TERCEIRA SEMANA DA QUARESMA De 09 a 13 de março



TERCEIRA SEMANA DE 09 a 13 DE MARÇO
09 DE MARÇO SEGUNDA FEIRA   V. AS TENTAÇOES DE SER SEDENTARIO:
Israel nasceu e cresceu como nômade. Não tem lugar permanente. O apóstolo Paulo tem consciência muito clara de que todos nós somos peregrinos. Mas o destino de cada peregrino é o Reino de Deus. Os bens, a vida, família, o mundo tudo é relativo. Absoluto é somente Deus, fonte de toda graça e de todo amor. A epístola aos Hebreus diz de maneira maravilhosa: Saiamos, portanto, ao encontro dele, fora do acampamento, levando conosco a mesma humilhação que Ele suportou.14Pois não temos na terra nenhuma cidade permanente, mas buscamos a que há de vir (Hb 13,13s).
O QUE DEVO LER? VÁRIOS TEXTOS (Dt 26,5-9;7,1-11
O QUE DEUS FALA PELO TEXTOS SAGRADOS?
Pelos textos sagrados e pela história de Israel constatamos que uma característica peculiar deste povo é a sua peregrinação. “meu pai era arameu”, mas alguém guiava este povo através de seus parceiros, IHWH é o seu pastor que o conduziu desde o momento que o pai Abrão foi chamado a “sair” de Ur dos Caldeus. IHWh como o povo não tem habitação, não  tem lugar fixo, é peregrino com o seu povo. Mais tarde o Evangelista Mateus falando da vinda de messias o identifica como o “Emanuel“ que significa Deus conosco. Uma tentação que se seguirá ao povo eleito é desejar aprisionar o seu Deus nas limitações de sua existência (templo de Jerusalém, na lei do impuro, na arca). Mas ele sempre  o surpreenderá. Como povo nômade se vive neste mundo, mas somos deste mundo. Vive-se neste tempo, mas a caminha da eternidade.  Habitamos tendas. Aqui não temos cidade eterna, mas suspiram só a Jerusalém celeste. O ideal é a familiaridade com o seu Deus, mas realidade misteriosa.
Mudança de estilo de vida. O povo de Israel passa de estilo de vida (nômade) para outro estilo de vida (sedentarização). Olha outros povos de diferente experiência e querem ser como eles “como os cananeus”. È a velha tentação de Adão e Eva, agora tentação do povo de Israel. O encontro com outro povo é uma graça e uma tentação. Graça porque podem testemunhar a fidelidade ao seu Deus e conquistar novos para o seu seguimento. Tentação que encontrar um estilo de vida baseado no ter, no capitalismo, no domínio do mais forte contra o mais fraco. Mas o Deus bondoso como pai amoroso alerta Israel pela voz dos profetas que chama sempre a fidelidade a conversão quando sucumbem no mau uso da liberdade. A carta aos hebreus testemunha que Deus falou de muitas maneira e formas pelos profetas, mas agora nestes tempos envia a Palavra definitiva.
PRIMEIRO PECADO DE ISRALE a busca da segurança na sua vida. Mas buscou onde não tinha segurança. No ter mais. O ser mais santo e fiel foi sucumbido pelo ter mais. O pecado da inveja a busca da imitação de ‘ser como os outros povos’, esquecendo que era consagrado ao Senhor. Hoje o perigo a deixar  o estilo da vida cristã por um estilo pagão. Ter mais sucesso, ter mais bens, ter mais parcerias. Lembra-te Israel que tu és sempre do Senhor, lembra cristão tu és de Cristo e cristo é de Deus. Busque em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça e tudo vem por acréscimo (Dt 7,1-11).
Os cananeus tinham costumes pervertidos como os povos da cidade de Coríntios no tempo do apóstolo Paulo. Facilmente eram seduzidos por suas práticas religiosas. Israel será tentado a prática de seus costumes. O estilo de ser cristão não comunga com o estilo de ser do mundo. A tentação era tal que chegava a pedir um rei, esquece que somente o Senhor é rei. Mais tarde Jesus será proclamado rei não á moda do mundo e dos grandes, mas rei pelo madeiro da cruz. (1sm 8,109.19-20).
Quando estamos em extrema miséria, em tempos de dificuldade a nossa tentação é ou não confiar no Senhor como o leproso do evangelho com a sua súplica a Jesus: “Se queres tens o poder de curar”, ou esperará ajuda de exércitos pela força do poder humano (Os 7,8-16); Is 31,1-3). A boca de Deus fala! A boca de Jesus mais tarde anuncia! A voz da Igreja ecoa o seu grito: não tenha medo, confiem em mim, volta para mim, sou teu e tu és meu (Os 14,2-4).
O QUE DEVO ORAR? Orar em momento de desalento, olhando para a cruz do senhor e confiar no Pai numa entrega a ele sem limite.
Ó Senhor, a ti clamo; dá-te pressa em me acudir! Dá ouvidos à minha voz, quando a ti clamo!
2 Suba a minha oração, como incenso, diante de ti, e seja o levantar das minhas mãos como o sacrifício da tarde!
3 Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; vigia a porta dos meus lábios!
4 Não inclines o meu coração para o mal, nem para se ocupar de coisas más, com aqueles que praticam a iniqüidade; e não coma eu das suas gulodices!
5 Fira-me o justo, será isso uma benignidade; e repreenda-me, isso será como óleo sobre a minha cabeça; não o recuse a minha cabeça; mas continuarei a orar contra os feitos dos ímpios.
6 Quando os seus juízes forem arremessados duma penha abaixo, saberão que as palavras do Senhor são verdadeiras.
7 Como quando alguém lavra e sulca a terra, são os nossos ossos espalhados à boca do Seol.
8 Mas os meus olhos te contemplam, ó Senhor, meu Senhor; em ti tenho buscado refúgio; não me deixes sem defesa!
9 Guarda-me do laço que me armaram, e das armadilhas dos que praticam a iniqüidade.
10 Caiam os ímpios nas suas próprias redes, até que eu tenha escapado inteiramente.

O QUE DEVO FAZER?
Visite uma família que voce conheça que seja muito apegada aos bens materiais e nao tem tempo para Deus e faça uma oração inspirada nesta meditação que seguimos. Faça com simplicidade mostrando com o seu testemunho a alegria de ocupar com a salavção e com o Reino de Deus.

Salmo do dia
10 DE MARÇO TERÇA FEIRA CONTIUA AS TENTAÇÕES E MURMURAÇÕES DE ISRAEL
O QUE DEVO LER? vários textos 5,813; Jr 2,2-8; Dt 6,4-15
Deus fala pela voz dos profetas. O pecado é não escutar a sua voz e fechar-se a prática de seus mandamentos. A riqueza não é pecado, mas o mal uso dela sim. Colocar a sua confiança nos bens e com facilidade se fechar para o senhor e para os irmãos necessitados. Israel vai enriquecendo e esquecendo o seu Deus. “Israel esqueceu que o fez e construiu palácios” (Os 8,14) Israel esquece que a terra é dom de tal modo que os seus administradores não podem usar como bem querem. A terra é de todos, o pão é para saciar a fome de todos, a água não é propriedade particular. Como Deus foi generoso, mas como Israle responde com ingratidao.  A terra é do senhor, nao se vende (Lc 25,23).  O alerta feito  pelos profetas  é frequente (Is 5,8-13).
No dizer do nosso tempo esqueceu de IHWH e apegou-se ao ter, que cair sobre si a preguiça espiritual, a indiferença ao seu Deus e o deserto geográfico é sinal do deserto espiritual. No entanto, Deus continua recordando o seu amor sempre fiel. “lembra-te do amor da tua juventude”( Jr 2,2-8). Israel se esquece de suas origens simples, humildes.
É preciso um sério exame de consciência: o coração apegado a riqueza, a vida que se ocupa e preocupa em ajuntar tesouros, a busca de prazer sem medida e sem escrúpulos, o que acontecerá a quem procede assim? unicamente a idolatria , a prostituição do coração. Alerta também o atual papa  a não  idolatria ao dinheiro (Dt 6,4-15).Uma das causas desta situação está na relação estabelecida com o dinheiro, porque aceitamos pacificamente o seu domínio sobre nós e as nossas sociedades. A crise financeira que atravessamos faz-nos esquecer que, na sua origem, há uma crise antropológica profunda: a negação da primazia do ser humano. Criámos novos ídolos. A adoração do antigo bezerro de ouro (cf.Ex 32, 1-35) encontrou uma nova e cruel versão no fetichismo do dinheiro e na ditadura duma economia sem rosto e sem um objectivo verdadeiramente humano. A crise mundial, que investe as finanças e a economia, põe a descoberto os seus próprios desequilíbrios e sobretudo a grave carência duma orientação antropológica que reduz o ser humano apenas a uma das suas necessidades: o consumo”.
IHWH é ciumento. Nao deseja o coração de Israel dividido. Mas o seu amor deve ser integral e com todo o seu ser mente, corpo e espirito. Sem mancha  e corrupção nenhuma. No entanto, o contato com outros povos e a seduaçao a sedentarização, a ser como os outros no ser e no agir, na prática da fé com ritos externos e sem tanto compromisso, de ritos de fertilidade, de deuses contolavéis e domesticavéis. Israel escriturando a terra com dificuldade não vai atribuir o devido valor ao seu Deus ‘criador do céu e da terra”. E aos frutos do  trablho seu, mas ants dom de Deus. Perigo ontem e hoje, o ter sem ser de Deus. Mas o ser de deus com o ter nao ofende (Dt 10,17).
O QUE ORA A DEUS? Vem á minha mente o salmo tantas vezes rezado por nós padres na liturgia das horas (Salmo 95).  Medite relativizando todos os bens, mas quando se faz a descoberta de Jesus na peregrinação. Reze na certeza de que a riqueza é bem que se deve usar com a sabedoria de Deus. Um teste para verificar se busco mais o reino deste mundo e o Reino de Deus, é verificar quanto tempo me dedico às coisas de Deus e quanto as coisas do mundo. Não se assuste com a resposta depois de um sério exame de consciência. Agora tome o salmo:
O QUE DEVO FAZER – Escolha um bem que você é apegado e faça uma doação a alguém que necessita. Mas faça sem constrangimento.
11 DE MARÇO ISRALE É INFIL AO AMOR DE DEUS
Nota Quem ama educa e faz sacrifícios pelo amado. Deus ama Israel, mas o seu sacrifício é grande e como um pai, Ele educa o seu filho amado. Israel seduzido pelo estilo de vida sedentário não é fiel ao amor de IHWH, faz sacrifícios estranhos a aliança feita com o seu Deus, oferece até mesmo vidas humanos. É esposa infiel que trai sem piedade. A troca do verdadeiro Deus pelos falsos deuses chegará a romper o seu compromisso. ‘faremos tudo o que o Senhor disser”.  No entanto, Deus continua fiel e pela voz de um grande profeta vai alertar Israel. E um dia chegará  o amor é tão grande que enviará o seu Filho unigênito que derramara a sua vida por nós todos. Israel seduzido pelo novo estilo de vida , a sedentirização.
O que vou ler?  1Rs 18,20-40
O texto é longo, mas vamos resumir o essencial para a riqueza de sua compreensão: Dialogo não amistoso do rei Acab com o profeta (vv. 17-20). O rei chama o profeta de “ave de mau agouro de Israel” , ele responde “ és tu e tua família”. Motivo abandono de Deus verdadeiro. O profeta Faz desafio a ao rei para reunir os profetas. Elias dirige ao Povo (vv.21-24) questiono a ambigüidade do povo quanto culto aos falsos deuses e escuta de falsos profetas. Da parte do povo silêncio! Elias é o  único profeta verdadeiro. Desafio preparar dois tourinhos e invocar o cada um seu deus. Elias fala aos profetas de Baal (vv25-28). Ordena prepare a Lenha e invocação, mas baal não escuta. Elias zomba grite mais alto. Fala de Elias a todo o povo (vv30-35). Ele refez o altar. Hora do sacrifício e o profeta ora, tomou doze pedras[...]chegada a hora do sacrifício o profeta ora ao seu Deus:Senhor Deus de Abrão, Isaac e Israel, saiba-se hoje que tu és Deus em israel...escuta-me...para que este povo  reconheça que tu, Senhor, és Deus e fizestes voltar seu coração’. O fogo vem! O povo exclama: ‘o senhor é Deus, o Senhor é que é Deus”!.
O que devo meditar?
ELIAS, OS PROFETAS E A CONVERSÃO DO CORAÇÃO
Templo lugar de educação para a oração. Mas a tentação o rito externo, ou seja,  fé divorciada da vida. Ritos belos, mas vida interior é como um sepulcro caído, cheio de morte e podridão. Mas Elias é um profeta verdadeiro, busca a Deus com o coração sincero, presta o seu culto ao verdadeiro Deus, denuncia o falso caminho de Israel. O afastamento do seu Deus. Vota Israel é o grito do profeta. “o Senhor é meu Deus” preanuncia o grito do povo depois da obra maravilhosa de Deus pela mediação do servo Elias. “O povo exclama: ‘o senhor é Deus, o Senhor é que é Deus”!.  O profeta vai instruir o povo nos caminhos do único e verdadeiro deus. A sua Palavra é palavra de fogo porque purifica o coração dos infiéis. Elias como nós faz retiro e reconhece a misericórdia de Deus e como Jesus se encontra com um viúva a quem lhe intercede em favor de um único filho. O milagre acontece. Deus faz voltar à vida o filho da viúva. E “quando do sacrifício no monte Carmelo, prova decisiva para a fé do povo de Deus, é em resposta à sua súplica que o fogo do Senhor consome o holocausto, «à hora de oferecer o sacrifício da tarde». «Responde-me, Senhor, responde-me!» são as palavras de Elias, que as liturgias orientais retomam na epítese eucarística”. Os parágrafos que se seguem são do catecismo.
2581. O templo devia ser, para o povo de Deus, o lugar da sua educação para a oração: as peregrinações, as festas, os sacrifícios, a oblação vespertina, o incenso, os «pães da proposição», todos esses sinais da santidade e da glória do Deus altíssimo e tão próximo, eram apelos e caminhos de oração. Muitas vezes, porém, o ritualismo arrastava o povo para um culto demasiadamente exterior. Faltava-lhe a educação da fé e a conversão do coração. Foi essa a missão dos profetas, antes e depois do Exílio.
2582. Elias é o pai dos profetas, da geração dos que procuram a Deus, dos que procuram a face do Deus de Jacob (27). O seu nome – «O Senhor é o meu Deus» – é prenúncio do grito do povo em resposta à sua oração no monte Carmelo (28). São Tiago remete para ele quando nos incita à oração: «Muito pode a oração persistente dum justo» (Tg 5, 16) (29).
2583. Depois de ter aprendido a misericórdia no seu retiro na torrente de Querit, ensina à viúva de Sarepta a fé na Palavra de Deus, fé que ele confirma com a sua oração insistente: Deus faz voltar à vida o filho da viúva (30).
A quando do sacrifício no monte Carmelo, prova decisiva para a fé do povo de Deus, é em resposta à sua súplica que o fogo do Senhor consome o holocausto, «à hora de oferecer o sacrifício da tarde». «Responde-me, Senhor, responde-me!» são as palavras de Elias, que as liturgias orientais retomam na epítese eucarística (31).
Finalmente, retomando o caminho do deserto em direção ao lugar onde o Deus vivo e verdadeiro Se revelou ao seu povo, Elias recolheu-se, como Moisés, «na cavidade do rochedo», até «passar» a presença misteriosa de Deus (32). Mas será somente no monte da transfiguração que Se mostrará sem véu Aquele cuja face eles procuravam (33): o conhecimento da glória de Deus está na face de Cristo, crucificado e ressuscitado (34).
2584. É no «a sós com Deus» que os profetas vão haurir luz e força para a sua missão. A sua oração não é uma fuga do mundo infiel, mas uma escuta da Palavra de Deus, às vezes um debate ou uma queixa e sempre uma intercessão que espera e prepara a intervenção do Deus Salvador, Senhor da história (35).
O QUE DEVO ORAR? Vamos orar o salmo 50
O QUE DEVO FAZER – A eucaristia tem uma dimensão sacrifical. Na Eucaristia, o sacrifício de Cristo se torna também o sacrifício dos membros de seu Corpo. A vida dos fies, seu louvor, seu sofrimento, sua oração, seu trabalho são unidos aos de Cristo e á sua oferenda total, e adquirem assim um valor novo (CIC, n. 1368). Durante esta semana escolhe pequenos sacrifício que se une ao grande (o de Cristo) e execute por amor ao senhor e aos seus irmãos. Deixo a escolho sua!

12.  DE MARÇO QUARTA FEIRA  CONTINUA A MEDETAÇÃO ANTERIOR- QUEIXAS DE IHWH
Queixar-se é próprio de quem não foi correspondido no amor. Deus se queixa de Israel porque não lhe foi fiel. São constantes e sofridas as suas queixas. É um jeito do autor sagrado fazer referencia
O que devo ler? Vários textos Is 1,2-4
Texto 1 Is 1,2-4: IHWh fala e pede ao céu e a terra para ouví-lo. Filhos eu os criei e Fiz crescer.  o animal irracional conhece o seu dono , mas Israel não me conhece. É triste tamanha ingratidão. Jesus me conhece e me chama pelo nome, mas eu conheço Jesus? Sigo os seus mandamentos?
Texto 2 Os 11,1-5: IHWH recorda constantemente o período do deserto,quando chamou, educou, libertou, mas a rebeldia era grande. Jesus te chama ‘convertei-vos e crede no evangelho’. Como não sou diferente de Israel. Sou Israel rebelde e velhaco. A conversão é a passo de tartaruga.
Texto 3,Jr 2,10-13: Na sua estupidez Israel troca o seu verdadeiro Deus, pelos ídolos. IHWH grita como um esposo traído, adulterado, no lamento de dor e dor profunda. É a dor antecipada de Cristo no algoz da cruz. Como o pecado foi grave! A morte de um inocente! “morre o justo pelos injustos, “.
Para exprimir a dor de Deus ninguém como o profeta Oséias. Tome e leia.
 Texto Am 2,6-12 :Israel rompe com Deus rompe com os irmãos. Voltando as costas para Deus voltam também para os irmãos. Como Israel se corrompe. É comparado a prostituta que busca amores sem amor.
Texto  Israel esquece a ética da aliança Lv 19,9-18
Texto  I s 1, 21 – 23 a linguagem do profeta é pesada, Israel torna-se prostituta.
Texto  Is 1, 10-20 a religião de Israel se torna vazia, fria como o gelo, sem alma, exterior, ritual , desumana, sem Deus no coração. Denuncia forte de profeta de Deus.
Texto Amos (5,21-27): A conversão é mudança de vida. Amós se ergue contra a opressão dos pobres e as injustiças sociais do reinado de Jeroboão II, pela afirmação da “justiça” e do “direito”.
O que devo orar? Salmo 7
Lamentação que David dirigiu ao Senhor,
a propósito de Cuche, o benjaminita.
2 SENHOR, meu Deus, a ti me confio;
livra-me de todos os que me perseguem e salva-me.
3 Que não me arrebatem como o leão
e me dilacerem, sem que ninguém me valha.
4 SENHOR, meu Deus, se fiz algum mal,
se há injustiça nas minhas mãos,
5 se atraiçoei o meu amigo,
se poupei o agressor injusto
6 então, que o inimigo me persiga e me apanhe;
que ele pise no chão a minha vida
e a minha glória tenha de morar no pó.
7 Levanta-te, SENHOR, na tua ira,
e faz frente à fúria dos meus inimigos.
Desperta, ó meu Deus, e decreta a sentença.
8 Junta em redor de ti a assembleia dos povos,
vem presidir a ela do alto do teu trono.
9 O SENHOR julga os povos;
julga-me, então, SENHOR, segundo o meu direito
e segundo a minha inocência.
10 Peço-te: acaba com a malícia dos ímpios;
fortalece os que são justos,
Tu, que perscrutas o íntimo dos corações,
ó Deus de justiça!
11 A minha protecção está em Deus,
que salva os de coração sincero.
12 Deus é um justo juiz,
que, a todo o momento, pode castigar.
13 Se o ímpio não se converter,
pode afiar de novo a sua espada,
retesar o arco e apontar a seta:
14 contra si prepara armas de morte,
das suas flechas faz tições ardentes.
15 Pode conceber a maldade,
gerar a iniquidade e dar à luz a mentira.
16 Abre um fosso profundo para os outros,
mas cai na cova que ele mesmo fez.
17 A sua malícia recairá sobre a sua cabeça,
e a sua violência, sobre a sua fronte.
18 Louvarei o SENHOR pela sua justiça
e cantarei o nome do Deus Altíssimo.

O QUE DEVO FAZER?: Você agora já sabe que o profeta de Deus verdadeiro não se conforma com o pecado e as injustiças sociais. Você pelo batismo sabe que é um profeta de Deus? Procure saber em sua comunidade o que vai mal e procure se unir as forças vivas locais para buscar soluções aos vários problemas sociais (busque sempre se cercar de assessores que lhe faça compreender melhor a realidade e a causa ).
Salmo do dia
13 de março VI. Vou conduzi-la ao deserto:
Deus pelos profetas alertou Israel como Pai, mas o seu povo fechou-lhe o coração. Não lhe escutou. A conseqüência da não escuta foi um castigo.  Deus castiga ou somos nós que procuramos o castigo? Deus educa e na educação com amor corrige de maneira medicinal. O castigo é medicinal. É um modo de correção amoroso de Deus. “o Senhor castiga a quem ama”. A quem ama, ama a cada um e a todos.
O que devo ler ? vários textos Hb 12,5-13; Jr 8,26ss).meditação: IHWH advertirá o seu povo pelos profetas: não tem utilidade culto a Deus sem amor, é inútil rito sem passagem, é inútil confiar no sinal do Templo material e esquecer o templo que é a pessoa, mais tarde Jesus vai dizer”destruirei este templo e em três dias reergueria..” Templo do seu corpo . É inútil pensar de ser santo senão buscar a santidade de deus. A fé sem obre é como o corpo sem a alma. Deus vai destruir tudo que para Israel era segurança, a terra, o Templo, Jerusalém, a Casa de Davi!  Israel tem que fazer a experiência da pobreza “bem aventurados os pobres porque deles é o reino de deus “ (Mt 5, 1). Deus é a riqueza, o tesouro, deixar tudo por Ele [...] Jesus pede de nós
O Templo será destruído (J r 7,1-15): A
A casa de Davi perecerá (Os 13,9-11)
Jerusalém capitulará (Mq 3,9-12)
O povo sofrerá a devastação (Os 6,1-6)
Sofrimento para Israel (Os 11,7-9)
2 Rs 25,1-21 conta com o dia triste da queda de Jerusalém! Israel faz a experiência da perda. O que antes tinha como segurança, agora o coloca em crise. Assim é conosco é necessário fazer a experiência da renuncia. A Descoberta do reino de Deus de fato me faz relativizar tudo. Israel tem de dois caminhos. A escolha de um elimina a possibilidade do outro. Escolhe viver a incredulidade sucumbindo em meio a tantos ídolos ou a conversão radical como fez o apostolo Paulo “viver é Cristo, morrer é lucro”. A fé é a segurança em meio a tanta insegurança. Sem tal dom não se agrada ao senhor.
O que orar? Medite o texto como leitura orante Lametçao 1-2        ou reze a rçao de Santo Agostinho
Diante de Vós, Senhor, apresentamos o fardo dos nossos crimes e simultaneamente as feridas que por causa deles recebemos.
Se pensarmos no mal que fizemos, é bem pouco o mal que sofremos e muito maior o que merecemos.
Foi grave o que ousamos cometer e leve o que agora sofremos.
Sentimos que é dura a pena do pecado e no entanto não nos decidimos deixar a ocasião dele.
A nossa fraqueza geme esmagada sob o peso dos castigos com que nos punis justamente, e a nossa maldade não quer se desfazer dos seus caprichos.
O espírito anda atormentado, mas a cerviz não se verga. 
A nossa vida suspira no meio das dores e não nos corrigimos. 
Se contemporizardes conosco, não nos emendamos, e se tirais de nós vingança, gritamos que não podemos.
Se nos castigais, sabemos declarar que somos réus, mas se afastais por um pouco a Vossa ira, esquecemos logo o que deploramos.
Se levantardes a mão, logo prometemos a emenda, se retirais a espada, já nos esquecemos da promessa.
Se nos feris, gritamos que nos perdoeis, se nos perdoais logo entramos de Vos provocar.
Tendes-nos aqui, Senhor, diante de Vós, confessamos os nossos pecados; se Vos não amerceais de nós, aniquilar-nos-á a Vossa justiça.
Concedei-nos Pai onipotente, o que sem merecimento algum de nossa parte Vos pedimos, Vós que nos tirastes do nada.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Amém.
O que fazer?
O QUE DEVO FAZER?: Você agora já sabe que o profeta de Deus verdadeiro não se conforma com o pecado e a injustiça social. Você pelo batismo sabe que é um profeta de Deus? Procure saber em sua comunidade o que vai mal e procure se unir as forças vivas locais para buscar soluções aos vários problemas sociais (busque sempre se cercar de assessores que lhe faça compreender melhor a realidade e a causa).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOMEAÇÕES NA DIOCESE DE PETROLINA / PE:

Paróquia Nossa Senhora do Rosário inicia a festa de sua padroeira com uma belissima carreata/motocada e a Santa Missa de abertura!