PÁSCOA: TUDO COMEÇA COM UMA PERGUNTA (09 DE MARCO)



Vamos ler Êxodo 12, 1-8.11-14
Quando vossos filhos os perguntarem: Que Rito é este!, respondereis: É o sacrifício da páscoa  para Iahweh que passou adiante das casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os Egípcios, mas livrou as nossas casas (Êxodo 12,26s).
A libertação nunca sairá da memória do povo, pois foi a grande obra do Senhor. Será sempre celebrada como memória pascal deste acontecimento. A identidade de Deus é o Deus libertador e a do povo livre para servir o Senhor. “Eu sou o Senhor teu Deus que te libertou do Egito, do antro da escravidão. Não terás outros deuses além de mim (Ex 20,2s).
IAHWEH institui a celebração pascal como memorial perene do seu amor e fidelidade, para que Israel possa sempre encontrar na celebração de tudo quanto IAHWEH fez sua força e inspiração. Celebrando a ceia pascal Israel deverá fazer memória do “amor eterno de Deus”, de sua presença salvifica. Fazer memória é atitude de quem ama e faz parte da estrutura judeu-cristãs. Nossa fé vive de memorial. Esquecer é ingratidão, sinal de reconhecimento do amor de Deus.
“No sentido que lha dá a Sagrada Escritura, o memorial não é somente para  a lembrança dos acontecimentos do passado, mas a proclamação das maravilhas que Deus realizou por todos os homens. A celebração litúrgica desses acontecimentos torna-nos de certo modo presentes e atuais.É desta maneira que Israel entende sua libertação do Egito, toda vez que é celebrada a Páscoa, os acontecimentos do êxodo tornam-se presentes á memória dos crentes para que estes conformem sua vida a eles. (CIC,1363).
Com o nascimento da páscoa em Israel, nasce a pergunta acerca do significado do Rito.  Tal pergunta marca o inicio, mas a sua resposta é narração das maravilhas de Deus. Ao iniciar a páscoa cristã outro eco  chegam aos ouvidos da assembléia na noite da páscoa:  por que fazemos vigília esta noite! (Santo Agostinho). Esta pergunta é importante porque faz memória do Rito da páscoa hebraica  com um novo conteúdo, Cristo é nossa páscoa. O Antigo rito sede lugar ao novo. O cordeiro imolado agora é aquele que João batista apontou. A pergunta exige de nós, cristãos uma resposta existencial mais compreensiva do mistério. “ O memorial recebe  um sentido novo no Novo Testamento. Quando a Igreja celebra a Eucaristia, rememora a páscoa de Cristo, e esta e torna presente: o sacrifício que Cristo ofereceu uma vez por todas na cruz torna-se sempre atual. Todas as vezes que se celebra no altar o sacrifício da cruz, pelo qual cristo , nossa páscoa foi imolado, efetua-se a obra da nossa redenção” (CIC, 1364).  O nosso retiro vai lhe ajudar a mergulhar profundamente e celebrar O mistério pascal de Cristo. Coragem! Vamos a frente.

MEDITANDO COM A PALAVRA
Fazer memória é fundamental para a História da Salvação, memória do dos feitos do Senhor (o Salmo 136 ajuda o Deus que cria salva por amor, porque o seu amor é eterno cf. Jo 3,16).
A Tradição Bíblica exorta a fazer vigília em honra do Senhor na noite da páscoa (cf. Ex 12,14.42 ). Tenho honrado com minha família a ordem do Senhor.
Deus continua passando na minha vida para libertar de todas as cadeias. Tenho reconhecido a sua ação libertadora e percebo nos sinais  tempos a sua presença que vem em cada tempo, em cada pessoa, em cada obra de amor...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOMEAÇÕES NA DIOCESE DE PETROLINA / PE:

Paróquia Nossa Senhora do Rosário inicia a festa de sua padroeira com uma belissima carreata/motocada e a Santa Missa de abertura!