02 DE MARCO - QUINTA FEIRA DEPOIS DAS CINZAS CONVERTEI-VOS AO MANDAMENTO NOVO FRUTO DA PASCOA DE CRISTO

 


CONVERTEI-VOS AO MANDAMENTO NOVO FRUTO DA PASCOA DE CRISTO

Nota caros internautas retirantes estamos na semana introdutória ao nosso retiro em preparação a SANTA PÁSCOA DO SENHOR e a santa Páscoa da igreja. Estamos concentrando a nossa atenção nos textos litúrgicos desta semana. Na próxima semana seguiremos o tema anunciado mais de perto. Coragem! Estamos abrindo o caminho. Persevere para ser salvo na santa Páscoa.

Reze comigo:

Ó Divino Amor, laço sagrado unido ao Pai e ao Filho, Espírito Santo poderoso, fiel consolador dos aflitos, penetrai nos abismos do meu coração e nele fazei brilhar a vossa Luz esplendorosa.

Nele espalhai o vosso doce orvalho para que cesse a sua grande aridez.
Enviai os raios celestiais do vosso amor até ao mais profundo da minha alma para que, penetrando nela, eliminem todas as minhas debilidades e negligências(Santo Agostinho).

A Leitura do Livro do Deuteronômio: leia com esta pergunta fundamental: o que diz o texto em si. Leia outra vez cada versículo.

1ª Leitura - Dt 30,15-20

Hoje te proponho a vida e a felicidade. (Dt 11,26)

Leitura do Livro do Deuteronômio 30,15-20

Moisés falou ao povo dizendo:

15. Vê que eu hoje te proponho
a vida e a felicidade,
a morte e a desgraça.

16. Se obedeceres aos preceitos do Senhor teu Deus,
que eu hoje te ordeno,
amando ao Senhor teu Deus,
seguindo seus caminhos e guardando seus mandamentos,
suas leis e seus decretos,
viverás e te multiplicarás,
e o Senhor teu Deus te abençoará
na terra em que vais entrar, para possuí-la.

17. Se, porém, o teu coração se desviar
e não quiseres escutar,
e se, deixando-te levar pelo erro,
adorares deuses estranhos e os servires,

18. eu vos anuncio hoje que certamente perecereis.
Não vivereis muito tempo na terra onde ides entrar,
depois de atravessar o Jordão, para ocupá-la.

19. Tomo hoje o céu e a terra como testemunhas contra vós,
de que vos propus a vida e a morte, a bênção e a maldição.
Escolhe, pois, a vida,
para que vivas, tu e teus descendentes,

20. amando ao Senhor teu Deus,
obedecendo à sua voz e apegando-te a ele
- pois ele é a tua vida e prolonga os teus dias -,
a fim de que habites na terra
que o Senhor jurou dar a teus pais Abraão, Isaac e Jacó'.

O QUE DIZ O TEXTO EM SI

Versículo 15: Através do servo Moises Deus continua falando, continua chamando a conversão. “Hoje”. Não amanha. Agora, não depois. A escolha do caminho compete a existência feliz no “hoje” e a eternidade no futuro. A salvação é obra e iniciativa de Deus, mas resposta responsável de cada pessoa. O Senhor fala de dois caminhos: um que conduz a “vida e a felicidade”; o outro que conduz “a morte e a desgraça”.   A cada decisão ou me afasto ou me aproximo do Reino de Deus (cf. Mc 1,15). É mesmo possível [...] que o Reino de Deus signifique o próprio Cristo, a Quem todos os dias desejamos que venha e cuja Vinda queremos que aconteça depressa. Do mesmo modo que Ele é a nossa ressurreição, pois n'Ele ressuscitamos, assim também pode ser Ele próprio o Reino de Deus, porque n'Ele reinaremos (CIC, 2816).

Versículo 16. “hoje” “se obedeceres’. Obedecer na escritura é atitude de fé. É atitude de confiança. É atitude de entrega. ’obedecer (ob-audire) na fé é submeter-se livremente a Palavra escutada, por sua verdade ser garantida por Deus, que é a própria verdade. (CIC, n.144). O Pai Abrão obedeceu e por isso escolheu a Lei do Senhor (Hb11,8).  A Virgem Maria realiza de modo mais perfeito, a ‘obediência da fé’, pois nela se cumpre a promessa de Deus e a realização. Jesus elogia quem professa a fé na sua pessoa, quem o segue em seu caminho, a Ele, quem se submete a fazer a vontade de seu Pai. Quem o obedece tem Vida Plena e Feliz.
Versículo 17 o condicional continua, Deus diz pelo Servo Moisés: “se o teu coração se desviar” do coração de Deus, da Lei de Deus é porque tu escutaste outra voz, seguistes outro caminho, conseqüentemente ficarás nas trevas do erro, da mentira, dos falsos deuses e morrerá espiritualmente.
O Senhor te ordena: “Escolhe, pois, a vida” (v.19,20). Outra vez Deus Misericordioso te exorta a fazer uma única escolha. Escolher a Vida. Escolhe Jesus. “ O caminho, a verdade e Vida Plena” (Jo 14, 6). Eu sou o teu Pão que sacia a tua fome. A escolha da Vida implica a rejeição a toda morte a todo pecado causador da morte.

B) MEDITAÇAO DO TEXTO BIBLICO - A pergunta fundamenta a nos guiar: o que diz o texto para mim? Que sentido tem a lei de Deus na Sagrada Escritura para a minha vida?  Diz para mim que o “Hoje” de Deus não tem sentido cronológico, mas de Kairós. Não se limita a tempo que passou, mas é atualizado para todos os povos em todos os tempos.  “Nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, pois ele diz: no momento favorável, eu te ouvi e no dia da salvação, eu te socorri. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação” (2Cor 6,2). Não posso adiar a salvação para a ultima hora. É agora. O decálogo é um caminho de vida. Caminho de liberdade. Caminho de relação nova, porque é caminho pascal.  “Se amares o teu Deus, andares nos seus caminhos e guardares os seus mandamentos, leis e costumes, viverás e multiplicar-te-ás» (Dt 30, 16).

 Seguir Jesus implica cumprir os mandamentos. A Lei não é abolida (1): mas o homem é convidado a reencontrá-la na Pessoa do seu mestre, em Quem ela encontra o seu perfeito cumprimento (CIC 2053).

C) ORAÇAO RESPOSTA ORANTE COM A PALAVRA – (pedido ao Senhor- cada um faz o seu pedido). Senhor nós vos pedimos a graça de viver em cada momento o Mandamento do amor, plenitude da Lei.
Ó Deus da Vida “hoje” como a Virgem Maria suplicamos a graça de guardar a vossa Palavra com todo o nosso coração, com toda a nossa alma e com todo o nosso entendimento.
Pedimos-vos para compreender que no inicio desta Quaresma de 2017 para acolher com Todo o nosso coração, com toda a nossa alma e com todo nosso ser o programa de Seguimento do teu Filho: “auto-renuncia- e sacrifício para ganhar a vida com Ele”. Ó Deus da vida e da liberdade sabemos que os vossos mandamentos são vida e expressão do vosso amor de Pai. Pedimos-vos a graça de cumprir o vosso único preceito: Amar a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo como o vosso Filho amado. Não permita Senhor, que escolhamos o caminho errado, o caminho do pecado, o caminho da perdição, mas que em nosso caminho tenha a vida e a verdade do teu Filho Unigênito.

D) A contemplação – Olhos fixos em Jesus, coração sintonizado com o seu. 
A primeira motivação para evangelizar é o amor que recebemos de Jesus, aquela experiência de sermos salvos por Ele que nos impele a amá-Lo cada vez mais. Com efeito, um amor que não sentisse a necessidade de falar da pessoa amada, de a apresentar, de a tornar conhecida, que amor seria? Se não sentimos o desejo intenso de comunicar Jesus, precisamos de nos deter em oração para Lhe pedir que volte a cativar-nos. Precisamos de o implorar cada dia, pedir a sua graça para que abra o nosso coração frio e sacuda a nossa vida tíbia e superficial. Colocados diante d’Ele com o coração aberto, deixando que Ele nos olhe, reconhecemos aquele olhar de amor que descobriu Natanael no dia em que Jesus Se fez presente e lhe disse: «Eu vi-te, quando estavas debaixo da figueira! » (Jo 1, 48). Como é doce permanecer diante dum crucifixo ou de joelhos diante do Santíssimo Sacramento, e fazê-lo simplesmente para estar à frente dos seus olhos! Como nos faz bem deixar que Ele volte a tocar a nossa vida e nos envie para comunicar a sua vida nova! Sucede então que, em última análise, «o que nós vimos e ouvimos, isso anunciamos» (1 Jo 1, 3). A melhor motivação para se decidir a comunicar o Evangelho é contemplá-lo com amor, é deter-se nas suas páginas e lê-lo com o coração. Se o abordamos desta maneira, a sua beleza deslumbra-nos, volta a cativar-nos vezes sem conta. Por isso, é urgente recuperar um espírito contemplativo, que nos permita redescobrir, cada dia, que somos depositários dum bem que humaniza, que ajuda a levar uma vida nova. Não há nada de melhor para transmitir aos outros. (EG,)

Conclua com Salmo 1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOMEAÇÕES NA DIOCESE DE PETROLINA / PE:

Paróquia Nossa Senhora do Rosário inicia a festa de sua padroeira com uma belissima carreata/motocada e a Santa Missa de abertura!