04-04 Terça ESTA É A NOITE : A PÁSCOA CUMPRIMENTO DA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO
Meus amados para descobrir
ou redescobrir o mistério pascal na sua integralidade se faz necessário voltar
à mente e o coração para a liturgia. É sempre assim quando se desejar renovar a
ação missionária da Igreja volta-se as fontes bíblicas e litúrgicas. É o que
estamos fazendo nesta jornada quaresmal. Na liturgia da páscoa a primeira parte
da liturgia volta-se para o Precônio
pascal, exultet , “essa obra prima, sem igual na lírica cristã, que
representa para o fiel a descoberta do mistério pascal, a proclamação do
triunfo universal de Cristo e do absoluto da redenção “ ( B. Capelle).
PONTO DE PARTIDA:
o exultet parte dos ritos e dos sinais concretos - a
noite, a vigília, o acender do círio -
desvendando o seu significado profundo á luz das figuras do Antigo testamento e das realidades do Novo testamento.
Do encontro com Jesus
ao novo nascimento e do novo nascimento
a catequese permanente. Antes na antiguidade após o novo nascimento , os
nascidos recebiam catequese mistagogicas do bispo, hoje muitos perderam o
sentido da páscoa ou nunca talvez tenha
feito a verdadeira experiência. É preciso resgatar com urgência. Nossa paróquia
com este retiro e outras tantas ações
caminha nesta direção – renovar a ação evangelizadora com a metodologia do SINE (sistema integral da
Nova Evangelização). Voltemos irmãos a Igreja nesta santa vigília para renovar
o nosso batismo que nos fez mergulhar no mistério pascal de Cristo (1Pd 2,2).
A)ESTA É A NOITE : A
PÁSCOA CUMPRIMENTO DA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO.
Tudo que o Antigo testamento preparou, agora no novo
testamento é realizado. O antigo cordeiro era um preanuncio do verdadeiro
cordeiro que tira o pecado do mundo, cristo nossa páscoa imolada e dada em
alimento a nós e por nós. Antes nos lábios proclame: “cordeiro de Deus eu tira
o pecado do mundo”, tende piedade de nós.
Esta é a noite,
em que libertastes do cativeiro do Egipto
os filhos de Israel, nossos pais,
e os fizestes atravessar a pé enxuto o Mar Vermelho.
em que libertastes do cativeiro do Egipto
os filhos de Israel, nossos pais,
e os fizestes atravessar a pé enxuto o Mar Vermelho.
Esta é a noite,
em que a coluna de fogo dissipou as trevas do pecado.
em que a coluna de fogo dissipou as trevas do pecado.
Esta é a noite,
que liberta das trevas do pecado e da corrupção do mundo
aqueles que hoje por toda a terra crêem em Cristo,
noite que os restitui à graça
e os reúne na comunhão dos Santos.
que liberta das trevas do pecado e da corrupção do mundo
aqueles que hoje por toda a terra crêem em Cristo,
noite que os restitui à graça
e os reúne na comunhão dos Santos.
Esta é a noite,
em que Cristo, quebrando as cadeias da morte,
Se levanta glorioso do túmulo (preconio Pascal)
em que Cristo, quebrando as cadeias da morte,
Se levanta glorioso do túmulo (preconio Pascal)
Toda a escritura é colocada em nossas mãos, mentes e
coração. Aquele noite distante, agora se torna próxima nesta noite
pascal.”Aquele evento tinha em vista este, aquela Páscoa estava orientada para
esta, que na Páscoa de Cristo aquela recebeu seu pleno significado e revelou
todas s promessas que carregava” (CANTALAMESSA, p. 94). Tudo irmão em cristo é
tão novo que me falta a palavra para exprimir, novo o seu mandamento, novo o seu sacrifício, novo o alimento pascal. Cristo, nossa pasça foi
imolado (2Cor 2,7). “Tudo isso acontece o ato do sacrifício de Cristo, na “hora” da cruz, quando,
referindo-se não só a sua vida, mas a todas as escrituras, Jesus exclama: tudo
está consumado (Jo 19,30).Nada no antigo é suprimido, mas tudo ganha novo
sentido com a páscoa de Cristo.
Uma boa comparação, “se comparamos toda a história da salvação com o
desenrolar de uma missa, a Páscoa de Cristo
representa o momento da consagração, quando os sinais , o pão e o vinho
transformam-se no corpo e e no
sangue de Cristo...as figuras do Antigo
testamento são sublinhadas pelo fato de serem
substituídas pela realidade que é
Cristo” (Cantalamessa, P. 95).
B) O coração teológico do Exultet – meus caros o que o
Antito tinha em figuras, imagens, era orientado para a páscoa de Cristo. Páscoa
é “a festa em que o real cordeiro se imolou”. Com isto estamos na linha do tema
do nosso retiro 1Cor 5,7: Cristo, nossa páscoa , foi imolado, como também na linha da antiga interpretação da páscoa como
paixão.Mas páscoa é também o tempo em que o cristo ‘rompeu o inferno, ao
ressurgir da morte vencedor’. É a festa da ressurreição, do Aleluia! Do glória!
Enraizada no mistério de Cristo pascal não falta aceno em afirmar que páscoa de
Cristo arranca os homens dos vícios deste mundo e das trevas do pecado, e os
restitui a graça.
Irmão medite conosco, a páscoa de Cristo salvou todos os
homens em de todos os tempos, porque fomos redimidos no amor e salvos para sempre.
É o coração do exultet ao proclamar que de nada teria adiantado nascer, se não
tivéssemos sido também redimidos”. Em cristo, homem e Deus, puderam
encontrar-se reunido ao mesmo tempo, na mesma pessoa, quem devia pagar o debito
e quem era o único que o podia pagar. No exultet “foi ele quem pagou do outro a
culpa, quando por nós a morte se entregou; para apagar o antigo documento na
cruz todo o seu sangue derramou”. (Exultet) Em seu sangue temos remissão dos
pecados (Mat 20,28; Ef 1,7; 1Cor 1,30; 1tm 2,6).
Reze
com a Igreja
As figuras do Antigo Testamento,
suplantadas pela realidade do Novo.
suplantadas pela realidade do Novo.
A salvação do Senhor e a realidade
foram prefiguradas no povo ( judeu),
as prescrições do Evangelho prenunciadas pela Lei.
foram prefiguradas no povo ( judeu),
as prescrições do Evangelho prenunciadas pela Lei.
O povo era como o esboço de um plano,
a Lei como a letra de uma parábola;
mas o Evangelho é a explicação da Lei e seu cumprimento,
e a Igreja o lugar onde isso se realiza.
a Lei como a letra de uma parábola;
mas o Evangelho é a explicação da Lei e seu cumprimento,
e a Igreja o lugar onde isso se realiza.
O que existia como figura era valioso
antes que ocorresse a realidade,
maravilhosa a parábola antes que viesse a explicação.
antes que ocorresse a realidade,
maravilhosa a parábola antes que viesse a explicação.
O povo tinha seu valor antes que se estabelecesse a Igreja,
Lei era admirável antes que refulgisse o Evangelho.
Lei era admirável antes que refulgisse o Evangelho.
Mas quando surgiu a Igreja e se apresentou o Evangelho,
esvaziou-se a figura, sua força passou para a realidade,
a Lei se cumpriu, transfundiu-se no Evangelho...
esvaziou-se a figura, sua força passou para a realidade,
a Lei se cumpriu, transfundiu-se no Evangelho...
O povo perdeu razão de ser quando veio a Igreja,
a imagem se fez abolida quando apareceu o Senhor.
a imagem se fez abolida quando apareceu o Senhor.
O que antes era valioso perdeu seu valor,
frente à manifestação do que era realmente valioso por natureza.
frente à manifestação do que era realmente valioso por natureza.
Valioso era antes o sacrifício da ovelha,
agora perdeu o valor, por causa da vida do Senhor.
agora perdeu o valor, por causa da vida do Senhor.
Valiosa era a morte da ovelha,
agora perdeu o valor, por causa da salvação do Senhor.
agora perdeu o valor, por causa da salvação do Senhor.
Valioso era o sangue da ovelha,
mas perdeu o valor, por causa do Espírito do Senhor.
mas perdeu o valor, por causa do Espírito do Senhor.
Valioso era o cordeiro que não abria a boca,
mas perdeu o valor, por causa do Filho sem mácula.
mas perdeu o valor, por causa do Filho sem mácula.
Valioso era o templo terreno,
mas perdeu o valor, por causa do Cristo celeste.
mas perdeu o valor, por causa do Cristo celeste.
Valiosa era a Jerusalém de baixo,
mas perdeu o valor, por causa da Jerusalém do alto.
mas perdeu o valor, por causa da Jerusalém do alto.
Valiosa era a pequena herança,
mas perdeu o valor por causa da amplitude do dom.
mas perdeu o valor por causa da amplitude do dom.
Porque não foi em parte alguma da terra,
em nenhuma faixa estreita da terra
que se estabeleceu a glória de Deus,
e sim por todos os confins se derramou seu dom,
em toda parte armou sua tenda o Deus onipotente.
Por Jesus Cristo,
a quem seja dada glória pelos séculos. Amém.
em nenhuma faixa estreita da terra
que se estabeleceu a glória de Deus,
e sim por todos os confins se derramou seu dom,
em toda parte armou sua tenda o Deus onipotente.
Por Jesus Cristo,
a quem seja dada glória pelos séculos. Amém.
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