3 de março SEXTA FEIRA DEPOIS DAS CINZAS: EXIGENCIA PARA A ENTRADA NO REINO DE DEUS: CONVERSÃO PARA O PRÓXIMO

 

(Ambiente e símbolos: terra, cinzas, palavra, cruz, Bíblia Aberta)
EXIGENCIA PARA A ENTRADA NO REINO DE DEUS: CONVERSÃO PARA O PRÓXIMO
 




Nota caros internautas retirantes esta é a semana introdutória ao nosso retiro em preparação a SANTA PÁSCOA DO SENHOR.  Coragem! Continue o caminho. Não pare! Jesus é o seu companheiro nas estradas da vida. Eis que o esposo vem...Ide ao seu Encontro” (Mt 25,6) O Senhor deseja também falar-lhe ao seu coração.
REZA ANTES DA PALAVRA
Meu Deus, meu Pai, aqui estou na tua presença. Tua grandeza não me esmaga porque sei que o teu poder criador é o poder de amar, por isso me acolhes nesse momento, como sou, no teu coração de pai, e assim posso ficar tranqüilo e pacificado, confiante como criança no colo da mãe. Tu és a força da vida que me penetra e me faz existir. Envolve-me na tua paz. Dá-me um ouvido de discípulo para que eu possa ouvir a Palavra de Vida e verdade que hoje queres dirigir-me e faz que minha liberdade, meus pensamentos e sentimentos sejam orientados para o teu serviço e louvor, meu Pai, Fonte da Vida. “Assim seja” (Do Livro retiro Quaresmal 2014, CEI - Jesuítas, p. 18).
A Leitura do profeta Isaias com esta pergunta fundamental: o que diz o texto em si. Leia outra vez cada versículo. Is 58,1-9°

Acaso é este o jejum que aprecio?
Leitura do Livro do Profeta Isaías 58,1-9a
Assim fala o Senhor Deus:
1.    Grita forte, sem cessar,
levanta a voz como trombeta
e denuncia os crimes do meu povo
e os pecados da casa de Jacó.
2.    Buscam-me cada dia
e desejam conhecer meus propósitos,
como gente que pratica a justiça
e não abandonou a lei de Deus.
Exigem de mim julgamentos justos
e querem estar na proximidade de Deus:
3.    Por que não te regozijaste, quando jejuávamos,
e o ignoraste, quando nos humilhávamos?'
- É porque no dia do vosso jejum tratais de negócios
e oprimis os vossos empregados.
4.    É porque ao mesmo tempo que jejuais,
fazeis litígios e brigas
e agressões impiedosas.
Não façais jejum com esse espírito,
se quereis que vosso pedido seja ouvido no céu.
5.    Acaso é esse jejum que aprecio,
o dia em que uma pessoa se mortifica?
Trata-se talvez de curvar a cabeça como junco,
e de deitar-se em saco e sobre cinza?
Acaso chamas a isso jejum,
dia grato ao Senhor?
6.    Acaso o jejum que prefiro não é outro:
- quebrar as cadeias injustas,
desligar as amarras do jugo,
tornar livres os que estão detidos,
enfim, romper todo tipo de sujeição?
7.    Não é repartir o pão com o faminto,
acolher em casa os pobres e peregrinos?
Quando encontrares um nu, cobre-o,
e não desprezes a tua carne.
8.    Então, brilhará tua luz como a aurora
e tua saúde há de recuperar-se mais depressa;
à frente caminhará tua justiça
e a glória do Senhor te seguirá.
9.a. Então invocarás o Senhor e ele te atenderá,
pedirás socorro, e ele dirá: 'Eis-me aqui'.

O QUE DIZ O TEXTO EM SI: V. 1: Deus continua falando pela voz do profeta Isaias. “Muitas vezes e de modo diversos falou Deus, outrora, aos pais pelos Profetas”. (Hb 1,1). Mas o que Ele fala?  Fala da denuncia do pecado de Israel e do mundo. Os verbos são expressivos: “gritar forte sem cessar”, “levantar a voz”, “denunciar” os pecados. Deus fala ainda da “Busca do seu povo” v. 2 todos os dias com desejo de conhecer os caminhos de sua justiça, fala ainda, da prática injusta do jejum (v. 3)'Por que não te regozijaste, quando jejuávamos, e o ignoraste, quando nos humilhávamos? É porque o o jejum é externo e nao trata o outro com amor (v. 3  e 4). Deus  proibe fazer esta prática de jejum indigno senão a tua oração não será “ouvida” pelo senhor. “Não é quem diz Senhor, senhor, quem entra no Reino dos céus e sim quem faz a vontade do Pai”.
Outros questionamentos do senhor ao nosso coração: v. 5 Acaso é esse jejum que aprecio,o dia  em que uma pessoa se mortifica? Trataste-se talvez de curvar a cabeça como junco, e de deita-se em saco e sobre cinza ? Acaso chamas a isso de jejum, dia grato ao Senhor! Deus fala do jejum que lhe agrada (V.6 e 7). A pratica do amor , da justiça e da misericórdia com o próximo, voltar para Deus e voltar-se para o próximo com as atitudes do coração manifestada por Jesus, o Bom samaritano do Pai.

B) MEDITAÇAO: A pergunta fundamental é: o que diz o texto para mim? O texto me faz meditar sobre o sentido do jejum conforme Deus fala. Do jejum que salva e Liberta. Do jejum que agrada ao senhor. Do jejum radical:ruptura do pecado. Deus pelo profeta grita contra a pratica extena do jejum, oraçao, devoçoes, novenas sem a coversao para o proximo, sem a conversao para o Reino de Deus  (Mc 1,15).Deus nao olha a quantidade de ritos e praticas que a Igrja faz , mas a qualidade com  as quais  as faz. Deus olha atitude semelhante a do Filho Zaqeu desonesto, mas no encontro com Jesus misericordioso devolveu o que não lhe pertencia em caridade.
1430). Mas Senhor, Que jejum  vos agrada.? O jejum acompanhada da prática misericordiosa. O jejum fruto da conversão do coração.  Jejum sem a pratica do amor é estéril. “Ainda que  eu fale as línguas dos anjos e dos homens se não tiver o amor nao vale” (1Cor 13,1).
Jesus também no Evangelho de “Hoje” Fala do jejum quando é questionado sobre o porque que seus seguidores nao jejuam. Jesus que jejuara durante 40 dias no deserto  responde: “será que podem estar de luto os amigos do noivo enquanto o noivo esta com eles?” Jesus é o NOIVO  dos esposais de Deus com o seu novo povo e com a nova humanidade dos tempos messiânicos, inaugurados pelo Reino de Deus na pessoa de Jesus. Jesus vem esposar a Igreja para sempre no seu mistério pascal. Festa da Plenitude da Vida Nova. Quando lhes faltar o noivo (alusão a Gloriosa Paixão de Cristo) então os seguidores de Cristo jejuarão com sentido cristológico. Quem  jejuar  o amor de Cristo também  jejuará o amor fraterno. Quem  nao aprende a jejuar como Cristo nao agirá como Ele. A vida se torna egoísta e sem sabor de Deus.  “Para jejuar deveras  há que abster-se , antes de mais nada, de todo o pecado”. (Santo Agostinho). Lembra-te sempre que necessitas jejuar o consumismo que o império dos meios de comunicação cria necessidade supérfluas.
C- ORAÇÃO  - ORAÇÃO RESPOSTA AO DEUS QUE FALA
A pergunta fundamental: O que o texto me faz dizer a Deus? (A graça de jejuar o pecado).
Pai Santo ti faço um pedido, jejuar o pecado, para eu receber a graça do perdão do teu Filho.
Pai santo, ti faço outro pedido, jejuar o egoísmo para ser livre em partilhar os bens como são Francisco de Assis.
Pai Santo, eu ouso fazer-te outro pedido, a conversão interior do coração para que eu possa celebra a festa da páscoa com intenso jubilo interior e exterior.
Pai santo ti pedimos pelos que inutilizam a sua vida acumulando riquezas materiais para que descubram o tesouro do Reino de Deus e a pratica de sua justiça. Amém.
C) OUTRA ORAÇÃO DA AUTORIA DE SANTO TOMAS DE AQUINO
Que eu chegue a ti, Senhor, por um caminho seguro e reto; caminho que não se desvie nem na prosperidade nem na adversidade, de tal forma que eu te dê graças nas horas prósperas e nas adversas conserve a paciência, não me deixando exaltar pelas primeiras nem abater pelas outras.
Que nada me alegre ou entristeça, exceto o que me conduza a ti ou que de ti me separe.
Que eu não deseje agradar nem receie desagradar senão a ti. Tudo o que passa torne-se desprezível a meus olhos por tua causa, Senhor, e tudo o que te diz respeito me seja caro, mas tu, meu Deus, mais do que o resto.
Qualquer alegria sem ti me seja fastidiosa, e nada eu deseje fora de ti.
Qualquer trabalho, Senhor, feito por ti me seja agradável e insuportável aquele de que estiveres ausente.
Concede-me a graça de erguer continuamente o coração a ti e que, quando eu caia, me arrependa.
Torna-me, Senhor meu Deus, obediente, pobre e casto; paciente, sem reclamação; humilde, sem fingimento; alegre, sem dissipação; triste, sem abatimento; reservado, sem rigidez; ativo, sem leviandade; animado pelo temor, sem desânimo; sincero, sem duplicidade; fazendo o bem sem presunção; corrigindo o próximo sem altivez; edificando-o com palavras e exemplos, sem falsidade.
Dá-me, Senhor Deus, um coração vigilante, que nenhum pensamento curioso arraste para longe de ti; um coração nobre que nenhuma afeição indigna debilite; um coração reto que nenhuma intenção equívoca desvie; um coração firme, que nenhuma adversidade abale; um coração livre, que nenhuma paixão subjugue.
Concede-me, Senhor meu Deus, uma inteligência que te conheça, uma vontade que te busque, uma sabedoria que te encontre, uma vida que te agrade, uma perseverança que te espere com confiança e uma confiança que te possua, enfim.
Amém
D) CONTEMPLAÇÃO o que o texto e tudo o que aconteceu nesta meditação. O texto me faz redescobrir o sentido cristão do jejum. Minha atitude seja pequena seja grande na mortificação é imitação de Cristo com o único sentido: jejuar o meu pecado. Pense nesta quaresma em combater o pecado as três armas do combate, a intensidade na oração, o jejum e a caridade. Conclua a oração sempre com um salmo ou canto final.
REZE COM O SEU CORAÇÃO - Sl 50, 3-4. 5-6a. 18-19 (R. 19b)
R. Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!
3Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! *
Na imensidão de vosso amor, purificai-me!
4Lavai-me todo inteiro do pecado, *
e apagai completamente a minha culpa!R.

5Eu reconheço toda a minha iniqüidade,*
o meu pecado está sempre à minha frente.
6aFoi contra vós, só contra vós, que eu pequei,*
e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!R.

18Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, */
liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2013&mes=2&dia=15
e, se oferto um holocausto, o rejeitais.
19Meu sacrifício é minha alma penitente, *
não desprezeis um coração arrependido!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOMEAÇÕES NA DIOCESE DE PETROLINA / PE:

Paróquia Nossa Senhora do Rosário inicia a festa de sua padroeira com uma belissima carreata/motocada e a Santa Missa de abertura!