Homilia do Dia do Natal

O VERBO SE FEZ CARNE - HOMILIA DO DIA
 
Caros irmãos a noite de ontem a Igreja celebrou o natal de Jesus. Ouvimos o alegre anúncio, hoje nasceu para nós, o salvado, que é Cristo, o Senhor. Passou a noite e despontou a aurora. Cristo é o Sol da justiça que vem iluminar.
Hoje é o dia do natal.  A liturgia nos faz contemplar o profundo mistério da Palavra de Deus que se fez carne. Toda a manifestação do amor de Deus se deu no sinal da pobreza, em Belém sem tanta projeção social, de família pobre. “Jesus nasceu na humildade dum estábulo, no seio de uma família pobre. As primeiras testemunhas deste acontecimento são os simples pastores e é esta pobreza que se manifesta a gloria do céu”. CIC 525.
Muitos testemunham a pobreza do filho de Deus, o de são Jerônimo é expressivo. Eis, portanto: O Cristo não encontra lugar no Santo dos Santos, onde o ouro, as pedras preciosas, a seda e a prata reluziam: não, ele não nasce entre o ouro e as riquezas, mas nasce num estábulo, na lama dos nossos pecados. Ele nasce num estábulo para reerguer os que jazem no meio do estrume: ‘Ele retira o pobre do estrume’. Toda a vida de Jesus da Galiléia a Jerusalém testemunha o jeito que Deus deseja salvar o mundo, na humildade do Verbo e na humilhação da cruz lugar da manifestação da glória de Deus. Deseja o homem como parceiro.
Quem é este menino que nos foi dado noite santa do natal?
Ele é o prometido pelo Pai. Predito por todos os profetas. ”Muitas vezes e de modos diversos falou Deus outrora aos nossos pais, pelos profetas”, esperado pelo povo de Israel e por todas as nações. Chegada a Plenitude dos tempos Deus envia a Plenitude de sua graça pelo sim da Virgem Maria. “Maria diz uma palavra no tempo e concebe a palavra eterna”. (São Bernardo). Este menino que foi concebido pelo poder do Espírito Santo e nasce de Maria Vigem, é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, Senhor e salvador. Por Ele o Pai criou o universo com o seu primeiro “faça-se”. Não somente criou, mas sustenta-o com o seu poder.
Caros irmãos este menino é a Palavra definitiva do Pai. “Toda a Escritura divina é um só livro, e esse livro único é Cristo, porque toda a escritura fala de Cristo e toda Escritura divina se cumpre em Cristo”. Deus comunica o seu amor por Ele. Por Ele o Pai disse tudo, criou tudo, salva a todos, santifica a todos. Com os olhos fixos no menino que nasce a igreja contempla também o principio de tudo ser. No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. No princípio estava com Deus. “Tudo foi feito por ela, e sem ela nada se fez de tudo que foi feito”. Esse menino por ser pessoa divina pode revelar quem é o Pai, pois o Filho é o “esplendor de sua Gloria e a expressão do seu Ser”. Ele tem um destinatário querido e amado por Deus Pai que é o homem, para quem este Verbo é além de tudo Vida e Luz. “Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens!”.
 Ela, a Palavra, o Verbo, veio para nos iluminar, veio assumir a nossa vida humana para nos encher da sua vida divina; ele tomou o que é nosso, fraqueza, mortalidade, fragilidade – para dar-nos o que é seu, força, imortalidade, vigor! No entanto, a palavra que veio para iluminar, que nos enche de tanta alegria e paz, que resplandece nas noites de natal e de páscoa, não foi acolhida pelo mundo (inimigos de Jesus) e, nem pelos seus, ou seja, pelo povo judeu. A Palavra estava no mundo – e o mundo foi feito por meio dela – mas o mundo não quis conhecê-la. Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram!Já celebramos  muitas noites de natal.
Então por que ainda não é natal para tantos irmãos nossos? Por que aquele que é Luz e Vida Plena não é bem vindo? É constato com fatos em muitos ambientes que não aconteceu natal. O mundo cheio de violência de todo tipo nega a o natal da paz que nasce neste dia; o mundo de tantas famílias desfeita por falta de amor nega a manifestação da bondade de Deus em família; o mundo de tantos jovens sem responsabilidade com a vida afetiva sexual nega  a dignidade da vida manifestada nesta dia que nasce a Vida Plena ; o mundo de tantos adultos infantes ofendidos  que ofendem os as crianças, os preferidos de Deus;  Para muitos não é natal, porque Jesus não nasceu em seu coração. A fé no Filho de Deus não iluminou a sua ação. O mundo dos personagens bíblicos não é diferente do mundo dos homens de hoje. O mundo o perseguiu por Herodes, o exilou na fuga para o Egito, o mundo o contestou nos escribas e fariseus, o mundo o julgou e condenou como blasfemo em Caifás, como louco em Herodes Antipas, o mundo lavou as mãos ante ele e o crucificou em Pilatos! O mundo ainda hoje nele cospe com o aborto e o desprezo pela vida humana, o mundo o flagela com o consumismo e a impiedade, o mundo o crucifica com a imoralidade e a destruição da família... Que Mistério de piedade: Deus veio a nós, nasceu para nós! Que Mistério de iniqüidade: o mundo o rejeitou, o mundo o desprezou, o mundo o renegou, o mundo transformou o seu Natal numa festa de consumo porco e desprezível!” (Dom Henrique na sua homilia do dia de natal).
No entanto a resposta dado pelos que crêem em Jesus Cristo recebe a graça do céu de ser chamado filho de Deus. Exclama João Evangelista: “vede que prova de amor o Pai nos deu, de sermos chamados filhos de Deus”. A adoção filial do homem por Deus é dom que nos é dado em Jesus. A todos que o receberam, deu-lhes a capacidade de se tornarem filhos de Deus isto é, aos que acreditam em seu nome, pois estes não nasceram do sangue nem da vontade da carne nem da vontade do homem, mas de Deus mesmo!São para quem crê, se converte, recebe o batismo, o dom do perdão e a graça de ser filho no Filho do Pai eterno. Ele vem divinizar-nos. “A sua humanidade (a de Cristo) aparece, assim, como «sacramento», isto é, sinal e instrumento da sua divindade e da salvação que Ele veio trazer”. O mistério do natal cumpre-se em nós quando Cristo “Se forma’ em nós. O natal é o mistério desta admirável permuta: Oh, admirável permuta! O criador do gênero humano, tomando corpo e alma, dignou-Se nascer de uma Virgem; e, feito homem sem progenitor humano, tornou-nos participantes da sua divindade’.
Feliz e abençoado natal com Cristo. Amém. Aleluia!

Pe. Humberto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOMEAÇÕES NA DIOCESE DE PETROLINA / PE:

Paróquia Nossa Senhora do Rosário inicia a festa de sua padroeira com uma belissima carreata/motocada e a Santa Missa de abertura!