29-03 QUARTA FEIRA OS EVANGELHOS TESTEMUNHA A RESSURREIÇÃO
Leitura do texto Marcos:
Meus
caros retirantes a ressurreição de Jesus Cristo é o acontecimento fundamental
da nossa fé. Foi pré-anunciada Ele aos discípulos. É preciso que o Filho do
homem sofra muito, seja rejeitado, mas no terceiro dia ressuscite’. Foi
sinalizado pelas revitalizações dos mortos, Jesus ordena a um morto: “Lazaro,
eu te ordeno sai do túmulo”. Os evangelhos são o coração de todas as
Escrituras, «enquanto são o principal testemunho da vida e da doutrina do Verbo
encarnado, nosso Salvador” (CIC, 125).
Meditaremos com o coração e com a inteligência o testemunho dos
Evangelhos sobre o Mistério central de nossa fé. Embora apresentem nuança
diferente, no essencial apresentam a mesma estrutura: a incredulidade dos
discípulos na novidade da ressurreição do senhor, a aparição de Jesus com um
sinal abrindo a inteligência dos discípulos e o coração, a saída missionário.
O mistério da ressurreição
de Cristo é
um acontecimento real, com manifestações historicamente
verificadas, como atesta o Novo Testamento. A morte do Senhor deixa os doze
seguidores profundamente abalados. As esperanças que receberam do mestre forma
sepultadas no sepulcro. Mas um evento que muda a história toda da humanidade. O
que nos abala hoje, uma doença repentina, uma morte de um ente querido, uma
incompreensão de membro de uma comunidade, as injustiças sociais e políticas.
Sinal
do túmulo vazio: As mulheres vão ao túmulo, mas o encontra vazio,
segundo a versão de Marcos, vêem um jovem sentado á direita com uma túnica
branca e recebem a Boa Nova: Não tenha medo !Ele ressuscitou (Mc 1,15). Na
versão de Mateus (28,1) é um anjo descido do céu que anuncia o sinal do tumulo
vazio as santas piedosas e ordena vão anunciar aos discípulos. Na versão de São
Lucas Por que motivo procurais entre os mortos Aquele
que está vivo? Não está aqui, ressuscitou» (Lc 24, 5-6). Na versão de São Joaão (Jo
20,3s) tiraram o Senhor do túmulo e não o sabemos onde o colocaram. Vão
anunciar a Pedro. Portanto, é um sinal essencial que todos os evangelistas faz
memória,mas não prova cientifica. Mas um dos primeiros passos para o
reconhecimento do fato da ressurreição
que historicamente não tem explicação. As mulheres antecedem , Pedro e
João evangelistas primado da autoridade e do amor. Um confirma na fé os irmãose o outro antecede o ato de fé.
As Aparições: aparecer significa mostrar-se vivo, mostrou-se presente com nova forma. Assim,
as mulheres foram as primeiras mensageiras da ressurreição de Cristo para os
próprios Apóstolos (553). Em seguida, foi
a eles que Jesus apareceu: primeiro a Pedro, depois aos Doze (554).
Pedro, incumbido de consolidar a fé dos seus irmãos (555), vê, portanto, o Ressuscitado antes deles e é com base no seu
testemunho que a comunidade exclama: «Realmente,
o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão» (Lc 24, 34.36).
Perante as testemunhas dos
doze e da experiência que estes tiveram do crucificado que ressuscitou e
apareceu a eles, mostrou-lhes vivo, concluí-se que o fato da ressurreição é
histórico e não pode ser rompido fora do âmbito de ordem física. Mas também que
esta fato da ressurreição é transcendente. “Resulta, dos fatos, que a fé dos
discípulos foi submetida à prova
radical da paixão e morte de cruz do seu Mestre, por este de antemão anunciada
(558). O abalo provocado pela paixão foi tão forte que os discípulos (pelo
menos alguns) não acreditaram imediatamente na notícia da ressurreição (cf. Os
discípulos de Emaús “rosto sombrio”, ao anuncio das mulheres não acreditam (Lc
24,41), Tomé ausente da comunidade incrédulo (CIC, 643) . Quando Jesus apareceu
aos onze, na tarde do dia de Páscoa, «censurou-lhes
a falta de fé e a teimosia em não quererem acreditar naqueles que O tinham
visto ressuscitado» (Mc
16, 14). Portanto, a fé não nasceu dos apóstolos, mas da graça do encontro do Ressuscitado com eles.
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