PRIMEIRA SEMANA DA QUARESMA – A PEREGRINAÇÃO DE ISRAEL E NOSSA
PRIMEIRA SEMANA DA QUARESMA – A PEREGRINAÇÃO DE ISRAEL E NOSSA
SEGUNDA FEIRA DA QUARESMA 23 DE
FEVEREIRO
Introduzimos o tema do retiro. Hoje até a sua conclusão vamos concentrar a nossa atenção sobre o tema proposto, a peregrinação de Israel e nossa. Sempre com os olhos na história de Israel para nela perceber a história de cada um de nós.
Caro retirante
lembra-te sempre que tu és o Israel de Deus como descoberta no seu ser. Outra
descoberta com a graça do Espírito Santo é saber quem é o Deus de Israel
e como ele agiu com o seu povo. Ele agiu com misericórdia. O seu agir
revela o seu ser. E Jesus revelação plena de Deus vem caminhar conosco
Ele é a Palavra definitiva do Pai para a humanidade. Fora dele não há
salvação, não há verdadeira alegria, não há verdadeira paz. Tudo na história
revela o amor de Deus fiel, mas não correspondido pelo povo infiel.
O QUE DEVO LER - SALMO 138
O QUE DEUS FALA PELO TEXTO? ama Israel no ventre materno.
I . Um povo desde sempre amado:
Na história, Israel
pode repetir as palavras do salmo 138: VV 13-18.
Meus irmãos retirantes este salmo toca
cada pessoa, contanto que se medite com o coração e com a mente. Que pense na
existência como dom de Deus. Um verdadeiro presente. O que diz o Senhor neste
salmo magnífico?
a) O salmo faz pensar no mistério da
existência, É dom de Deus a sua existência. Mas ela é vivida no ato de
inteira liberdade. Nossa existência é um grande acontecimento que se faz na
história, mas é acontecimento predeterminado por Deus. “Ele nos predestinou
para sermos seus filhos adotivos por Jesus Cristo, conforme o beneplácito da
sua vontade, para louvor e glória de sua graça, com a qual ele nos agraciou no
Amado” (Ef 1,5).
Também o povo de
Israel antes de existir foi pensado por Deus como cada um de nós, foi chamado a
existência em Cristo como cada um de nós, foi escolhido entre tantos povos por
um ato de amor. Um povo desde sempre amado. Mas todo escolha divina é como uma
moeda com dupla face, de um lado, o ato misterioso da escolha divina, por
outro, a resposta no amor e na liberdade. E mais ainda, as demoras das
promessas de Deus e aos olhos humanos a impossibilidade da promessa ser
realizada por Deus ao parceiro Abrão a na sua situação idoso e Sara
estéril e idosa. Cumpre-se o que o anjo disse a Virgem Maria: “para Deus tudo é
possível”.
Caro irmão, se
você vem ao mundo, não veio por acaso. Deus tem uma vocação para você cumprir.
Israel tem uma vocação, ser povo de Deus e sinal de sua presença entre os
povos. Ser consagrado ao senhor. O Senhor ordena Abrão “sair’ com destino a uma
terra que o senhor providenciará. O Senhor faz uma promessa “farei um grande
povo’. O pai da fé parte com uma certeza o Senhor caminha comigo (Gn 12,1-3).
Nosso Deus é peregrino.
Deus Pai Todo
poderoso criador do céu e da terra. Cria tudo do nada chama cada ser a
existência pela Palavra e pelo sopro divino. Como uma mãe ama o fruto que
carrega nas entranhas antes do nascer assim Deus Pai já amava Israel com amor
eterno. Amava como uma realidade concreta, tanto que através do patriarca a
promessa será cumprida mesmo em meio as demoras (Gn 18,16-19). “Na Palavra de
Deus, aparece constantemente este dinamismo de “saída”, que Deus quer provocar
nos crentes. Abrão a aceitou o chamado de Deus: “vai, Eu te envio”.
Amado por Deus, o povo será gerado de
modo simples, por patriarcas nômades, que não tem casa permanente, que vivem da
agricultura da subsistência com o suor do rosto e o sacrifício da labuta de
cada dia. Como diz a carta aos hebreus aqui não temos cidade permanente,
estamos a caminha da cidade eterna. No entanto, vivem da promessa de Deus e
caminha com o olhar sempre para o futuro. Professa a fé em meio as provações de
cada dia.
O QUE ORAR? Suplicar a conversão e o dom da fé que me renova.
Primeiro pedir perdão
depois agradecer: a PRIMEIRA ATITUDE COMO A SEGUNDA E CONSTANTE NO
CONTEXTO DA HISTÓRIA DE Israel. Suplicar o perdão, agradecer o perdão. Suplicar
a graça da conversão e agradecer o Dom da vida. Faço com a sugestiva exortação
do papa Francisco.
Este
é o momento para dizer a Jesus Cristo: «Senhor, deixei-me enganar, de mil
maneiras fugi do vosso amor, mas aqui estou novamente para renovar a minha
aliança convosco. Preciso de Vós. Resgatai-me de novo, Senhor; aceitai-me mais
uma vez nos vossos braços redentores». Como nos faz bem voltar
para Ele, quando nos perdemos! Insisto uma vez mais: Deus nunca Se cansa de
perdoar, somos nós que nos cansamos de pedir a sua misericórdia. Aquele que nos
convidou a perdoar «setenta vezes sete» (Mt 18, 22) dá-nos o
exemplo: Ele perdoa setenta vezes sete. Volta uma vez e outra a carregar-nos
aos seus ombros. Ninguém nos pode tirar a dignidade que este amor infinito e
inabalável nos confere. Ele permite-nos levantar a cabeça e recomeçar, com uma
ternura que nunca nos defrauda e sempre nos pode restituir a alegria. Não
fujamos da ressurreição de Jesus; nunca nos demos por mortos, suceda o que
suceder. Que nada possa mais do que a sua vida que nos impele para DIANTE”
(PAPA Francisco, EG n. ).
O
culto ao Senhor me faz agradecer o perdao como fez o leproso. Como faz você
neste tempo de voltar ao senhor com o corçao. Agradeça o dom da volta e o dom
do perdao. O dom do nascimentoe do novo nascimento. O dom das lagrias e o domdo
perdao. Assim façamos festa pelo dom da vida eterna que chega em Jesus.
“Louvemos a Deus pelo dom maravilhoso da vida e por aqueles que a
honraram e a dignificam ao colocá-la a serviço dos demais;Louvemso a Deus
poque, sendo nós pecadores, ele nos mostrou seu amor reconciliando – nos
consigo pelamorte de seu Filho na cruz. Louvemso a Deus porque Ele continua
derramando seu amor emnós pelo espirito Santo e nos alimenta com a eucaristia,
pao da vida (cf. Jo 6,35) Dap. N. 106)
O QUE DEVO FAZER? visitar uma família.
Visite uma família e faça uma oração de
agradecimento pela vida dos pais, pelo presente dos filhos, pelo dom da fé que
nos traz o dom da Vida divina no sacramento do Batismo. Fale sobre o Batismo
novo nascimento para a criança. “Quem não nascer da água e no Espírito
não entra no Reino dos céus” (Jo 3,5).
TERCEIRA FEIRA 24 DA PRIMEIRA SEMANA DA QUARESMA
SEGUNDA MEDITAÇÃO
O QUE DEVO LER? Gn 15
Nota de introdução.
Estamos meditando o
tema “A peregrinação de Israel e nossa”. Caminhamos na estrada de Jesus. Ele é
o caminho que nos leva ao Pai. A verdade que nos enche de alegria e a vida
Plena para todos. Continuamos a meditação com o mesmo tema de ontem. Um
povo desde sempre amado. O texto narra a impossibilidade humana das
promessas de Deus acontecer por um lado, mas por outro, a
possibilidade para Deus , pois , tudo é possível para Deus, embora usando
como instrumentos insuficientes. É assim. Deus é quem faz, somos apenas o
instrumento das suas obras maravilhosas. O apai Abrao na fé vai caminhar, na fé
vai responder o chamado, mas passará por crise e a prova de fogo. O agir de
Deus é revelado pelas escolhas assim como nossas escolhas revelam o nosso
ser. Israel é chamado a converter-se ao Senhor.
O QUE DEUS FALA NO
TEXTO: O texto fala da forma como Deus pensou e concebeu Israel, de um homem já
em idade avançada, muito avançada, próximo a morte física e de uma mulher
estéril, com impossibilidade de gerar vida no seu útero. Mas o impossivel, o inaudito,
o inerrável vai acontecer, é deste casal que inicia o povo de Deus e o será tão
numeroso como as estrelas. Cumpre-se antecipadamente o que o anjo
disse a virgem Maria: para Deus nada é impossível. O impossível cumpre-se, uma
virgem será Mae de Deus. A graça de Deus é ofertada livremente por Deus, as
escolhas sao livres, mas resposta é um ato de fé com todo o coraçao, com toda a
inteligência, com toda a vontade. A fé nos envolve integralmente sem deixar
nenhuma lacuna. No entanto, a peregrinação de Israel é a escola onde se
aprende a ler os sinais de Deus na história. Aprender para discernir os sinais
dos tempos com o tempo de Deus, ou seja, com o “Kairós’. Neste momento penso na
Virgem Maria que também avançou no caminho da fé, e conservou filmente a uniao
com seu Filho até a cruz, junto da qual, por desígnio de Deus, se manteve de
pé. (JO 19,25). O antigo Israel vai vaciliar, mas sempre é chamado a reorientar
a caminhada. Mas o novo Israle tem em Maria o modelo da fé. A carta aos hebrus
11 testemunha a origem sofrida e incerta com comoção. O refrao que se repete é:
“foi pela fé’. (Hb 11,8ss.13-16).
O QUE RESPONDE A
DEUS: respondo com uma suplica de perdão pela vezas que não cremos no seu
amor e um agradecimento pelo dom da vida e do perdão. Pela graça de Deus e pela
fé em seu Filho. Faço com a oraçao de Santo Afonso de Ligorio:
Ó
divino Coração do meu Jesus, Coração cheio de amor para com os homens, Coração
criado expressamente para amá-los, como podem eles vos desprezar? Ah! eu mesma
fui uma dessas almas ingratas, pois vivi tantos anos no mundo sem vos amar!
Perdoai-me, meu Jesus! Perdoai-me esta grande falta de não vos ter amado a vós
que sois tão amável e que me amastes tanto e tudo fizestes para me obrigar a
amar-vos! Eu merecia ser condenada a não poder mais amar-vos, por ter tão longo
tempo desdenhado o vosso amor.
Mas, eu vos suplico, ó meu Esposo, aplicai-me todos os castigos exceto este; concedei-me a graça de vos amar, e depois fazei de mim tudo o que vos aprouver. Mas como posso temer tal castigo, quando continuais a me intimar o doce preceito de vos amar? vós quereis que eu vos ame de todo o meu coração, meu Senhor e meu Deus. Ah! não tenho outro desejo que vos amar de todo o meu coração. Ó ardente Coração do meu Jesus, acendei em meu pobre coração esta feliz chama, que trouxestes do céu para abrasar a terra.
Destrui em mim todas as afeições impuras que me impedem de ser toda de Deus. Ó meu bem Amado Senhor, não vos dedigneis de aceitar o amor deste coração, embora outrora vos houvesse tanto afligido.
Não permitais para o futuro que eu viva um só instante privada de vosso amor, pois me tendes tanto amado.Ó meu amoroso Jesus, vós sois meu amor: espero amar-vos sempre, e sempre ser amada de vós.
Sim, eu espero que este nosso mútuo amor subsista eternamente.
Ó Mãe do Belo Amor, ó Maria, vós que desejais tão ardentemente nos ver amar a Jesus, vosso divino Filho, fazei que o ame tão estreitamente que seja toda dele, como é seu desejo.
Mas, eu vos suplico, ó meu Esposo, aplicai-me todos os castigos exceto este; concedei-me a graça de vos amar, e depois fazei de mim tudo o que vos aprouver. Mas como posso temer tal castigo, quando continuais a me intimar o doce preceito de vos amar? vós quereis que eu vos ame de todo o meu coração, meu Senhor e meu Deus. Ah! não tenho outro desejo que vos amar de todo o meu coração. Ó ardente Coração do meu Jesus, acendei em meu pobre coração esta feliz chama, que trouxestes do céu para abrasar a terra.
Destrui em mim todas as afeições impuras que me impedem de ser toda de Deus. Ó meu bem Amado Senhor, não vos dedigneis de aceitar o amor deste coração, embora outrora vos houvesse tanto afligido.
Não permitais para o futuro que eu viva um só instante privada de vosso amor, pois me tendes tanto amado.Ó meu amoroso Jesus, vós sois meu amor: espero amar-vos sempre, e sempre ser amada de vós.
Sim, eu espero que este nosso mútuo amor subsista eternamente.
Ó Mãe do Belo Amor, ó Maria, vós que desejais tão ardentemente nos ver amar a Jesus, vosso divino Filho, fazei que o ame tão estreitamente que seja toda dele, como é seu desejo.
O QUE DEVO
FAZER visitar uma família idosa e fazer um encontro anunciando a alegria do
Evangelho e o dom da terceira idade. Deus também continua a operar maravilha
pela terceira idade. Ajude os idosos a compreender tamanha graça. Pense também
na serva Ana, Mae de Samuel que servia ao Senhor em idade avançada de dia e de
noite com oração. Se Deus foi misericordisos no passado continua a ser conosco
no presente.
Meditaçao do salmo do
dia da semana
TERCEIRA MEDITAÇAO POVO AMADO DESDE DE SEMPRE SERÁ GERADO NA DURA PROVA DA ESCRAVIDAO
QUARTA FEIRA DA 25 PRIMEIRA SEMANA DA QUARESMA
O QUE DEVO LER? Livro do Exodo 1,8-11.13s
Israel foi provado em tudo, mas
sucumbiu muitas vezes. No entanto, este povo será duramente provado na
escravidão do Egito. Mas já é prefigurada profeticamente um novo êxodo e um
novo libertador, Jesus o Filho de Deus. O texto narra a promessa de Deus
que se cumpre com “a multiplicação do seu povo”, a
dificuldade do povo que culmina com a escravidão e neste
contexto, O SILENCIO DE DEUS.
O QUE DEUS FALA NO TEXTO?
Deus fala pelo
silêncio, mas não é indiferente a súplica dos pobres. Deus não apenas ama
o seu povo com a palavra, mas o seu amor é acompanhado de obras magníficas.
A maior delas é o envio de seu Filho para ser o nosso
caminho. “De tal maneira Deus amou o mundo que enviou o seu Filho. ‘Deus
que tanto fala, também silencia diante do drama da vida e dos acontecimentos.
O texto do êxodo é a
história da peregrinação de Israel pelo deserto da vida. Foi tanto o sofrimento
do povo que de duas, uma atitude, o desespero ou a esperança que brota das
cinzas. Este livro nos faz contemplar a escravidão do trabalho escravo, as
crianças indefesas assassinadas pelo violento faraó, são abortadas, a mãe do
futuro líder libertador Moisés é obrigada a jogar o filho no rio Nilo. O deserto
geográfico é penoso, evoca outra deserto espiritual, a ausência de Deus
no coração de Israel.
Como Israel viveu o
deserto de Jesus antecipado, o calvário de Jesus antecipado, a agonia de Jesus
antecipada, mas também a alegria que brota da libertação do pecado e de
todo tipo de escravidão. Deus não abandona o seu povo. Fala sem falar. Fala
simplesmente com a presença eficaz. É difícil de aceitar o modo de Deus
agir e ser. Isaias profeta afirma com as palavras, os caminhos do Senhor não
são os nossos caminhos. É tão distante como é distante o céu da terra. O
silencio de Deus ante a realidade de sofrimento de Israel e de Cristo
agonizando. Escandaliza neste mundo onde quase tudo é medido pelo ter em
detrimento do ser. Onde a ciência busca respostas imediatas, no entanto, nem
sempre satisfaz a busca do sentido da existência do homem. Diante do silêncio
de Deus, a nossa atitude é de afastamento Deus ou de aproximação, viver o
presente da vida sem perspectiva futura, sem a grande esperança que é Cristo ou
viver iluminado pela fé e caminhar na fé como fez a virgem Maria.
No
silêncio da Cruz, fala a eloquência do amor de Deus vivido até ao dom supremo.
Depois da morte de Cristo, a terra permanece em silêncio e, no Sábado Santo –
quando «o Rei dorme (…), e Deus adormeceu segundo a carne e despertou os que
dormiam há séculos» (cfr Ofício de Leitura, de Sábado Santo) –,
ressoa a voz de Deus cheia de amor pela humanidade. [ ] Se Deus fala ao
homem mesmo no silêncio, também o homem descobre no silêncio a possibilidade de
falar com Deus e de Deus. «Temos necessidade daquele silêncio que se torna
contemplação, que nos faz entrar no silêncio de Deus e assim chegar ao ponto
onde nasce a Palavra, a Palavra redentora» (Homilia durante a Concelebração
Eucarística com os Membros da Comissão Teológica Internacional,
6 de Outubro de 2006). Sao expressivas as palavra do penssdor Kierkegaard a
respeito do silencio de Deus: “Tu calas por amor e por amor falas. Assim é no
silencio, assim é na Palavra”.
No silencio Deus não
é indiferente. Vela o povo e escuta o seu clamor (Ex 2,23-25). Israel ora e o
conteúdo da oração é o mistério da dor , na dor que é gerado como a dor
de uma parturiente que sofre até chegar a alegria de um homem ao mundo (cf. Sl
9,10; 56 (55).
É assim o jeito de
Deus agir. Na dor dos acontecimentos, no silencio que fala, na vida cotidiana,
que o Deus de Israel age! Quem não crê contempla apenas as trevas, mas
quem crê até a dor é iluminada pelo esplendor da noite santa da
ressurreição. Diz responsório de laudes dos domingos do
Advento, “mesmo nas trevas para vós”.
O QUE ORAR A DEUS: Veio a minha mente contemplar silenciosamente o mistério da cruz : O Salmo que Jesus orava na cruz e que na sexta feira santa a Igreja ora contemplando o mistério da redenção.
Ao mestre de
canto. Segundo a melodia A corça da aurora. Salmo de Davi. 2 Meu
Deus, meu Deus, por que me abandonastes? E permaneceis longe de minhas súplicas
e de meus gemidos?3 Meu Deus, clamo de dia e não me
respondeis; imploro de noite e não me atendeis. 4 Entretanto,
vós habitais em vosso santuário, vós que sois a glória de Israel. 5 Nossos
pais puseram sua confiança em vós, esperaram em vós e os livrastes. 6 A
vós clamaram e foram salvos; confiaram em vós e não foram confundidos.\r7 Eu,
porém, sou um verme, não sou homem, o opróbrio de todos e a abjeção da
plebe. 8 Todos os que me vêem zombam de mim; dizem,
meneando a cabeça: 9 Esperou no Senhor, pois que ele o
livre, que o salve, se o ama. 10 Sim, fostes vós que me
tirastes das entranhas de minha mãe e, seguro, me fizestes repousar em seu
seio. 11 Eu vos fui entregue desde o meu nascer, desde
o ventre de minha mãe vós sois o meu Deus. 12 Não
fiqueis longe de mim, pois estou atribulado; vinde para perto de mim, porque
não há quem me ajude. 13 Cercam-me touros numerosos,
rodeiam-me touros de Basã; 14 contra mim eles abrem
suas fauces, como o leão que ruge e arrebata. 15 Derramo-me
como água, todos os meus ossos se desconjuntam; meu coração tornou-se como
cera, e derrete-se nas minhas entranhas. 16Minha garganta
está seca qual barro cozido, pega-se no paladar a minha língua: vós me
reduzistes ao pó da morte. 17 Sim, rodeia-me uma malta
de cães, cerca-me um bando de malfeitores. Traspassaram minhas mãos e meus
pés: 18 poderia contar todos os meus ossos. Eles me
olham e me observam com alegria, 19 repartem entre si
as minhas vestes, e lançam sorte sobre a minha túnica. 20 Porém,
vós, Senhor, não vos afasteis de mim; ó meu auxílio, bem depressa me
ajudai. 21 Livrai da espada a minha alma, e das garras
dos cães a minha vida. 22Salvai-me a mim, mísero, das fauces
do leão e dos chifres dos búfalos. 23 Então, anunciarei
vosso nome a meus irmãos, e vos louvarei no meio da assembléia. 24 Vós
que temeis o Senhor, louvai-o; vós todos, descendentes de Jacó, aclamai-o;
temei-o, todos vós, estirpe de Israel, 25porque ele não
rejeitou nem desprezou a miséria do infeliz, nem dele desviou a sua face, mas o
ouviu, quando lhe suplicava. 26 De vós procede o meu
louvor na grande assembléia, cumprirei meus votos na presença dos que vos
temem. 27 Os pobres comerão e serão saciados; louvarão
o Senhor aqueles que o procuram: Vivam para sempre os nossos corações. 28 Hão
de se lembrar do Senhor e a ele se converter todos os povos da terra; e diante
dele se prostrarão todas as famílias das nações, 29 porque
a realeza pertence ao Senhor, e ele impera sobre as nações.30 Todos
os que dormem no seio da terra o adorarão; diante dele se prostrarão os que
retornam ao pó. 31 Para ele viverá a minha alma, há de
servi-lo minha descendência. Ela falará do Senhor às gerações futuras e
proclamará sua justiça ao povo que vai nascer: Eis o que fez o Senhor
26 DE FEVEREIRO QUINTA FEIRA DA PRMEIRA SEMANA
II. SALVO DE MODO MARAVILHOSO
Caro retirante passamos
um passo á frente. O senhor caminha conosco. Israel vai tomando consciência da
grandeza do seu Deus à medida que caminha. Caminha rumo a terra
prometida. Mas o acontecimento coração da escritura no antigo testamento
é a páscoa de Israel. Como foi memorável. Toda a escritura faz memória
até chegar a Jesus que manda fazer memória do seu acontecimento pascal com rito
e passagem. Duas perguntas chamam-me atenção no texto: Quem é Deus e quem sou
eu? A resposta se dar na convivência e nos atos salvíficos de Deus Pai Todo
Poderoso.
O QUE DEVO LER - Êxodo 3,7-12.
Moisés disse a
Deus: «Vou então procurar os filhos de Israel e dizer-lhes: " O Deus de
vossos pais enviou-me a vós". Mas se me perguntarem qual é o
seu nome, que hei-de responder-lhes? Deus disse a Moisés: «Eu sou
Aquele que sou». E prosseguiu: «Assim falarás aos filhos de Israel:
Aquele que tem por nome "Eu sou" é que me enviou a vós [...] ... Será
este o meu nome para sempre, nome que ficará de memória para todas as gerações»
(Ex 3, 13-15).
O QUE DEUS FALA PELO TEXTO: “Eu sou aquele que sou”.
O texto segue o
esquema: profunda miséria do povo de Israel escravo, ação libertadora de Deus
por meio do parceiro Moisés. Por este é feita a aliança de Deus com o seu povo
e esta se manifesta na observância dos mandamentos. Em Jesus tudo é novo. Nele
é nova e eterna a aliança de Deus com o seu povo. Nova e eterna lei do
mandamento do amor. Nova e eterna a páscoa.
É no mais profundo da
miséria que Deus se revela e o povo vai aprendendo a arte de corresponder a Deus.
Como custa compreender a pedagogia de Deus. Todos os verbos são de ações e
envolvem todos os sentidos do ouvido e do olho e do coração. Eu vi, eu ouvi, eu
desci, eu libertei. Este esta foi a obra maravilhoso no antigo testamento. O
que dizer do Novo testamento? No principio era a palavra [...]a palavra se fez
carne...viu a miséria do povo..vem libertar plenamente (Lc 4,18).
IHWH é um Deus livre
e libertador. Ele nos liberta de todas as cadeias, sobretudo, a cadeia do
pecado. Ele envia o seu filho para tirar o pecado do mundo e nos conquistar
para a liberdade. Foi para a liberdade que Cristo nos conquistou (Gl 5,2).
Pense um pouco e faça o seu exame de consciência: sou verdadeiramente
livre? Sou movido pelas obras da carne ou me deixo mover pelas obras do
espírito libertador do ressuscitado? Guardo os mandamentos da lei do Senhor
como caminho de felicidade ou tenho outros deuses que me atrai mais?
IHWH se revela como
Deus próximo. Próximo para salvar para sempre. A sua identidade é questionada.
Quem é? “EU SOU AQUELE QUE SOU’ como se manifesta? Como presença libertadora.
Como vai ser reconhecido? Na obra de êxodo. O enviado de do Deus libertador que
ouviu o seu chamado: vai, eu te envio’ Ex, 3,17 e fez sair o
povo para a terra prometida.
Mas voltemos mais
atenção para a carteira de identidade de Deus. EU SOU AQUELE QUE SOU. Que
SIGNIFICA “Eu sou”? recorta-te que Jesus vai perguntar aos seus sobre a sua
identidade,quem dizem os homens que EU SOU? E vós quem dizeis que EU SOU? Eu
sou a Palavra... O caminho...a Verdade..o FILHO de Deus.
EU SOU AQUELE QUE
SOU»: Atitude dos parceiros ‘Sou pecador” “Sou pequeno”, mas com valor.
206. Ao revelar o
seu nome misterioso de YHWH, «Eu sou Aquele que É», ou «Eu sou Aquele que Sou»,
ou ainda «Eu sou quem Eu sou», Deus diz Quem é e com que nome deve ser
chamado. Este nome divino é misterioso, tal como Deus é
mistério. E, ao mesmo tempo, um nome revelado e como que a recusa dum
nome. É assim que Deus exprime melhor o que Ele é, infinitamente
acima de tudo o que podemos compreender ou dizer: Ele é o «Deus
escondido» (Is 45, 15), o seu nome é inefável (7), e é o Deus que
Se faz próximo dos homens.
207. Ao revelar o seu
nome, Deus revela ao mesmo tempo a sua fidelidade, que é de
sempre e para sempre, válida tanto para o passado («Eu sou o
Deus de teu pai» – Ex 3, 6), como para o futuro («Eu
estarei contigo» – Ex 3, 12). Deus, que revela o
seu nome como sendo «Eu sou», revela-Se como o Deus que está sempre presente
junto do seu povo para o salvar.
208. Perante a
presença atraente e misteriosa de Deus, o homem descobre a sua pequenez. Diante
da sarça ardente, Moisés descalça as sandálias e cobre o rosto
face à santidade divina (8). Ante a glória do Deus três vezes santo, Isaías
exclama: «Ai de mim, que estou perdido, pois sou um homem de lábios impuros» (Is 6,
5). Perante os sinais divinos realizados por Jesus. Pedro
exclama: «Afasta-Te de mim, Senhor, porque eu sou um pecador» (Lc 5,
8). Mas porque Deus é santo, pode perdoar ao homem que se descobre pecador
diante d'Ele: «Não deixarei arder a minha indignação [...]. É que Eu sou
Deus, e não homem, o Santo que está no meio de vós» (Os 11, 9). E
o apóstolo João dirá também: «Tranquilizaremos diante
d'Ele, o nosso coração, se o nosso coração vier a acusar-nos. Pois Deus é maior
do que o nosso coração e conhece todas as coisas» (1 Jo 3, 19-20).
209. Por respeito
pela santidade de Deus, o povo de Israel não pronuncia o seu nome. Na leitura
da Sagrada Escritura, o nome revelado é substituído pelo título divino de
«Senhor» («Adonai», em grego «Kyrios»). É sob este título que será aclamada a
divindade de Jesus: «Jesus é o Senhor».
O QUE DEVO ORAR A DEUS? Orar o
nome de Jesus.
Caro retirante toda a
oração da igreja, de todo fiel batizado, é ao Pai por Jesus, seu filho
amado no poder do espírito santo. Não precisamos dizer muito, mas ouvir e
responder ao Senhor que fala. Lembra-te sempre. Vamos nos concentrar nesta oração
sobre um único nome várias vezes: Jesus “Deus salva” para exprimir o
poder. E é muito belo a palavra do catecismo sobre o nome de Jesus. Mas
o nome que tudo encerra é o que o Filho de Deus recebe na sua encarnação:
JESUS. O nome divino é indizível para lábios humanos mas, ao assumir a nossa
humanidade, o Verbo de Deus comunica-no-lo e nós podemos invocá-lo: “Jesus”,
“YHWH salva” (Cf. Mt 1, 21). O
nome de Jesus contém tudo: Deus e o homem e toda a economia da criação e da
salvação. Rezar “Jesus” é invocá-Lo, chamá-Lo a nós. O seu nome é o único que
contém a presença que significa. Jesus é o Ressuscitado, e todo aquele que
invocar o seu nome, acolhe o Filho de Deus que o amou e por ele Se entregou (Cf.
Rm 10, 13; Act 2, 21; 3, 15-16; Gl 2, 20).
Experimente o poder
do nome de Jesus… Invoque-O e repita com fé, dizendo “Senhor
Jesus Cristo, Filho de Deus, tende piedade de mim, pecador”, pois o
nome de Jesus produz admiráveis efeitos naqueles que devotamente o invocam.
Como os sacramentos não só significam a graça, mas também a produzem, assim o nome
de Jesus não só significa, mas também produz a salvação de quem devotamente o
invoca.
E nunca se esqueça de
que “todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo” (Joel, 2,
22; At. 2, 21; Rom. 10, 12) e que “do céu abaixo,
nenhum outro nome foi dado aos homens pelo o qual nos cumpra fazer a nossa
salvação” (Rom. 4, 12).
O QUE DEVO FAZER?:
Memória do seu nome e do nome de cristão. Refletia sobre o sentido do nome de
cada membro de sua família, a sua inspiração Pesquise a história do seu nome, a
sua inspiração, o seu significado. Pesquisar a origem do nome “cristão’ e o seu
significado.
SEXTA FEIRA 27 DE FEVEREIRO DA PRMEIRA SEMANA DA QUARESMA
II. SALVO DE MODO MARAVILHOSO
Nota introdutória, caro peregrino na fé
continuamos a meditar o tema “salvo de modo maravilhoso”. Salvo de que? Do
pecado, da opressão que ele nos coloca em cada ato praticado, da falta de
sentido de viver. Israel passará por profundo sofrimento, profundo dor até um
dia cantar a noite da libertação. Mas quando chegará esta noite? Oh! Noite de
alegria verdadeira que une o céu e a terra inteira, cantamos no precônio
pascal.
O QUE DEVO LER? Êxodo 5, 1-21
O QUE DEUS FALA PELO TEXTO SAGRADO? de libertação na noite
A situação do povo de
Israel é dramática. O povo é maltratado pelo faraó. Ele não escuta o enviado de
Deus e não deixa o povo oferecer o sacrifício. ‘“deixa partir o meu
povo”. Faraó não conhece o Deus de Israel, não conhece o seu amor que
salva, por isso age sem obedecer ao Senhor, obedece a sua consciência deformada
e cega. Farão sem a mínima compaixão ocupa o povo com mais trabalho para não se
ocupar com outras preocupações. ‘carregai este homens com mais trabalhos...”
(v.9). O faraó ofende o povo com palavras “são preguiçosos’. Moisés o
enviado de Deus profeta, intercessor e instrumento de libertação
suplica a Deus: MEUS SENHOR, POR QUE MALTRATAS ESTE POVO? PRA QUE FOI QUE ME
ENVIASTE? Desde que fui ter com o faraó para lhe falar em teu nome, ele
maltrata o povo, e tu nada fazes para LIBERÁ-LO (ex 5,23).
Deus não deixa o povo
viver o drama sozinho. Ele se faz próximo “escuta a súplica e vem libertar
e caminhar com o seu povo. É esta a descoberta que o povo deve fazer. Com
o senhor somos peregrinos. Deus vai guiando com o seu braço estendido o seu povo.
São João da cruz disse acertadamente:nesta vida, Deus é noite escura. Ou são João
evangelista diz : “eu sou a luz do mundo , quem me segue não anda nas
trevas’ (Jo 8,12). O nosso Deus sabe agir nas noites de nossa existências. Os
rabinos no tempo de Jesus ensinavam que Deus entrevera na História do
mundo Durante ‘quatros grandes noites’, evocadas pela noite da santa páscoa. A
primeira foi o momento da criação. As criaturas não existiam. Era noite quando
Deus pos ordem no caos e fez aparecer todas as criaturas. A segunda noite
foi a da aliança. Deus estabeleceu a sua aliança com o patriarca Abrão 8cf. Gn
15). A terceira é a noite de todas s noites para Israel. A noite da libertação
de Israel no Egito *Ex 12,42. A quarta noite o mundo será libertado do mal e da
morte e todas as gerações de Israel serão salvas. Nesta noite, o messias virá.
Noite futura vai acontecer. Para sempre. É na noite que os cristãos celebram os
grandes acontecimentos da salvação. A verdadeira ávida recusa pela manhã.
A noite é símbolo do tempo inteiro da nossa vida (Rm 13,12). É símbolo de
escuridão que as vezes ou com freqüência cai sobre nós.
A atitude do povo de Israel
na noite escura é de espera confiante, terá que esperar e sofrer as pragas do
Egito, pelo de conviver coma praga do coração durão do faraó, até que IHWH o
liberte! Terá que passar pelo susto da travessia do Mar vermelho. Fará uma experiência
que ninguém rouba, a experiência de um deus salvador que o ama, que o salva,
que o liberta. “naquele dia o senhor livrou de Israel da mãos doa Egípcios, e
Israel viu os egípcios mortos nas praias do mar. Israel viu a Mao poderosa do
senhor agir contra o Egito. O Povo temeu ao Senhor, e teve Fé no senhor e em
Moisés seu servo (Ex 14,30s). Israel deverá saber que a libertação do Egito foi
essencialmente uma obra de amor: “quando Israel era um menino, eu o amei e do
Egito chamei meu filho (Os 11,1; Sl 136,10s). Esta é a obra maravilhosa de IHWH
em favor de seu povo, a obra que revela o seu coração de pai amoroso. Seu nome,
a sua carteira de identidade será Sou um deus libertador. É memória que
permanecerá para sempre. “Eu sou o Senhor teu deus, que te libertou do Egito,
do antro de escravidão. Não terá outros deuses além de mim” (Ex 20,2ss).
O QUE DEVO ORAR. A minha dor de
cada dia.
Ao orar pense nas suas noites escuras,
mas confie no esplendor da aurora da ressurreição depois das trevas da morte.
Pense nas noites escuras da Igreja e da humanidade e creia que o mal não triunfará.
Mas ore como Jesus e seus seguidores. Na noite da páscoa o amado se une a
amada, a Igreja. É belíssimo.
O poema de são João da Cruz.
Noite escura
Em que canta
a alma a ditosa ventura que teve em passar pela ESCURA NOITE DA FÉ, em desnudes
e purgação sua, à união com o Amado.
Em uma Noite
escura,
com ânsias,
em amores inflamada,
oh, ditosa
ventura!,
saí sem ser
notada,
estando já
mi’a casa sossegada;
às
escuras, segura,
pela secreta
escada e disfarçada,
oh, ditosa
ventura!,
no escuro,
emboscada,
estando já
mi’a casa sossegada;
pela Noite
ditosa,
em segredo,
de todos escondida
e co’a vista
trevosa,
sem outra
luz ou guia
que aquela
que em meu coração ardia.
Ela é que me
guiava,
mais firme
do que a luz do meio-dia,
até onde
esperava
quem eu já
bem sabia,
ali onde
ninguém aparecia.
Oh, Noite
que guiaste!
oh, Noite
mais amável que a alvorada!
oh, Noite
que juntaste
Amado com
amada,
amada neste
Amado transformada!
Em meu peito
florido,
que todo só
p’ra ele se guardava,
pousou
adormecido;
afagos eu
lhe dava
e de cedros
o leque refrescava.
Da ameia o
ar soprado,
quando eu os
seus cabelos rafiava,
com seu
toque aplacado
meu colo
molestava
e todos meus
sentidos enlevava.
Quedei-me,
olvidei-me,
minha face
reclinei sobre o Amado;
cessou tudo,
deixei-me,
deixando meu
cuidado
por entre as
açucenas olvidado.
O QUE DEVO FAZER Visitar uma família em situaçao difícil seja qual for.
Convide uma pessoa com o objetivo de fazer uma visita a uma família em
situaçao de noite escura, de tempo difícil, de dificuldade e fale do evangelho
de Jesus como luz que ilumina as trevas da existência. , como vida que nos
enche de alegria e ore com ela, convite a um dia de retiro e fala de sua
experiência. Escolhe um texto bíblico que fale da misericorida divina.
Salmo do bom pastor
SABADO 28 DA PRIMEIRA SEMANA DA QUARESMA
MEMÓRIA DO ÊXODO DE ISRAEL
Caro peregrino vamos
meditar sobre o memorial da obra libertadora de Deus em favor de Israel no
Egito. Por que Israel é convidado a fazer memória? Primeiro porque é uma ordem
do seu Deus salvador, segundo para lembrar o seu amor sempre fiel e
verdadeiro. Jesus mais tarde vai fazer memória da páscoa de Israel,
mas com um novo sentido. Ele é a nossa páscoa verdadeira, aquele era
prefiguração desta. Nele se cumpre rito e passagem, ou seja, páscoa (Jo
13,1). Também ele mandou aos seus fazer memória. Segundo obedecendo
ao seu Israel sempre se lembrará do seu amor e da sua fidelidade que não tem
limites. Esquecer ´´ sinal de ingratidão como os nove leprosos esquecera de
voltar a Jesus para agradecer o milagre da cura da enfermidade.
O QUE DEVO LER - Ex
12,10-25
O QUE DEUS FALA PELO TEXTO? Fala da
festa pascal como memorial do êxodo
Fala do significado
do memorial do Egito. Memorial não é lembrar como lembra um personagem
importante da historia passada. Não é contar historia como faz um jornalista
com precisão de fatos, acontecimentos e datas. Memória é a proclamação das
maravilhas de Deus no acontecimento da liturgia sacramental e existencial da
comunidade. “Na celebração litúrgica destes acontecimentos, eles
tomam-se de certo modo presentes e atuais. É assim que Israel
entende a sua libertação do Egito: sempre que se celebrar a Páscoa, os
acontecimentos do Êxodo tornam-se presentes à memória dos crentes, para que
conformem com eles a sua vida”. O ontem do acontecimento torna-se hoje presente
e eficaz no poder da Palavra de Jesus Cristo e do seu Espírito Santo. O antigo
memorial recebe um sentido novo no Novo Testamento e a Igreja cumpre o mandato
do Senhor “fazei-o isto em minha memória”. Quando a Igreja celebra a
Eucaristia, faz memória da Páscoa de Cristo, e esta se torna presente: o
sacrifício que Cristo ofereceu na cruz uma vez por todas, continua sempre
atual.
Caro peregrino se já
maravilhoso o memorial da libertação de Israle, ainda é mais intensamente
é a obra maravilhosa de Cristo, nossa páscoa. Ele é o cordeiro que
se imola, o aumento espiritual que se dar a nós e a presença
santificadora que o Espírito Santo infunde em nós. “A Eucaristia é, pois, um
sacrifício, porque representa (torna presente) o sacrifício da
cruz, porque é dele o memorial e porque aplica o
seu fruto: Na Eucaristia, o sacrifício de Cristo torna-se também o sacrifício
dos membros do seu corpo. [ ]A vida dos fiéis, o seu louvor, o seu
sofrimento, a sua oração, o seu trabalho unem-se aos de Cristo e à sua oblação
total, adquirindo assim um novo valor. O sacrifício de Cristo presente sobre o
altar proporciona a todas as gerações de cristãos a possibilidade de se unirem
à sua oblação.
O QUE DEVO ORAR AO
SENHOR – O salmo (115) de Ação de graças pelo dom da eucaristia. « remédio
de imortalidade” (Santo Inácio de Antioquia. Depois alimente-se desta pagina
Sao Joaoa Paulo II Ecclesia Eucharisti:
18. A aclamação do
povo depois da consagração termina com as palavras « Vinde, Senhor
Jesus », justamente exprimindo a tensão escatológica que caracteriza a
celebração eucarística (cf. 1 Cor 11, 26). A Eucaristia é
tensão para a meta, antegozo da alegria plena prometida por Cristo (cf. Jo 15,
11); de certa forma, é antecipação do Paraíso, « penhor da futura
glória ».(30)A
Eucaristia é celebrada na ardente expectativa de Alguém, ou seja,
« enquanto esperamos a vinda gloriosa de Jesus Cristo nosso
Salvador ».(31)
Quem se alimenta de Cristo na Eucaristia não precisa de esperar o Além para
receber a vida eterna:já a possui na terra, como primícias da plenitude
futura, que envolverá o homem na sua totalidade. De facto, na Eucaristia
recebemos a garantia também da ressurreição do corpo no fim do mundo:
« Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e Eu
ressuscitá-lo-ei no último dia » (Jo 6, 54). Esta
garantia da ressurreição futura deriva do facto de a carne do Filho do Homem,
dada em alimento, ser o seu corpo no estado glorioso de ressuscitado. Pela
Eucaristia, assimila-se, por assim dizer, o « segredo » da
ressurreição. Por isso, S. Inácio de Antioquia justamente definia o Pão
eucarístico como « remédio de imortalidade, antídoto para não
morrer ».(32)
O QUE DEVO FAZER? Agora é minha vez de
ser Eucaristia para o irmao. E nós somos ao receber Jesus e praticar seus
gestos de amor. Compromisso visitar uma família que não participa da comunidade
e fazer um encontro em sua casa cujo tema será “Jesus pão da vida eterna”. Pode
se inspirar nesta meditação ou Jo 6,51-58 .
Salmo 147...
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