundo pela loucura da cruz (1cor 1,17-18) é a sabedoria onde se manifesta o poder e a sabedoria de Deus. Estou disposto a acolher o modo de ser sábio de Deus e dos seus seguidores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOMEAÇÕES NA DIOCESE DE PETROLINA / PE:

Paróquia Nossa Senhora do Rosário inicia a festa de sua padroeira com uma belissima carreata/motocada e a Santa Missa de abertura!