INTRODUCAO RETIRO QUARESMAL




Nota de introdução:

Caros paroquianos Cristo, nossa páscoa (1Cor 5,7) é o tema do retiro da quaresma de 2017 da paróquia São Gonçalo dirigido pelo pároco José Humberto Ferreira. O acontecimento da páscoa foi tão importante que foi preparado ao longo da História da Salvação, chegou plenamente em Jesus Cristo, nossa páscoa verdadeira e continua presente na Igreja por meio da liturgia até cumpri-se plenamente nos Reino de Deus.

1.    A Nossa inspiração nesta jornada quaresmal inspira-se nos textos litúrgicos da Grande Semana e na obra Mistério da Páscoa’ de Raniero Cantalamessa. Ele “inicialmente nos oferece uma visão panorâmica da instituição e da idéia de páscoa desde o êxodo até os santos Padres. Guia-nos e depois na contemplação da páscoa de Cristo e da Páscoa da Igreja, para levar-nos finalmente a vivencia de nossa própria páscoa’.

2.    Este Retiro é um desafio a cada fiel seguidor do Senhor, porque exige pequenos sacrifícios como o levantar-se cedo, o exercitar-se na meditação da Palavra Deus, o deixar-se converter-se ao Senhor, a praticar as obras de Misericórdia com mais intensidade; mas é desafio com a graça de Deus porque reaviva a fé, nossa esperança e nossa caridade (1Cor 13,13).

3.    A natureza do Tempo da Quaresma chama a todos a uma atitude fundamental para seguir Jesus e fazer páscoa com Ele, “crer e converter-se ao Senhor. Tal apelo é essencial no anuncio do Reino (Mc 1,15) ” para que minhas obras externas como (o jejum, a oração e a caridade) sejam expressões internas do encontro vivo com Jesus. Cremos que quanto mais o contato meditativo, calmo e diário com a Palavra de Deus, o encontro orante pessoal e comunitário com o Senhor, mais possibilidade de conversão e de preparação para a Santa Páscoa.  No parágrafo n. 1431 do catecismo da Igreja católica assim diz sobre a penitência: “A penitência interior é uma reorientação radical de toda a vida, um regresso, uma conversão a Deus de todo o nosso coração, uma rotura com o pecado, uma aversão ao mal, com repugnância pelas más ações que cometemos. Ao mesmo tempo, implica o desejo e o propósito de mudar de vida, com a esperança da misericórdia divina e a confiança na ajuda da sua graça. Esta conversão do coração é acompanhada por uma dor e uma tristeza salutares, a que os Santos Padres chamaram animi cruciatus (aflição do espírito), compunctio cordis (compunção do coração) ”.

4.     Vale o alerta de sempre, quem verdadeiramente não faz quaresma não fará páscoa do Senhor e com o Senhor. O nosso retiro deseja favorecer intensamente aos fies a preparação para o maior acontecimento da história, a páscoa de Cristo e nossa páscoa. Cristãos, não deixeis a páscoa de Cristo pela páscoa do mundo. É o Senhor quem convida a tua família para a festa da alegria pascal. “Eu, o Cristo! Vinde, pois, famílias dos homens manchadas por pecados, recebei o perdão dos pecados! Pois sou vosso perdão, eu, a Páscoa da Salvação, O cordeiro imolado por vós, a vossa redenção, a vossa vida, a vossa ressurreição, a vossa luz, a vossa salvação, o vosso rei” (Melitão de Sardes).

5.     Quem deverá participar do Retiro? A paróquia do São Gonçalo (Diocese de Petrolina), sobretudo, os membros de cada grupo, de movimento, as pastorais, os corais que servem o Senhor no percurso do ano litúrgico no horário das 5 manhas até as 7 na Igreja Sede paroquial orientado pelo pároco. Outros que desejam poderão fazer pessoalmente. Para servir bem a liturgia requer um empenho mais intenso com as fontes da espiritualidade. Não queira servir ao senhor apenas com migalhas, mas ofereça o melhor como o Senhor ofereceu o melhor ao filho pródigo.

6.     Início do Retiro e conclusão: O inicio é com a quarta feira de cinzas e o termino com o Domingo da páscoa da Ressurreição. Durante a primeira semana é preparatória, aos sábados nos dedicaremos a meditação da liturgia do domingo, na semana meditaremos os textos da liturgia da grande semana e da obra supracitada como referencial principal. Diariamente celebraremos a santa eucaristia, disponibilizarei atendimento pessoalizado.

7.     Ao chegar a grande semana provavelmente quem meditou e aproveitou bem o retiro servirá o Senhor com santa Piedade na noite santa da Vigília pascal. Aos participantes do Retiro são necessárias quatro atitudes: disponibilizar ouvido como discípulo ao Senhor que fala na Palavra de cada Dia, coloca de coração disponível a exemplo da Virgem Maria para meditar o mistério pascal, praticar uma obra de Misericórdia a cada dia, participar das celebrações da quaresma cuja meta é levar a participar da páscoa de cristo, celebrando a grande semana santa que culmina com a Vigília pascal. Nada justifica a um cristão ausentar-se da Grande semana santa. Nada é justificável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOMEAÇÕES NA DIOCESE DE PETROLINA / PE:

Paróquia Nossa Senhora do Rosário inicia a festa de sua padroeira com uma belissima carreata/motocada e a Santa Missa de abertura!