Homilia: Festa do Batismo do Senhor - Ano B




FESTA DO BATISMO DO SENHOR ANO B
Caros irmãos o tempo do natal conclui-se com o batismo do Senhor. O Pai do céu apresenta publicamente o inicio da missão de seu Filho unigênito. “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem – querer” (Mc 1,11).  O sentido de ser servo e filho são as duas idéias fundamentais que orientam a nossa homilia. Em Jesus, somos também servo e filho de Deus. Que graça do céu que a terra recebe.
Quem disse que Jesus é servo e filho de Deus? A escritura sagrada testemunha, a voz do Pai também e o próprio Jesus Cristo. A escritura pela voz de Isaias profeta, “assim fala o Senhor: “eis o meu servo’; eis o meu eleito, nele se compraz a minha alma”. Passadas as vozes que anunciaram a vinda do messias salvador, Deus Pai envia na plenitude dos tempos o seu Filho nascido de mulher. O Pai o apresenta como “O seu Filho muito amado”. Jesus designa a Si  próprio como “o Filho Único de Deus’ (Jo 3,16). Portanto, O servo anunciado pelo Antigo testamento é o Filho de Deus que se fez filho da Virgem Maria. Desde o nascimento até a morte e morte de cruz Ele testemunha a sua filiação divina única. Ele próprio se identifica como servo. “eu não vim para ser servido, mas para servir e dar  a vida em resgate de muitos” (Mc 10,45).
Caros irmãos O pai do céu testemunha o modo como deseja salvar o mundo. Deseja salvar pelo serviço do seu Filho servo sofredor. Serviço humilde. Ao anúncio do anjo Gabriel, a Virgem Maria responde:  “Eis aqui a Serva do senhor faça-se em mim segunda a tua palavra” Lc 1,38 e o Filho de Deus Pai se faz filho da Virgem Maria. É na Humilde  da família de Nazaré que se manifesta a Gloria de Deus. Hoje, às margens do Jordão, Jesus foi ungido com o Espírito Santo como o Messias, o Cristo, aquele que as Escrituras prometiam e Israel esperava. “Jesus é Cristo, “Ungido’, porque o Espírito Santo é dele a Unção; e tudo quando acontece a partir da Encarnação, decorre desta plenitude”. Decorre a Evangelização, Ele Evangeliza no Espírito santo, decorrem os sinais libertadores, decorre a oração, Ele ora ao Pai no Espírito Santo, decorre a  sua entrega na paixão e a gloriosa ressurreição. Ele morre na carne, mas vive no espírito Santo para sempre. Todas as prefigurações da Antiga Aliança encontram a sua realização em Jesus Cristo. Ele começa a sua vida publica depois de Se ter feito batizar por São João Batista no Jordão. E depois de sua ressurreição, confere esta missão aos apóstolos: “Ide, pois, fazei discípulos de todas as nações; batizai-os em nome do Pai e do filho e do espírito Santo (Mt 28,19-20).
 Hoje o Pai manifesta o caminho que o filho deve seguir. E o Filho submete-se em fazer a sua vontade. Ele é o nosso modelo na relação com o Pai e com os irmãos e na missão de cada dia. Que perfil de líder você deseja para a sua comunidade? Observe a atitude de Jesus e encontrarás a resposta. Ele é manso e humilde de coração é a primeira atitude do servo sofredor. Qual tem sido a sua atitude com as pessoas, de mansão ou de grosseira? Jesus não levanta a voz com os seus. Costumo levantar a voz ou me esforço em abaixar o tom da voz para esclarecer a verdade. O líder Jesus é cheio de misericórdia para com os pecadores de todo tipo, sobretudo, os pobres. Qual tem sido a sua atitude com os pobres?  Ele, o Senhor Jesus, não quebra a cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega. Como tem tratado os que estão apagados na fé? O servo sofredor irá sofrer muito, padecer muito, mas colocará a sua confiança no Pai, o seu amor no Pai. “Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra”.  A sua vinda é vinda para todos os seus. O seu  amor é manifestado a todos, a santa unção é para todos. “Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como aliança do povo, luz das nações, para abrires os olhos aos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas”. 

Nosso senhor sujeitou-se voluntariamente ao batismo de São João, destinado aos pecadores, para cumprir toda a justiça. Este gesto de Jesus é a manifestação do seu “aniquilamento”, de sua humilhação de morte e morte de cruz. Ele, o justo e santo, entra na fila dos pecadores. Ele que não tem pecado faz solidário aos pecadores e na sua atitude revela o amor do Pai pelos pecadores. “se ele (Jesus), por que quis ser batizado?, não para ser santificados pelas águas, mas para santific-a-las e para purificar  as torrentes com o seu corpo. A consagração de Cristo é sobretudo
 No plano do Pai estava determinado que seu filho assumiria a atitude de servo sofredor.  Assim convinha, no plano do Pai, que Jesus se humilhasse, se fizesse Servo e assumisse os nossos pecados! Ele  não nasceu no palácio , mas numa manjedoura. Não de pais ricos, mas de pobre serva do Senhor. A salvação acontece na fraqueza da encarnação e do mais tarde crucificado. Ele nao veio impor o seu Reino, mas chamar a conversão e a fé. Não veio para ser servido, mas servir.  Eis o caminho que o Pai indica a Jesus, eis o caminho que Jesus escolhe livremente em obediência ao Pai, eis o caminho dos cristãos, e não há outro!É o caminho de Jesus.  

Uma última observação, muito importante: João diz: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”. O batismo de João é batismo de água. É um sinal externo de penitência em preparação a vinda do messias. Quem recebe estava disposto à conversão. Não é, ainda, o sacramento primeiro da iniciação crista. O batismo de Jesus é batismo no Espírito santo com o sinal da água. E nós no dia do nosso Batismo recebemos o Espírito santo dado por Jesus para a mesma missão de Filho e servo de Deus. Sou batizado na água e no Espirito Santo ( Jo 3,5). Ao sermos batizados, recebemos o Espírito Santo de Jesus e, por isso, somos participantes de sua missão de viver, testemunhar e anunciar o Reino de Deus, a Vida eterna, a Vida no amor a Deus e aos irmãos, que Jesus veio anunciar ao se fazer homem igual a nós! O testemunho deverá ser na simplicidade do dia a dia.
Do advento ao natal, do natal ao novo nascimento. A espera do acontecimento da vinda do Filho de deus na historia. A alegria do nascimento de Jesus para n´s e para nossa salvação, o seu crescimento na família de Nazaré , escolha onde se aprende a ser família crista. O Filho bendito da bendita Virgem Maria, a santa Mãe de Deus, aquele que com a sua estrela atrai todos os povos a si, hoje é apresentado pelo Pai como Servo e Filho, filho do Pai eterno. Apontado por João batista como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, ele é o Messias, o Ungido de Deus! Acolhamo-lo na nossa existência e no nosso coração e nossa vida terá um novo sentido. Seguindo-o, chegaremos ao coração do Pai que o enviou e é Deus com ele e o Espírito Santo.
Pe. Humberto






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOMEAÇÕES NA DIOCESE DE PETROLINA / PE:

Paróquia Nossa Senhora do Rosário inicia a festa de sua padroeira com uma belissima carreata/motocada e a Santa Missa de abertura!