Conheça A História e o Credo Niceno-Constantinopolitano
O Símbolo
denominado niceno-constantinopolitano tem sua grande autoridade no fato de ter
resultado dos dois primeiros Concílios ecumênicos (325 e 381). Ainda hoje ele é
comum a todas as grandes Igrejas do Oriente e do Ocidente.”(CIC§ 195)
O Credo
Niceno-Constantinopolitano ou Símbolo Niceno-Constantinopolitano, é
uma declaração de fé cristã que é aceito pela Igreja
Católica e pela Igreja
Ortodoxa. O nome está relacionado com o Primeiro Concílio de Niceia (325), no qual
foi adotado, e com o Primeiro Concílio de Constantinopla
(381), onde foi aceita uma versão revista. Por esse motivo, ele pode ser
referido especificamente como o Credo Niceno-Constantinopolitano para o
distinguir tanto da versão de 325 como de versões posteriores que incluem a cláusula filioque. Houve vários
outros credos elaborados em reação a doutrinas que apareceram
posteriormente como heresias, mas este, na sua revisão de 381, foi o último em que
as comunhões católica e ortodoxa
conseguiram concordar em todos os pontos.
A principal razão
para a convocação do Primeiro Concílio Ecumênico foi o surgimento e
fortalecimento do falso ensino do presbítero alexandrino Ário.
A teoria básica deste falso ensino dos arianos é "que o Filho de Deus fora criado, que Sua existência teve um começo”.
Já o Segundo Concílio Ecumênico condenou o falso ensino dos denominados Pneumatomacos (ou, adversários do Espírito) cujo principal representante foi Macedônio, Arcebispo de Constantinopla.
Este considerava o Espírito Santo como um servo de Deus e cumpridor de Sua vontade, em algo próximo de como se considera os Anjos. Daí que esta heresia não reconhecia O Espírito Santo como uma hipóstase ( Pessoa) da Santíssima Trindade.
A Santa Igreja exerceu posição firme para proteger a pureza da doutrina e fé ortodoxa, estabelecendo as verdades básicas da doutrina cristã preservadas no Credo, que é um guia constante para todos os cristãos ortodoxos em sua vida espiritual.
O Credo está dividido em doze partes, das quais sete foram formuladas no Primeiro Concílio Ecumênico, e as outras cinco no Segundo.
A teoria básica deste falso ensino dos arianos é "que o Filho de Deus fora criado, que Sua existência teve um começo”.
Já o Segundo Concílio Ecumênico condenou o falso ensino dos denominados Pneumatomacos (ou, adversários do Espírito) cujo principal representante foi Macedônio, Arcebispo de Constantinopla.
Este considerava o Espírito Santo como um servo de Deus e cumpridor de Sua vontade, em algo próximo de como se considera os Anjos. Daí que esta heresia não reconhecia O Espírito Santo como uma hipóstase ( Pessoa) da Santíssima Trindade.
A Santa Igreja exerceu posição firme para proteger a pureza da doutrina e fé ortodoxa, estabelecendo as verdades básicas da doutrina cristã preservadas no Credo, que é um guia constante para todos os cristãos ortodoxos em sua vida espiritual.
O Credo está dividido em doze partes, das quais sete foram formuladas no Primeiro Concílio Ecumênico, e as outras cinco no Segundo.
CREDO NICENO-CONSTANTINOPOLITANO
Creio
em um só Deus,
Pai todo-poderoso,
Criador do céu e da terra,
de todas as coisas visíveis e invisíveis
Pai todo-poderoso,
Criador do céu e da terra,
de todas as coisas visíveis e invisíveis
Creio
em um só Senhor, Jesus Cristo,
Filho Unigênito de Deus,
nascido do Pai
antes de todos os séculos:
Luz da Luz,
Deus verdadeiro de Deus verdadeiro,
gerado não criado,
consubstancial ao Pai.
Por Ele todas as coisas foram feitas.
E, por nós, homens,
e para a nossa salvação,
desceu dos céus:
e encarnou pelo Espírito Santo,
no seio da Virgem Maria,
e se fez homem.
Filho Unigênito de Deus,
nascido do Pai
antes de todos os séculos:
Luz da Luz,
Deus verdadeiro de Deus verdadeiro,
gerado não criado,
consubstancial ao Pai.
Por Ele todas as coisas foram feitas.
E, por nós, homens,
e para a nossa salvação,
desceu dos céus:
e encarnou pelo Espírito Santo,
no seio da Virgem Maria,
e se fez homem.
Também
por nós foi crucificado
sob Pôncio Pilatos;
padeceu e foi sepultado.
sob Pôncio Pilatos;
padeceu e foi sepultado.
Ressuscitou
ao terceiro dia,
conforme as escrituras;
conforme as escrituras;
E
subiu aos céus,
onde está sentado à direita do Pai.
onde está sentado à direita do Pai.
E de
novo há de vir, em sua glória,
para julgar os vivos e os mortos;
e o seu reino não terá fim.
para julgar os vivos e os mortos;
e o seu reino não terá fim.
Creio
no Espírito † Santo,
Senhor que dá a vida,
e procede do Pai;
e com o Pai e o Filho
é adorado e glorificado:
Ele que falou pelos profetas.
Senhor que dá a vida,
e procede do Pai;
e com o Pai e o Filho
é adorado e glorificado:
Ele que falou pelos profetas.
Creio
na Igreja
Una †, Santa, Católica e Apostólica.
Una †, Santa, Católica e Apostólica.
Professo
um só batismo
para remissão dos pecados.
para remissão dos pecados.
Espero
a ressurreição dos mortos;
E a
vida do mundo que há de vir. Amém.
Comentários
Postar um comentário