Semana Introdutória da Quarta Feira de Cinzas a Sábado depois de Cinzas



18 DE FEVEREIRO DE 2015 - SEMANA INTRODUTORIA – DA QUARTA FEIRA DE CINZAS A SÁBADO DEPOIS DE CINZAS
Nota: Esta semana introdutória ao nosso retiro queremos nos dedicar a leitura orante dos textos que a liturgia nos apresenta. Vamos seguir o método da leitura orante que consiste na leitura, meditação, oração, contemplação e ação. A partir de segunda feira da  primeira semana da quaresma em diante nos  dedicarmos ao tema proposto: A peregrinação de Israel e nossa. Sempre fazendo a memória de do povo  de  Israel, exemplo para a nossa historia pessoal e comunitária.

I.       CONVERTEI-VOS  PARA O REINO DE DEUS
(Ambiente e símbolos: terra, cinzas, palavra, cruz)
Bíblia nas mãos: Coloque-se em atitude de Filho que escuta o Pai e responda na oração! “seja feita a tua vontade”. Entregue o seu coração a Jesus, o Filho Unigênito do Pai. Invoque o Espírito Santo dom do ressuscitado para purificar a sua casa interior. “Vem Espírito Santo enchei o meu coração do vosso amor.
Reze esta prece antes da leitura do texto bíblico.
“Meu Deus, meu Pai, aqui estou na tua presença. Tua grandeza não me esmaga porque sei que o teu poder criador é o poder de amar, por isso me acolhes nesse momento, como sou, no teu coração de Pai, e assim posso ficar tranqüilo e pacificado, confiante como criança no colo da mãe. Tu és a força da vida que me penetra e me faz existir. Envolve-me na tua paz. Dá-me um ouvido de discípulo para que eu possa ouvir a Palavra de Vida e verdade que hoje queres dirigir-me e faz que minha liberdade, meus pensamentos e sentimentos sejam orientados para o teu serviço e louvor, meu Pai, Fonte  da Vida. Assim seja” (Do Livro retiro Quaresmal 2014, CEI - Jesuítas, p. 18).
TEXTO DO PROFETA JOEL 2,12-18:
A Leitura da Profecia de Joel: leia com esta pergunta fundamental: o que diz o texto em si. Leia outra vez cada versículo (leia duas vezes).

12. Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos;
13. Rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo".
14. Quem sabe, se ele se volta para vós e vos perdoa, e deixa atrás de si a bênção, oblação e libação para o Senhor, vosso Deus?
15. Tocai trombeta em Sião, prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembléia;
16. Congregai o povo, realizai cerimônias de culto, reuni anciãos, ajuntai crianças e lactentes; deixe o esposo seu aposento, e a esposa, seu leito.
17. Chorem, postos entre o vestíbulo e o altar, os ministros sagrados do Senhor, e digam: "Perdoa, Senhor, a teu povo, e não deixes que esta tua herança sofra infâmia e que as nações a dominem".
Por que se haveria de dizer entre os povos: "Onde está o Deus deles?"
18. Então o Senhor encheu-se de zelo por sua terra e perdoou ao seu povo.

A) O QUE DIZ O TEXTO

VERSÍCULO DOZE - Deus fala pelo voz do seu profeta “agora’. Não amanha. não depois da manha. “agora”. O agora do senhor é permanente. o “agora “ de Deus exige pressa como apressada andava Maria dirigindo a casa de sua prima Isabel. O futuro com Deus depende do seu “agora”. “o agora com Deus’. não torne a graça estéril, pois o “agora’ Deus fala “agora”, meu filho,  VOLTA (*v.12,13,14) para mim com o coração, pois o coração do Pai é cheio de misericórdia. Como o filho da parábola do Pai misericordioso narrada por são Lucas (cf. Lc 15,18s). na  sua extrema miséria tomou a firme decisão VOLTAR AO PAI. “Vou-me embora, procurar o meu Pai e dizer-lhe: Pai , pequei contra o céu e contra ti, já não sou digno de ser chamado teu Filho...”.

O senhor diz: “Rasgai o coração”
VERSICULO TREZE – Com que disposição e atitude devem VOLTAR para o Senhor? Com o “coração, jejum e lagrimas” (v.12. 17). Como não pensar na atitude de Pedro, Apostolo que contemplando o olhar amoroso do coração de Jesus “chorou amargamente’. Chorou o seu pecado. Como não pensar na atitude da Mulher adultera que banhou os pés de Jesus com lagrimas de arrependimento. Como não pensar no próprio Jesus que chorou sobre Jerusalém o seu fechamento ao rei da paz e do amor. Como não pesar no meu pecado, vergonha para a Igreja.
VERSÍCULO QUINZE - “voltar’ é verbo que convida a se alegrar pelo Dom da Volta. Meu filho era necessário se alegrar. “teu irmão estava morto”. Agora porque voltou, vive. (Lc 15,32).  Deus convida ao jubilo, a festa. Alegria que os anjos cantaram na noite que nasce a alegria.  Alegria que vem do perdão pela morte e ressurreição do seu Filho. Alegria de Jesus ter morrido no meu lugar.
B) MEDITAÇAO
A pergunta fundamental é: o que diz o texto para mim? Diz que devo voltar para Deus que é rico em Misericórdia. Voltar com o CORAÇAO. Que sentido tem o coração na Bíblia? Falar do coração na Bíblia é falar da nossa interioridade. É o que se tem de mais profundo e sagrado no nosso ser. É no coração onde mora o nosso afeto, as nossas paixões, onde se enraíza  a inteligência e vontade. Onde tem lugar o pecado e a conversão a Deus. É com olhar fixo no coração  trespassado de  Jesus que jorra continuamente a água do batismo que me purifica e o sangue que nos redime que o nosso coração se converte a Deus. O coração humano converte-se, ao olhar para Aquele a quem os nossos pecados trespassaram (CIC, n. 1432). Tenhamos os olhos fixos no sangue de Cristo e compreendamos quanto Ele é precioso para o seu Pai, pois que, derramado para nossa salvação, proporcionou ao mundo inteiro a graça do arrependimento. (Sao Clemente de Roma). Olhando aquele me amou que derramou a sua vida por mim, que me salvou da morte é que me reconheço pecador. Olhando aquele coraçao cheio de amor é que reconheço no meu coraçao tanto há  tanto desamor. olhando aquele que é manso e humilde reconhço tanto orgulho no meu corção. Deus pai deseja purificar o seu coração para torná-lo semelhante ao de seu filho. Deus deseja tirar do seu coração às obras da carne, a saber: forniçao, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, odio, rixas, ciumes, ira discusos, discordia, divisao, inveja, ebedeiras, orgias e cois semelhantes... os que tais coisa praticam não entrão no reino de Deus (Gl 5,20s). É  deixando-se guiar pelo Espirito santo que o meu corçao será reoientado.
Não basta ritos externos com os exercicos espirituais. É preciso trabalhr o interior, o corçao, a atitude interna para colcar para fora  o que nao é bom e permanicer na perseverança com o que é bom. “Como já acontecia com os profetas, o apelo de Jesus à conversão e à penitência não visa primariamente as obras exteriores, “o saco e a cinza”, os jejuns e as mortificações, mas a conversão do coração, a penitência interior: Sem ela, as obras de penitência são estéreis e enganadoras; pelo contrário, a conversão interior impele à expressão dessa atitude cm sinais visíveis, gestos e obras de penitência” (CIC 1430).
 C) ORAÇÃO RESPOSTA AO DEUS QUE FALA
A pergunta fundamental é esta: o que o texto me faz dizer a Deus? Ó Deus Pai de Misericórdia vós que reconciliastes o mundo consigo pelo mistério da Encarnação, Morte e Ressurreição do vosso filho, daí-nos a graça de reconhecer o mundo como obra das tuas mãos. Ó Deus de misericórdia que pela voz dos profetas prometestes  e anunciastes a vinda do vosso filho como Salvador de toda a humanidade, daí-nos a graça de VOLTAR para vós, agora e sempre com todo o nosso coração. Ó Deus de Misericórdia que dissestes “Escutai a voz do meu Filho” dai-nos a graça de escutar a vossa Palavra, de seguir a vossa Palavra, de testemunhar a vossa Palavra no hoje de nossa vida. O Deus de Misericórdia dai a graça de olhando para o gesto supremo de amor do vosso filho no altar da cruz um coração “grande e desejoso de se tornar semelhante ao coração de Jesus. Amém.
D) A CONTEMPLAÇAO – Diz o senhor “Sede Misericordioso como eu SOU  Misericordioso”. É o jeito dos que fizeram a descoberta do REINO DE DEUS. Uma vez feito a experiência da Palavra a minha ação é olhar que o mundo, a humanidade, a Igreja e eu não estamos condenadas. Somos Salvos para sempre no amor ( Jo 3,16).“Eterno é o amor de Deus”, assim canta o salmista contemplam as obras de Deus criador e libertador.
SALMO 50: “Criam em mim um coração puro, meus Deus, Poe em mim um espírito decidido... na vossa imensa bondade apaga a minha iniqüidade... Concede-me a alegria de SER SALVO. Abre meus lábios e minha boca anunciará vosso louvor’.

19  FEVEEIRO - SEMANA INTRODUTORIA - QUINTA FEIRA DEPOIS DAS CINZAS
(Ambiente e símbolos: terra, cinzas, palavra, cruz, Bíblia Aberta)
CONVERTA-VOS NA NOVA LEI DO REINO DE DEUS, o Amor Plenitude da Lei.
Nota caros internautas retirantes estamos na semana introdutória ao nosso retiro em preparação a SANTA PÁSCOA DO SENHOR. Estamos concentrando a nossa atenção nos textos litúrgicos. Estou ciente que é o melhor modo para a conversão ao Reino de Deus. Na próxima semana seguiremos sistematicamente O TEM,A PEREGRINAÇAO DE Israel é nossa. Coragem! Estamos abrindo o caminho. Espero que você caminhe conosco. Que VOLTE PARA O Senhor com todo o coração. Que leve a sério o apelo do Filho de Deus CONVERTE-VOS E CREDE NO EVANGELHO.
Reze comigo:
Ó Divino Amor, laço sagrado unido ao Pai e ao Filho, Espírito Santo poderoso, fiel consolador dos aflitos, penetrai nos abismos do meu coração e nele fazei brilhar a vossa Luz esplendorosa.
Nele espalhai o vosso doce orvalho para que cesse a sua grande aridez.
Enviai os raios celestiais do vosso amor até ao mais profundo da minha alma para que, penetrando nela, eliminem todas as minhas debilidades e negligências(Santo Agostinho).
A Leitura do Livro do Deuteronômio: leia com esta pergunta fundamental: o que diz o texto em si. Leia outra vez cada versículo.
1ª Leitura - Dt 30,15-20
Hoje te proponho a vida e a felicidade. (Dt 11,26)
Leitura do Livro do Deuteronômio 30,15-20
Moisés falou ao povo dizendo:
15Vê que eu hoje te proponho
a vida e a felicidade,
a morte e a desgraça.
16Se obedeceres aos preceitos do Senhor teu Deus,
que eu hoje te ordeno,
amando ao Senhor teu Deus,
seguindo seus caminhos e guardando seus mandamentos,
suas leis e seus decretos,
viverás e te multiplicarás,
e o Senhor teu Deus te abençoará
na terra em que vais entrar, para possuí-la.
17Se, porém, o teu coração se desviar
e não quiseres escutar,
e se, deixando-te levar pelo erro,
adorares deuses estranhos e os servires,
18eu vos anuncio hoje que certamente perecereis.
Não vivereis muito tempo na terra onde ides entrar,
depois de atravessar o Jordão, para ocupá-la.
19Tomo hoje o céu e a terra como testemunhas contra vós,
de que vos propus a vida e a morte, a bênção e a maldição.
Escolhe, pois, a vida,
para que vivas, tu e teus descendentes,

20amando ao Senhor teu Deus,
obedecendo à sua voz e apegando-te a ele
- pois ele é a tua vida e prolonga os teus dias -,
a fim de que habites na terra
que o Senhor jurou dar a teus pais Abraão, Isaac e Jacó'.
O QUE DIZ O TEXTO EM SI
Versículo 15: Através do servo Moises Deus continua falando, continua chamando a conversão. “Hoje”. Não amanha. Agora, não depois. A escolha do caminho compete a existência no “hoje” e a eternidade no futuro. Você é responsável pela sua salvação e colaborador da salvação do seu irmão. O Senhor fala de dois caminhos um que conduz a “vida e a felicidade”; o outro que conduz “a morte e a desgraça”.  Cada pessoa passa a vida toda decidindo e em cada decisão tomada vai se afastando ou  se aproximando do Reino de Deus (cf. Mc 1,15). O Reino de Deus se aproximou de nós quando o verbo divino se fez carne (Jo 1,14). Nunca mais nos deixará. Mas é um risco nos o deixarmos. Pense se o se caminho se encontra no caminho de Jesus, senão CONVERTA a Ele.
Versículo 16. “hoje” “se obedeceres’. Obedecer na escritura é atitude de fé. É atitude de confiança. É atitude de entrega. ’obedecer (ob-audire) na fé é submeter-se livremente a Palavra escutada, por sua verdade ser garantida por Deus, que é a própria verdade. (CIC ,n.144). O Pai Abrão obedeceu e por  isso escolheu a Lei do Senhor (Hb11,8).  A Virgem Maria realiza de modo mais perfeito, a ‘obediência da fé’ , pois nela se cumpre a promessa  de Deus e a realização. Jesus  elogia quem professa a fé na sua pessoa, quem o segue em seu caminho, a Ele, quem se submete  a fazer a vontade de seu Pai. Quem o obedece tem Vida Plena e Feliz.
Versículo 17 o condicional continua, Deus diz pelo servo Moisés: “se o teu coração se desviar” do coração de Deus, da Lei de Deus é porque tu escutaste outra voz, seguistes outro caminho, conseqüentemente ficarás nas trevas do erro, da mentira, dos falsos deuses e morrerá espiritualmente.
O Senhor te ordena: “Escolhe, pois, a vida” (v.19,20). Outra vez Deus Misericordioso te exorta a fazer uma única escolha. Escolher a Vida. Escolhe Jesus. “Eu sou o caminho, a verdade e Vida” (Jo 14). Eu sou o teu Pão que sacia a tua fome. Escolhendo a Vida estou rejeitando o pecado e conseqüentemente a morte. A tua vida é Dom para os outros, como Jesus vida é Dom para todos.
B) MEDITAÇAO DO TEXTO BIBLICO - A pergunta fundamenta a nos guiar: o que diz o texto para mim? Que sentido tem a lei de Deus na Sagrada Escritura para a minha?  Diz para mim que o “Hoje” de Deus não tem sentido cronológico, mas de Kairós. Não se limita a tempo que passou, mas é atualizado para todos os povos em todos os tempos. Paulo compreendeu tão bem o tempo do kairós que dissera: “nós vos exortamos  a não receberdes  em vão a graça de Deus, pois ele diz: no momento favorável, eu te ouvi e no dia da salvação, eu te socorri. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação” (2Cor 6,2). Não posso adiar a salvação para a ultima hora. É agora.
Em cada Liturgia ouvimos o eco do “agora” do “hoje de Deus”. É belíssimo. “Hoje nasceu o salvador do mundo, desceu do céu a verdadeira paz. Hoje o Senhor ressuscitou verdadeiramente. Aleluia. O Hoje de Deus é eterno. No seu Hoje o teu hoje caminha para a eternidade. O Eco do salmo 90 é refrão que abre o hoje de Deus no hoje da Igreja. ‘Hoje não fecheis o coração, mas ouvi a voz do senhor”. Deus me fala que o único caminho que leva a felicidade, a vida Plena, ao Reino de Deus é o caminho de Jesus, é a Vida de Jesus e a verdade de Jesus. Deus diz que no meu “hoje” existe concretamente dos dois caminhos, um com Ele a pratica de seus mandamentos; o outro sem Ele com a não pratica de sua lei. Alerta-me para as conseqüências da escolha a tomar. Deus Pai coloca a nossa frente o Seu Filho que nos convida a “seguir seus passos”. “Ele nos dirigiu a vossa Palavra, convidando-nos a seguir seus passos. Atenção! Jesus que é tão bom, tão misericordioso, tão fiel não elimina a Lei do Antigo Testamento. Mas Inova interiormente. Deseja que a relação seja marcada pelo vinculo do amor” – “Plenitude da Lei”porque quem Ele é a Plenitude a da graça (Gl 4,4s). Somente na experiência do amor que deus Pai manifestou no seu filho os mandamentos tem sentido, tem valor, tem força de vida e liberdade. O decálogo é um caminho de vida. Caminho de liberdade. Caminho de relação nova. “Se amares o teu Deus, andares nos seus caminhos e guardares os seus mandamentos, leis e costumes, viverás e multiplicar-te-ás» (Dt 30, 16).
Somente no seguimento a Jesus aprenderemos a pratica dos mandamentos. «Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna?» Ao jovem que Lhe faz esta pergunta, Jesus responde, primeiro, invocando a necessidade de reconhecer a Deus como «o único Bom», o Bem por excelência e a fonte de todo o bem. Depois, declara-lhe: «Se queres entrar na vida, observa os mandamentos». E cita ao seu interlocutor os mandamentos que dizem respeito ao amor do próximo: «Não matarás; não cometerás adultério: não furtarás; não levantarás falso testemunho; honra pai e mãe». Finalmente, resume estes mandamentos de modo positivo: «Amarás o teu próximo como a ti mesmo» (Mt 19, 16-19). A esta primeira resposta vem juntar-se uma segunda: «Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens e dá-os aos pobres, e terás um tesouro nos céus. Vem, depois, e segue-Me» (Mt 19, 21). Esta resposta não anula a primeira. Seguir Jesus implica cumprir os mandamentos. A Lei não é abolida (1): mas o homem é convidado a reencontrá-la na Pessoa do seu mestre, em Quem ela encontra o seu perfeito cumprimento ( CIC 2053). A referencia agora é Jesus cristo em toda e qualquer relação. O não seguimento a pratica de Jesus e ao estilo novo
C) ORÇAO RESPOSTA ORANTE COM A PALAVRA – (pedido ao Senhor- cada um faz o seu pedido). Senhor nós vos pedimos a graça de viver em cada momento o Mandamento do amor, plenitude da Lei.
Ó Deus da Vida “hoje” como a Virgem Maria suplicamos a graça de guardar a vossa Palavra com todo o nosso coração, com toda a nossa alma e com todo o nosso entendimento.
Pedimos-vos para compreender que no inicio desta Quaresma de 2015 para acolher com Todo o nosso coração, com toda a nossa alma e com todo nosso ser o programa de Seguimento do teu Filho: “auto-renuncia- e sacrifício para ganhar a vida com Ele”. Ó Deus da vida e da liberdade sabemos que os vossos mandamentos são vida e expressão do vosso amor de Pai. Pedimos-vos  a graça de cumprir o vosso único preceito: Amar a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo como o vosso Filho Jesus. Não permita Senhor, que escolhamos o caminho errado, o caminho do pecado, o caminho da perdição, mas que nossa escolha seja o caminho do vosso amado Filho. Amém.
D) A contemplação – Olhos fixos em Jesus, coração sintonizado com o de Jesus. O seu olhar purificado pelo olhar de Jesus bem como o seu agir. Esteja atento para o seu agir ser conforme a pratica do amor – caridade sobretudo com os pobres. Lembre-se que a sua relação com Deus e com o outro é movida pelo amor. o que o texto e tudo o que aconteceu nesta oração me fazem saborear e viver.(cada retirante escolha o que fazer a partir da palavra e das necessidades dos irmãos).
Conclua com  Salmo 1
SEMANA INTRODUTORIA - 20 SEXTA FEIRA DEPOIS DAS CINZAS
(Ambiente e símbolos: terra, cinzas, palavra, cruz, Bíblia Aberta)
 EXIGENCIA PARA A ENTRADA NO REINO DE DEUS: CONVERSÃO PARA O PRÓXIMO
Nota  caros internautas retirantes estamos na semana introdutória ao nosso retiro em preparação a SANTA PÁSCOA DO SENHOR.  Coragem! Continue o caminho. Não pare! Jesus é o seu companheiro nas estradas da vida. “Eis que o esposo vem...Ide ao seu Encontro” (Mt 25,6) O Senhor deseja também falar-lhe ao coração. Ele fala sempre, mas é necessária a ESCUTA atenta. Quem não se prepara bem na vivencia da quaresma não fará páscoa. Passagem do pecado a vida nova da Graça. É fundamental o contato meditativo com os textos da quaresma e com os exercícios próprios deste Tempo de Graça. Três exercícios são fundamentais na pratica crista.
REZA ANTES DA PALAVRA
Meu Deus, meu Pai, aqui estou na tua presença. Tua grandeza não me esmaga porque sei que o teu poder criador é o poder de amar, por isso me acolhes nesse momento, como sou, no teu coração de pai, e assim posso ficar tranqüilo e pacificado, confiante como criança no colo da mãe. Tu és a força da vida que me penetra e me faz existir. Envolve-me na tua paz. Dá-me um ouvido de discípulo para que eu possa ouvir a Palavra de Vida e verdade que hoje queres dirigir-me e faz que minha liberdade, meus pensamentos e sentimentos sejam orientados para o teu serviço e louvor, meu Pai, Fonte  da Vida. “Assim seja” (Do Livro retiro Quaresmal 2014, CEI - Jesuítas, p. 18).
A Leitura do profeta Isaias com esta pergunta fundamental: o que diz o texto em si. Leia outra vez cada versículo.
Is 58,1-9a
Acaso é este o jejum que aprecio?
Leitura do Livro do Profeta Isaías 58,1-9a
Assim fala o Senhor Deus:
1Grita forte, sem cessar,
levanta a voz como trombeta
e denuncia os crimes do meu povo
e os pecados da casa de Jacó.
2Buscam-me cada dia
e desejam conhecer meus propósitos,
como gente que pratica a justiça
e não abandonou a lei de Deus.
Exigem de mim julgamentos justos
e querem estar na proximidade de Deus:
3'Por que não te regozijaste, quando jejuávamos,
e o ignoraste, quando nos humilhávamos?'
- É porque no dia do vosso jejum tratais de negócios
e oprimis os vossos empregados.
4É porque ao mesmo tempo que jejuais,
fazeis litígios e brigas
e agressões impiedosas.
Não façais jejum com esse espírito,
se quereis que vosso pedido seja ouvido no céu.

5Acaso é esse jejum que aprecio,
o dia em que uma pessoa se mortifica?
Trata-se talvez de curvar a cabeça como junco,
e de deitar-se em saco e sobre cinza?
Acaso chamas a isso jejum,
dia grato ao Senhor?
6Acaso o jejum que prefiro não é outro:
- quebrar as cadeias injustas,
desligar as amarras do jugo,
tornar livres os que estão detidos,
enfim, romper todo tipo de sujeição?
7Não é repartir o pão com o faminto,
acolher em casa os pobres e peregrinos?
Quando encontrares um nu, cobre-o,
e não desprezes a tua carne.
8Então, brilhará tua luz como a aurora
e tua saúde há de recuperar-se mais depress
a;
à frente caminhará tua justiça
e a glória do Senhor te seguirá.
9aEntão invocarás o Senhor e ele te atenderá,
pedirás socorro, e ele dirá: 'Eis-me aqui'.
O QUE DIZ O TEXTO EM SI: V. 1: Deus continua falando pela voz do profeta. Hoje pelo profeta Isaias. “Muitas vezes e de modo diversos falou Deus, outrora, aos pais pelos Profetas”. (Hb 1,1). Mas o que Ele fala?  Fala em denunciar o pecado de Israel e de toda a Igreja, novo Israel de Deus.  Os verbos são expressivos: “gritar forte sem cessar”, “levantar a voz”, “denunciar” os pecados. Deus fala ainda da “Busca do seu povo” v. 2 todos os dias com desejo de conhecer os caminhos de sua justiça. Deus fala questionando  o seu povo do modo de jejuar.V.3.'Por que não te regozijaste, quando jejuávamos,
e o ignoraste, quando nos humilhávamos? A resposta a falta de regozijo e a ignoria  ao senhor segue o v.  3  e  4 seguem as respostas é poque o jejum é externo e nao trata o outro com amor. Deus  proibe fazer esta prática de jejum indigno senão a tua oração não será “ouvida” pelo senhor. “Não é quem diz Senhor, senhor, quem entra no reino dos Césus e sim quem faz a vontade do Pai. Outros questinomentos do senhor ao nosso corçao: v. 5 Acaso é esse jejum que aprecio,o dia  em que uma pessoa se mortifica? Trataste-se talvez de curvar a cabeça como junco, e de dita-se em saco e sobre cinza! ? Acaso chamas a isso de jejum, dia grato ao Senho! Deus fala do jejum que lhe agrada V.6 e 7. A pratica do amor , da justila e da misricordia com o proximo, voltar para Deus e voltar-se para o proximo com as atitudes do corçao manifestada por Jesus, o Bom samaritano do pai. A atitude de conversao ao proximo é recompensada por Deus com a sua Luz,  com a sua justiça,com a sua Gloria, com a sua Escuta do orante. O senhor fala e se coloca a tua disposiçao , caro filho amado ao dizer – Eis-me  Aqui”. (v.8 e 9). Somente a descoberta inaudita desta verdade e da sua presença eficaz e que também resposdo como Isais, como a Virgem “Eis-me aquie, fala Senhor que o teu servo te ESCUTA.
B) MEDITAÇAO: A pergunta fundamental é: o que diz o texto para mim ? O texto me faz meditar sobre o sentido do jejum conforme Deus fala. Do jejum que salva e Liberta. Do jejum que agrada ao senhor. Do jejum radical:ruptura do pecado. Deus pelo profeta grita contra a pratica extena do jejum, oraçao, devoçoes, novenas sem a coversao para o proximo, sem a conversao para o Reino de Deus  (Mc 1,15).Deus nao olha a quantidade de ritos e praticas que a Igrja faz , mas a qualidade com  as quais  as faz. Deus olha atitude semelhante a do Filho Zaque desonesto, mas no encontro com Jesus misericordios partilho que nao era seu ligitimamente, mas dos pobres. “a penitencia interior: sem ela, as obras de penitencia sao estéreis e enganadores; pelo contrario, a conversao interior impele a expressao desas atitudes em sinais visiveis, gestos e obras de penitencia (CIC, 1430). Mas , Senhor que jejum vos agrada. Que jejum  o Senhor deseja.? Numa palavra, o tempo da Quaremsa grita forte: CONVERSÃO A DEUS E CONVERSÃO AO PRÓXIMO na pratica do amor. É o jejum do egoismo que agrada ao Senhor,  partilhado  com os outros o que se é e o que se tem. Jejum sem a pratica do amor pouco vale. “ainda qu fale as linguas dos anjose dos homens se tao tiver o amor nao vale” (1Cor 13,1).
Jesus também no Evangelho de “Hoje” Fala do jejum quando é questionado sobre o porque que seus seguidores nao jejuam. Jesus que jejuara durante 40 dias no deserto  responde: “será que podem estar de luto os amigos do noivo enqanto o noivo esta com eles? Jesu é o NOIVO  dos esposais de Deus com o seu novo povo e com a nova humanidade dos tempos messianicos, inaugurados pelo Reino de Deus na pessoa de Jesus. Jesus vem esposar a Igreja para sempre no seu misterio pascal. Festa da Plenitude da Vida Nova. Quando lhes faltar o noivo (alusao a Gloriosa Paixao de Cristo) entao os seguidores de Cristo jejuarao com sentido cristologico. Quem  jejuar Cristo muito sofrerá e fará a tantos sofrer. Quem  nao apende a jejuar como cristo nao vai agir como um cristao. A vida se torna egosta e insossas.  O sentido profundo novo que Jesus exige  é o Espirito  com que se jejuam, ou seja, com a verdadeira inteçao de converter o corçao “Para jejuar deveras  há que abster-se , antes de mais nada, de todo o pecado”. (Santo Agostinho). Lembra-te sempre que necessitas jejuar o consumisto que o imperio dos meios de comuniçao cria necessidade superfulas. Diga nao ao consmismo e sim a partilha.
C- ORAÇAO  - ORÇAO RESPOSTA AO DEUS QUE FALA
A pergunta fundamental: O que o texto me faz dizer a Deus? (A graça de jejuar o pecado).
Pai Santo  ti faço um pedido, jejuar o pecado, para eu receber a graça do perdão do teu Filho.
Pai santo, ti faço outro pedido, jejuar o egoísmo para ser livre em partilhar os bens como são Francisco de Assis.
Pai Santo, eu ouso fazer-te outro pedido, a conversão interior do coração para que eu possa celebra a festa da páscoa com intenso jubilo interior e exterior.
Pai santo ti pedimos pelos que inutilizam a sua vida acumulando riquezas materiais para que descubram o tesouro do Reino de Deus e a pratica de sua justiça. Amém.
C) OUTRA ORÇÃO DA AUTORIA DE SANTO TOMAS DE AQUINO
Que eu chegue a ti, Senhor, por um caminho seguro e reto; caminho que não se desvie nem na prosperidade nem na adversidade, de tal forma que eu te dê graças nas horas prósperas e nas adversas conserve a paciência, não me deixando exaltar pelas primeiras nem abater pelas outras.
Que nada me alegre ou entristeça, exceto o que me conduza a ti ou que de ti me separe.
Que eu não deseje agradar nem receie desagradar senão a ti. Tudo o que passa torne-se desprezível a meus olhos por tua causa, Senhor, e tudo o que te diz respeito me seja caro, mas tu, meu Deus, mais do que o resto.
Qualquer alegria sem ti me seja fastidiosa, e nada eu deseje fora de ti.
Qualquer trabalho, Senhor, feito por ti me seja agradável e insuportável aquele de que estiveres ausente.
Concede-me a graça de erguer continuamente o coração a ti e que, quando eu caia, me arrependa.
Torna-me, Senhor meu Deus, obediente, pobre e casto; paciente, sem reclamação; humilde, sem fingimento; alegre, sem dissipação; triste, sem abatimento; reservado, sem rigidez; ativo, sem leviandade; animado pelo temor, sem desânimo; sincero, sem duplicidade; fazendo o bem sem presunção; corrigindo o próximo sem altivez; edificando-o com palavras e exemplos, sem falsidade.
Dá-me, Senhor Deus, um coração vigilante, que nenhum pensamento curioso arraste para longe de ti; um coração nobre que nenhuma afeição indigna debilite; um coração reto que nenhuma intenção equívoca desvie; um coração firme, que nenhuma adversidade abale; um coração livre, que nenhuma paixão subjugue.
Concede-me, Senhor meu Deus, uma inteligência que te conheça, uma vontade que te busque, uma sabedoria que te encontre, uma vida que te agrade, uma perseverança que te espere com confiança e uma confiança que te possua, enfim.
Amém
D) CONTEMPLAÇAO o que o texto e tudo o que aconteceu nesta oração me fazem saborear e viver. O texto me faz redescobrir o sentido cristológico do jejum. Minha atitude seja pequena seja grande mortificação é imitação de Cristo com o único sentido jejuar o meu pecado. Pense nesta quaresma que pecado devo combate e as três armas do combate, a oração, o jejum e a caridade. Conclua a oração sempre com um salmo ou canto final.
REZE COM O SEU CORÇAO - Sl 50, 3-4. 5-6a. 18-19 (R. 19b)
R. Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!
3Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! *
Na imensidóo de vosso amor, purificai-me!
4Lavai-me todo inteiro do pecado, *
e apagai completamente a minha culpa!R.

5Eu reconheço toda a minha iniqüidade,*
o meu pecado está sempre à minha frente.
6aFoi contra vós, só contra vós, que eu pequei,*
e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!R.

18Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, */
liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2013&mes=2&dia=15
e, se oferto um holocausto, o rejeitais.
19Meu sacrifício é minha alma penitente, *
não desprezeis um coração arrependido!
SEMANA INTRODUTORIA - SABADO DEPOIS DAS CINZAS
(Ambiente e símbolos: terra, cinzas, palavra, cruz, quadro exposto de Rembrand do Pai Misericordioso. Bíblia Aberta)
21  EXIGÊNCIA PARA A ENTRADA NO REINO DE DEUS: CONVERSÃO PARA A MISERICÓRDIA.
 Nota de Introdução:
Estamos no final da semana que introduziu você nos Exercícios Espirituais rumo a santa páscoa. O caminho foi aberto. Tenha coragem de continuar firme no caminho e no chamado de Jesus “Convertei-vos para o Reino de Deus”. A quem se converte a Ele, vive o amor, plenitude da lei e vive  o amor para com o  próximo, imitando o Pai na atitude de misericórdia com os pecadores. “sede misericordiosos como o Pai é misericordioso”. Hoje voltemos atenção para o tema central da espiritualidade quaresmal CONVERSÃO PARA A MISERICÓRDIA. Que todo o nosso ser seja reflexo da atitude misericordiosa do Pai manifestada em Jesus e continuada em cada pessoa.
REZA ANTES DA PALAVRA
“Ó Jesus estendido na cruz, suplico-Vos, concedei-me a graça de sempre, em toda parte e em tudo cumprir fielmente a Santíssima vontade de Vosso Pai. E, quando essa vontade de Deus me parecer penosa e difícil de cumprir, então suplico-Vos, Jesus, que das Vossas Chagas desça para mim força e vigor, e que a minha boca repita: Seja feita a Vossa vontade, Senhor. (...) Jesus cheio de compaixão, concedei-me a graça de me esquecer de mim mesma, a fim de viver inteiramente para as almas, ajudando-Vos na obra da salvação, segundo a santíssima vontade de Vosso Pai...” (Diário, 1265).
“Desejo transformar-me toda em Vossa misericórdia, para tornar-me o Vosso reflexo vivo, ó meu Senhor! Que a Vossa misericórdia, que é insondável e de todos os atributos de Deus o mais sublime, se derrame do meu coração e da minha alma sobre o próximo.
Ajudai-me, Senhor, para que os meus olhos sejam misericordiosos, de modo que eu jamais suspeite nem julgue as pessoas pela aparência externa, mas perceba a beleza interior dos outros e possa ajudá-los.
Ajudai-me, Senhor, para que os meus ouvidos sejam misericordiosos, de modo que eu esteja atenta às necessidades dos meus irmãos e não me permitais permanecer indiferente diante de suas dores e lágrimas.
Ajudai-me, Senhor, para que a minha língua seja misericordiosa, de modo que eu nunca fale mal dos meus irmãos; que eu tenha para cada um deles uma palavra de conforto e de perdão.
Ajudai-me, Senhor, para que as minhas mãos sejam misericordiosas e transbordantes de boas obras, nem se cansem jamais de fazer o bem aos outros, enquanto aceite para mim as tarefas mais difíceis e penosas.
Ajudai-me, Senhor, para que sejam misericordiosos também os meus pés, para que levem sem descanso ajuda aos meus irmãos, vencendo a fadiga e o cansaço (...)
Ajudai-me, Senhor, para que o meu coração seja misericordioso e se torne sensível a todos os sofrimentos do próximo. (...) Ó meu Jesus, transformai-me em Vós, porque Vós tudo podeis” (Diário, 163). (Santa Irma Faustina).
 A Leitura do profeta Isaias com esta pergunta fundamental: o que diz o texto em si. Leia outra vez cada versículo.
Leitura do Livro do Profeta Isaías 58,9b-14
Assim fala o Senhor:
9bSe destruíres teus instrumentos de opressão,
deixares os hábitos autoritários
e a linguagem maldosa;
10se acolheres de coração aberto o indigente
e prestares todo socorro ao necessitado,
nascerá nas trevas a tua luz
e tua vida obscura será como o meio-dia.
11O Senhor te conduzirá sempre
e saciará tua sede na aridez da vida,
e renovará o vigor do teu corpo;
serás como um jardim bem regado,
como uma fonte de águas que jamais secarão.
12Teu povo reconstruirá as ruínas antigas;
tu levantarás os fundamentos das gerações passadas:
serás chamado reconstrutor de ruínas,
restaurador de caminhos, nas terras a povoar.
13Se não puseres o pé fora de casa no sábado,
nem tratares de negócios em meu dia santo,
se considerares o sábado teu dia favorito,
o dia glorioso, consagrado ao Senhor,
se o honrares, pondo de lado atividades,
negócios e conversações,
14então te deleitarás no Senhor;
eu te farei transportar sobre as alturas da terra
e desfrutar a herança de Jacó, teu pai.
Falou a boca do Senhor.
LEITURA O QUE DIZ O TEXTO EM SI.
Deus pelo profeta Isaias continua a falar. Tenha certeza. Tenha fé. É Deus quem fala. Fala no condicional (v. 9) “se” você deixar  os instrumentos de opressão”, “hábitos autoritários” e “linguagem maldosa”. Se o teu coração acolher o “indigente”, o miserável física e espiritualmente (v.10) tu serás iluminado. Somos Luz no senhor (Jo 8,12). O senhor faz belíssimas promessas  tanto que nos compara com a imagem de uma fonte de água que jamais secará (v. 11).
“Jesus tem sede, e o seu pedido brota das profundezas de Deus que nos deseja. A oração saibamo-lo ou não, é o encontro da sede de Deus com a nossas. Deus tem sede de nós tenhamos sede d´Ele” (CIC n.2560). ‘Tenho sede”. Deus continua a apostar no seu povo, a acreditar também em você. Somos reconstrutores de ruínas não de templo , mas de vidas humanas violentado pelo pecado (v. 12). O senhor continua falando no condicional “Se”. Honrar o Dia do Senhor , para o judeu o sábado, mas para o cristão é o Domingo (v.13). O “se’ parte humana coloca limites, coloca condicionamentos que podes ter motivação positiva ou negativa. Mas da parte do senhor o “se” é o respeito ao Livre Arbítrio humano.
B)MEDITAÇAO do texto –  A pergunta fundamental é esta: O que diz o texto para mim? Diz que em primeiro lugar o que devo “Deixar” e depois  a quem devo seguir. “ DEVO SEGUIR JESUS” Mas, deixar o que? Tudo o que me impede de crescer como cristão, tudo o que me impede de entrar no Reino de Deus, tudo o que me impede de praticar a caridade com o necessitado.  É exigência necessária a conversão do coração tanto que sem ele não se entra no Reino de Deus. Não se experimenta a alegria  do perdão. Jesus convida os pecadores “a conversão sem a qual não se pode entrar no Reino, mas por palavras e atos, mostra-lhe a misericórdia sem limites do seu Pai para com eles e a imensa “alegria que haverá no céu, por um só pecador que se arrependa” (Lc 15,11-32; Mc 4,33s; Mt22,1-14).  É exigência necessária deixar de acumular bens para ser livre na partilha com os necessitados imitando o mestre. “o Reino é dos pobres e pequenos....dos que acolhem com o coração humilde. Jesus partilha a vida com os pobres, desde o presépio até a cuz...identifica-se com os pobres de toda espécie, e faz do amor ativo para com eles a condição para entrar no Reino de Deus”( CIC, n. 544). Deixar o pecado, deixar o apego aos bens. DEIXAR IMEDIATAMENTE pelo Reino, pela liberdade para amar, pelo seguimento , pela páscoa no tempo e na eternidade.
LEVI DEIXOU TUDO para seguir Jesus. Quem era Levi antes do encontro com Jesus Misericórdia. O que LEVI DEIXOU?  Era um publicano. Um pecador público. Cobrador de impostos duplamente, para os cofres do Império de Roma e para si próprio ilegitimamente. Excluído da sinagoga e da vida publica. Tal era a exclusão que nem um mendigo na sua miséria podia a aceitar a sua oferta. Surpresa, Jesus vem ao seu encontro como vem ao nosso, ao seu também. Conhece o seu coração como conhece o seu, aproxima de LEVI como é próximo de você. Inverte as Relações.  Jesus faz o convite que muda para sempre a vida de LEVI – “Vem e segue-me”. “E Ele deixando tudo, levantou-se e seguiu-o”. Por que foi tão generoso em deixar tudo?Porque Jesus o amou, o chamou, o tornou seu discípulo. A sua alegria foi tão grande pelo seguimento ao mestre que expressa num banquete, mas somente quem faz a experiência da misericórdia aceita o convite da mesa. (Jesus convida também os pecadores para a mesa do Reino: “Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores” Mc 2,17). A resposta é sua.
C) ORAÇÃO VOCACIONAL – obedecendo a ordem do Senhor façamos este prece vocacional do papa Paulo VI:
Senhor da Messe e Pastor do Rebanho,
faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite:
“Vem e segue-me”.
Derrama sobre nós o teu Espírito,
que ele nos dê sabedoria para ver o caminho
e generosidade para seguir tua voz.
Senhor, que a Messe não se perca por falta de Operários.
Desperta nossas comunidades para a Missão.
Ensina nossa vida a ser serviço.
Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino
na vida consagrada e religiosa.
Senhor, que o Rebanho não pereça por falta de Pastores.
Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres e ministros.
Dá perseverança a nossos seminaristas.
Desperta o coração de nossos jovens
para o ministério pastoral em tua Igreja.
Senhor da Messe e Pastor do Rebanho,
chama-nos para o serviço de teu povo.
Maria, Mãe da Igreja,
modelo dos servidores do Evangelho,
ajuda-nos a responder SIM.
Amém (Paulo VI).
D) CONTEMPLAÇAO - o que o texto e tudo o que aconteceu nesta oração me fazem saborear e viver. Ser Misericordioso com cada pessoa que encontrar no meu caminho. Aquelas pessoas privados de sua dignidade conforme o rosto desfigurado que o Evangelista Mateus elenca no sermão do juízo final. Pensar no continuo chamado do senhor e na minha resposta: Ser generoso como Mateus ou ainda visitar uma família em situação de extrema necessidade levando o amor ativo e operante.

SALMO do dia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOMEAÇÕES NA DIOCESE DE PETROLINA / PE:

Paróquia Nossa Senhora do Rosário inicia a festa de sua padroeira com uma belissima carreata/motocada e a Santa Missa de abertura!