Leitura Orante: Meditando o Capítulo 1 e 2 de Mateus


LEITURA DO TEXTO – Tome a Bíblia e leia MT 1,1-17


O NASCIMENTO E A INFANCIA DE JESUS – Mt 1,1-17


A) O eu diz o texto em si: Confesso que o texto não é atraente a sua leitura, mas é necessária no conjunto da Historia da Salvação. Fixar os olhos no Jesus do Evangelho de Mateus. Este é o foco que ilumina o seu itinerário. Fixar os olhos nos personagens precursores da primeira vinda de Jesus: Ele é Rei Messias salvador do povo de Israel e de toda a humanidade.   Este texto é proclamado na liturgia do advento da Igreja.  O texto enfoca uma SINTESE  DA HISTORIA DA SALVAÇAO: promessa de Deus Pai a Abraão e  a sua descendência ( Gen. 12,3).  (v. 1) Jesus é esta bênção prometida a Abraão que nele chegou plenamente. Somos em |Cristo abençoado com toda sorte de BENÇAOS. “anunciado primeiro aos filhos de Israel, este reino messiânico é destinado a acolher os homens de todas as nações (Mt 28,19).O horizonte messiânico alarga-se e atinge  os últimos confins, pois Deus  ligou a Abraão, a Salvação de todas as gentes (Gn 12,3).


Outro importante importantíssimo personagem do texto é o REI DAVI (vértice luminoso) através que a promessa de Deus se cumpre, o exílio, escuro abismo antecipação de Gloriosa de Cristo. Jesus é profundamente radicado em um povo e na Historia dos Homens. O texto fala das mulheres  na genealogia de Jesus: pecadoras e estrangeiras.  Jesus é solidário com os pecadores toda a sua vida vai testemunhar esta opção pelos pecadores, sem excluir ninguém do seu REINO.
Jesus é salvador de todos primeiro de Israel e através de Israel a todos as gentes (releia os versículos (Tamar, Raab,, Rute, a mulher de Urias (Betsabéia). Estas mulheres tem situação irregular (cf. Gn 38, Js 2, Rt 3, e 2Sm 11). “Introduz na historia de Jesus um extenso arco da historia israelita, envolvendo os patriarcas (primeiros catorzes nomes, os eisos catorze seguintes9 até os desconhecidos 9os últimos catorzes). Desta maneira , Mateus dramatizou os motivos de Abraão e Davi encontrados alhures no NT (Gl 3,16; Rm 1,3). (BROWN Raymond E. Introdução ao novo testamento, paulinas, p. 265).


B - MEDITÇAO DO TEXTO - A pergunta fundamental é esta: o que diz o texto para mim? O texto diz para mim que Jesus tem duas origens uma que esta radicada numa historia, a historia de israel. Ele não é um fantasma, verdadeiramente homem (Lc 24,39). Tem nome, tem um povo, tem uma cultura, tem uma descendência vinculada a historia de Israel. “Nasceu de mulher” (Gl 4,4). Em tudo semelhante a nós, menos no pecado (Hb). Os dados históricos extras bíblicos testemunham a existência histórica de Jesus. Outra origem que está radicada na eternidade junto do Pai.  “No principio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus” (Jo 1, 1). Esta origem eterna é exigência de fé tanto quanto a origem no seu tempo . Caro retirante internauta você também faz parte da historia da salvação. É protagonista com Deus. O pai o ama em cristo eternamente, consagra com a Unção de seu Filho morto e ressuscitado, chama-o a conversão. Exigência para o seu seguir o seu Filho. “O Reino de Deus está próximo, convertei-vos e crede no Evangelho”. Caro internauta por pior que seja a sua Historia de pecador, não fique preso ao passado, olhe para frente, volte para o Senhor, tome a decisão: vou voltar  e confessar , Pai, pequei, misericórdia. Mas antes volte para o Pai volte-se para si como o filho mais jovem da parábola do pai misericordioso. Pense em sua historia e responda com sinceridade: Que sinais de trevas queremos que o Senhor converta em Luz?
Muito me fascinou a relação de Jesus com as mulheres na sua genealogia narrada por Mateus. Todas eram de vida marital irregular e estrangeira. Não era gente de boa fama, no entanto é o jeito de Deus agir. Deseja  colaboradores para a preparação de sua vinda na nossa historia:judeus e pagos. Quanta MISERICORDIA, quanto AMOR bondade. Quanta honra para a dignidade feminina se por uma mulher veio o pecado e a morte por outra veio à vida e a graça. Outras acompanham o mestre no ministério até a cruz e outra faz o anuncio inaudito: A RESSURREIÇAO. Que seria da Igreja sem a presença das mulheres... Como Jesus se relacionou com elas deverão ser o nosso relacionamento.


C- ORAÇÃO  - ORÇAO RESPOSTA AO DEUS QUE FALA: A pergunta fundamental: o que o texto me faz dizer a Deus? Faz agradecer pela colaboradores da Hisatoria da salvaçao. Recordo que muitos form os colaboradores da Historia da salvçao, a saber: os patriarcas, os juizes, os reis, os profetas,  o precursor de Jesus, sao Jose e a Virgem Maria. Expresso nesta preçe um agradecimento em Forma de bendiçao a Trindade Santa.



BENDITO SEJA DEUS PAI  porque em Cristo no Espirito Santo criastes o homem e a mulher a vossa “Imagem e semelhança”, para a comunhão de amor e vida. Perdão Pai Santo, porque o homem e mulher disseram Não ao teu Plano de amor e vida e cairam no pecado.
BENDITO SEJA DEUS PAI porque em cristo no Espirito Santo  prometestes  o Salvador, e nesta promessa é inclusa colaboradores e colaboradoras na preparação da Vinda do teu Filho. Perdão Pai santo poque tanto no ontem  como no hoje da historia da salvaçao na arvore familar de Jesus contém antepassados ilustres e outros nao tanto.
BENDITO SEJA DEUS PAI porque Cristo no Espirito Santo Abraão foi chamado para ser portador da benção divina orietando-se para a benção do  Cristo,  a grande benção do Pai para todas as gentes. Perdão Senhor porque nem sempre somos instrumentos de tua benção.
BENDITO SEJA DEUS PAI porque em Cristo no Espirito Santo suscitastes o Rei Davi, orientado-o para o teu filho Jesus “Rei dos Judeus e de todas as gentes”. Perdão, Pai Santo pela vezes que não fomos fieis no serviço e no amor, na justiça e na paz e na na liberdade. BENDITO SEJA DEUS  porque  em Cristo no Espirito Santo anunciastes a vinda do Rei da paz, e denunciastes infidelidade a vossa alinaça, pela voz poderosas de todos os profetas. Pai santo, perdao pelas vezes que nao assumimos  o profetismo na Igeja e no mundo.
BNDITO SEJA DEUS porque pelo “SIM” da Vigem Maria o REINO DE DEUS chegou plenamente em Jesus. Perdão, pai Santo pela vezes que não escutei a palavra de Jesus: “Convertei-vos e Crede no Evangelho”.



D) A CONTEMPLAÇÃO – Diz o senhor “sede Misericordioso como eu SOU  Misericordioso”.. Eu faço parte da Historia da Salvação, sou colaborador do Reino de Deus. Em que posso colaborar na paróquia, na diocese, na ação social Que atitude a palavra me faz fazer!  Você tem a resposta! Lembre-se que é atitude, não apenas uma caridade sem continuidade. 

MEDITE ESTE COM OS SENTIMENTOS DE CRISTO REI – Ele é Justo e traz a justiça (Mt 6,33). Ele é nossa paz. Defesa dos pobres. Ele é nossa BENÇÃO.

SALMO 1: Daí ao rei poderes, senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.

Das montanhas venha a paz a todo o povo, e desça das colinas a justiça. Este rei defenderá os que são pobres, os filhos dos humildes salvará.

Nos seus dias a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra!

Seja bendito o seu nome para sempre! E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu Louvor!

  DE MARIA RAINHA NASCE O REI DO UNIVERSO E
JOSE ASSUME A PATERNIDADE LEGAL DE JESUS
Mt 1,18-24

Caro retirante, peregrino na fé seja perseverante. Estamos nos preparando com a Palavra de Deus para a celebração da páscoa. O principio é: quem faz uma boa quaresma celebrará uma boa páscoa. A decisão é sua. Continuando a nossa primeira semana de retiro espiritual voltamos a atenção para a mediação DE MARIA RAINHA NASCE O REI DO UNIVERSO E JOSÉ ASSUME A PATERNIDADE LEGAL DE JESUS. Atenção, a interrupção do modelo em Mat 1,16 (não “José gerou Jesus”, mas ‘de Maria nasceu Jesus”) prepara o caminho para o extraordinário da concepção  de Jesus Mt 1,18-24. 


Invocação ao Espírito Santo


Vinde, Espírito Santo,
enchei os corações dos vossos fiéis
e acendei neles o fogo do Vosso amor.
Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado,
e renovareis a face da terra.


FAÇA ESTE PEDIDO – Deus Pai que o teu filho nasça espiritualmente no meu coração, por isso mais uma vez eu vos suplico: Venha, Senhor Jesus, a mim e a todos O VOSSO REINO. Senhor converta-me a vós, a vossa Igreja, o mundo todo ao vosso Reino de amor, de justiça, de paz e de liberdade.


LEITURA DO TEXTO – (Messias)

O que o texto diz em si: Quais são os protagonistas e o que falam? Os prodagonistas sao José, Maria, o anjo. O texto  conta como foi a “origem de Jesus” v. 18. Maria, a prometida em casamento a José, mas antes de se unirem, uma  surpresa, ela ficou grávida do Espirito Santo. Jose, justo, evita denunciar  publicamente e em segredo resolveu deixar Maria v. 19. Mas um ANJO aparece a Jose em sonho e disse: José, Filho de DAVI, nao tenhas medo de receber Maria, como tua esposa,  (recorta-se como iniciou o Evanglho de Mt 1.1) nao ter medo de receber Maria como esposa,  ela concebeu por obra do Espirito santo e  dará a luz um filho. Jose é quem vai dar o nome ao menino JESUS – que significa Deus salva o povo de seu pecados.(v 20 e 21). A promessa de Deus é cumprida, a concepçao da Virgem transformada em Mae (v.23). Ele será chamado “Emanuel’ que significa Deus conosco. Jsé obedece conforme o dito do anjo (v.24).


B) MEDITAÇÃO DO TEXTO – A pergunta fundamental é esta: o que diz o texto para mim.
 Ah! Como me fala abundantemente, mas tenho que fazer a escolha do que mais Deus me diz através do Evangelista. José e Maria tinham seus planos, assumir a graça do matrimonio, gerar filhos e educá-los como os casais do seu tempo e do nosso tempo. Mas Deus para eles tem outro Plano: pedir O “Sim” de ambos para a promessa da vinda do seu Filho ser cumprida. O jovem casal preciso renunciar o seu sonho, para acolher o sonho e a nova realidade do chamado divino. O casal preciso responder na fé, viver na fé, ser provado na fé, passar pela noite escura da fé, mas em todo peregrinar iluminado pela fé (Hb 11.1-2).
Deus enviou o seu Filho Gl 4,4, mas para lhe formar um corpo, quis a livre cooperação duma criatura...Deus escolheu, para ser a Mãe de seu Filho...uma Virgem que era noiva de um homem da casa de Davi, chamado José. O nome da Virgem era Maria (lc 1,26-27). Numa única criatura Deus honrou a maternidade  e honrou a virgindade por amor ao Reino dos Céus. Mas o inaudito é que a Virgem concebe pelo poder do Espírito Santo “ o Espírito santo, que é Senhor que dá a vida, é enviado para santificar o seio da Virgem Maria e para fecundar pelo poder divino, fazendo-a conceber o Filho eterno do pai, numa humanidade originada da sua” (CIC, 485). O corpo e o sangue de Cristo que se unem ao seu corpo e sangue receberam a sua natureza humana da Virgem. Deus pede   também o “Sim” de José para ser   pai legal de Jesus e ser esposo da Virgem Maria. Depois da crise da fé vem a Luz da fé (José era justo, não era pai do menino, se denunciasse como de direito a virgem seria apedrejada). A atitude do justo o silencia  a espera do sinal de Deus. E chegou. (Não tenhas medo, o que em Maria aconteceu é obra do Espírito Santo). José simplesmente obedece como o pai Abraão, ou seja, crer humildemente. “se, portanto toda a santa Igreja tem uma divida  para com a Virgem mae, pré ter recebido a Cristo por médio dela, assim também, depois dela, deve a soa José uma singular graça e reverencia” (São Bernardino de Sena, presbítero, sec. XV). O motivo de tal importância é que através de José descendente de Davi entra Jesus na linhagem dravídica, (releia Mt 1,1)e cumpre se em Cristo  o oráculo messiânico do profeta Jeremias Deus é nossa justiça, ou seja, salvador ( Jr 23,5-8).
Darás a Ele o Nome de JESUS (V.20).  Como é importante o nome na tradição antiga, indica o ser da pessoa, a identidade da pessoa, o referencial da pessoa, a missão da pessoa. O Evangelista chama atenção para o nome bendito do filho de Deus tornado filho da Virgem Maria. O seu nome conforme ordem do céu anunciado pelo anjo é JESUS – que significa Deus salva. Nome que é um programa de salvação (Lc 4,18s).Nome que é Missão de perdoar.  Missão de santificar. “O nome de Jesus significa que o próprio nome de Deus está presente na pessoa do seu Filho feito homem para a redenção universal e definitiva dos pecados” (CIC, n.432).  Salvará de que! Dos pecados! Do Reino de satanás e nos transportará para o reino de Deus Pai. Outro nome é atribuído por Mateus a Jesus, “Emanuel” que significa Deus conosco no início de cada missão, durante o ministério de nossa e na conclusão de nossa missão. Em cada liturgia celebrada se escuta este eco e esta certeza: O Senhor esta no nosso meio. Caro internauta retirante como tu podes saber que Deus está contigo? Que é o teu Emanuel na peregrinação de tua vida!  Que o teu salvador!Depende da tua experiência interior, depende do encontro com Jesus na Palavra e na Santíssima Eucaristia, depende da experiência de pobre conforme Mateus “bem aventurados os pobres porque deles é o Reino dos céus”. (mat. 5,1). Diz um importante teólogo Karl Rahner: “a experiência do coração é a única com a qual se pode compreender a mensagem do Natal: Deus se fez homem’ e depois por ti morrerá e ressuscitará conforme as escrituras (1Cor 15,3-4).


C- ORAÇAO  - ORÇÃO RESPOSTA AO DEUS QUE FALA – O nome de JESUS contém tudo:Deus e o Homem e toda a economia da criação e da salvação. Rezar “Jesus’ é invocá-lo, chamá-lo a nós. O seu nome é o único que contém a presença que significa. Jesus é o ressuscitado, e todo aquele que invocar o seu nome, acolhe o Filho de Deus que o amou e por ele se entregou (CIC, n.2666).

A pergunta fundamental: O que o texto me faz dizer a Deus? (Rezar o Nome de Jesus)
REZE ESTA FORMULA – é belíssimo e fecunda o seu efeito em nós.
“Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus Vivo, tende piedade de mim, pecador!” Simplesmente repita algumas vezes esta fórmula, tantas vezes quantas o seu coração pedir, enquanto não cansar, com amor, serenidade e devoção. Se você realmente necessitar de alguma graça, mentalize-a entre as invocações, ou, se preferir, vocalize o seu pedido, crendo firmemente que será atendido. Mantenha a consciência, porém, de que se não for atendido, será sempre o melhor para você, pois tudo nos é dado segundo a Vontade do Pai para o nosso bem, e de todo mal Deus tira um bem maior. Muitas vezes fazemos pedidos que, se fossem atendidos, mais nos prejudicariam do que ajudariam.( do sainhttp://ccatolico.qualinfonet.com.br/site/?p=8504 pesquisado em 06 de fevereiro).
SEGUNDO FORMULA

JESUS é tudo:
Enquanto julga, é lei;
Enquanto ensina, Verbo;
Enquanto gera, pai;
Enquanto sepultado, homem;
Enquanto ressurge, Deus;
Enquanto gerado, Filho;
Enquanto padece, ovelha;
Ele, Jesus Cristo, a quem seja dada a glória pelos séculos. Amém

(Militao de Sardes).


D) A CONTEMPLAÇÃO – Diz o senhor “sede Misericordioso como eu SOU  Misericordioso”. Depois desta oração invocar mais vezes o nome de Jesus e crer no efeito de salvação na sua vida. Ensinar outros a orar. Olhar o outro sempre na presença de Jesus.

SALMO


11 de março - ONDE ESTA O REI DOS JUDEUS RECEM-NASCIDO

Invocação ao Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo,
enchei os corações dos vossos fiéis
e acendei neles o fogo do Vosso amor.
Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado,
e renovareis a face da terra.

FAÇA ESTE PEDIDO – Deus pai que eu procure como os Reis Magos o teu Filho e encontrando com a Virgem Maria e são José possa converter a Ele todo o meu coração como presente neste tempo de quaresma e mais uma vez eu vos suplico: Venha, Senhor Jesus, a mim e a todos O VOSSO REINO. Senhor converta-me a vós, a vossa Igreja, o mundo todo ao vosso Reino de amor, de justiça, de paz e de liberdade.

PENSAMENTO DE SANTOAGOSTINHO

Alimente o teu desejo de Deus.  Desejo de conversão. Deseja de salvação. Desejo de páscoa eterna. “o Desejo da visão: a fé. O desejo da posse: a esperança. O desejo do amor: a caridade. Pela espera , Deus faz crescer o desejo. Pelo desejo, ele cava nas almas. Cavando nelas, ele as torna mais capazes de recebê-lo” (Agostinho de Hipona).

LEITURA DO TEXTO DO CAPITULO – leia o capitulo Mt 2

O que o texto diz em si:
Nota de introdução Não se pode perder de vista o nosso objetivo meditar o tema o REINO DE DEUS orientado pelo Evangelista Mateus para a nossa conversão e salvação a Ele. Se o capitulo anterior meditamos sobre a identidade de Jesus: messias, o Único Concebido do Espírito Santo, o Emanuel. Agora voltemos a nossa atenção para o onde e o aonde do nascimento e destino de Jesus, O prometido por Deus Pai e o  ESPERADO PELOS JUDEUS E PELOS PAGOS E HOJE POR NÓS  como reza a liturgia  neste penúltimo tempo “esperamos vossa vinda gloriosa”.


Leitura todo o Texto capitulo 2
– O QUE O TEXTO DIZ EM SI. Lugar do nascimento de Jesus, Belém da Judéia no governo do REI HERODES v. 1. Os magos têm um profundo desejo encontrar o Messias, o Rei dos Judeus. Primeiro vão a Jerusalém. Querem saber e por isso perguntam: Onde está o Rei dos judeus recém-nascido!  (v. 2) vimos a sua estrela e viemos homenageá-lo.
O Rei Herodes perturba - se e toda Jerusalém. Procura saber do rei através de estudos mediante escribas e chefes de sacerdotes. Onde havia de nascer o Cristo. A resposta foi conforme a escritura em Belém como dissera o profeta Miquéias v. 6.  Apascentar Israel, o meu povo será a missão deste menino. Atitude permanente na infidelidade dos pastores de Israel Deus promete ser o pastor (Ez 34; Jo 10).
Herodes chama os magos para saber do tempo da aparição da estrela. V. 7.  Herodes envia os Magos a Belém com a intenção deles de obter informações a respeito do menino e encontrando-o avisá-lo. Quero fazer também a minha homenagem v. 8 Partiram. A estrela sempre frente deles guiando até o menino v. 9 até o lugar onde estava o menino v. Ao verem novamente a estrela alegraram imensamente como também foi a alegria de Maria, de Isabel, de João batista e dos discípulos ao verem Jesus ressuscitado. V.10. Entra na casa, viram o menino com sua Mãe e o homenagearam. Oferecem presentes: ouro, incenso e mirra v. 11. O anjo avisa para retornarem por outro CAMINHO V.12. José inicia o seu Calvário também deve fugir com a mãe e o menino para o Egito permanece até a morte do Rei Herodes. V.14 irritado por causa da atitude dos magos , mandou matar os meninos com a intenção de matar o REI do universo. Com a morte do opressor José retorna a Nazaré v. 20. Teme o sucessor de Herodes, o seu filho Arquelau – rei da Judéia. Aviso em sonho parte para GALILÉIA E MORAR EM Nazaré.


B - MEDITAÇAO do texto - É o momento de pensar sobre o sentido do texto, das imagens que o texto lhe falou interiormente. Das atitudes dos personagens para iluminar as nossas atitudes hoje. Coragem caro internauta Jesus é o seu companheiro. Depois de meditar o texto  a pergunta guia é: o que o texto diz para mim! Este texto é proclamado na solenidade da Epifania do Senhor. O santo Evangelho de Deus quer colocar no coração de todos os homens o desejo de Deus – A salvação Universal (1Tm 2,3-4).  Primeiro para os judeus representado pelos pastores (as primeiras testemunhas deste acontecimento) e aberto aos pagão representados pelos magos. “Nestes representantes das religiões circunvizinhas, o Evangelho vê as primícias das nações, que acolhem a Boa –Nova da salvação pela Encarnação” (CIC, n528). Nesteste tu estives representado e acolhido pelo Rei do universo. É Magnífico. Esta é a pedagogia divina. O acontecimento do nascimento do Filho de Deus foi tão grande que o Universo inteiro testemunhou bem como todos os povos: oriente e ocidente. “Hoje a Virgem dá a Luz o Eterno e a terra oferece uma gruta ao Inacessível. Cantam-no os anjos e os pastores. E com a estrela os magos põem a caminho, porque tu nasceste para nós, pequeno infante. Deus Eterno!”; (São Romano o Melodio).

E com a estrela os magos põem a caminho...para encontra o “caminho , a verde e a vida”. Não somente caminha, mas pergunta como a Virgem Maria perguntou “ como se fará isso não conheço Homem...”. Os magos perguntam: Onde está aquele que nasceu, o rei dos Judeus? Vimos despontar a sua estrela e viemos para adorá-lo” (v. 2). “Que tipo de pessoas era, e que espécie de estrela era aquela? “ (Bento XVI, papa Emérito) Eram sábios em busca de saber para crer e crer com fundamento da razão. Era gente pagã em busca de Luz, Luz que vem da fé em Jesus, Luz do mundo (Jo 8,12). Era gente convicta que na natureza perceberam a marca de Deus (Jo 1,1-5). Era gente capaz de Deus que buscava Deus. Personifica você que caminha entre trevas e luz até um dia ser pleno de Luz no senhor. Personifica você que caminha ao encontro do rei e volta por outro caminho. Caminho de conversão e salvação. Quem encontra o reino de Deus nunca mais volta pelo mesmo caminho.
 No caminho os magos encontram Herodes (v. 3,7,8,13)que se dizia interessado no menino, mas na realidade  tinha a  intenção de matar. Herodes homem de poder. Homem sem temor. Vé no outro um rival, não um irmão como Jesus veio ensinar. Vê em Deus também um rival. Devo elimina e fazer a sua vontade. “um rival particularmente perigoso, que desejaria privar os homens do seu espaço vital, da sua autonomia, do seu poder; um rival que indica a estrada a percorrer na vida e impede, assim, de fazer tudo aquilo que se que se quer”. Herodes busca informações nas Escrituras (v.3)mas “fechou o seu corçao e os seus ouvido” . Escutou a si mesmo. O seu único pensamento é o Trono. Todas as suas relações foram brutas, entres elas a maior brutalidade eliminar os inocentes (v.) Caro internauta o texto não é de um jornalista a contar fatos passados deseja hoje falar-lhe ao coração. No espelho do personagem Herodes  neste tempo de quaresma pense seriamente e pergunte-se: “ Talvez haja algo de Herodes também em nós? Talvez também nós, às vezes, vemos Deus como uma espécie de rival? Talvez também nós estejamos cegos diante de seus sinais, surdos às suas palavras, porque pensamos que Ele põe limites na nossa vida e não nos permite dispor da existência a nosso bel-prazer?”. (Bento XVI). Que imagem de Deus ...Quem Imagem de homem.

Os Magos no caminho encontraram os especialistas em Escrituras (chefes dos sacerdotes e escribas do povo v. 3.  Grande ajuda no caminho de Deus. Estes conheciam bem os textos bíblicos, sobretudo as profecias que anunciavam a vinda do messias (cf, versículos conforme disse o profeta v. 6 sobre Belém, v.fug ao Egito v. 15, v.choro 18) Eram capazes de saber de memória muitos trechos como hoje faz algum protestante que cita o texto sem o contexto falando o que o texto não diz. São auxílios no caminho de quem busca Deus. “Ninguém pense que lhe baste a leitura sem a unção, a especulação sem a devoção, a busca sem o assombro... a ciência sem a caridade..a investirão sem a sabedoria da inspiração divina (São Boaventura).  No entanto, A escritura permanece letra sem alma, mapa sem orientação, idéias sobre Deus sem experiência de Deus vivo, lei sem Misericórdia. Caro internauta pense agora que relação você tem coma Palavra de Deus! Você conhece a Escritura! Pense um pouco na com a Mao na sua consciência “ Não há também em nós a tentação de considerar as Sagradas Escrituras, este tesouro riquíssimo e vital para a fé da Igreja, mais como um objeto para o estudo e discussão dos especialistas que como o Livro que nos indica o caminho para chegar à vida? (Bento XVI ).Mas o que guiso os magos e o que nos guia hoje! Uma Luz interior a fé, uma sinal externo a estrela.

Que tipo de estrela era aquela que os Magos viram e seguiram? Foi bastante discutida pelos astrônomos, ma não é a nossa atenção este foco do dado natural Mas voltemos para o essencial os que se deixaram guia pela estrela. O principio fundamental homem que busca a Deus, perceberam os seus sinais na criação (Sal 19,2). “ pelos sinais naturais pose-se entrever o criador. Mas é necessário outra sabedoria  que vem do dom da fé. “por serem sábios, sabiam também que não é com um telescópio qualquer, mas com os olhos profundos da razão em busca do sentido último da realidade e com o desejo motivado pela fé que é possível encontrá-Lo, que se torna possível que Deus se aproxime de nós...Na beleza do mundo, no seu mistério, na sua grandeza e na sua racionalidade não podemos deixar de ler a racionalidade eterna, e não podem deixar de guiar-nos ao único Deus, criador do céu e da terra. Se tivermos esse olhar, veremos que Aquele que criou o mundo e Aquele que nasceu em uma gruta em Belém e continua a habitar em meio a nós na Eucaristia é o próprio Deus vivo, que nos interpela, ama-nos, deseja conduzir-nos à vida eterna.

“Herodes, os especialistas nas Escrituras, a estrela. No entanto, sigamos o caminho dos magos que chegam a Jerusalém. Sobre a grande cidade, a estrela desaparece, não se vê mais. O que isso significa? Também nesse caso devemos ler o sinal em profundidade. Para aqueles homens, era lógico buscar o novo rei no palácio real, onde encontram-se os sábios conselheiros de corte. Mas, provavelmente com espanto, tiveram que constatar que aquele recém-nascido não se encontrava nos lugares do poder e da cultura, mesmo que lá tenham sido oferecidas preciosas informações sobre Ele. Se deram conta, pelo contrário, que, muitas vezes, o poder, também aquele da consciência, fica no caminho de encontro com aquele Menino. A estrela guiou-lhes então a Belém, uma pequena cidade; guiou-lhes entre os pobres, entre os humildes, para encontrar o Rei do mundo. Os critérios de Deus são diferentes daqueles dos homens; Deus não se manifesta no poder deste mundo, mas na humildade do seu amor, aquele amor que requer a nossa liberdade de ser acolhido para transformar-nos e tornar-nos capazes de chegar Àquele que é o Amor. Mas também para nós as coisas não são assim tão diferentes de como eram para os Magos. Se fosse pedido o nosso parecer sobre como Deus deveria salvar o mundo, talvez responderíamos que devesse manifestar todo o seu poder para dar ao mundo um sistema econômico mais justo, em que todos pudessem ter tudo aquilo que desejassem. Na realidade, isso seria uma espécie de violência contra o homem, porque o privaria de elementos fundamentais que o caracterizam. Com efeito, não seriam chamados em causa a nossa liberdade, nem o nosso amor. O poder de Deus manifesta-se de modo completamente diferente: em Belém, onde encontramos a aparente impotência do seu amor. E é para lá que nós devemos andar, e é lá que re-encontraremos a estrela de Deus.

Assim aparece-nos bem claro um último elemento importante do acontecimento dos Magos: a linguagem do criado permite-nos percorrer um bom trecho da estrada rumo a Deus, mas não nos dá a luz definitiva. No final, para os Magos, foi indispensável escutar a voz das Sagradas Escrituras: somente essas podiam indicar o seu caminho. É a Palavra de Deus a verdadeira estrela que, na incerteza dos discursos humanos, oferece-nos o imenso esplendor da verdade divina. Queridos irmãos e irmãs, deixemo-nos guiar pela estrela, que é a Palavra de Deus, sigamo-la na nossa vida, caminhando com a Igreja, onde a palavra montou sua tenda. A nossa estrada será sempre iluminada” (Homilia de Bento XV, 06 de janeiro d 2011).


C- ORAÇAO  - ORAÇAO RESPOSTA AO DEUS QUE FALA
A pergunta fundamental: O que o texto me faz dizer a Deus? (Pedir ao Senhor que Eu o procure na Palavra guiado pelo seu espirito santo, que o encontrando volte por outro caminho, 0 caminho de conversao, que voltando por outro caminho seja um missionario do teu filho sendo Luz e sal no mundo e na Igreja. Reze comigo e deixe entrar no seu corçao:

Senhor, tu és o caminho que eu o descubra
Senhor, tu és a vida que eu apague a morte
Senhor, Tu és  a vierdade que eu nao minta
Senor, tu  és a luz que eu seja ilumnado
Senhor, tu és o  amor que eu o ame
Senhor, sem ti eu nao sou nada  convosvo eu sou TUDO. MEU JESUS TU ÉS TUDO converte o meu corçao ao teu Reino de amor e de paz.

SEGUNDA ORÇAO

JESUS é tudo:
Enquanto julga, é lei;
Enquanto ensina, Verbo;
Enquanto gera, pai;
Enquanto sepultado, homem;
Enquanto ressurge, Deus;
Enquanto gerado, Filho;
Enquanto padece, ovelha;
Ele, Jesus Cristo, a quem seja dada a glória pelos séculos. Amém (Militao de sardes).

D A CONTEMPLAÇAO – Aqui a alma vive e respira o jeito da vida divina. O olhar de Deus Misericordioso, a atitude de Deus misericordioso. Grande esforço de minha oração ser Universal (a missa é a maior expressão ofereço com cristo o sacrifício pelos fies defuntos e vivos – superar a oração egoísta) grande esforço de minha caridade ser universal (a caridade é dar e se doar 1Cor 13,1-13) grande esforço de minha missão ser universal (disponibilidade para a missão além paroquia e dioceses. Escolha a atitude da Palavra.


SALMO DE MEDITAÇAO – Pense nos comportamentos, palavras, atos...Herodes, magos, anjos...José.....de Cristo  e no seu  e reze o Salmo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOMEAÇÕES NA DIOCESE DE PETROLINA / PE:

Paróquia Nossa Senhora do Rosário inicia a festa de sua padroeira com uma belissima carreata/motocada e a Santa Missa de abertura!