CARTA DE ABERTURA DA ASSEMBLÉIA PAROQUIAL DE 2015

CARTA DE ABERTURA DA ASSEMBLÉIA PAROQUIAL DE 2015


Caríssimos irmãos bem vindos para a nossa XVI assembléia paroquial. O nosso tema é Missão e Evangelização para ser comunidade de comunidades, uma nova paróquia. O método que orientará a nossa assembléia paroquial em nossos trabalhos seguirá quatros passos: o primeiro VER (ver a realidade das nossas comunidades, num breve levantamento de tudo que faz parte dela); segundo passo: JULGAR significa avaliar. Portanto, avaliar os elementos que foram levantados no primeiro passo, sempre no intuito de melhorar; terceiro passo: AGIR (o que queremos em concreto para a nossa comunidade no próximo ano? Planejar, fazer o calendário das atividades). Quarto passo CELEBRAR tudo o que foi vivenciado neste dia.
O Plano de Missão e pastoral de 2015 é continuidade do Plano de 2014 cujo objetivo se resume no verbo EVANGELIZAR. O Pai envia o Filho para Evangelizar os pobres e Ele envia a todos nós, “Ide e Evangelizai”, portanto a missão essencial da Igreja, sua graça e vocação própria, sua identidade mais profunda é cumprir o mandado do mestre, Evangelizar. Evangelização querigmática, ou seja, (Querigma: o anuncio primeiro da pessoa, da mensagem, das promessas, do Reino, da paixão, da morte e ressurreição de Jesus Cristo). O santo papa Francisco explica em que consiste este primeiro anuncio chamado querigma. “Primeiro em sentido qualificativo, porque é o anuncio principal aquele que sempre se tem de voltar a anunciar, de uma forma ou de outra, durante a catequese, em todas as suas etapas e momentos” (A alegria do Evangelho, n. 164). “Jesus á a nossa razão de ser, origem do nosso agir, motivo do nosso pensar e sentir.” Depois da missão, vem a pastoral. Nunca o contrário. Primeiro, proclamar a Boa Nova (Mc 16,15). Depois, fazer discípulos (Mt 28,119). A missão continua com a pastoral do seguimento. O mandato missionário do Senhor inclui o apelo ao crescimento da fé (cf. Mt 28,20).
            O QUERIGMA (primeiro anuncio principal de Cristo) é a maior e a mais grave lacuna na missão católica e vê-se na ausência de compromisso e responsabilidade de muitos católicos com a missão evangelizadora, na indiferença religiosa de tantos batizados, na falta de ação social promocional e muitos dos nossos católicos se tornam evangélicos, porque encontram neles o que falta em nós, acolhida e anuncio do querigma (não se tem clareza do sentido pleno do querigma). É uma lacuna mental, seguida de uma lacuna prática. O que não se tem claro na mente, não se faz na ação. E urgente preencher a lacuna, priorizando o querigma em primeiríssimo lugar, fazer uma paróquia comunhão de comunidades, com todos e tudo em comunidade, com uma catequese organizada, sistemática, completa e a todos; com uma centralidade sacramental, uma transformação social e um envolvimento apostólico de todos, e tudo organizado por setores e ministérios e (serviços e servos).
Não sejamos injustos com o passado mais distante e o mais recente. Antes de nós alguém semeou a Palavra de Deus, outros cultivaram e, vocês aqui, são os frutos da semeadura. Agora, vocês são semeadores do Evangelho de Jesus. Cada um diga como João Batista: “sou apenas a voz” que anuncia a Palavra de Deus. Aqui não tem mestre que vem ensinar, mas juntos vamos buscar as respostas e ações pastorais aos desafios de hoje. Cada um se coloque em escuta para ouvir o que o Espírito Santo diz a Igreja. Cada um se coloque em atitude de conversão pastoral, pois ninguém é perfeito e santo. No entanto, é verdade, estamos a caminho.
Caríssimos irmãos para avançar no caminho de Jesus é preciso caminhar, nem que seja a passo de tartaruga. Mas caminhar, sabendo onde queremos chegar e fazer. Queremos fazer um PLANO DE MISSAO E PASTORAL INTEGRAL para a paróquia do são Gonçalo. Este ano queremos conhecer o Projeto passo por passo. Um bom plano missionário e pastoral não apenas faz missão (evangeliza querigmatica), mas forma comunidade, catequiza, celebra a sua fé nos sacramentos, como também deve fazer um mundo novo com novas e renovadas estruturas.  Faz ação social transformadora. “A evangelização procura também o crescimento, o que implica tomar muito a sério em cada pessoa o projeto de Deus tem para ela”. (Papa Francisco). Queremos chegar a todos as pessoas para anunciar o Cristo, envolver a todos na missão, dando tudo a todos.
No entanto, é necessário renovar a paróquia. É de longe que vem o apelo de renovar a paróquia.  Desde 1963. Mais perto de nós vem o veemente apelo dos bispos do Brasil, que primeiro estudaram o tema em 1913, envolvendo um mutirão de agentes de todos os cantos do Brasil. Por fim, chegaram à conclusão que a atual paróquia necessita de uma conversão pastoral. É urgente a conversão pastoral, não é urgente, é urgentíssimo.
Queremos acolher as orientações da Igreja do Brasil, que por sua vez, foi acolhido pela Diocese de Petrolina e tornou o tema da sua 26 Assembléia Diocesana, Missão e Evangelização, Comunidade de comunidades: uma nova paróquia.
A conversão pastoral da paróquia “cujo objetivo  é iluminar o nosso ser Igreja, a sermos comunidade dos que vivem de Cristo Jesus, iluminados e guiados pela força e suavidade do Espírito Santo, acolhidos pela bondade materna do pai.
O Documento é um desafio. Exige muito. Propõe uma verdadeira transformação da paróquia. A expressão paróquia como comunidade de comunidades é presença eclesial no território, âmbito para a escuta da Palavra, o crescimento da vida cristã, o diálogo, o anúncio, a caridade generosa, a adoração e a celebração. Através de todas as suas atividades, a paróquia incentiva e forma os seus membros para serem agentes da evangelização. “É comunidade de comunidades, santuário onde os sedentos vão beber para continuarem a caminhar, e centro de constante envio missionário”. 
Uma paróquia comunidade de comunidade é dinâmica, missionária. Sempre necessita de conversão pastoral. Novo espírito, novo ardor, novas dinâmicas, pois a sua missão é "transmitir uma herança. (...) Para transmitir a herança é preciso entregá-la pessoalmente, tocar a pessoa para quem você quer doar, transmitir essa herança".
A conversão da paróquia em comunidade de comunidades "consiste em ampliar a formação de pequenas comunidades de discípulos convertidos pela Palavra de Deus e conscientes da urgência de viver em estado permanente de missão. Isso implica em revisar a atuação dos ministros ordenados, consagrados e leigos, superando a acomodação e o desânimo. Em revisar a atuação dos conselhos pastorais de cada comunidade. Sabem o seu verdadeiro papel na mente e no coração, para agir como discípulos missionários? Existem para que? Em revisar a pastoral litúrgica da paróquia. Como anda participação da assembléia? Tem preocupação na preparação e espiritualidade, vivenciando o que se celebra? Os cânticos estão alinhados ou desalinhados com a palavra e o tempo litúrgico? Em revisar a ação de cada pastoral. Estão cumprindo a sua missão de Evangelizadores, estão cuidando do seu pequeno grupo? Em revisar a ação social da paróquia. Em avaliar a setorizaçao da paróquia. Foi setorizada, para atender melhor o povo de Deus. Todas as famílias de cada setor estão recebendo o anuncio, estão sendo envolvidas na missão, estão recebendo tudo da paróquia? O discípulo de Jesus Cristo percebe que a urgência da missão supõe desinstalar-se e ir ao encontro dos irmãos". Oremos com Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe.

Maria, Estrela da nova evangelização,
ajudai-nos a refulgir com o testemunho da comunhão,
do serviço, da fé ardente e generosa,
da justiça e do amor aos pobres,
para que a alegria do Evangelho
chegue até aos confins da terra
e nenhuma periferia fique privada da sua luz. Mãe do Evangelho vivente, manancial de alegria para os pequeninos, rogai por nós e pela nossa assembléia paroquial.

                                                


                                                                                        Pároco José Humberto Ferreira



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOMEAÇÕES NA DIOCESE DE PETROLINA / PE:

Paróquia Nossa Senhora do Rosário inicia a festa de sua padroeira com uma belissima carreata/motocada e a Santa Missa de abertura!