06 DE MARCO: A NOITE DA CRIAÇÃO E DA NOVA CRIAÇÃO NA PÁSCOA DE CRISTO



Nota de introdução:
Caros irmãos, retirantes e internautas o nosso itinerante concentra-se no tema por nós proposto. Eis a proposta: Cristo, nossa páscoa (1Cor 5,7). O evento pascal de Cristo é o coração do ano Litúrgico, pois toda a ação da Igreja converge para este acontecimento. É o coração de toda a história da salvação, pois o prometido pelo Pai nas Escrituras tem nele o seu pleno cumprimento.  Meditaremos os textos do tríduo pascal na guia da obra O Mistério da Páscoa de Raniero Cantalamessa (1994).
Leitura da Palavra de Deus (Gn 1,1-5)
Por que nesta noite da páscoa de Cristo a Igreja proclama a leitura da criação do mundo e do homem (Gn 1,1-2,22; ou 1,1-26-31 a).
a) A ligação páscoa e criação são antiguíssimas; podemos encontrá-la nos salmos e nos profetas, onde a redenção do povo de Israel é vista em perspectiva de nova criação. Deus cria tudo pela Palavra e pelo sopro de Luz Divina. “No principio  a Palavra  estava com Deus e tudo foi feito por dela e sem ela nada foi feito” (Jo 1,1) É o primeiro ato do amor de Deus. O salmo 136 narra a maravilha do ato criador de Deus bem como do ato libertador com o eco do refrão: “porque eterno é seu amor.”. Ele fez os céus com inteligência, porque o seu amor é para sempre! Ele firmou a terra sobre  as águas, porque eterno é seu amor. Ele nos salvou dos nossos opressores, porque o seu amor é para sempre. (VV. 5.6.24s). 
b) Pascal para o povo de Israel era festa do ano Novo, que nas religiões semíticas liga-se a ideia de nova criação, de retorno ao tempo das origens. O salmo canta que com o sopro do espírito criador renova a face da terraós houve a perda (da imagem de Deus. São Cirilo de Jerusalém exclama:  Este é o tempo da criação do mundo... na mesma data em que, para nós, houve a perda (imagem de Deus), aconteceu a restauração. Pela páscoa de Cristo somos renovados. Se foi maravilhoso o ato da criação , ainda mais foi a maravilha da nova criação  realizada na páscoa de Cristo. Assim a criação terá a sua plenitude em Cristo, imagem do Deus invisível. “Em Cristo forma criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis” (Col 1,15s).
c) A sagrada Escritura proclama que tudo que Deus fez é muito bom, é obras de suas mãos. É o primeiro ato no Plano da Salvação. Outros tantos seguirão. A estrutura que sustenta a sua obra é a Palavra e o Espírito criador. O sinal da criação foi colhido em toda a sua beleza, quando o homme fez a experiência da ação libertadora de Deus. O Deus qu libertou Israel é o mesmo Deus que criou o céu e a terra.
D) Agora renovados na páscoa de Cristo, recebemos o Espírito Santo, Senhor que falou pelos profetas,  que fecundou o seio de Maria, que consagrou Jesus para Evangelizar os pobres, que foi entregue ao Pai na hora da consumação, que o ressuscitou dos mortos, agora de junto ´´e dado como primeiro dom da páscoa. É ele quem renova toda a face da terra.
PENSE COM A PALAVRA
A.   A criação é o primeiro ato da história da salvação por amor. Reflita sobre o  chamado a existência. Deus lhe teceu no útero materno com uma vocação pessoal, com uma missão. O Salmo 138 ajudando a mergulhar sobe o dom da existência. Minha existência tem sido dom para os outros.
B.    Maravilha Deus me criar a sua “imagem e semelhança” ,  maravilha  maior foi a nova criação  realizada na páscoa de Cristo. Medite sobre a experiência do novo nascimento, o batismo (Jo 3,1-8) Alegro-me pela vida nova! Vivo a missão recebida no Batismo!
C.   O Espírito foi dado na páscoa como primeiro dom, nele venço as seduções do pecado, as obras da carne, nela produzo fruto. Que pecado mais me incomoda para o meu combate espiritual neste tempo de quaresma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOMEAÇÕES NA DIOCESE DE PETROLINA / PE:

Paróquia Nossa Senhora do Rosário inicia a festa de sua padroeira com uma belissima carreata/motocada e a Santa Missa de abertura!