A NOITE DA LIBERTACAO OU NOITE DA ESPERANCA EM CRISTO (08 DE MARCO)
Estamos
peregrinando. Coragem! Não desanime. O caminho espiritual é combate no poder do
Espírito Santo. Exige vontade, disposição e disciplina. N meditação anterior O
patriarca Abrão nos ajudou a entregar tudo a Deus, porque antes Ele nos
entregou tudo, nos amou por primeiro. Agora outro colaborador de Deus nos ajuda
a mergulhar no mais profundo texto pré-pascal, a liberação do povo leito. Foi
longo o processo. Meditaremos o cume da conquista. E preá - anuncio da páscoa
de cristo, o nosso novo Moises que torna presente a nova lei- o amor
libertador.
Texto para leitura: Êxodo 14,15-31;
15,1; Ex 15,1-6.17-18
Este
texto é o coração da antiga revelação. Em toda a sagrada Escritura o memorial
da maravilha da libertação é recordada. Olhando a miséria do povo de Israel,
Deus revela-se libertador e Israel
vai conhecê-lo a partir desta
maravilha. Os verbos Eu vi, ouviu, senti, desci, para libertá-los (Ex 3,7s). são todos de ação. A liberdade é Dom
do Alto, mas é também conquista do homem. IHWH deseja um povo livre de todas as
cadeias. E o instrumento da sua ação
libertadora é Moisés, ele é a antecipação do Messias, o libertador do seu povo
escravo do pecado. Outras opressões
A
vocação de Moisés: Nascido duma raça de oprimido (Ex 1,8-21). A filha do
opresso Faraó o “salva das águas” (2,1-10)e lhe concede uma esmerada educação
que o prepara para ser chefe (At 7,21s). No entanto, a sabedora, o poder, a
reputação obtida não foram suficiente
para ser o lbertadro (Ex 11,3). Foge para o deserto e neste ambiente, ele recebe
a vocação. Javé lhe aparece, lhe revela ao mesmo tempo o seu nome e desígnio de
salvação, da-lhe a conhecer a sua missão e lhe proporciona a força para
cumpri-la (Ex 3,1-13). Ante a sua extrema humildade a fortaleza do Senhor o
acompanha.
É na experiência da
Sarça ardente (At 7,30-31; Ex 3,,1-5; Ex 6,6,2-13 e 6,-28-7,7), em que se
sucedem a maravilha , o chamado de Deus e a resposta na fé. E “Moisés, Moisés”,
Deus chama pelo nome como Jesus chama os discípulos para si pelo nome (Mc
3,14). Cada um de nós é “tu” absolutamente único, objeto de um amor eterno de
Deus. Confia no Senhor. Peregrina na fé.
“Moisés não deixou de ser um peregrino do desejo, um buscador d amado
escondido; apesar de se ter adaptado ao exílio, o seu coração continua a arder da
sede de uma beleza que ainda não encontrou” (BRUNO FORTE, P. 41)
O Deus vivo se
revela: o seu nome é uma promessa. É o Deus da vida e da gloria sem fim. EU SOU
AQUELE QUE SOU, EU ESTAREI CONTIGO, o Deus fiel (Ex 3,14). Moisés pediu que o
Senhor estivesse com ele na batalha contra o faraó , que o fortalecesse na sua
fraqueza, que o animasse no deserto. E preciso uma mudança de atitude de
protagonista da ação, humildes servos de Deus. É ele quem salva, deixemos nos
ser salvos. “Até que não ocorra conosco essa reviravolta, pela qual de
protagonista nos tornamos servos obediente do Altíssimo, não conhecemos Deus.
Ele é o deus que nos envolve, que pede tudo e a quem devemos dar tudo’ (BRUNO
FORTE, P. 43).
Prova
de fogo: Moisés experimenta a prova de fogo como o patriarca Abrão, a hora da
esperança que liberta a pessoa e a torna libertadora dos homens, a passagem
do Mar vermelho (Ex 14,5-15,20. Cf. 1Cor 10,1-2; Hb 11,20). De um lado, Omar
como seu perigo, de outro o Faraó e o povo no meio. E Agora! Como crer no
impossível! Parece ser a alternativa morte no mar ou a rendição a faraó (Ex 14,10-14). Confiar
em Deus ou buscar estratégicas humanas. Embora sentimento medo ante o feito,
encoraja o povo (cf. v.13). Esta é a noite de Moisés, mas iluminada pela chama
da fé. A sua solidão é acalentada pela presença do Senhor. “Por que clamas a mim por Socorro” (v. 15).
Embora seja a sua prova de fogo, continua fiel ao Senhor *v.14). A sua fé já é
madura, pois confia e se entrega o Senhor.
Ele
se abre para o horizonte da fé, crer em Deus apesar da aparente, da possível
derrota de Deus. Ato mais elevado de uma alma que peregrina; confia a em Deus,
espera contra toda esperança. Cumpre o que a carta aos hebreus diz: o justo
vive da fé, por isso obedece ao Senhor (vv15ss). O mar obedece a Moises porque
antes ele obedeceu a Deus como mais tarde os apóstolos vão exclamar: Quem é
este que até o mar obedece!
“Se
a água de nascente simboliza vida, , a água é símbolo de morte. Por isso é que
podia prefigurar o mistério da cruz. E por este simbolismo, o batismo significa
a comunhão com a morte de Cristo. (CIC, 1220). Continua “É sobretudo a
travessia do mar vermelho, verdadeira libertação de Israel da escravidão do
Egito, que anuncia a libertação operada pelo batismo” (CIC, 1221)
O
povo, então, passa incólume por entre as águas, enquanto os egipicios que o
seguem são arrastados. Simbolismo profundo e duro: as águas da vida para
uns são ás águas da morte para outros.
Moises é salvo das águas como filhos de Israel, como mais tarde Jesus salvará todos
mergulhados no seu mistério pascal. Reconhecimento o prodígio de Deus canta
jubilosamente a libertação (Cr. Ex 15 – será a prece conclusiva desta meditação).
Bendita
conclusão da vida do servo de Deus: Seguindo o livro do Deuteronômio, ele morre
sozinho, em obediência a Deus, sem entrar na terra prometida (Dt 32,49s ). É
comovente esse caminhar para morrer sozinho, em obediência a Deus, antecipação
de Jesus, o novo Moisés que morrer sobre o monte (cf.).
A morte de Moisés –
como a do cristão, salvo da águas e, por isso,, guarda da esperança do
ressuscitado...- não é simples ocaso,mas aurora da vida, dies natalis, dia do
nascimento, e não dia do fim, para onde o Outro divino chama para o último
êxodo e acolhe na páscoa eterna” (BRUNO FORTE, 46).
Texto único para meditação: Êxodo 15
Meditação:
Superamos o tempo da utopia, que para a humanidade, da qual somos parte, foi o
tempo das ideologias e dos sonhos da modernidade emancipada!
Atravessamos
o desencanto ou ainda estamos nele,
companheiros de caminhos das inquietações das mulheres e dos homens da nossa
época pós-moderna!
Entramos
na noite luminosa da esperança e da fé!
Atravessamos
com Jesus, o novo Moisés, o nosso Mar vermelho!
Como
anda a minha caminhada para a o céu !
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