A NOITE DA FE DO SACRIFICIO DO PATRIARCA ABRAO (Gn 22,1-18) (07 DE MARCO)



Leitura do Texto Gn 12, -1-3; 22,1-18: o que esta leitura tem? 

1.O sacrifício de Abrão: Meu amado retirante e internauta a presente meditação volta-se para o sacrifício do patriarca Abraão, prefiguração do sacrifício de Cristo. Tudo começa com um chamado, uma resposta na fé para uma missão.  É preciso “sair de si” e partir em missão.  No tempo do patriarca a fé na imortalidade da pessoa na estava clara, mas terá a sua plena luz em Cristo ressuscitado. A vida, segundo  o senso comum era o que se vivia neste mundo, encerrado entre o grito do nascimento e o grito da morte. Gerar um filho era tudo, a vida continuada da família.
2. O chamado de Deus: avançado idade, impossível fecundar a sua esposa Sara. Mas Deus chama Abrão (Gn 12,1-3) acompanhado do desejo mais profundo do seu coração, deixar descendente, ela vai caminhar na fé e avançar na fé. Mas Deus pede: “Deixe” terra, as certezas,  as seguranças, parta na fé. Confie na minha Palavra. Ainda hoje é preciso deixar pai,mãe, irmão e priorizar o reino de Deus. Confiar no Senhor. Não se perturbe o vosso coração, credes em Deus, crede em mim (Jo14,6).
3. A promessa de Deus: Deus lhe promete a plenitude da benção, a descendência numerosas como as estrelas e a areia do mar. Para alguém que deseja profundamente um filho, a promessa é um sonho que Deus tornará uma realidade. O seu Isaac será o tudo do patriarca, ‘o sorriso de Deus”. Obedece a voz de Deus e parte, deixando a sua terra pela terra da promessa, pelo Isaac do seu coração, mas o caminho da fé apenas principio. Ele terá que avançar em águas mais profundas.
4. Novo chamado: prova de fogo è a noite escura do Patriarca, a noite da cruz, a noite da prova de fogo.  Deus pede ao patriarca o seu o seu tudo.  A ordem de Deus toma teu único Filho  e sacrifica (v.2). Como foi doloroso! Como foi loucura! o Deus que o chamou, que o fez partir, que lhe deus alegria do seu Isaac  , agora pede o sacrifício do seu tudo, a única coisa que para ele era importante na vida, o filho, o amado do seu coração. O caminho do calvário para o sacrifício faz o filho perguntar: onde está o cordeiro para o holocausto! A resposta Deus providenciará. O patriarca reza no intimo, certamente: confia no Senhor, entrega-se de coração.“ Senhor do céu é melhor que ele acredite que eu sou m monstro,antes que perca a fé em ti” O amor a Deus é maior do que o amor ao Filho de suas entranha , “amarás o senhor Deus de todo coração..”, a ponto de ofertar  o seu todo, prefere se r julgado pelo filho um monstro antes que perca a fé. Confiou, Deus providencia um cordeiro imagem do verdadeiro cordeiro que vai tirar o pecado do mundo (Jo 1,)
5. Ama com sacrifício: Abrão ama Isaac com toda a alma e quando Deus lho pede, ama-o, se fosse possível, ainda mais e somente assim pode fazer o sacrifício dele’. Ofereço a Deus o amor maior. Na entrega do Patriarca a Deus há a entrega do seu coração, do seu Isaac. Cada um de nós tem um Isaac do seu coração. Fé é reconhecê-lo e entrar-se ao Senhor como fez o patriarca...o patriarca cumpre o primeiro mandamento “amar a Deus sobre todas as coisas”. Deus pode dizer; ‘Agora sei que temes a Deus” (22,12). Pense agora em Deus que enviou o seu Único Isaac (Jesus Cristo), que não  o poupou , que o entregou , que o fez pecado por, que o sacrificou sacrificado como um cordeiro por você! É amor que se dar totalmente, absolutamente. “Deus compete magnificamente em generosidade com os homens. Abraão ofereceu a Deus um filho mortal sem que este morresse; Deus entregou a morte o filho imortal pelos homens”. (origines). Jesus realiza plenamente o sacrifico prefigurado não sacrifico do patriarca. Ele é o verdadeiro Isaac que tira o pecado do mundo. Ele, o cordeiro emudecido,o cordeiro imolado, nascido de Maria,  a bela cordeira, o cordeiro levado do rebanho ao matadouro, sacrificado á atarde, sepultado a noite. Não lhe quebraram os osso no madeiro, na terá não sofreu a corrupção, mas ressurgiu dentre os mortos, ressuscitou o homem das profundezas do sepulcro” (Melitão de sardes).

PENSE COM A PALAVRA E COM O PATRIARCA DA FÉ – três textos ajuda Hb 11 Gn 22 Jo 3,16
a creio em Deus porque ele realiza os desejos do meu coração ou creio em Deus porque Deus é Deus!
b. Estou pronto para oferecer a ele o Isaac do meu coração, para coloca-lo sob o altar do sacrifício, amando a Deus mais que a recompensa e que a consolação de Deus!
c. Devo oferecer a Deus não apenas um dizimo do tempo, do bens, ou de alguma coisa em si, mas devo oferecer a sim mesmo como fez a Virgem “eis –m aqui a serva do senhor” (Para meditação)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOMEAÇÕES NA DIOCESE DE PETROLINA / PE:

Paróquia Nossa Senhora do Rosário inicia a festa de sua padroeira com uma belissima carreata/motocada e a Santa Missa de abertura!