14/03(Terça-Feira): O PROFETA ISAIAS ANUNCIA O DOM DA SALVAÇÃO UNIVERSAL QUE CHEGA PLENAMENTE EM CRISTO, NOSSA PÁSCOA
“Senhor, deixei-me
enganar, de mil maneiras fugi do
vosso amor, mas aqui estou novamente para renovar a minha aliança
convosco. Preciso de Vós. Resgatai-me de novo, Senhor; aceitai-me mais uma vez
nos vossos braços redentores». (EG, papa Francisco).
Meus caros irmãos retirantes e internautas,
Nós continuamos a meditação sobre a experiência do Exílio que prenuncia o mistério da cruz de Cristo e a situação
de pecado do povo de Israel. É grave a situação dos exilados longe de sua
pátria, do seu templo, de sua cultura, mas longe do Deus libertador, conseqüência
de tal é o Exílio de Deus. Meditamos sobre o exílio você, meu caro é interpela
sobre o eu exílio de Deus, mas o convite insistente do senhor “Volta “ para o
senhor , pois ele é rico em Misericórdia.
Vamos ler o texto de Isaias 55, 1-11
O profeta fala aos exilados hebreus longe de
sua pátria, mas que vão retornar. É
firme o seu anuncio que Deus vai cumprir a sua promessa nos tempos messiânicos. Basta voltar ao Senhor arrependido como fez o
filho pródigo exilado do amor do Pai, volta com o coração depois de voltar para
si e se reconhecer pecador. “pequei conta o céu e contra a terra, não sou mais
digno”. Como antes deus acolheu continua acolhendo neste tempo de salvação.
A celebração da páscoa, sacrifício de aliança universal, torna atual para nós o convite á
salvação que o profeta Isaias nos dirige.
Nação de pode olhar o Exílio apenas com o
sentido negativo, temos que olhar o seu sentido positivo assim como o mistério
da cruz de cristo. O sentido negativo, o exílio castigo extremo. Na lógica da
História da salvação, a eventualidade do exílio não tenha sentido> era a
derrota do Plano de Deus, realizado durante o Êxodo com prodígios, era um
desmentido de todas as promessas: abandono da terra prometida, destruição do
rei dravídico, desagregação do templo emolido” Dicionário Bíblico, p. 324).
O exílio revela a gravidade do pecado como a
cruz de cristo revela como é grande o nosso pecado. Era necessário para que os
chefes e seu povo tomasse consciência da sua perversão incurável ( Jr 13,23;
16,12ss). Embora o alerta de Deus pela voz dos profetas, os exilado forma
surdos. “Seguiram outras vozes”. “O exílio aparecia assim como um castigo das
culpas tantas vezes denunciadas: culpas dos diferentes que não se vacilava na
fé em deus e buscava mais apoio no poder político (is 8,6; 30,1ss; Ez 17,19ss);
culpa dos grandes que quebrava a unidade fraterna do povo por causa da cabeça. Nós
também no ato penitencial dizemos; pequei, por minha culpa,. Culpa de todos
imoralidades e idolatria escandalosa ( jr 5,19;
Ez 22). A ira do Deus santo, continuamente provocada, acabara
explodindo: ‘Não havia mais remédio’ (2Cor 36,16).
O sentido positivo: se tudo foi perdido
(terra, templo, culto), os exilados podiam-se julgar-se abandonados por Deus.
Sem nada se reconhecem pobre como mais tarde Jesus vai proclamar: “Felizes os
pobres de espírito porque deles é o Reino (Mat 5,1). Os exilados começam a dar
atenção aos oráculos dos profetas. O anuncio dos profetas se desdobra constantemente
num apelo a conversão e numa promessa de renovação (Os 2,1s; Is 11,11; jr 31).
Mesmo com fortes palavras, com fortes denuncias não perdem os profetas de vista
o que Deus deseja. A volta dos exilados ao seu coração de Pai amoroso.
Deus promete um novo Êxodo. O livro da Consolação de Is 40 -45 descreve
as maravilhas do novo Êxodo. Ainda uma vez javé se fará pastor de Israel. Ele
mesmo irá a procura dos exilados, e como um pastor (Ez 43,11ss), os trará de
volta o redil (cf. Is 40,11; 2,12). Ele os purificará de tudo (Ez 36,24-28),
selando com eles uma aliança eterna (Ez 37,26; Is 53,3); cumulará de todos os
bens (Is 54,11s).
Experiência de morte e de ressurreição, a
partida para o exílio e a volta triunfal tem mais de uma relação com o mistério
central do Plano de Deus (is 53). Temos livre acesso ao santuário de deus e
somos o santuário de Deus, mas não chegamos ao termo conclusivo, em certo
sentido permanecer neste corpo é viver exilado longe do Senhor (2Cor 5,6).
Estamos no mundo, mas não somos deste mundo (Jo 17,16). Devem lembrar-se da
santidade de Deus que não podem pactuar com o mal (1Pd 1,15; 2,11s).
Meditando com a Palavra de Deus
a)
Desde a época do deserto IHWH havia
prevenido Israel que sua infidelidade acarretaria castigo. Castigo é um modo
amoroso de correção amorosa por parte de Deus. A advertência do esposo fiel a
esposa infiel é feita pelos profetas, é inútil colocar a esperança e confiança
no que passa Templo, cultura, casa de Davi...mas Israel sucumbiu porque se
exilou do Deu libertador. Coloco mais confiança nos bens materiais, nos bens
culturais, nos bens do poder político…estou exilado dos mandamentos do senhor!
b)
O exílio revela a gravidade do pecado de
Israel como o mistério da Gloriosa cruz de Nosso senhor revela a gravidade do
pecado da humanidade. Mas revela também a misericórdia de Deus que em Cristo
nos reconciliou! Por isso que Deus deseja a nossa Volta do exílio seja um sinal
de uma verdadeira busca do perdão de Deus (VV.6-11). Volte para Deus, ele é
generoso no perdão.
c)
Que situação de pecado, que atitudes
contra a lei do Senhor estão me exilando do sentir profundamente o amor de
Deus!. Medite e volta para o senhor buscando o seu perdão e a via nova.
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