4 DE MARCO - SABADO DEPOIS DAS CINZAS: 21 EXIGÊNCIA PARA A ENTRADA NO REINO DE DEUS: CONVERSÃO PARA A MISERICÓRDIA.



 Nota de Introdução:
Estamos no final da semana que introduziu você nos Exercícios Espirituais rumo a santa Páscoa. O caminho foi aberto. Tenha coragem de continuar firme no caminho e no chamado de Jesus “Convertei-vos para o Reino de Deus”. A quem se converte a Ele, vive o amor, plenitude da lei e vive o amor para com o próximo, imitando o Pai na atitude de misericórdia com os pecadores. “Sede misericordiosos como o Pai é misericordioso”. Hoje voltemos atenção para o tema central da espiritualidade quaresmal CONVERSÃO PARA A MISERICÓRDIA.
REZA ANTES DA PALAVRA
“Desejo transformar-me toda (o) em Vossa misericórdia, para tornar-me o Vosso reflexo vivo, ó meu Senhor! Que a Vossa misericórdia, que é insondável e de todos os atributos de Deus o mais sublime, se derrame do meu coração e da minha alma sobre o próximo.
Ajudai-me, Senhor, para que os meus olhos sejam misericordiosos, de modo que eu jamais suspeite nem julgue as pessoas pela aparência externa, mas perceba a beleza interior dos outros e possa ajudá-los.
Ajudai-me, Senhor, para que os meus ouvidos sejam misericordiosos, de modo que eu esteja atenta às necessidades dos meus irmãos e não me permitais permanecer indiferente diante de suas dores e lágrimas.
Ajudai-me, Senhor, para que a minha língua seja misericordiosa, de modo que eu nunca fale mal dos meus irmãos; que eu tenha para cada um deles uma palavra de conforto e de perdão.
Ajudai-me, Senhor, para que as minhas mãos sejam misericordiosas e transbordantes de boas obras, nem se cansem jamais de fazer o bem aos outros, enquanto aceite para mim as tarefas mais difíceis e penosas.
Ajudai-me, Senhor, para que sejam misericordiosos também os meus pés, para que levem sem descanso ajuda aos meus irmãos, vencendo a fadiga e o cansaço (...)
Ajudai-me, Senhor, para que o meu coração seja misericordioso e se torne sensível a todos os sofrimentos do próximo. (...) Ó meu Jesus, transformai-me em Vós, porque Vós tudo podeis” (Diário, 163). (Santa Irma Faustina).

 A Leitura do profeta Isaias com esta pergunta fundamental:
 O que diz o texto em si.
Leitura do Livro do Profeta Isaías 58,9b-14
Assim fala o Senhor:
9bSe destruíres teus instrumentos de opressão,
deixares os hábitos autoritários
e a linguagem maldosa;
10se acolheres de coração aberto o indigente
e prestares todo socorro ao necessitado,
nascerá nas trevas a tua luz
e tua vida obscura será como o meio-dia.
11O Senhor te conduzirá sempre
e saciará tua sede na aridez da vida,
e renovará o vigor do teu corpo;
serás como um jardim bem regado,
como uma fonte de águas que jamais secarão.
12Teu povo reconstruirá as ruínas antigas;
tu levantarás os fundamentos das gerações passadas:
serás chamado reconstrutor de ruínas,
restaurador de caminhos, nas terras a povoar.
13Se não puseres o pé fora de casa no sábado,
nem tratares de negócios em meu dia santo,
se considerares o sábado teu dia favorito,
o dia glorioso, consagrado ao Senhor,
se o honrares, pondo de lado atividades,
negócios e conversações,
14então te deleitarás no Senhor;
eu te farei transportar sobre as alturas da terra
e desfrutar a herança de Jacó, teu pai.
Falou a boca do Senhor.
LEITURA O QUE DIZ O TEXTO EM SI.
Deus pelo profeta Isaias continua a falar. Tenha certeza. Tenha fé. É Deus quem fala. Fala no condicional (v. 9) “se” você deixar os instrumentos de opressão”, “hábitos autoritários” e “linguagem maldosa”. Se o teu coração acolher o “indigente”, o miserável física e espiritualmente (v.10) tu serás iluminado. Somos Luz no senhor (Jo 8,12). O senhor faz belíssimas promessas tanto que nos compara com a imagem de uma fonte de água que jamais secará (v. 11).
“Jesus tem sede, e o seu pedido brota das profundezas de Deus que nos deseja. A oração saibamo-lo ou não, é o encontro da sede de Deus com a nossas. Deus tem sede de nós tenhamos sede d´Ele” (CIC n.2560). ‘Tenho sede”. Deus continua a apostar no seu povo, a acreditar também em você. Somos reconstrutores de ruínas não de templo, mas de vidas humanas violentado pelo pecado (v. 12).

O senhor continua falando no condicional “Se”. Honrar o Dia do Senhor, para o judeu o sábado, mas para o cristão é o Domingo (v.13). O “se’ parte humana coloca limites, coloca condicionamentos que podes ter motivação positiva ou negativa. Mas da parte do senhor o “se” é o respeito ao Livre Arbítrio humano.

B) MEDITAÇAO do texto – A pergunta fundamental é esta: O que diz o texto para mim? Diz que em primeiro lugar o que devo “Deixar” e depois a quem devo seguir. “ DEVO SEGUIR JESUS”, Mas, deixar o que? Tudo o que me impede de crescer como cristão, tudo o que me impede de entrar no Reino de Deus, tudo o que me impede de praticar a caridade com o necessitado.  É exigência necessária a conversão do coração tanto que sem ele não se entra no Reino de Deus. Não se experimenta a alegria do perdão. Jesus convida os pecadores “a conversão sem a qual não se pode entrar no Reino, mas por palavras e atos, mostra-lhe a misericórdia sem limites do seu Pai para com eles e a imensa “alegria que haverá no céu, por um só pecador que se arrependa” (Lc 15,11-32; Mc 4,33s; Mt22,1-14).  É exigência necessária deixar de acumular bens para ser livre na partilha com os necessitados imitando o mestre. “O Reino é dos pobres e pequenos…dos que acolhem com o coração humilde. Jesus partilha a vida com os pobres, desde o presépio até a cruz...identifica-se com os pobres de toda espécie, e faz do amor ativo para com eles a condição para entrar no Reino de Deus”( CIC, n. 544). Deixar o pecado, deixar o apego aos bens. DEIXAR IMEDIATAMENTE pelo Reino, pela liberdade para amar, pelo seguimento, pela páscoa no tempo e na eternidade.
LEVI DEIXOU TUDO para seguir Jesus. Quem era Levi antes do encontro com Jesus Misericórdia. O que LEVI DEIXOU?  Era um publicano. Um pecador público. Cobrador de impostos duplamente, para os cofres do Império de Roma e para si próprio ilegitimamente. Excluído da sinagoga e da vida publica. Tal era a exclusão que nem um mendigo na sua miséria podia a aceitar a sua oferta. Surpresa, Jesus vem ao seu encontro como vem ao nosso, ao seu também. Conhece o seu coração como conhece o seu, aproxima de LEVI como é próximo de você. Inverte as Relações.  Jesus faz o convite que muda para sempre a vida de LEVI – “Vem e segue-me”. “E Ele deixando tudo, levantou-se e seguiu-o”. Por que foi tão generoso em deixar tudo? Porque Jesus o amou, o chamou, o tornou seu discípulo. A sua alegria foi tão grande pelo seguimento ao mestre que expressa num banquete, mas somente quem faz a experiência da misericórdia aceita o convite da mesa. (Jesus convida também os pecadores para a mesa do Reino: “Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores” Mc 2,17). A resposta é sua.
C) ORAÇÃO VOCACIONAL – obedecendo a ordem do Senhor façamos esta prece vocacional do papa Paulo VI
Senhor da Messe e Pastor do Rebanho:
faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite:
“Vem e segue-me”.
Derrama sobre nós o teu Espírito,
que ele nos dê sabedoria para ver o caminho
e generosidade para seguir tua voz.
Senhor, que da Messe não se perca por falta de Operários.
Desperta nossas comunidades para a Missão.
Ensina nossa vida a ser serviço.
Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino
na vida consagrada e religiosa.
Senhor, que o Rebanho não pereça por falta de Pastores.
Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres e ministros.
Dá perseverança a nossos seminaristas.
Desperta o coração de nossos jovens
para o ministério pastoral em tua Igreja.
Senhor da Messe e Pastor do Rebanho,
chama-nos para o serviço de teu povo.
Maria, Mãe da Igreja,
modelo dos servidores do Evangelho,
ajuda-nos a responder SIM.
Amém (Paulo VI).
D) CONTEMPLAÇAO – A atitude de Jesus é modelo para o nos agir. Ser misericordioso com cada pessoa que encontrar no meu caminho. Aquelas pessoas privadas de sua dignidade conforme o rosto desfigurado que o Evangelista Mateus elenca no sermão do juízo final.  Sou chamado ao seguimento. Pensar no continuo chamado do senhor e na minha resposta: Ser generoso como o Evangelista Mateus ou ainda visitar uma família em situação de extrema necessidade levando o amor ativo e operante.

SALMO do dia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOMEAÇÕES NA DIOCESE DE PETROLINA / PE:

Paróquia Nossa Senhora do Rosário inicia a festa de sua padroeira com uma belissima carreata/motocada e a Santa Missa de abertura!