28-03 TERÇA – FEIRA O TESTEMUNHO DE PAULO APOSTOLO PÁSCOA DO SENHOR



Resultado de imagem para santo sao paulo
Caro retirante e internautas a ressurreição de Jesus é fundamento da nossa. Como Ele foi ressuscitado, nós todos ressuscitaremos. É fato o dado da ressurreição do Senhor Jesus. Fato com testemunhas. Os apóstolos e o Espírito Santo dão testemunho que o Pai ressuscitou o Filho no poder do Espírito Santo. A realidade da ressurreição é tão nova que novas são as relações dos seus seguidores. Meditemos o testemunho do Apóstolo Paulo, o mais
antigo da Tradição. “Eu vos ...Transmiti. O que eu mesmo recebi: Cristo morreu por nosso pecado, segundo as escrituras, foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. Apareceu a Cefas, e depois aos doze (1Cor 15,3-4). Eis o que significa a páscoa de Cristo e a nossa: morrer, sepultar e ressuscitar, viver a vida nova no Espírito Santo.
Caro irmão retirante medite bem sobre o antes e o depois do encontro de Jesus Ressuscitado com o apostolo Paulo. Mas também pense na sua vida antes de encontrar Jesus e depois, quanta diferença! E a mesma coisa conhecer Jesus ou não conhecer. Que atitude tem uma pessoa que segue Jesus e outra que não o segue. Não se pode perseverar numa evangelização cheia de ardor, se não se está convencido, por experiência própria, que não é a mesma coisa ter conhecido Jesus ou não O conhecer, não é a mesma coisa caminhar com Ele ou caminhar tacteando, não é a mesma coisa poder escutá-Lo ou ignorar a sua Palavra, não é a mesma coisa poder contemplá-Lo, adorá-Lo, descansar n’Ele ou não o poder fazer. Não é a mesma coisa procurar construir o mundo com o seu Evangelho em vez de o fazer unicamente com a própria razão.
Voltemos a questão antes de conhecer Jesus Cristo Paulo tinha o seu caminho, ignorava o Senhor e os seus seguidores, construiu o seu próprio mundo. Perseguidor dos cristãos. “Perseguia sobremaneira e devastava a Igreja de Deus” (Gal 1,13). Colaborou com a morte de Estevão, primeiro diácono da Igreja (Atos 8,1-3). Blasfemava contra o Senhor (1Tm 1,12s). Tais acusações se escuta de sua própria pena. Mas quem o converteu e o colocou em outro caminho? O que aconteceu com este jovem devastador, agora como encontro com Jesus cumpriu-se nele a palavra do papa Francisco: “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria. (EG, 1).
Adeus Saulo, agora é homem novo, é homem livre, é missionário de todas as gentes. Do encontro com o ressuscitado nasce o missionário de todas as gentes. É dom, mas a sua resposta foi generosa. Não foi Paulo quem escolheu o Senhor; foi o Senhor quem, na sua misericórdia, escolheu e chamou Saulo. Ele mesmo recordará: “Mas pela graça de Deus sou o que sou (1Cor 15,10). Sou apostolo da ressurreição. Saulo fez mal à Igreja do Senhor e, no entanto, é exatamente a ele que o Cristo nosso Deus escolhe, para nele mostrar toda a força da sua graça, toda a gratuidade de sua escolha, para que nem Paulo nem ninguém possa se gloriar dos dons recebidos! Somente ao Senhor pertence a glória, a ele, autor e dispensador de toda a graça, raiz de toda vocação.

A raça do chamado a reposta muito generosa. Mas o reconhecimento humilde da parte do apostolo. É a graça de Deus que em mim trabalha. “Mas pela graça de Deus sou o que sou: e sua graça a mim dispensada não foi estéril. Ao contrário, trabalhei mais do que todos eles; não eu, mas a graça de Deus que está comigo” (1Cor 15,10). Tabém ele toma consciência de que deixou-se ser intrumento , esteve sempre unido a cristo para a fecundidade de sua missão apostólica. “Sua graça a mim dispensada não foi estéril”.

O que era para mim lucro eu o tive como perda, por amor de Cristo. Mais ainda: tudo eu considero perda, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor. Por ele, eu perdi tudo e tudo tenho como esterco, para ganhar a Cristo e ser achado nele... para conhecê-lo, conhecer o poder da sua ressurreição e a participação nos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte, para ver se alcanço a ressurreição de entre os mortos. Não que eu o tenha já alcançado ou que já seja perfeito, mas vou prosseguindo para ver se o alcanço, pois que também já fui alcançado por Cristo Jesus (Fl 3,7-12).
Poucos hoje na Igreja tenham o seu vigor apostólico, a sua generosa abertura a missão. Mas a cada um é dado uma capacidade para administrar, que seja fiel ao senhor. Pensemos em nossa vida cristã. O fruto da páscoa – o Espírito Santo já foi dado a cada pessoa, a toda a Igreja, já estamos unidos a Cristo e, portanto, podemos produzir frutos. O apostolo mergulhou profundamente na páscoa de Cristo. tem uma consciência de que o seu chamado da graça, a sua resposta é graça de Cristo, o seu ministério é vocação para a Igreja do senhor. É melhor ouvi-lo:
“São ministros de Cristo? Como insensato, digo: muito mais eu. Muito mais, pelas fadigas; muito mais, pelas prisões; infinitamente mais, pelos açoites. Muitas vezes, vi-me em perigo de morte. Dos judeus recebi cinco vezes os quarenta golpes menos um. Três vezes fui flagelado. Uma vez, apedrejado. Três vezes naufraguei. Passei um dia e unia noite em alto-mar. Fiz numerosas viagens. Sofri perigos nos rios, perigos por parte dos ladrões, perigos por parte dos meus irmãos de estirpe, perigos por parte dos gentios, perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, perigos por parte dos falsos irmãos! Mais ainda: fadigas e duros trabalhos, numerosas vigílias, fome e sede, múltiplos jejuns, frio e nudez! E isto sem contar o mais: a minha preocupação cotidiana, a solicitude que tenho por todas as Igrejas! Quem fraqueja, sem que eu também me sinta fraco? Quem cai, sem que eu também fique febril? Se é preciso gloriar-se, de minha fraqueza é que me gloriarei. O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é bendito pelos séculos, sabe que não minto (2Cor 11,23-31).

Oh! QUE MAGNIFICO A OCUPAÇÃO E PREOCUPAÇÃO DE PAULO É COM O REINO DE DEUS (Mt 6,33). É com a solicitude com todos, é ser apostolo de todos.– Ó Senhor Jesus, faze que também a nossa vida frutifique em bem para os irmãos, para a Igreja, para o mundo!

A meta do apostolo caminhar para a páscoa eterna, mas antes fez a experiência da páscoa com o Senhor no tempo da Igreja, deu sentido pleno a toda a sua existência. Uma certeza o alimentava de que “O verdadeiro missionário, que não deixa jamais de ser discípulo, sabe que Jesus caminha com ele, fala com ele, respira com ele, trabalha com ele. Sente Jesus vivo com ele, no meio da tarefa missionária” (EG,). É testemunhado no seu último testameto.

Sabemos bem que a vida com Jesus se torna muito mais plena e, com Ele, é mais fácil encontrar o sentido para cada coisa. É por isso que evangelizamos. O verdadeiro missionário, que não deixa jamais de ser discípulo, sabe que Jesus caminha com ele, fala com ele, respira com ele, trabalha com ele. Sente Jesus vivo com ele, no meio da tarefa missionária. Se uma pessoa não O descobre presente no coração mesmo da entrega missionária, depressa perde o entusiasmo e deixa de estar segura do que transmite, faltam-lhe força e paixão. E uma pessoa que não está convencida, entusiasmada, segura, enamorada, não convence ninguém (EG, 166). Quanto a mim, já fui oferecido em libação, e chegou o tempo de minha partida. Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Desde já me está reservada a coroa da justiça, que me dará o Senhor, justo Juiz, naquele Dia; e não somente a mim, mas a todos os que tiverem esperado com amor a sua Aparição” (2Tm 4,6-8). É a sua páscoa sacrifical para a pascoa da glória depois de combater e vencer.

Meditando com a Palavra: Paulo recebeu e transmite o mistério pascal de Cristo. Tenho recebido também, mas tenho de fato anunciado o Evangelho de Jesus Cristo com a Palavra e sem perder oportunidade? Antes de conhecer o Evangelho de Jesus, Paulo agia com ignorância, mas, depois de conhecer passa a agir com amor? Eu já encontrei Jesus cristo e se encontrei mudei de atitude, de comportamento em minha família, em meu trabalho e no mundo? Estou em permanente estado de evangelização?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOMEAÇÕES NA DIOCESE DE PETROLINA / PE:

Paróquia Nossa Senhora do Rosário inicia a festa de sua padroeira com uma belissima carreata/motocada e a Santa Missa de abertura!