TERCEIRA SEMANA DA QUARESMA De 09 a 13 de março
TERCEIRA SEMANA DE 09 a 13 DE MARÇO
09 DE MARÇO SEGUNDA FEIRA
V. AS TENTAÇOES DE SER SEDENTARIO:
Israel nasceu e
cresceu como nômade. Não tem lugar permanente. O apóstolo Paulo tem consciência
muito clara de que todos nós somos peregrinos. Mas o destino de cada peregrino
é o Reino de Deus. Os bens, a vida, família, o mundo tudo é relativo. Absoluto
é somente Deus, fonte de toda graça e de todo amor. A epístola aos Hebreus diz
de maneira maravilhosa: Saiamos, portanto, ao encontro dele, fora do
acampamento, levando conosco a mesma humilhação que Ele suportou.14Pois
não temos na terra nenhuma cidade permanente, mas buscamos a que há de vir (Hb
13,13s).
O QUE DEVO LER? VÁRIOS TEXTOS (Dt 26,5-9;7,1-11
O QUE DEUS FALA PELO TEXTOS SAGRADOS?
Pelos
textos sagrados e pela história de Israel constatamos que uma característica
peculiar deste povo é a sua peregrinação. “meu pai era arameu”, mas alguém
guiava este povo através de seus parceiros, IHWH é o seu pastor que o conduziu
desde o momento que o pai Abrão foi chamado a “sair” de Ur dos Caldeus. IHWh
como o povo não tem habitação, não tem lugar fixo, é peregrino com o seu
povo. Mais tarde o Evangelista Mateus falando da vinda de messias o identifica
como o “Emanuel“ que significa Deus conosco. Uma tentação que se seguirá ao
povo eleito é desejar aprisionar o seu Deus nas limitações de sua existência
(templo de Jerusalém, na lei do impuro, na arca). Mas ele sempre o surpreenderá.
Como povo nômade se vive neste mundo, mas somos deste mundo. Vive-se neste
tempo, mas a caminha da eternidade. Habitamos tendas. Aqui não temos
cidade eterna, mas suspiram só a Jerusalém celeste. O ideal é a familiaridade
com o seu Deus, mas realidade misteriosa.
Mudança
de estilo de vida. O povo de Israel passa de estilo de vida (nômade) para outro
estilo de vida (sedentarização). Olha outros povos de diferente experiência e
querem ser como eles “como os cananeus”. È a velha tentação de Adão e Eva,
agora tentação do povo de Israel. O encontro com outro povo é uma graça e uma
tentação. Graça porque podem testemunhar a fidelidade ao seu Deus e conquistar
novos para o seu seguimento. Tentação que encontrar um estilo de vida baseado
no ter, no capitalismo, no domínio do mais forte contra o mais fraco. Mas o
Deus bondoso como pai amoroso alerta Israel pela voz dos profetas que chama
sempre a fidelidade a conversão quando sucumbem no mau uso da liberdade. A
carta aos hebreus testemunha que Deus falou de muitas maneira e formas pelos
profetas, mas agora nestes tempos envia a Palavra definitiva.
PRIMEIRO
PECADO DE ISRALE a busca da segurança na sua vida. Mas buscou onde não tinha
segurança. No ter mais. O ser mais santo e fiel foi sucumbido pelo ter mais. O
pecado da inveja a busca da imitação de ‘ser como os outros povos’, esquecendo
que era consagrado ao Senhor. Hoje o perigo a deixar o estilo da vida
cristã por um estilo pagão. Ter mais sucesso, ter mais bens, ter mais parcerias.
Lembra-te Israel que tu és sempre do Senhor, lembra cristão tu és de Cristo e
cristo é de Deus. Busque em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça e tudo
vem por acréscimo (Dt 7,1-11).
Os
cananeus tinham costumes pervertidos como os povos da cidade de Coríntios no
tempo do apóstolo Paulo. Facilmente eram seduzidos por suas práticas
religiosas. Israel será tentado a prática de seus costumes. O estilo de ser
cristão não comunga com o estilo de ser do mundo. A tentação era tal que
chegava a pedir um rei, esquece que somente o Senhor é rei. Mais tarde Jesus
será proclamado rei não á moda do mundo e dos grandes, mas rei pelo madeiro da
cruz. (1sm 8,109.19-20).
Quando
estamos em extrema miséria, em tempos de dificuldade a nossa tentação é ou não
confiar no Senhor como o leproso do evangelho com a sua súplica a Jesus: “Se
queres tens o poder de curar”, ou esperará ajuda de exércitos pela força do
poder humano (Os 7,8-16); Is 31,1-3). A
boca de Deus fala! A boca de Jesus mais tarde anuncia! A voz da Igreja ecoa o
seu grito: não tenha medo, confiem em mim, volta para mim, sou teu e tu és meu
(Os 14,2-4).
O
QUE DEVO ORAR? Orar em momento de desalento, olhando para a cruz do senhor e
confiar no Pai numa entrega a ele sem limite.
Ó Senhor, a ti clamo; dá-te
pressa em me acudir! Dá ouvidos à minha voz, quando a ti clamo!
2 Suba a minha oração, como incenso, diante de ti, e seja o levantar das minhas mãos como o sacrifício da tarde!
3 Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; vigia a porta dos meus lábios!
4 Não inclines o meu coração para o mal, nem para se ocupar de coisas más, com aqueles que praticam a iniqüidade; e não coma eu das suas gulodices!
5 Fira-me o justo, será isso uma benignidade; e repreenda-me, isso será como óleo sobre a minha cabeça; não o recuse a minha cabeça; mas continuarei a orar contra os feitos dos ímpios.
6 Quando os seus juízes forem arremessados duma penha abaixo, saberão que as palavras do Senhor são verdadeiras.
7 Como quando alguém lavra e sulca a terra, são os nossos ossos espalhados à boca do Seol.
8 Mas os meus olhos te contemplam, ó Senhor, meu Senhor; em ti tenho buscado refúgio; não me deixes sem defesa!
9 Guarda-me do laço que me armaram, e das armadilhas dos que praticam a iniqüidade.
10 Caiam os ímpios nas suas próprias redes, até que eu tenha escapado inteiramente.
2 Suba a minha oração, como incenso, diante de ti, e seja o levantar das minhas mãos como o sacrifício da tarde!
3 Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; vigia a porta dos meus lábios!
4 Não inclines o meu coração para o mal, nem para se ocupar de coisas más, com aqueles que praticam a iniqüidade; e não coma eu das suas gulodices!
5 Fira-me o justo, será isso uma benignidade; e repreenda-me, isso será como óleo sobre a minha cabeça; não o recuse a minha cabeça; mas continuarei a orar contra os feitos dos ímpios.
6 Quando os seus juízes forem arremessados duma penha abaixo, saberão que as palavras do Senhor são verdadeiras.
7 Como quando alguém lavra e sulca a terra, são os nossos ossos espalhados à boca do Seol.
8 Mas os meus olhos te contemplam, ó Senhor, meu Senhor; em ti tenho buscado refúgio; não me deixes sem defesa!
9 Guarda-me do laço que me armaram, e das armadilhas dos que praticam a iniqüidade.
10 Caiam os ímpios nas suas próprias redes, até que eu tenha escapado inteiramente.
O QUE DEVO FAZER?
Visite uma
família que voce conheça que seja muito apegada aos bens materiais e nao tem
tempo para Deus e faça uma oração inspirada nesta meditação que seguimos. Faça
com simplicidade mostrando com o seu testemunho a alegria de ocupar com a
salavção e com o Reino de Deus.
Salmo do dia
10 DE MARÇO TERÇA FEIRA
CONTIUA AS TENTAÇÕES E MURMURAÇÕES DE ISRAEL
O QUE DEVO LER? vários textos 5,813; Jr 2,2-8; Dt
6,4-15
Deus fala pela voz dos
profetas. O pecado é não escutar a sua voz e fechar-se a prática de seus
mandamentos. A riqueza não é pecado, mas o mal uso dela sim. Colocar a sua
confiança nos bens e com facilidade se fechar para o senhor e para os irmãos
necessitados. Israel vai enriquecendo e esquecendo o seu Deus. “Israel esqueceu
que o fez e construiu palácios” (Os 8,14) Israel esquece que a terra é dom de
tal modo que os seus administradores não podem usar como bem querem. A terra é
de todos, o pão é para saciar a fome de todos, a água não é propriedade
particular. Como Deus foi generoso, mas como Israle responde com
ingratidao. A terra é do senhor, nao se vende (Lc 25,23). O alerta
feito pelos profetas é frequente (Is 5,8-13).
No
dizer do nosso tempo esqueceu de IHWH e apegou-se ao ter, que cair sobre si a
preguiça espiritual, a indiferença ao seu Deus e o deserto geográfico é sinal
do deserto espiritual. No entanto, Deus continua recordando o seu amor sempre
fiel. “lembra-te do amor da tua juventude”( Jr 2,2-8). Israel se esquece de
suas origens simples, humildes.
É
preciso um sério exame de consciência: o coração apegado a riqueza, a vida que
se ocupa e preocupa em ajuntar tesouros, a busca de prazer sem medida e sem
escrúpulos, o que acontecerá a quem procede assim? unicamente a idolatria , a
prostituição do coração. Alerta também o atual papa a não idolatria
ao dinheiro (Dt 6,4-15).Uma
das causas desta situação está na relação estabelecida com o dinheiro, porque
aceitamos pacificamente o seu domínio sobre nós e as nossas sociedades. A crise
financeira que atravessamos faz-nos esquecer que, na sua origem, há uma crise
antropológica profunda: a negação da primazia do ser humano. Criámos novos
ídolos. A adoração do antigo bezerro de ouro (cf.Ex 32, 1-35)
encontrou uma nova e cruel versão no fetichismo do dinheiro e na ditadura duma
economia sem rosto e sem um objectivo verdadeiramente humano. A crise mundial,
que investe as finanças e a economia, põe a descoberto os seus próprios
desequilíbrios e sobretudo a grave carência duma orientação antropológica que
reduz o ser humano apenas a uma das suas necessidades: o consumo”.
IHWH é ciumento. Nao deseja o coração de Israel
dividido. Mas o seu amor deve ser integral e com todo o seu ser mente, corpo e
espirito. Sem mancha e corrupção nenhuma. No entanto, o contato com
outros povos e a seduaçao a sedentarização, a ser como os outros no ser e no
agir, na prática da fé com ritos externos e sem tanto compromisso, de ritos de
fertilidade, de deuses contolavéis e domesticavéis. Israel escriturando a terra
com dificuldade não vai atribuir o devido valor ao seu Deus ‘criador do céu e
da terra”. E aos frutos do trablho seu, mas ants dom de Deus. Perigo
ontem e hoje, o ter sem ser de Deus. Mas o ser de deus com o ter nao ofende (Dt
10,17).
O
QUE ORA A DEUS? Vem á minha mente o salmo tantas vezes rezado por nós padres na
liturgia das horas (Salmo 95). Medite relativizando todos os bens, mas
quando se faz a descoberta de Jesus na peregrinação. Reze na certeza de que a
riqueza é bem que se deve usar com a sabedoria de Deus. Um teste para verificar
se busco mais o reino deste mundo e o Reino de Deus, é verificar quanto tempo
me dedico às coisas de Deus e quanto as coisas do mundo. Não se assuste com a
resposta depois de um sério exame de consciência. Agora tome o salmo:
O
QUE DEVO FAZER – Escolha um bem que você é apegado e faça uma doação a alguém
que necessita. Mas faça sem constrangimento.
11 DE MARÇO ISRALE É INFIL AO
AMOR DE DEUS
Nota
Quem ama educa e faz sacrifícios pelo amado. Deus ama Israel, mas o seu
sacrifício é grande e como um pai, Ele educa o seu filho amado. Israel seduzido
pelo estilo de vida sedentário não é fiel ao amor de IHWH, faz sacrifícios
estranhos a aliança feita com o seu Deus, oferece até mesmo vidas humanos. É esposa
infiel que trai sem piedade. A troca do verdadeiro Deus pelos falsos deuses
chegará a romper o seu compromisso. ‘faremos tudo o que o Senhor disser”.
No entanto, Deus continua fiel e pela voz de um grande profeta vai alertar
Israel. E um dia chegará o amor é tão grande que enviará o seu Filho
unigênito que derramara a sua vida por nós todos. Israel seduzido pelo novo
estilo de vida , a sedentirização.
O
que vou ler? 1Rs 18,20-40
O
texto é longo, mas vamos resumir o essencial para a riqueza de sua compreensão:
Dialogo não amistoso do rei Acab com o profeta (vv. 17-20). O rei chama o
profeta de “ave de mau agouro de Israel” , ele responde “ és tu e tua família”.
Motivo abandono de Deus verdadeiro. O profeta Faz desafio a ao rei para reunir
os profetas. Elias dirige ao Povo (vv.21-24) questiono a ambigüidade do povo
quanto culto aos falsos deuses e escuta de falsos profetas. Da parte do povo
silêncio! Elias é o único profeta verdadeiro. Desafio preparar dois
tourinhos e invocar o cada um seu deus. Elias fala aos profetas de Baal
(vv25-28). Ordena prepare a Lenha e invocação, mas baal não escuta. Elias zomba
grite mais alto. Fala de Elias a todo o povo (vv30-35). Ele refez o altar. Hora
do sacrifício e o profeta ora, tomou doze pedras[...]chegada a hora do sacrifício
o profeta ora ao seu Deus:Senhor Deus de Abrão, Isaac e Israel, saiba-se hoje
que tu és Deus em israel...escuta-me...para que este povo reconheça que
tu, Senhor, és Deus e fizestes voltar seu coração’. O fogo vem! O povo exclama:
‘o senhor é Deus, o Senhor é que é Deus”!.
O
que devo meditar?
ELIAS, OS PROFETAS E A CONVERSÃO DO
CORAÇÃO
Templo
lugar de educação para a oração. Mas a tentação o rito externo, ou seja,
fé divorciada da vida. Ritos belos, mas vida interior é como um sepulcro caído,
cheio de morte e podridão. Mas Elias é um profeta verdadeiro, busca a Deus com
o coração sincero, presta o seu culto ao verdadeiro Deus, denuncia o falso
caminho de Israel. O afastamento do seu Deus. Vota Israel é o grito do profeta.
“o Senhor é meu Deus” preanuncia o grito do povo depois da obra maravilhosa de
Deus pela mediação do servo Elias. “O povo exclama: ‘o senhor é Deus, o
Senhor é que é Deus”!. O profeta vai instruir o povo nos caminhos do único
e verdadeiro deus. A sua Palavra é palavra de fogo porque purifica o coração
dos infiéis. Elias como nós faz retiro e reconhece a misericórdia de Deus e
como Jesus se encontra com um viúva a quem lhe intercede em favor de um único
filho. O milagre acontece. Deus faz voltar à vida o filho da viúva. E
“quando do sacrifício no monte Carmelo, prova decisiva para a fé do
povo de Deus, é em resposta à sua súplica que o fogo do Senhor consome o
holocausto, «à hora de oferecer o sacrifício da tarde». «Responde-me,
Senhor, responde-me!» são as palavras de Elias, que as liturgias
orientais retomam na epítese eucarística”. Os parágrafos que se seguem
são do catecismo.
2581. O templo devia ser, para o
povo de Deus, o lugar da sua educação para a oração: as peregrinações, as festas, os sacrifícios, a
oblação vespertina, o incenso, os «pães da proposição», todos esses sinais da
santidade e da glória do Deus altíssimo e tão próximo, eram apelos e caminhos
de oração. Muitas vezes, porém, o ritualismo arrastava o povo para
um culto demasiadamente exterior. Faltava-lhe a educação da fé e a
conversão do coração. Foi essa a missão dos profetas, antes e depois do Exílio.
2582. Elias é o pai dos profetas, da geração dos que
procuram a Deus, dos que procuram a face do Deus de Jacob (27). O seu nome – «O
Senhor é o meu Deus» – é prenúncio do grito do povo em resposta à sua oração no
monte Carmelo (28). São Tiago remete para ele quando nos incita à oração:
«Muito pode a oração persistente dum justo» (Tg 5, 16) (29).
2583. Depois de ter aprendido a misericórdia no seu
retiro na torrente de Querit, ensina à viúva de Sarepta a fé na Palavra de
Deus, fé que ele confirma com a sua oração insistente: Deus faz voltar à vida o
filho da viúva (30).
A quando do sacrifício no monte
Carmelo, prova decisiva para a fé do povo de Deus, é em resposta à sua súplica
que o fogo do Senhor consome o holocausto, «à hora de oferecer o sacrifício da
tarde». «Responde-me, Senhor, responde-me!» são as palavras de Elias, que as
liturgias orientais retomam na epítese eucarística (31).
Finalmente, retomando o caminho do
deserto em direção ao lugar onde o Deus vivo e verdadeiro Se revelou ao seu
povo, Elias recolheu-se, como Moisés, «na cavidade do rochedo», até «passar» a presença
misteriosa de Deus (32). Mas será somente no monte da transfiguração que Se
mostrará sem véu Aquele cuja face eles procuravam (33): o conhecimento da
glória de Deus está na face de Cristo, crucificado e ressuscitado (34).
2584. É
no «a sós com Deus» que os profetas vão haurir luz e força para a sua missão. A
sua oração não é uma fuga do mundo infiel, mas uma escuta da Palavra de Deus,
às vezes um debate ou uma queixa e sempre uma intercessão que espera e prepara
a intervenção do Deus Salvador, Senhor da história (35).
O
QUE DEVO ORAR? Vamos orar o salmo 50
O
QUE DEVO FAZER – A eucaristia tem uma dimensão sacrifical. Na Eucaristia, o
sacrifício de Cristo se torna também o sacrifício dos membros de seu Corpo. A
vida dos fies, seu louvor, seu sofrimento, sua oração, seu trabalho são unidos
aos de Cristo e á sua oferenda total, e adquirem assim um valor novo (CIC, n.
1368). Durante esta semana escolhe pequenos sacrifício que se une ao grande (o
de Cristo) e execute por amor ao senhor e aos seus irmãos. Deixo a escolho sua!
12. DE MARÇO QUARTA FEIRA CONTINUA A
MEDETAÇÃO ANTERIOR- QUEIXAS DE IHWH
Queixar-se
é próprio de quem não foi correspondido no amor. Deus se queixa de Israel porque
não lhe foi fiel. São constantes e sofridas as suas queixas. É um jeito do
autor sagrado fazer referencia
O
que devo ler? Vários textos Is 1,2-4
Texto
1 Is 1,2-4: IHWh fala e pede ao céu e a terra para ouví-lo. Filhos eu os criei
e Fiz crescer. o animal irracional conhece o seu dono , mas Israel não me
conhece. É triste tamanha ingratidão. Jesus me conhece e me chama pelo nome,
mas eu conheço Jesus? Sigo os seus mandamentos?
Texto
2 Os 11,1-5: IHWH recorda constantemente o período do deserto,quando chamou,
educou, libertou, mas a rebeldia era grande. Jesus te chama ‘convertei-vos e crede
no evangelho’. Como não sou diferente de Israel. Sou Israel rebelde e velhaco.
A conversão é a passo de tartaruga.
Texto
3,Jr 2,10-13: Na sua estupidez Israel troca o seu verdadeiro Deus, pelos
ídolos. IHWH grita como um esposo traído, adulterado, no lamento de dor e dor
profunda. É a dor antecipada de Cristo no algoz da cruz. Como o pecado foi grave!
A morte de um inocente! “morre o justo pelos injustos, “.
Para
exprimir a dor de Deus ninguém como o profeta Oséias. Tome e leia.
Texto
Am 2,6-12 :Israel rompe com Deus rompe com os irmãos. Voltando as costas para
Deus voltam também para os irmãos. Como Israel se corrompe. É comparado a
prostituta que busca amores sem amor.
Texto
Israel esquece a ética da aliança Lv 19,9-18
Texto
I s 1, 21 – 23 a linguagem do profeta é pesada, Israel torna-se prostituta.
Texto
Is 1, 10-20 a religião de Israel se torna vazia, fria como o gelo, sem alma,
exterior, ritual , desumana, sem Deus no coração. Denuncia forte de profeta de
Deus.
Texto
Amos (5,21-27): A conversão é mudança de vida. Amós se ergue contra a opressão
dos pobres e as injustiças sociais do reinado de Jeroboão II, pela afirmação da
“justiça” e do “direito”.
O que devo orar? Salmo 7
Lamentação que David dirigiu ao Senhor,
2 SENHOR, meu Deus, a ti me confio;
3 Que não me arrebatem como o leão
4 SENHOR, meu Deus, se fiz algum mal,
5 se atraiçoei o meu amigo,
se poupei o agressor injusto
6 então, que o inimigo me persiga e me apanhe;
que ele pise no chão a minha vida
7 Levanta-te, SENHOR, na tua ira,
e faz frente à fúria dos meus inimigos.
Desperta, ó meu Deus, e decreta a sentença.
9 O SENHOR julga os povos;
julga-me, então, SENHOR, segundo o meu direito
10 Peço-te: acaba com a malícia dos ímpios;
fortalece os que são justos,
Tu, que perscrutas o íntimo dos corações,
11 A minha protecção está em Deus,
12 Deus é um justo juiz,
13 Se o ímpio não se converter,
pode afiar de novo a sua espada,
14 contra si prepara armas de morte,
15 Pode conceber a maldade,
16 Abre um fosso profundo para os outros,
17 A sua malícia recairá sobre a sua cabeça,
18 Louvarei o SENHOR pela sua justiça
e cantarei o nome do Deus Altíssimo.
O QUE DEVO FAZER?: Você agora já sabe que o profeta de Deus
verdadeiro não se conforma com o pecado e as injustiças sociais. Você pelo
batismo sabe que é um profeta de Deus? Procure saber em sua comunidade o que
vai mal e procure se unir as forças vivas locais para buscar soluções aos
vários problemas sociais (busque sempre se cercar de assessores que lhe faça
compreender melhor a realidade e a causa ).
Salmo do dia
13 de março VI. Vou
conduzi-la ao deserto:
Deus pelos profetas alertou Israel
como Pai, mas o seu povo fechou-lhe o coração. Não lhe escutou. A conseqüência
da não escuta foi um castigo. Deus castiga ou somos nós que procuramos o castigo?
Deus educa e na educação com amor corrige de maneira medicinal. O castigo é
medicinal. É um modo de correção amoroso de Deus. “o Senhor castiga a quem
ama”. A quem ama, ama a cada um e a todos.
O que devo ler ? vários textos Hb 12,5-13; Jr 8,26ss).meditação:
IHWH advertirá o seu povo pelos profetas: não tem utilidade culto a Deus sem
amor, é inútil rito sem passagem, é inútil confiar no sinal do Templo material
e esquecer o templo que é a pessoa, mais tarde Jesus vai dizer”destruirei este
templo e em três dias reergueria..” Templo do seu corpo . É inútil pensar de
ser santo senão buscar a santidade de deus. A fé sem obre é como o corpo sem a
alma. Deus vai destruir tudo que para Israel era segurança, a terra, o Templo,
Jerusalém, a Casa de Davi! Israel tem que fazer a experiência da pobreza
“bem aventurados os pobres porque deles é o reino de deus “ (Mt 5, 1). Deus é a
riqueza, o tesouro, deixar tudo por Ele [...] Jesus pede de nós
O Templo será destruído (J r 7,1-15):
A
A casa de Davi perecerá (Os 13,9-11)
Jerusalém capitulará (Mq 3,9-12)
O povo sofrerá a devastação (Os
6,1-6)
Sofrimento para Israel (Os 11,7-9)
2 Rs 25,1-21 conta com o dia triste
da queda de Jerusalém! Israel faz a experiência da perda. O que antes tinha
como segurança, agora o coloca em crise. Assim é conosco é necessário fazer a
experiência da renuncia. A Descoberta do reino de Deus de fato me faz
relativizar tudo. Israel tem de dois caminhos. A escolha de um elimina a
possibilidade do outro. Escolhe viver a incredulidade sucumbindo em meio a
tantos ídolos ou a conversão radical como fez o apostolo Paulo “viver é Cristo,
morrer é lucro”. A fé é a segurança em meio a tanta insegurança. Sem tal dom
não se agrada ao senhor.
O que orar? Medite o texto como leitura orante Lametçao
1-2 ou reze a rçao de Santo Agostinho
Diante de Vós, Senhor, apresentamos o fardo dos
nossos crimes e simultaneamente as feridas que por causa deles recebemos.
Se pensarmos no mal que fizemos, é bem pouco o mal
que sofremos e muito maior o que merecemos.
Foi grave o que ousamos cometer e leve o que agora
sofremos.
Sentimos que é dura a pena do pecado e no entanto
não nos decidimos deixar a ocasião dele.
A nossa fraqueza geme esmagada sob o peso dos
castigos com que nos punis justamente, e a nossa maldade não quer se desfazer
dos seus caprichos.
O espírito anda atormentado, mas a cerviz não se
verga.
A nossa vida suspira no meio das dores e não nos
corrigimos.
Se contemporizardes conosco, não nos emendamos, e
se tirais de nós vingança, gritamos que não podemos.
Se nos castigais, sabemos declarar que somos réus,
mas se afastais por um pouco a Vossa ira, esquecemos logo o que deploramos.
Se levantardes a mão, logo prometemos a emenda, se
retirais a espada, já nos esquecemos da promessa.
Se nos feris, gritamos que nos perdoeis, se nos
perdoais logo entramos de Vos provocar.
Tendes-nos aqui, Senhor, diante de Vós, confessamos
os nossos pecados; se Vos não amerceais de nós, aniquilar-nos-á a Vossa
justiça.
Concedei-nos Pai onipotente, o que sem merecimento
algum de nossa parte Vos pedimos, Vós que nos tirastes do nada.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Amém.
O que fazer?
O QUE DEVO FAZER?: Você agora já sabe que o profeta de Deus
verdadeiro não se conforma com o pecado e a injustiça social. Você pelo batismo
sabe que é um profeta de Deus? Procure saber em sua comunidade o que vai mal e
procure se unir as forças vivas locais para buscar soluções aos vários
problemas sociais (busque sempre se cercar de assessores que lhe faça
compreender melhor a realidade e a causa).
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