29-03 QUARTA FEIRA OS EVANGELHOS TESTEMUNHA A RESSURREIÇÃO



Resultado de imagem para TESTEMUNHA A RESSURREIÇÃO

Leitura do texto Marcos:
  Meus caros retirantes a ressurreição de Jesus Cristo é o acontecimento fundamental da nossa fé. Foi pré-anunciada Ele aos discípulos. É preciso que o Filho do homem sofra muito, seja rejeitado, mas no terceiro dia ressuscite’. Foi sinalizado pelas revitalizações dos mortos, Jesus ordena a um morto: “Lazaro, eu te ordeno sai do túmulo”. Os evangelhos são o coração de todas as Escrituras, «enquanto são o principal testemunho da vida e da doutrina do Verbo encarnado, nosso Salvador” (CIC, 125).
Meditaremos com o coração e com a inteligência o testemunho dos Evangelhos sobre o Mistério central de nossa fé. Embora apresentem nuança diferente, no essencial apresentam a mesma estrutura: a incredulidade dos discípulos na novidade da ressurreição do senhor, a aparição de Jesus com um sinal abrindo a inteligência dos discípulos e o coração, a saída missionário.
O mistério da ressurreição de Cristo é
um acontecimento real, com manifestações historicamente verificadas, como atesta o Novo Testamento. A morte do Senhor deixa os doze seguidores profundamente abalados. As esperanças que receberam do mestre forma sepultadas no sepulcro. Mas um evento que muda a história toda da humanidade. O que nos abala hoje, uma doença repentina, uma morte de um ente querido, uma incompreensão de membro de uma comunidade, as injustiças sociais e políticas.
 Sinal do túmulo vazio: As mulheres vão ao túmulo, mas o encontra vazio, segundo a versão de Marcos, vêem um jovem sentado á direita com uma túnica branca e recebem a Boa Nova: Não tenha medo !Ele ressuscitou (Mc 1,15). Na versão de Mateus (28,1) é um anjo descido do céu que anuncia o sinal do tumulo vazio as santas piedosas e ordena vão anunciar aos discípulos. Na versão de São Lucas Por que motivo procurais entre os mortos Aquele que está vivo? Não está aqui, ressuscitou» (Lc 24, 5-6). Na versão de São Joaão (Jo 20,3s) tiraram o Senhor do túmulo e não o sabemos onde o colocaram. Vão anunciar a Pedro. Portanto, é um sinal essencial que todos os evangelistas faz memória,mas não prova cientifica. Mas um dos primeiros passos para o reconhecimento do fato da ressurreição  que historicamente não tem explicação. As mulheres antecedem , Pedro e João evangelistas primado da autoridade e do amor. Um confirma na fé  os irmãose o outro antecede o ato de fé.
As Aparições: aparecer significa mostrar-se vivo, mostrou-se presente com nova  forma.  Assim, as mulheres foram as primeiras mensageiras da ressurreição de Cristo para os próprios Apóstolos (553). Em seguida, foi a eles que Jesus apareceu: primeiro a Pedro, depois aos Doze (554). Pedro, incumbido de consolidar a fé dos seus irmãos (555), vê, portanto, o Ressuscitado antes deles e é com base no seu testemunho que a comunidade exclama: «Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão» (Lc 24, 34.36).
Perante as testemunhas dos doze e da experiência que estes tiveram do crucificado que ressuscitou e apareceu a eles, mostrou-lhes vivo, concluí-se que o fato da ressurreição é histórico e não pode ser rompido fora do âmbito de ordem física. Mas também que esta fato da ressurreição é transcendente. “Resulta, dos fatos, que a fé dos discípulos foi submetida à prova radical da paixão e morte de cruz do seu Mestre, por este de antemão anunciada (558). O abalo provocado pela paixão foi tão forte que os discípulos (pelo menos alguns) não acreditaram imediatamente na notícia da ressurreição (cf. Os discípulos de Emaús “rosto sombrio”, ao anuncio das mulheres não acreditam (Lc 24,41), Tomé ausente da comunidade incrédulo (CIC, 643) . Quando Jesus apareceu aos onze, na tarde do dia de Páscoa, «censurou-lhes a falta de fé e a teimosia em não quererem acreditar naqueles que O tinham visto ressuscitado» (Mc 16, 14). Portanto, a fé não nasceu dos apóstolos, mas da graça do encontro do Ressuscitado com eles.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOMEAÇÕES NA DIOCESE DE PETROLINA / PE:

Paróquia Nossa Senhora do Rosário inicia a festa de sua padroeira com uma belissima carreata/motocada e a Santa Missa de abertura!